Cidadeverde.com

Superlotada, Central de Flagrantes de Parnaíba é "bomba relógio"

A Central de Flagrante de Parnaíba está superlotada. O local com capacidade para 15 presos hoje abriga 65 em duas celas, já que uma terceira está isolada por falta de manutenção.  Nesta segunda(17), um preso passou mal e teve que ser socorrido pelo Samu. 

De acordo com o titular da Central, delegado João Rodrigo Luna, tem preso com quase cinco meses no local e a penitenciária Mista de Parnaíba só disponibiliza uma ou duas vagas por semana, também por estar superlotada.

"Temos duas celas basicamente com poucas condições. São presos perigosos, a maioria daqui de Parnaíba mesmo e alguns com mandados de prisão de outros estados que nunca se interessaram de vir buscarem. Os presos estão passando mal”, destaca o delegado.

Ele acrescenta que a delegacia não tem efetivo suficiente para conter uma possível rebelião. “Estamos dentro de uma bomba relógio, que é no meio de uma área residencial. Se tiver alguma rebelião vai ficar difícil de conter”, declarou João Rodrigo.

O delegado informou ainda que já comunicou às autoridades sobre o local. 

Sindepol

Em nota, o Sindicato dos Delegados de Polícia Civil (Sindepol) denuncia que há risco iminente de uma rebelião ou mesmo uma fuga em massa e das condições desumanas dos presos na unidade. 

A entidade destaca ainda que a “Central não dispõe de efetivo, nem estrutura física adequada para custodiar com segurança pessoas privadas da liberdade pela simples razão de não ter sido projetada para esse fim”. 

Secretaria de Segurança

O delegado geral Riedel Batista informou que já manteve contato com a Secretaria de Justiça para que a mesma pudesse tomar providências para a transferência de presos para o sistema prisional.

A Secretaria de Estado da Segurança Pública informa que já está em contato com a Secretaria de Justiça para a transferência de presos da Central de Flagrantes de Parnaíba para o sistema prisional.

O Secretário Fábio Abreu disse ainda que nos próximos dias deverá acontecer audiência de custódia no município, o que deverá também resolver a situação. Fábio Abreu completou informando que está sendo finalizada a reforma na Central de Flagrantes de Parnaíba, o que dará melhores condições de trabalho e mais conforto para servidores e a população.

 

Caroline Oliveira
[email protected]

Idosa é agredida pelo próprio filho em Parnaíba

A idosa Maria do Livramento Paiva, 72 anos, foi agredida violentamente pelo próprio filho, Gilson Brito Paiva, durante a madrugada deste sábado (15), no bairro Pindorama, em Parnaíba, litoral do Piauí. A Polícia Militar foi acionada através do 190 e, quando chegou ao local, encontrou a idosa ferida no chão. A informação é do comandante da PM de Parnaíba, coronel Adriano Lucena. 

"As testemunhas contaram que a vítima sofreu vários chutes. Quando a polícia chegou, ela já estava lesionada, mas o marido dela conta que o filho chegou em casa alterado e começou a agredi-los. Não temos como saber o motivo", completa o comandante. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e Maria do Livramento foi encaminhada para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA). 

As agressões aconteceram na frente do esposo da vítima, Raimundo Nonato Alves de Paiva, 73 anos. Segundo o comandante, ao tentar defender a mulher, ele foi ameaçado. Outro que testemunhou o crime foi o filho do acusado (neto do casal de idosos), que tem 17 anos. 

Após providenciar o socorro da idosa, o Grupamento de Atendimento Especial à Criança ao Idoso e a Mulher - Gaecim - saiu em diligência e conseguiu capturar o acusado, que foi preso em flagrante e levado à delegacia. 

Jordana Cury
[email protected]

 

Governo lança maquete eletrônica do novo Porto dos Tatus


Tendo em vista a urbanização da estrutura do Porto dos Tatus, no município de Ilha Grande, litoral do Estado, o Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans-PI), lançou a maquete eletrônica do novo projeto, que atende aos critérios dos órgãos ambientais.

A licitação para a construção da nova estrutura deve ser lançada após a finalização dos serviços de elaboração do Adendo ao Estudo Ambiental do projeto, que deve ser concluído em breve.

O secretário de Estado dos Transportes, Guilhermano Pires, destacou que a nova estrutura deve atender a demanda crescente da região. “Hoje, contamos com uma estrutura precária, que não atende as necessidades da demanda turística local. Com o novo Porto dos Tatus, os nossos visitantes passarão a contar com uma estrutura confortável, eficiente e segura”, destacou o gestor, enfatizando que o novo projeto está integrado, de forma harmônica, ao meio ambiente.

