Cidadeverde.com

Assaltante que fez reféns na lotérica de Parnaíba é autuado por seis crimes

  • batata_067.JPG Portal do Catita
  • batata_071.JPG Portal do Catita
  • batata_076.JPG Portal do Catita
  • batata_078.JPG Portal do Catita
  • batata_088.JPG Portal do Catita
  • batata_092.JPG Portal do Catita

Ricardo Aguiar de Sousa, conhecido como Batata foi autuado por seis crimes pela delegada Maria de Jesus Bastos em Parnaíba. Batata é um dos envolvidos no assalto com reféns à lotérica do município na noite da última sexta-feira (07). Seu comparsa Kelson Azevedo foi morto com um tiro após atirar contra os policiais durante a ação.

"Nós ouvimos as seis vítimas e autuamos ele por roubo triplamente qualificado, tentativa de homicídio, associação criminosa, porte ilegal de armas, resistência e roubo duplo", explicou a delegada.

A Polícia Militar precisou se defender do ataque dos bandidos, mas segundo a delegada toda a atuação será apurada no bojo do inquérito que terá atuação do Ministério Público. 

Nos depoimentos, as vítimas relatam os momentos de terror vividos nas mãos dos criminosos. A delegada conta que a primeira exigência feita pelos bandidos era que duas motos fossem retiradas da frente da agência para que eles pudessem fugir. "Eles haviam roubado um veículo de manhã para praticar o assalto. Eles prometeram que libertariam uma refém para que ela tirasse as motos na frente do carro e fariam uma corda humana para que eles pudessem fugir", acrescentou a delegada.

As vítimas também afirmam que foram ameaçadas a todo momento e alguns tiveram ferimentos leves por conta de estilhaços soltos provocados por um tiro dado por Batata no chão da lotérica. "Foram quase seis horas nas mãos dos bandidos e os momentos relatados são de horror. Eles diziam que se não obedecessem as exigências eles iriam matar de um por um", completou.

Ricardo foi encaminhado para a Penitenciária Fontes Ibiapina onde está a disposição da Justiça.

Entenda o caso

Um homem morreu e outro foi preso após fazerem reféns em uma agência lotérica na cidade de Parnaíba, litoral do Piauí. O comandante do 2º BPM da cidade, coronel Adriano Lucena, disse que foram seis horas de negociação com a dupla, que tentou assaltar a agência. Um deles foi morto em troca de tiros com a polícia. 

O coronel relatou ao Cidadeverde.com que a dupla chegou à lotérica por volta das 19h40 de ontem (6), para fazer um assalto. Contudo, não conseguiram deixar o estabelecimento. Rapidamente, a polícia foi acionada e cercou o local. 

Ao perceberem que não teriam como sair, a dupla fez cinco reféns, sendo dois homens e três mulheres. Os dois estavam armados com revólveres. 

Rayldo Pereira
[email protected]

Dupla invade lotérica e faz reféns por 6 horas; um morre e outro é preso

  • ff74b56b-f659-4715-93f6-d694dfcf1e4a.jpg Reprodução
  • f45eb323-95a9-4ed7-b877-6968506ce3fe.jpg Reprodução
  • f1a08ff0-79ab-4b7b-b2e1-c17dd2014341.jpg Reprodução
  • e0b5b1c8-b1fb-4ee9-b2e0-02797adf3caa.jpg Reprodução
  • 111afaa2-2b52-468c-964d-8260178170b3.jpg Reprodução
  • 107a1713-0ed2-4df5-90a9-62c60263f818.jpg Reprodução

Um homem morreu e outro foi preso após fazerem reféns em uma agência lotérica na cidade de Parnaíba, litoral do Piauí. O comandante do 2º BPM da cidade, coronel Adriano Lucena, disse que foram seis horas de negociação com a dupla, que tentou assaltar a agência. Um deles foi morto em troca de tiros com a polícia. 

O coronel relatou ao Cidadeverde.com que a dupla chegou à lotérica por volta das 19h40 de ontem (6), para fazer um assalto. Contudo, não conseguiram deixar o estabelecimento. Rapidamente, a polícia foi acionada e cercou o local. 

