Cidadeverde.com

Idosa é agredida pelo próprio filho em Parnaíba

A idosa Maria do Livramento Paiva, 72 anos, foi agredida violentamente pelo próprio filho, Gilson Brito Paiva, durante a madrugada deste sábado (15), no bairro Pindorama, em Parnaíba, litoral do Piauí. A Polícia Militar foi acionada através do 190 e, quando chegou ao local, encontrou a idosa ferida no chão. A informação é do comandante da PM de Parnaíba, coronel Adriano Lucena. 

"As testemunhas contaram que a vítima sofreu vários chutes. Quando a polícia chegou, ela já estava lesionada, mas o marido dela conta que o filho chegou em casa alterado e começou a agredi-los. Não temos como saber o motivo", completa o comandante. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e Maria do Livramento foi encaminhada para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA). 

As agressões aconteceram na frente do esposo da vítima, Raimundo Nonato Alves de Paiva, 73 anos. Segundo o comandante, ao tentar defender a mulher, ele foi ameaçado. Outro que testemunhou o crime foi o filho do acusado (neto do casal de idosos), que tem 17 anos. 

Após providenciar o socorro da idosa, o Grupamento de Atendimento Especial à Criança ao Idoso e a Mulher - Gaecim - saiu em diligência e conseguiu capturar o acusado, que foi preso em flagrante e levado à delegacia. 

Jordana Cury
[email protected]

 

Governo lança maquete eletrônica do novo Porto dos Tatus


Tendo em vista a urbanização da estrutura do Porto dos Tatus, no município de Ilha Grande, litoral do Estado, o Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans-PI), lançou a maquete eletrônica do novo projeto, que atende aos critérios dos órgãos ambientais.

A licitação para a construção da nova estrutura deve ser lançada após a finalização dos serviços de elaboração do Adendo ao Estudo Ambiental do projeto, que deve ser concluído em breve.

O secretário de Estado dos Transportes, Guilhermano Pires, destacou que a nova estrutura deve atender a demanda crescente da região. “Hoje, contamos com uma estrutura precária, que não atende as necessidades da demanda turística local. Com o novo Porto dos Tatus, os nossos visitantes passarão a contar com uma estrutura confortável, eficiente e segura”, destacou o gestor, enfatizando que o novo projeto está integrado, de forma harmônica, ao meio ambiente.

Nova estrutura do Porto dos Tatus( Foto: Setrans)O novo Porto dos Tatus contará com terminal de recepção para turistas, um mirante com plataforma de acessibilidade, banheiro públicos com acessibilidade, administração, píer com passarela de madeira para embarque e desembarque de turistas e um portal de entrada.

 
Da Redação
[email protected]

Mãe suspeita de acorrentar a filha é liberada de presídio

O caso da mãe que acorrentou a própria filha na janela do quarto repercutiu em todo o Piauí. Após o flagrante, a mulher foi encaminhada para o presídio e liberada no início da noite de domingo (09), mediante alvará de soltura expedido pela justiça de Parnaíba. 

Foto: Reprodução Portal do Catita

Mãe da garota exibindo o alvará de soltura

"O juiz plantonista entendeu o 'ato desesperado' e concedeu liberdade provisória. Ela responderá o processo longe das grades", disse o advogado Luis Antonio Furtado da Costa, em entrevista a um site local. 

A garota acorrentada é uma adolescente de 14 anos de idade. Esta não teria sido a primeira vez que a mãe teria cometido o ato. Em depoimento na Central de Flagrantes, a mulher alegou que a atitude extrema foi um meio de impedir que a filha saísse de casa para consumir drogas. Já a vítima tem outra versão e diz que a mãe a acorrentava para obrigá-la a manter um "relacionamento" com um empresário de 45 anos. Por segurança, foi determinada uma medida protetiva e a jovem está com um tio.

Para o Conselho Tutelar, a atitude da mãe é injustificável e revela uma situação de conflito familiar. 

"Isso tudo tem relação com a estrutura da família. Faltou diálogo, mas a atitude não se justifica, para nós, zeladores da garantia dos direitos da criança e do adolescente. A adolescente foi colocada em medida protetiva e está com um tio. A vítima já tinha sido encaminhado ao Conselhor Tutelar em uma denúncia de estupro de vulnerável. Vamos reforçar o acompanhamento para que ela supere tudo isso. Acorrentar um animalzinho doméstico parte o coração, imagina um ser humano", disse o coordenador do Conselho Tutelar em Parnaíba, Regivaldo Queiroz.

Ele ressalta ainda que o caso serve para reflexão dos pais que devem conversar mais com os filhos. "O fortalecimento de vínculos é fundamental para que isso não aconteça", finaliza. 