Nova estrutura do Porto dos Tatus( Foto: Setrans)O novo Porto dos Tatus contará com terminal de recepção para turistas, um mirante com plataforma de acessibilidade, banheiro públicos com acessibilidade, administração, píer com passarela de madeira para embarque e desembarque de turistas e um portal de entrada.

 
Da Redação
[email protected]

Mãe suspeita de acorrentar a filha é liberada de presídio

O caso da mãe que acorrentou a própria filha na janela do quarto repercutiu em todo o Piauí. Após o flagrante, a mulher foi encaminhada para o presídio e liberada no início da noite de domingo (09), mediante alvará de soltura expedido pela justiça de Parnaíba. 

Foto: Reprodução Portal do Catita

Mãe da garota exibindo o alvará de soltura

"O juiz plantonista entendeu o 'ato desesperado' e concedeu liberdade provisória. Ela responderá o processo longe das grades", disse o advogado Luis Antonio Furtado da Costa, em entrevista a um site local. 

A garota acorrentada é uma adolescente de 14 anos de idade. Esta não teria sido a primeira vez que a mãe teria cometido o ato. Em depoimento na Central de Flagrantes, a mulher alegou que a atitude extrema foi um meio de impedir que a filha saísse de casa para consumir drogas. Já a vítima tem outra versão e diz que a mãe a acorrentava para obrigá-la a manter um "relacionamento" com um empresário de 45 anos. Por segurança, foi determinada uma medida protetiva e a jovem está com um tio.

Para o Conselho Tutelar, a atitude da mãe é injustificável e revela uma situação de conflito familiar. 

"Isso tudo tem relação com a estrutura da família. Faltou diálogo, mas a atitude não se justifica, para nós, zeladores da garantia dos direitos da criança e do adolescente. A adolescente foi colocada em medida protetiva e está com um tio. A vítima já tinha sido encaminhado ao Conselhor Tutelar em uma denúncia de estupro de vulnerável. Vamos reforçar o acompanhamento para que ela supere tudo isso. Acorrentar um animalzinho doméstico parte o coração, imagina um ser humano", disse o coordenador do Conselho Tutelar em Parnaíba, Regivaldo Queiroz.

Ele ressalta ainda que o caso serve para reflexão dos pais que devem conversar mais com os filhos. "O fortalecimento de vínculos é fundamental para que isso não aconteça", finaliza. 

A TV Cidade Verde procurou a suspeita que preferiu se manter em silêncio até a conclusão do inquérito policial. 

 

Matérias relacionadas

Adolescente acorrentada em casa acusa mãe de aliciá-la

Mãe é presa após acorrentar a filha de 14 anos de idade no quarto

 

Graciane Sousa
[email protected]
Com informações Darival Júnior (TV Cidade Verde)

Adolescente acorrentada em casa acusa mãe de aliciá-la

Foto: Portaldocatita

Uma mãe foi presa neste sábado (8), em Parnaíba, por ter acorrentado a filha de 14 anos dentro de casa enquanto saía para trabalhar. As primeiras informações, divulgadas pela polícia, afirmavam que a adolescente era usuárias de drogas e que a ação teria sido um ato desesperado da mãe. Porém, o Conselho Tutelar do município confirmou ao Cidadeverde.com que a menor acusa a mãe de obrigá-la a manter um "relacionamento" com um empresário de 45 anos. 

"Esse é um caso bastante complexo e ela não tem perfil de usuária de drogas. Quando ela tinha 13 anos, foi encontrada com esse mesmo empresário. Ele chegou a ser preso e hoje ainda usa tornozeleira eletrônica, está respondendo ao processo. A adolescente contou ao delegado que a mãe fazia isso para que ela não saísse de casa porque queria a que a filha ficasse com esse homem", conta a conselheira Andréia Santos. 

Por segurança, foi determinada uma medida protetiva e a jovem está com um tio. "A mãe está presa e o pai tem outra família e a esposa dele não a aceita.  Na segunda-feira (10) vamos ouvir todos os envolvidos e encaminhar o caso para a promotoria, mas a menor já foi encaminhada para acompanhamento psicológico. Se ninguém da família puder ficar com ela, teremos que colocá-la em um abrigo, mas para a mãe ela não pode voltar", completa a conselheira.

Andréia afirmou que não foram pedidos exames para confirmar conjunção carnal, entretanto revelou que esta não é a primeira vez que a adolescente foge da mãe. "Desta vez, ela ficou acorrentada entre 7 e 8 dias. Da outra vez, ela ficou menos tempo porque conseguiu fugir de casa. Pela janela, uma amiga a viu presa e deu uma serra para ajudá-la a fugir. Na verdade, toda a comunidade sabia que essa jovem ficava acorrentada, mas ninguém denunciava", argumentou.