Ao perceberem que não teriam como sair, a dupla fez cinco reféns, sendo dois homens e três mulheres. Os dois estavam armados com revólveres. 

"Durante a negociação, eles pediram um carro, queriam sair com os reféns de lá. Mas isso era algo que não podíamos permitir, não era uma condição possível de ser atendida", contou o comandante. 

Ele disse que tentou convencer os dois a liberarem os reféns e, depois, se entregarem. Eles liberaram dois dos reféns, que não estavam feridos, e continuaram a negociação. Contudo, os dois suspeitos saíram da lotérica fazendo os últimos reféns como escudos. 

"Eles atiraram contra a polícia e houve um revide, quando um deles foi atingido na cabeça, foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e levado ao hospital, mas morreu lá", disse. 

Cerca de 15 minutos depois, o último suspeito liberou os reféns e se entregou à polícia. O repórter correspondente da TV Cidade Verde, Darival Junior, gravou o momento em que o suspeito deixa o estabelecimento. A população tentou linchá-lo, sob os gritos de "Vai morrer!". A polícia conseguiu impedir a ação violenta dos presentes. 

"Foi uma verdadeira operação em conjunto, um trabalho de equipe. Não só a PM, mas todos os órgãos envolvidos foram altamente profissionais. Os bombeiros, a perícia criminal, a força tática, os policiais de área. Todos tivemos uma unidade de comando respeitada. Estávamos conscientes do que tínhamos que fazer e conseguimos liberar os reféns sem ferimentos", declarou.

 

Maria Romero
[email protected]

FUNASA se compromete a solucionar falta d`água na zona rural de Parnaíba

O problema da falta d`água na zona rural de Parnaíba marcha para uma solução definitiva, a curto e a médio prazo, graças ao compromisso assumido nesta quarta -feira(4) pelo presidente da FUNASA (Fundação Nacional da Saúde), engenheiro Henrique Pires e o prefeito Mão Santa. 

“Eu nunca imaginei que depois de tanto tempo, com governos casados nas 3 esferas (federal, estadual e municipal) ainda houvesse aqui problema de abastecimento de água. A gente fica assustado vendo tudo isso, vendo que ainda foi o Mão Santa quem implantou algumas estruturas, através do PCPR (Programa de Combate à Pobreza Rural), quando era governador”, comentou Henrique Pires durante visita que fez em companhia do prefeito Mão Santa e comitiva, que estiveram ouvindo os moradores do Km 16, Baixa da Carnaúba e Assentamentos Cajueiro, Lagoa do Prado e Lagoa da Prata.

Henrique Pires disse estar disposto a ajudar a prefeitura de Parnaíba e esperar o envio de projetos para o atendimento das solicitações. E citou que a FUNASA hoje é o órgão que mais entende de abastecimento dágua e de saneamento básico no Brasil, já com projetos em execução em alguns municípios do Piauí como Bom Jesus ( investindo 20 milhões de reais ) e Água Branca (21 milhões).

“Acredito que agora vamos ter uma solução definitiva para este problema”, destacou Mão Santa, ao informar à sua equipe que a FUNASA possui mais recursos do que muitos Ministérios mas que “infelizmente só atua na zona rural. "Temos várias sugestões que vamos repassar ao presidente Henrique Pires a fim de vermos a melhor maneira de acabar com o problema", citou o prefeito.

A FUNASA vai enviar nos próximos dias uma equipe técnica para verificar “in loco” toda a situação e, de posse de projetos específicos, começar a trabalhar a solução de um problema que tantos males tem causado às comunidades prejudicadas, que reclamam, dentre outras coisas, do elevado número de casos de verminoses e coceiras com as quais as crianças têm que conviver.
 
Fonte: Blog do B.Silva
[email protected]

Prefeitura encerra o pagamento de salários do mês de dezembro

A Prefeitura Municipal de Parnaíba finaliza nesta quarta-feira (04) o pagamento do funcionalismo público municipal, referente ao mês de dezembro de 2016. 

