Cidadeverde.com

Regina Sousa recebe Título de Cidadã Parnaibana

A senadora Regina Sousa (PT) recebeu o título de cidadania parnaibana nesta sexta-feira(18) em solenida na Câmara Municipal da cidade. A proposição do vereador petista António Cardoso foi aprovada em 2015.

"Não sei o que eu fiz por Parnaíba, mas Parnaíba fez muito por mim," declarou a senadora que residiu por 12 anos na cidade litorênea.

Natural de União, Regina Sousa morou em Parnaíba de 1961 a 1973, período em que fez o ginásio, o pedagógico e começou a trabalhar.

O prefeito Florentino Veras, vereadores, secretários, familiares e amigos participaram da solenidade que emocionou a ex-quebradeira de coco e primeira mulher piauiense a ter o mandato de senadora da República.


Da Redação
[email protected]

Feirão de imóveis do servidor será realizado em Parnaíba

O Governo do Estado realizará, de 29 de novembro a 03 de dezembro, o Feirão de Imóveis do Litoral, uma ação do Programa Habitar Servidor. O objetivo do evento é oferecer e facilitar as condições de moradia aos servidores públicos estaduais e municipais, que atuam em Parnaíba e Luís Correia. O lançamento do feirão está previsto para o dia 17 de novembro.

O Feirão de Imóveis é resultado de um termo de cooperação entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Administração e Previdência (SeadPrev), Agência de Desenvolvimento Habitacional (ADH), Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), Caixa Econômica Federal (CEF) e a Prefeitura de Parnaíba. Mais de 915 imóveis prontos, dentre casas e apartamentos, serão colocados à venda no Dunnas Shopping, em Parnaíba.

O catálogo de imóveis inclui desde unidades do Minha Casa, Minha Vida até construções de alto padrão. Os servidores terão a oportunidade de adquirir os imóveis com descontos a partir de 5% e entrada parcelada em até dez vezes. “Essas condições são exclusivas para os funcionários públicos que participarem. O evento é feito para que essas pessoas possam realizar o sonho de ter a casa própria, que é um desejo da maioria. As expectativas são as melhores possíveis, pois a procura por casas e apartamentos no litoral é muito grande”, destacou a diretora-geral da ADH, Gilvana Gayoso.

Os servidores poderão financiar até 90% do valor total dos imóveis. Segundo o governador, a taxa de administração sobre os imóveis negociados vai para a capitalização do Fundo de Previdência. “A previdência é uma das grandes preocupações do governo e queremos evitar colapsos futuros, como já ocorre em outros estados. A taxa de administração será de 1% no caso de comercialização de até 50% dos imóveis e 2% acima disso”, esclarece Wellington.

 

Da editoria de Cidades
[email protected]

Energia solar será tema de palestra em Parnaíba dia 18/11

Como reduzir custos nas empresas através da energia solar. Esse é o tema da palestra que acontecerá sexta-feira (18), no auditório da Associação Comercial e Industrial de Parnaíba, ACP, sendo uma realização do Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, em parceria com o Banco do Nordeste.

A palestra, que terá início às 19h00, será ministrada pelo professor Dr. Albemerc Moura de Moraes, diretor técnico-científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí, Fapepi. O palestrante é graduado em Física pela Universidade Federal do Piauí, UFPI, com mestrado e doutorado em Energia pela Universidade Federal do ABC.

Segundo a gerente do Escritório do Sebrae em Parnaíba, Isabela Ribeiro, o evento é uma oportunidade para que os empresários e a comunidade possam conhecer um pouco mais sobre energias renováveis. “É um momento para refletir sobre as vantagens do uso desse tipo de energia para a redução dos custos nos empreendimentos”, afirma.

“A temática da sustentabilidade está em alta no Brasil e no mundo. O Piauí é o Estado com maior incidência de raios solares do país. Precisamos nos apropriar desse potencial, reduzindo a dependência da energia elétrica, além dos custos com esse tipo de recurso”, destaca Isabela Ribeiro.

A implantação de geradores solares fotovoltaicos em um comércio ou em uma residência pode gerar uma redução de 80% a 90% na conta de energia no final do mês.


Com informações do Sebrae
[email protected]

Criança de três anos é encontrada morta dentro de casa e sem sinais de violência

A perícia esteve na residência onde a criança foi encontrada morta em Parnaíba (foto:blog do pessoa)

Uma criança de três anos foi encontrada morta e sem sinais de violência pelo corpo, por volta das 9 horas desta sexta (11), em Parnaíba. A mãe chegou a acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ao perceber que a filha não estava respirando, mas ao chegar à residência a equipe médica confirmou o óbito. 