A TV Cidade Verde procurou a suspeita que preferiu se manter em silêncio até a conclusão do inquérito policial. 

 

Matérias relacionadas

Adolescente acorrentada em casa acusa mãe de aliciá-la

Mãe é presa após acorrentar a filha de 14 anos de idade no quarto

 

Graciane Sousa
[email protected]
Com informações Darival Júnior (TV Cidade Verde)

Adolescente acorrentada em casa acusa mãe de aliciá-la

Foto: Portaldocatita

Uma mãe foi presa neste sábado (8), em Parnaíba, por ter acorrentado a filha de 14 anos dentro de casa enquanto saía para trabalhar. As primeiras informações, divulgadas pela polícia, afirmavam que a adolescente era usuárias de drogas e que a ação teria sido um ato desesperado da mãe. Porém, o Conselho Tutelar do município confirmou ao Cidadeverde.com que a menor acusa a mãe de obrigá-la a manter um "relacionamento" com um empresário de 45 anos. 

"Esse é um caso bastante complexo e ela não tem perfil de usuária de drogas. Quando ela tinha 13 anos, foi encontrada com esse mesmo empresário. Ele chegou a ser preso e hoje ainda usa tornozeleira eletrônica, está respondendo ao processo. A adolescente contou ao delegado que a mãe fazia isso para que ela não saísse de casa porque queria a que a filha ficasse com esse homem", conta a conselheira Andréia Santos. 

Por segurança, foi determinada uma medida protetiva e a jovem está com um tio. "A mãe está presa e o pai tem outra família e a esposa dele não a aceita.  Na segunda-feira (10) vamos ouvir todos os envolvidos e encaminhar o caso para a promotoria, mas a menor já foi encaminhada para acompanhamento psicológico. Se ninguém da família puder ficar com ela, teremos que colocá-la em um abrigo, mas para a mãe ela não pode voltar", completa a conselheira.

Andréia afirmou que não foram pedidos exames para confirmar conjunção carnal, entretanto revelou que esta não é a primeira vez que a adolescente foge da mãe. "Desta vez, ela ficou acorrentada entre 7 e 8 dias. Da outra vez, ela ficou menos tempo porque conseguiu fugir de casa. Pela janela, uma amiga a viu presa e deu uma serra para ajudá-la a fugir. Na verdade, toda a comunidade sabia que essa jovem ficava acorrentada, mas ninguém denunciava", argumentou.

O resgate

A mãe da adolescente, que é cuidadora de idosos, foi presa por cácere privado e maus tratos. O resgate da jovem aconteceu na noite de ontem, no bairro Mendonça Clark, em Parnaíba. 

De acordo com o Grupamento de Atendimento Especial à Criança ao Idoso e a Mulher (Gaecim), coordenado pelo 2º BPM, a equipe policial foi acionada após uma prima da vítima passar pela residência e presenciar a cena. "Chegamos ao local e a mãe da vítima abriu a porta. A menina estava presa na grade da janela de um quarto com uma corrente de aproximadamente 2 metros de comprimento", relataram os PMs que atenderam a ocorrência. 

Segundo o delegado Eduardo Ferreira, da Polícia Civil, a mãe é uma pessoa do bem e cometeu apenas "uma atitude extrema", em um ato de desespero. "Esse é um problema mais social do que policial", disse. 

Jordana Cury
[email protected]

 

Mãe é presa após acorrentar a filha de 14 anos de idade no quarto

Foto: Portaldocatita

Uma mulher- que não teve a identidade confirmada- foi presa após acorrentar a filha de 14 anos de idade. O resgate ocorreu na noite deste sábado (08), no bairro Mendonça Clark, em Parnaíba. 

De acordo com a Polícia Civil, a mãe havia saído para trabalhar e acorrentado a filha em um quarto, deixando a janela semiaberta. De acordo com o Grupamento de Atendimento Especial à Criança ao Idoso e a Mulher (Gaecim), coordenado pelo 2º BPM, a equipe policial foi acionada após uma prima da vítima passar pela residência e presenciar a cena. 

"Chegamos ao local e a mãe da vítima abriu a porta. A menina estava presa na grade da janela de um quarto com uma corrente de aproximadamente 2 metros de comprimento", relataram os PMs que atenderam a ocorrência. 

A adolescente- que está sob os cuidados do Conselho Tutelar- informou à PM que estava acorrentada há duas semanas. A mãe foi levada à Central de Flagrantes e será encaminhada ao presídio do litoral piauiense. Ela deverá responder pelos crimes de cárcere privado e maus-tratos. 