O Prefeito Mão Santa autorizou, no início da tarde desta terça-feira (03), o Secretário de Fazenda, Paulo Airton a utilizar os recursos da repatriação creditada no Banco do Brasil pelo Governo Federal aos municípios, e fazer o pagamento de salários atrasados dos servidores, referente ao mês de dezembro. 

Ainda nesta terça-feira (03) foram liberados R$ 2.118.754,00 (dois milhões, cento e dezoito mil, setecentos e cinquenta e quatro reais) para pagamento dos efetivos e celetistas. Nesta quarta-feira (04), serão liberados R$ 1.904.260,00 (um milhão, novecentos e quatro mil, duzentos e sessenta reais) para pagamento dos inativos (aposentados e pensionistas).

Fonte: Blog do B.Silva
[email protected]

Mão Santa garante convênio com pensões e hospitais de Teresina.

 

Na primeira reunião com o  secretariado  empossado na manhã desta segunda-feira (02) no gabinete da Prefeitura de Parnaíba, o prefeito Mão Santa (SD) manteve uma longa conversa onde orientou sua equipe quanto aos primeiros trabalhos a serem executados na cidade. Ele enfatizou alguns pontos que exigirão prioridade neste primeiro momento como reestruturação da saúde, educação, segurança e turismo. O prefeito pediu ainda que cada gestor lhe apresente três projetos iniciais para serem executados nos próximos 60 dias.

Questionado sobre a grande preocupação dos parnaibanos quanto a permanência do convênio da saúde com pousadas e hospitais de Teresina, o médico tranquilizou a população ao afirmar que a parceria via capital será mantida. “Essa foi uma das nossas primeiras preocupações antes de assumirmos a Prefeitura. Já conversei com o doutor Valdir Aragão e ele está empenhado nessa tarefa. Vamos continuar sim enviando pacientes para fazerem em Teresina tratamentos que Parnaíba ainda não dispõe”, assegurou.

Sobre as imensas filas e os problemas crônicos de pessoas que precisam dormir nas filas dos postos para conseguir uma consulta ou agendar um exame, Mão Santa disse que advertiu Aragão a procurar meios para sanar essa dificuldade. “Em cada posto de saúde será fixado uma placa onde estará escrito que a pessoa mais importante do local é o paciente. É o paciente porque ele já chega ruim de saúde e precisa ser tratado com carinho, com respeito e com atenção. Nas escolas será do mesmo modo: os alunos serão os mais importantes. É essa a Parnaíba que queremos para os nossos habitantes”, disse.

Fonte: Jornal da Parnaíba
[email protected]

Mão Santa toma posse e promete retomar grandeza de Parnaíba

Fotos: Blog do B.Silva

O novo prefeito de Parnaíba (PI), Francisco de Assis de Moraes Souza, o Mão Santa (SD), assumiu o cargo prometendo retomar a grandeza do município. A solenidade aconteceu na Câmara Municipal, na tarde deste domingo (1º).

Mão Santa lembrou a importância comercial e política que Parnaíba tinha no Brasil Colônia ao falar dos problemas que terá de administrar a partir desta semana. "Parnaíba foi a mais grandiosa cidade do Brasil. Parnaíba expulsou os portugueses", afirmou ao chegar na Câmara para a solenidade de posse. 

"Essa grandeza que Parnaíba tinha, apagou-se. Não tem educação, não tem saúde, não tem emprego, não tem esperança. O povo da Parnaíba tem certeza que eu vou fazer Parnaíba voltar a sua grandeza", acrescentou Mão Santa. 

Médico por formação, Mão Santa foi governador entre 1995 e 2001, quando foi cassado pela Justiça Eleitoral. Dois anos depois, foi eleito senador, mas não conseguiu renovar o mandato. Voltou ao Piauí e tentou a eleição para prefeito de Parnaíba, mas acabou derrotado pelo então vice-prefeito Florentino Neto (PT). 

Quatro anos depois de perder a disputa por 10 mil votos de diferença, Mão Santa voltou a se candidatar contra o mesmo Florentino e venceu com 35.585 votos (45,53%) contra 34.462 (44,09%) do petista.