“Nós estamos aguardando o resultado da perícia, foi feito uma necropsia, e estamos aguardando o resultado. Ainda não temos muitas informações sobre o caso. O corpo da criança estava limpo, sem sinal de violência. Ele foi levado ao IML para identificar a causa da morte”, disse a delegada Maria de Jesus Bastos.

A delegada informou ao Cidadeverde.com que irá colher depoimento da mãe da criança na próxima semana, pois ela estava bastante abalada com a perda da filha. O corpo da criança já foi liberado para velório e sepultamento.

Até o momento, as informações são de que a criança era hiperativa e estava sendo medicada com prescrição médica, inclusive teria tomado o remédio na noite anterior da sua morte. 

“Somente depois dos exames iremos identificar se a criança morreu em decorrência do remédio, de alguma substância ou foi morte natural”, ressaltou a delegada. 


Carlienne Carpaso
[email protected] 

“Dia D” da vacinação antirrábica em Parnaíba será 19 de novembro

A Prefeitura de Parnaíba, através da Vigilância Ambiental e Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria da Saúde Municipal, iniciou a campanha de vacinação antirrábica 2016, na zona rural da cidade no dia 03 de novembro.

No dia 19 de novembro será o “Dia D” da campanha, onde a população contará com vários postos de vacinação em toda a cidade. A ação de imunização e prevenção contra a raiva animal de felinos e caninos será realizada nas comunidades rurais até o dia o dia 26 de novembro.

A vacina é destinada para cães e gatos com mais de três meses de idade. No caso de animais estejam doentes ou debilitados, os proprietários precisam aguardar a melhora dos mesmos. Não há contraindicação para animais gestantes e em fase de amamentação.

Da editoria de Cidades
[email protected]

Creches do Proinfância seguem cronograma de obras em Parnaíba

A Prefeitura de Parnaíba está dando continuidade às obras de construção de creches pré-escolar na cidade. As novas creches estão sendo construídas no conjunto Joaz Souza, bairros João XXIII e São Judas Tadeu.

De acordo com o projeto, essas unidades atendem o direito à educação desde a primeira infância e contribuem para reintegração da rede pública de ensino articulado com a Prefeitura. Este é o principal objetivo do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância).

Formados por pavimentos térreos, os primeiros prédios já estão com a estrutura pronta e agora passam pela fase do revestimento, colocação de vigas, pisos e portas, mais  obras de acabamento na estrutura.

Atualmente três são as creches de educação infantil que estão em construção em Parnaíba  e mais uma será construída na comunidade Rosápolis, que teve a ordem de serviço assinada pelo Prefeito Florentino Neto no inicio do mês de outubro.

Da editoria de Cidades
[email protected]

Quadrilha tortura e leva R$ 11 mil de empresário em Parnaíba

..

Quatro homens fortemente armados invadiram a casa do empresário Adriano de Moraes Santos, conhecido como  Adriano do “Binga”, por volta das 13h30 desta quinta-feira (27), no Bairro São Benedito, em Parnaíba. Os homens fizeram o empresário  refém, lhe torturaram e o amarraram juntamente com o vigilante da residência. 

Os homens ameaçaram cortar os dedos do empresário  e  com uma faca  o agrediram, provocando vários hematomas. Após 37 minutos de tortura, Adriano recordou que guardava em casa onze mil reais e entregou a quantia  para os criminosos. Com isso o quarteto fugiu em dois automóveis. 

Para se desamarrar das cordas, o vigilante da casa usou os dentes para  se soltar. Adriano Santos informou ainda que os homens nada usaram para esconder o rosto mas o sistema de câmeras de segurança da casa está danificado. O empresário afirmou que os homens mostraram conhecer detalhes da residência.

 

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Mãe é levada para delegacia após bater no filho de três anos

              Foto: Polícia Militar

Uma mãe foi levada para a Central de Flagrantes suspeita de agredir o filho de três anos de idade. O caso ocorreu nesta quarta-feira (26), no bairro Piauí, em Parnaíba. A denúncia foi feita por vizinhos que acharam estranho os gritos do menino e acionaram o Conselho Tutelar. 

A conselheira Rosa Oliveira explica que uma equipe foi ao local juntamente com o Grupamento de Atendimento Especializado a Criança ao Idoso e a Mulher (Gaecim) e constatou que a criança tinha hematomas nas costas e no rosto. O menino foi submetido a exame de corpo de delito. 

"Ao chegar na residência constatamos a criança com hematomas. Foi determinada medida protetiva e o menino está com família extensa, ou seja, outro membro da família", disse Rosa Oliveira. 