O resgate

A mãe da adolescente, que é cuidadora de idosos, foi presa por cácere privado e maus tratos. O resgate da jovem aconteceu na noite de ontem, no bairro Mendonça Clark, em Parnaíba. 

De acordo com o Grupamento de Atendimento Especial à Criança ao Idoso e a Mulher (Gaecim), coordenado pelo 2º BPM, a equipe policial foi acionada após uma prima da vítima passar pela residência e presenciar a cena. "Chegamos ao local e a mãe da vítima abriu a porta. A menina estava presa na grade da janela de um quarto com uma corrente de aproximadamente 2 metros de comprimento", relataram os PMs que atenderam a ocorrência. 

Segundo o delegado Eduardo Ferreira, da Polícia Civil, a mãe é uma pessoa do bem e cometeu apenas "uma atitude extrema", em um ato de desespero. "Esse é um problema mais social do que policial", disse. 

Jordana Cury
[email protected]

 

Mãe é presa após acorrentar a filha de 14 anos de idade no quarto

Foto: Portaldocatita

Uma mulher- que não teve a identidade confirmada- foi presa após acorrentar a filha de 14 anos de idade. O resgate ocorreu na noite deste sábado (08), no bairro Mendonça Clark, em Parnaíba. 

De acordo com a Polícia Civil, a mãe havia saído para trabalhar e acorrentado a filha em um quarto, deixando a janela semiaberta. De acordo com o Grupamento de Atendimento Especial à Criança ao Idoso e a Mulher (Gaecim), coordenado pelo 2º BPM, a equipe policial foi acionada após uma prima da vítima passar pela residência e presenciar a cena. 

"Chegamos ao local e a mãe da vítima abriu a porta. A menina estava presa na grade da janela de um quarto com uma corrente de aproximadamente 2 metros de comprimento", relataram os PMs que atenderam a ocorrência. 

A adolescente- que está sob os cuidados do Conselho Tutelar- informou à PM que estava acorrentada há duas semanas. A mãe foi levada à Central de Flagrantes e será encaminhada ao presídio do litoral piauiense. Ela deverá responder pelos crimes de cárcere privado e maus-tratos. 

"A mãe é uma pessoa do bem e cometeu uma atitude extrema. Na verdade, um ato de desespero. A adolescente é usuária de drogas bastante conhecida na cidade e já vinha dando trabalho para mãe e para o Conselho Tutelar. A atitude da mãe foi um ato de desespero. Esse é um problema mais social do que policial", disse o delegado Eduardo Ferreira. 

 

Graciane Sousa
[email protected]

Nove dos 17 vereadores conseguem reeleição em Parnaíba

Diferentemente de Teresina, a maioria dos candidatos que disputavam o cargo de vereador conseguiu a reeleição. Na segunda maior cidade do Estado, nove das 17 cadeiras do legislativo serão ocupadas por parlamentares veteranos a partir de 2017. Foram reeleitos Geraldinho, Ricardo Veras, Beto, Diniz, Fátima Carmino, André Neves, Neta, Carlson Pessoa e Ronaldo Prado, o que corresponde a 52,9% dos vereadores. 

Já a renovação na Câmara ficou por conta dos parlamentares Joãozinho Unimagem, Dr. Reinaldo, Francisco da Paz, Irmão Marquinho, Joãozinho do Trânsito, Dr. Daniel Miranda, Daniel Jackson e Bernardo Lima.

Os vereadores que concorreram, mas não conseguiram se reeleger foram Renatinho, Astrogildo, Neto e Gustavo Lima. Já os vereadores Cardoso, Bernardo Rocha, Foguinho e Gerivaldo Benício optaram por não disputar as eleições municipais. 


Graciane Sousa
[email protected]

Mão Santa critica o PT e dispara: expulsamos os portugueses, agora o PT

Eleito em uma votação apertada na cidade de Parnaíba [a 336 km de Teresina], o ex-governador Mão Santa comemora com críticas ao governo do PT, ao governador Wellington Dias e destaca a sua vitória como “um marco histórico”. Além disso, ele destacou que não será um grande desafio governar a oposição na maioria da Câmara.

Mão Santa [SD] foi eleito com 45,53%, o que corresponde a 35.585 votos, e foi uma das surpresas nas eleições no Piauí, desbancando o atual prefeito Florentino Neto [PT], que teve 34.462 votos, 44,9% das urnas. Para ele, uma resposta do povo em nome da história da cidade. E fez fortes críticas ao atual prefeito e ao governo do PT.