 

Câmara
Antes da posse do novo prefeito, os vereadores elegeram a mesa diretora da Casa. A chapa encabeçada pelo parlamentar Geraldinho (PSB) venceu a da vereadora Neta (DEM) em votação apertada.

 

Da Redação
[email protected]

Governador entrega 10 novos leitos de UTI Neonatal em Parnaíba

O governador Wellington Dias e o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, inauguraram dez leitos na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba, nessa quinta-feira (29). Na oportunidade, o chefe do executivo estadual autorizou a aquisição de equipamentos, mobiliários e insumos para o HEDA. Os recursos são oriundos de Emendas Parlamentares e do Tesouro Estadual na Ordem de R$ 3,6 milhões de recursos liberados este fim de ano.

De acordo com Francisco Costa, a unidade intensiva integra um conjunto de ações da Rede Cegonha nos cuidados e assistência às gestantes e bebês. "A nossa proposta é ampliar está capacidade para 20 leitos ainda no primeiro semestre. O Hospital Dirceu Arcoverde se tornou uma referência para toda a região e a nossa intenção é dotá-lo, cada vez mais, de novos serviços e especialidades. Nós já temos dinheiro na conta, que chegou esta semana, para equipar o centro cirúrgico com equipamentos de imagem e também as enfermarias. Os investimentos constantes, tanto na estrutura, como na equipe multiprofissional e também na aquisição de equipamentos, vão aumentar  a capacidade resolutiva do HEDA e proporcionar um atendimento mais eficaz à população", disse.

Wellington Dias comemorou os investimentos na área da saúde e lembrou que a qualidade de vida tem sido uma das prioridades do seu governo. "Temos no Piaui um desafio de reduzir a mortalidade infantil e também a mortalidade das gestantes. O nosso objetivo é salvar vidas. Para isso estamos trabalhando esta descentralização, com uma equipe  técnica qualificada. O Hospital Dirceu Arcoverde  é também um hospital escola, base para o conhecimento e que permite as condições para ampliar o número de profissionais qualificados. Estamos trabalhando para, de uma lado, termos a descentralização da média e alta complexidade, onde o HEDA já figura como um  grande polo de saúde para essa região do Brasil e de outro gerando emprego, renda e qualidade de vida para a população", acrescenta.

O HEDA é hoje a unidade credenciada pelo SUS a atender pacientes com câncer fora de Teresina, a Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) e oferta à população da região tratamento às principais neoplasias notificadas, que são as de câncer de mama, colo do útero e próstata.

Na oportunidade, o gestor da saúde falou que os investimentos não param e que já está em fase de conclusão, o ambulatório de Alto Risco de atendimento à mulher, que vai funcionar na maternidade do HEDA e que será concluída a Casa da Gestante, residência para acolhimento à mulher, de acordo com os padrões de atendimento da Rede Cegonha.

Da Redação
[email protected]

ADH entrega imóveis no Residencial Dunas I, em Parnaíba

 

Nessa quarta-feira (28), a diretora-geral da ADH, Gilvana Gayoso, fez uma visita técnica ao Residencial Dunas I de Parnaíba, conjunto habitacional do Programa Minha Casa Minha Vida. A obra foi construída com recursos do Governo Federal, resultado de uma parceria entre Prefeitura Municipal e Caixa Econômica Federal. São 1.008 apartamentos, sendo que 50% destes já foram entregues.

Gilvana Gayoso participou ainda da entrega de algumas chaves, realizada pela Construtora Betacon, responsável pelo empreendimento, localizado no bairro Dirceu Arcoverde. Uma das contempladas, a dona de casa, Claudia Regina Nascimento, não esconde a emoção do momento. "Estou sem palavras. É um sonho realizado", disse Claudia, ao assinar o contrato de recebimento das chaves.

A diretora da ADH fez uma avaliação do empreendimento e aprovou a entrega dos imóveis “é sempre uma alegria participar da entrega de moradias neste período natalino. Não poderia existir presente melhor para uma família”, disse ela. Todas as famílias beneficiadas estavam cadastradas no banco de dados do sistema do Programa Minha Casa, Minha Vida em Parnaíba.