O coordenador da Central de Flagrantes, João Rodrigo Luna, explica que a mulher responderá a um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por lesão corporal. O delegado acrescenta ainda que a mãe demonstrou arrependimento ao chegar na delegacia e admitiu ter batido no filho. 

"Os vizinhos acharam estranho porque a mãe nunca tinha batido no filho. Ela disse que estava doente e perdeu a cabeça com a criança, quando ele começou a espalhar remédios e alimentos pela casa. A mãe conta que estava deitada e pediu inúmeras vezes para que o filho parasse, ao que ele insitia. Por sua vez, ela pegou um cinto e bateu no filho, mas se disse arrependida. Acreditamos que foi o chamado 'corretivo' e talvez ela tenha se excedido", explica o delegado. 

O caso será encaminhado a um distrito do litoral para apurar se a situação se trata de um crime de maior complexidade como tortura ou maus tratos. 


Graciane Sousa
[email protected]

Laudo confirma que garoto morreu por infecção generalizada após estupro

A perícia criminal realizada no corpo do menino de apenas dois anos, morto com suspeita de estupro em Ilha Grande, concluiu  que o garoto morreu por infecção generalizada após estupro e detectou ainda a presença de espermatozóides no corpo. A criança morreu na última sexta-feira (21) na cidade de Parnaíba, após apresentar fortes dores e ferimentos na região anal. A Polícia Civil da Cidade disse que a principal suspeita é de que o pai, que já foi indiciado pelo mesmo crime, tenha cometido o crime. Ele chegou a prestar depoimento para o inquérito.


O menino teve o corpo periciado no IML de Parnaíba.

De acordo com o perito criminal Péricles Avelino o laudo concluiu através de exame sintomatológico e necroscópico que houve estupro contra o menino. "O médico legista concluiu isso através dos traumas na região anal onde havia necrose e lacerações profundas. Através de coleta foi detectada a presença de espermatozóides o que conclui o nexo causal da morte do garoto. A causa inicial foi parada cardiorrespiratória, porém ela se deveu a infecção generalizada provocada pela translocação de bactérias que estavam na região do ânus", explicou o perito.

A equipe médica do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), onde a criança foi atendida constatou que o menino tinha sífilis, uma doença sexualmente transmissível caracterizada por feridas nos órgãos genitais e no ânus e é transmitida por meio do contato com essas feridas.

O perito acrescenta que o próprio pai da criança se apresentou ao IML de Parnaíba onde realizou todos os exames para a comparação do DNA encontrado no garoto. "Ele chegou a realizar essa coleta e ele foi por conta própria ao IML ceder esse material genético que usaremos na comparação  com o material encontrado no trato anal da criança", pontuou.

Segundo o perito, o prazo para o resultado ainda pode demorar porquê o exame não é feito em Teresina. "Um perito vai acompanhar esse material até outro estado onde o teste será realizado", concluiu.

A equipe da TV Cidade Verde chegou a entrevistar a família do menino, que afirma que o pai não teria envolvimento no caso.

Rayldo Pereira e Maria Romero
[email protected]

Suspeito de agredir companheira de 54 anos é preso e autuado na Lei Maria da Penha

Um homem de 35 anos foi preso, na manhã desta terça-feira (25), suspeito de agredir a companheira, de 54 anos. Ele foi levado para a Central de Flagrantes de Parnaíba e responderá pelo crime de agressão por meio da Lei Nº 11.340, De 7 de agosto de 2006, mais conhecida como Lei Maria da Penha.

A vítima ficou com diversas marcas pelo corpo e está sob cuidados em uma casa destinada às mulheres vítimas de violência doméstica no município. Ela denunciou na madrugada de hoje.  

O comandante da Polícia Militar de Parnaíba, tenente-coronel Adriano Lucena, reforçou que as mulheres precisam denunciar os seus agressores. 

"É preciso que essas prisões ocorram. Que a mulher tenha o empoderamento para denunciar, e os órgãos do Estado possam dar a resposta no tocante a prisão do agressor e no acolhimento da vítima", ressaltou o comandante.
 
Lucena também comentou em entrevista ao Jornal do Piauí que "a Polícia Militar, através do núcleo especializado, fez o prontoatendimento da senhora, que ocorreu por volta das 5 horas da manhã. A equipe interna fez o acolhimento da vítima enquanto a externa saiu em captura do agressor".  Inicialmente, tanto a vítima como o agressor foram levado à Central de Flagrantes para os devidos procedimentos legais. 


Carlienne Carpaso
[email protected] 

Posts anteriores