"A mãe é uma pessoa do bem e cometeu uma atitude extrema. Na verdade, um ato de desespero. A adolescente é usuária de drogas bastante conhecida na cidade e já vinha dando trabalho para mãe e para o Conselho Tutelar. A atitude da mãe foi um ato de desespero. Esse é um problema mais social do que policial", disse o delegado Eduardo Ferreira. 

 

Graciane Sousa
[email protected]

Nove dos 17 vereadores conseguem reeleição em Parnaíba

Diferentemente de Teresina, a maioria dos candidatos que disputavam o cargo de vereador conseguiu a reeleição. Na segunda maior cidade do Estado, nove das 17 cadeiras do legislativo serão ocupadas por parlamentares veteranos a partir de 2017. Foram reeleitos Geraldinho, Ricardo Veras, Beto, Diniz, Fátima Carmino, André Neves, Neta, Carlson Pessoa e Ronaldo Prado, o que corresponde a 52,9% dos vereadores. 

Já a renovação na Câmara ficou por conta dos parlamentares Joãozinho Unimagem, Dr. Reinaldo, Francisco da Paz, Irmão Marquinho, Joãozinho do Trânsito, Dr. Daniel Miranda, Daniel Jackson e Bernardo Lima.

Os vereadores que concorreram, mas não conseguiram se reeleger foram Renatinho, Astrogildo, Neto e Gustavo Lima. Já os vereadores Cardoso, Bernardo Rocha, Foguinho e Gerivaldo Benício optaram por não disputar as eleições municipais. 


Graciane Sousa
[email protected]

Mão Santa critica o PT e dispara: expulsamos os portugueses, agora o PT

Eleito em uma votação apertada na cidade de Parnaíba [a 336 km de Teresina], o ex-governador Mão Santa comemora com críticas ao governo do PT, ao governador Wellington Dias e destaca a sua vitória como “um marco histórico”. Além disso, ele destacou que não será um grande desafio governar a oposição na maioria da Câmara.

Mão Santa [SD] foi eleito com 45,53%, o que corresponde a 35.585 votos, e foi uma das surpresas nas eleições no Piauí, desbancando o atual prefeito Florentino Neto [PT], que teve 34.462 votos, 44,9% das urnas. Para ele, uma resposta do povo em nome da história da cidade. E fez fortes críticas ao atual prefeito e ao governo do PT.

“Parnaíba é uma cidade que tem a uma das mais belas histórias, tanto é que estamos numa. Essa cidade foi decisiva na expulsão dos portugueses do Piauí. Nos libertamos dos portugueses e agora o povo é eufórico com a sua cidade e a valoriza. Ontem escreveu uma bela página. Se no passado nos vangloriamos de ter expulso os portugueses do Piauí, agora muito mais. Nós nos livramos do mal maior, que era o prefeito de Parnaíba”, destaca.

Com 13 vereadores na oposição e 4 na bancada de apoio, o prefeito eleito afirma que, apesar de ter minoria na Câmara, isso não afetará a governabilidade, algo que já encarou quando foi governador. “Quando governei o Piauí, e muito bem, só elegemos seis deputados estaduais no meio de 30 e governamos bem. A oposição é saudável. O grande erro do PT que cá está é que ele quis cooptar de 17, só um ficou comigo na batalha histórica”, afirmou criticando ainda o governador Wellington Dias “Todo mundo conhece como PT e o governador do Estado, de maneira incorreta, como o PT, age, aqui foi mais imoral, mas eles agruparam 19 partidos”, frisou. 

Diego Iglesias
[email protected]

Mão Santa volta a prefeitura de Parnaíba com 45,53% dos votos

O candidato Mão Santa  do partido SD foi eleito com 45,53% dos votos válidos nas eleições 2016. O candidato já havia tentado se eleger a prefeitura do município mas não havia conseguido em eleições anteriores, agora Mão Santa retorna ao cargo que já ocupou anos atrás com o vice Samaronne. A coligação dos candidatos tinha apenas dois partidos SD e PSL, mas ganhou o apoio da deputada estadual Juliana Moraes Souza e do ex-governador Zé Filho na última semana, o que ajudou a definir o resultado contra o candidato Florentino Neto, atual prefeito do município, que ficou com 44,09% dos votos.

Mão Santa comemora sua eleição neste momento na Praça da Graça, no Centro de Parnaíba acompanhado de lideranças, familiares e parte da população. Em entrevista a TV Cidade Verde, o novo prefeito deve a vitória a Deus e afirma que o município agora se torna independente.

"A nossa luta hoje é pela nova independência. Estamos aqui numa comemoração para a história de Parnaíba. A prefeitura era corrupta como todo o PT e tinham 19 partidos, nós só tínhamos Deus e o povo de Deus e conseguimos nos reeleger", afirmou Mão Santa.