DUNAS I – O Residencial é destinado a famílias que fazem parte do Programa Minha Casa, Minha Vida – Faixa 1 e possuem renda mensal de até R$ 1.800. O residencial possui 1.008 apartamentos com área privativa de 46 metros quadrados, distribuídas em 2 quartos, sala, cozinha, área de serviço e banheiro. Os moradores também terão a sua disposição uma quadra, estacionamento e área livre.


Fonte: Secom
[email protected]

Mão Santa diz que governo grande demais só ‘afunda’

O prefeito eleito de Parnaíba, Mão Santa, garante que fará uma administração enxuta a partir de janeiro. Ele toma posse no cargo na tarde do próximo domingo (1) prometendo melhorias para a principal cidade do Norte do Piauí.

“O governo tem que ser enxuto, pequeno. Não pode ser grande demais que afunda. 
Eu sou compromissado com o povo da Parnaíba. Vamos fazer essa cidade voltar ao que era”, disse em entrevista ao Jornal do Piauí, direto de Parnaíba.

O futuro gestor afirmou que vai enfrentar dificuldades “imensas”, mas que contará com uma equipe competente. 

“Cada um que vai adentrar na nossa equipe tem que ter competência, honestidade, lealdade e espírito público. Eu acrescentei apenas amor à Parnaíba. As dificuldades são imensas. Há centenas de alugueis atrasados. Não tem nada funcionando. Convoquei os melhores. Estou otimista”, ressalta Mão Santa.

O prefeito anunciou que vai reduzir o número de secretarias e define o organograma de Parnaíba como “tresloucado”. “Esse negócio aqui eu nunca dantes imaginava. Deram um aumento de mais de 1000% no IPTU. O organograma da cidade é muito mais tresloucado. Ninguém vai inventar nada. Vou exercer o cargo de ouvidor da Parnaíba”, concluiu.

A posse está marcada para 17h30 na Câmara Municipal de Parnaíba. 

Hérlon Moraes
[email protected]

UESPI de Parnaíba vai contar com 12 consultórios odontológicos

A Secretaria de Estado da Saúde vai disponibilizar para a Universidade Estadual do Piauí(UESPI), campus Parnaíba, 12 consultórios odontológicos para a prática acadêmica do curso de Odontologia. A autorização para aquisição dos equipamentos será feita nesta quinta, 29, durante a solenidade de inauguração dos 10 leitos da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, em Parnaíba.

“Estamos fazendo uma importante parceria com a Universidade Estadual do Piauí, buscando afinar essa relação entre as ações da Saúde, como também a prática acadêmica de vários cursos. Vamos poder ajudar no fortalecimento do curso de Odontologia, com a aquisição 12 gabinetes odontológicos e a oferta de atendimento odontológico para a comunidade parnaibana”, afirma o secretário de Saúde, Francisco Costa.

O atendimento à comunidade será ampliado, como assegura o pró-reitor de Planejamento da UESPI, Paulo Henrique Pinheiro. “A oferta dos atendimentos odontológicos com a estruturação dos consultórios será de 12 mil procedimentos por ano, permitindo ainda a possibilidade de expansão no número de vagas para a graduação”, explicou. O curso de Odontologia de Parnaíba tem cerca de 300 alunos, em seis turmas.

Serão investidos mais de R$150 mil para a aquisição de 12 cadeiras odontológicas completas, cinco ultrassom, um aparelho de Raio-X, além de compressor e amalgamador odontológico. A previsão é que os equipamentos sejam disponibilizados no primeiro trimestre de 2017.

Além dessa parceria na área de Odontologia, o secretário Francisco Costa articula ainda que o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba, seja o hospital-escola no programa de residência médica da Universidade Federal do Piauí. Para isso, assinou o Termo de Compromisso onde se compromete a disponibilizar e manter estruturação física, material e recursos humanos destinados ao programa e que deve implantar em 2017 as residências em Clínica Médica, com oito vagas, e em Cirurgia, com seis vagas.

Atualmente, o HEDA recebe 18 instituições de ensino para cursos no campo de estágios em diversas áreas de saúde.

Fonte: Secom
[email protected]

Posts anteriores