“Parnaíba é uma cidade que tem a uma das mais belas histórias, tanto é que estamos numa. Essa cidade foi decisiva na expulsão dos portugueses do Piauí. Nos libertamos dos portugueses e agora o povo é eufórico com a sua cidade e a valoriza. Ontem escreveu uma bela página. Se no passado nos vangloriamos de ter expulso os portugueses do Piauí, agora muito mais. Nós nos livramos do mal maior, que era o prefeito de Parnaíba”, destaca.

Com 13 vereadores na oposição e 4 na bancada de apoio, o prefeito eleito afirma que, apesar de ter minoria na Câmara, isso não afetará a governabilidade, algo que já encarou quando foi governador. “Quando governei o Piauí, e muito bem, só elegemos seis deputados estaduais no meio de 30 e governamos bem. A oposição é saudável. O grande erro do PT que cá está é que ele quis cooptar de 17, só um ficou comigo na batalha histórica”, afirmou criticando ainda o governador Wellington Dias “Todo mundo conhece como PT e o governador do Estado, de maneira incorreta, como o PT, age, aqui foi mais imoral, mas eles agruparam 19 partidos”, frisou. 

Diego Iglesias
[email protected]

Mão Santa volta a prefeitura de Parnaíba com 45,53% dos votos

O candidato Mão Santa  do partido SD foi eleito com 45,53% dos votos válidos nas eleições 2016. O candidato já havia tentado se eleger a prefeitura do município mas não havia conseguido em eleições anteriores, agora Mão Santa retorna ao cargo que já ocupou anos atrás com o vice Samaronne. A coligação dos candidatos tinha apenas dois partidos SD e PSL, mas ganhou o apoio da deputada estadual Juliana Moraes Souza e do ex-governador Zé Filho na última semana, o que ajudou a definir o resultado contra o candidato Florentino Neto, atual prefeito do município, que ficou com 44,09% dos votos.

Mão Santa comemora sua eleição neste momento na Praça da Graça, no Centro de Parnaíba acompanhado de lideranças, familiares e parte da população. Em entrevista a TV Cidade Verde, o novo prefeito deve a vitória a Deus e afirma que o município agora se torna independente.

"A nossa luta hoje é pela nova independência. Estamos aqui numa comemoração para a história de Parnaíba. A prefeitura era corrupta como todo o PT e tinham 19 partidos, nós só tínhamos Deus e o povo de Deus e conseguimos nos reeleger", afirmou Mão Santa.

Sua esposa Adalgisa Moraes Sousa, que comemora aniversário neste domingo afirmou que a eleição demonstra um desejo de mudança da população do município. "Isso está mostrando a vontade do povo de mudança. O povo tem poder e Parnaíba mostrou novamente repudiando esse governo corrupto que está aí", pontuou a nova primeira dama.

Parnaíba teve 2.252 votos brancos e 5.566 votos anulados. 85.979 eleitores compareceram as urnas e a abstenção foi de apenas 17,56%.

Rayldo Pereira
[email protected]

Duas pessoas são conduzidas à PF após tirar selfie durante votação em Parnaíba

Duas pessoas foram conduzidas à delegacia de Polícia Federal em Parnaíba (318 km de Teresina), neste domingo (2), após tirarem fotografias de urnas eletrônicas durante o voto. O comandante de policiamento da cidade, coronel Adriano de Lucena, acompanhou a condução. Quem for flagrado fazendo "selfies" pode ser autuado e pagar multa que vai de R$ 5 mil a R$ 15 mil.

Uma mulher que não foi identificada, foi flagrada pelos mesários quando fazia a fotografia da urna na tarde de hoje. Ela teve o celular confiscado pelo presidente da mesa de votação. 

"Perceberam que ela tinha tirado a foto, o celular foi verificado e constataram que havia a foto da urna no momento da votação", disse o coronel. 

O coronel destacou que as duas pessoas foram conduzidas à delegacia e foi registrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). 

Legislação 

Este crime eleitoral é considerado de menor potencial ofensivo é caracterizado pela violação ao artigo 91 da Lei das Eleições, que proíbe o eleitor de"portar aparelho de telefonia celular, máquinas fotográficas e filmadoras, dentro da cabina de votação". 

Configura ainda violação do artigo 312 do Código Eleitoral, que caracteriza como crime "violar ou tentar violar o sigilo do voto". A pena é de detenção de até dois anos. 

"Nas últimas eleições, as pessoas flagradas neste crime foram anistiadas, mas a lei está valendo e continuaremos fazendo as conduções de quem for flagrado", disse. 

 

Maria Romero
[email protected]

Posts anteriores