Sua esposa Adalgisa Moraes Sousa, que comemora aniversário neste domingo afirmou que a eleição demonstra um desejo de mudança da população do município. "Isso está mostrando a vontade do povo de mudança. O povo tem poder e Parnaíba mostrou novamente repudiando esse governo corrupto que está aí", pontuou a nova primeira dama.

Parnaíba teve 2.252 votos brancos e 5.566 votos anulados. 85.979 eleitores compareceram as urnas e a abstenção foi de apenas 17,56%.

Rayldo Pereira
[email protected]

Duas pessoas são conduzidas à PF após tirar selfie durante votação em Parnaíba

Duas pessoas foram conduzidas à delegacia de Polícia Federal em Parnaíba (318 km de Teresina), neste domingo (2), após tirarem fotografias de urnas eletrônicas durante o voto. O comandante de policiamento da cidade, coronel Adriano de Lucena, acompanhou a condução. Quem for flagrado fazendo "selfies" pode ser autuado e pagar multa que vai de R$ 5 mil a R$ 15 mil.

Uma mulher que não foi identificada, foi flagrada pelos mesários quando fazia a fotografia da urna na tarde de hoje. Ela teve o celular confiscado pelo presidente da mesa de votação. 

"Perceberam que ela tinha tirado a foto, o celular foi verificado e constataram que havia a foto da urna no momento da votação", disse o coronel. 

O coronel destacou que as duas pessoas foram conduzidas à delegacia e foi registrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). 

Legislação 

Este crime eleitoral é considerado de menor potencial ofensivo é caracterizado pela violação ao artigo 91 da Lei das Eleições, que proíbe o eleitor de"portar aparelho de telefonia celular, máquinas fotográficas e filmadoras, dentro da cabina de votação". 

Configura ainda violação do artigo 312 do Código Eleitoral, que caracteriza como crime "violar ou tentar violar o sigilo do voto". A pena é de detenção de até dois anos. 

"Nas últimas eleições, as pessoas flagradas neste crime foram anistiadas, mas a lei está valendo e continuaremos fazendo as conduções de quem for flagrado", disse. 

 

Maria Romero
[email protected]

Em Parnaíba, Mão Santa e Florentino votam e avaliam campanha


À esquerda, Florentino Neto (PT), foto: PortalCostaNorte. À direita, Mão Santa (SD), foto: Tribuna de Parnaíba.

Na segunda maior cidade do Piauí, os principais candidatos - Mão Santa (SD) e Florentino Neto (PT) - votaram pela manhã neste domingo (2) e fizeram, à TV Cidade Verde, uma rápida avalição de como foram os 45 dias de campanha eleitoral. 

Mão Santa, que votou no colégio Diocesano, foi acompanhado de sua esposa, Adalgisa Moraes Sousa, e apoiadores. Ele demorou cerca de 20 minutos na fila, para votar. 

Segundo ele, a campanha foi um momento de grande felicidade por ter sido recebido "com amor" pela população. 

"Peço a Deus que nos abençoe e continue guiando, abençoando a cidade, minha família, minha companheira, meus amigos e o povo que me recebeu com muito amor, carinho e saudades. Nós estamos vivendo esse momento de felicidade e a decisão cabe ao povo da Parnaíba, que me levou até aqui. A emoção é maior porque aqui [colégio Diocesano] eu estudei", declarou. 

Já o candidato à reeleição, Florentino Neto, votou por volta das 10h30, ficando cerca de 25 minutos na fila. 

Acompanhado da primeira-dama Flaviana Veras e de correligionários, ele disse que está certo de ter apresentado as melhores propostas à cidade e que prestou contas à população do que foi feito em seu 1º mandato.

"Só tenho palavras de agradecimentos ao povo, fizemos uma campanha vitoriosa, com participaçãpo popular, muitas pessoas nas caminhadas, comícios e carreatas. Agora é a grande festa da democracia, estamos muito felizes por essa demonstração de apoio e conscientes de que apresentamos a melhor proposta para Parnaíba. Fizemos uma prestação de contas, com compromisso, fizemos muito, mas nosso interesse é que nós e a população façamos muito mais", disse. 

Ao todo, na cidade, são 98 mil eleitores, que votam em 325 seções eleitorais. Na cidade, o dia de votação corre tranquilo. Até as 14h de hoje, a votação corria sem alterações também nas cidades próximas, como Ilha Grande, Cajueiro da Praia, Luís Correia, Buriti dos Lopes e Caraúbas.

 

Maria Romero com informações de Darival Júnior
[email protected]

Posts anteriores