Cidadeverde.com

Projeto do novo hospital de Parnaíba é apresentado pela Secretaria de Saúde

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, recebeu nesta quinta, 29, o deputado estadual Zé Hamilton, o presidente da Zona de Processamento de Exportações (ZPE), Paulo Cardoso; e o ex-secretário de Saúde, Mirocles Veras; para apresentar o projeto de reforma e ampliação do novo Hospital Estadual Dirceu Arcoverde(HEDA), em Parnaíba.

O novo HEDA vai dobrar a capacidade de atendimento, que atualmente conta com 120 leitos, entre comuns e de terapia intensiva. A nova estrutura vai contar com 240 leitos, sendo que 30 serão destinados para Unidade de Terapia Intensiva (UTI), entre adulto e neonatal.  Além disso, o Hospital terá seis salas de cirurgia, cinco salas de obstetrícia e nova ambiência na urgência e emergência.

Na apresentação, o secretário apresentou as maquetes, mostrando um ambiente diferenciado, agregando ao HEDA uma nova unidade hospitalar e que terá espaços e equipamentos para atividades de ensino e aprendizagem. 

Atualmente, o Hospital realiza atendimentos em várias especialidades médicas, como ortopedia, neurocirurgia, obstetrícia e neonatologia. Em média, são realizados 22 mil atendimentos na urgência e emergência, com pico de até 27 mil. 

O deputado Zé Hamilton reconheceu os avanços do HEDA e que com a nova estrutura “Parnaíba será efetivamente um polo de saúde e educação”, disse. 

 

Da Redação
[email protected]

Operação: agente é preso vendendo celular por R$ 150 para presos em presídio

  • 9cc8c92a-d401-4487-bbd4-1ee9bc144a49.jpg Ascom /SSP
  • 58cec03c-3af5-44d3-af86-0dec7a39163e.jpg Ascom /SSP
  • 1711dd7b-c62a-4701-8659-76c6cc8f43ca.jpg Ascom /SSP
  • 6307db64-bd7e-498c-a929-4d9b6f679d64.jpg Ascom /SSP
  • a85fd501-5203-4838-b66c-7cefe8710565.jpg Ascom /SSP
  • d1c69e35-12d9-4437-98dd-8aeecab84fe7.jpg Ascom /SSP
  • e48f01a1-b79e-493a-8c0b-45c3f7f6e95b.jpg Ascom /SSP

O delegado Laércio Evangelista, do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco), informou agora pouco ao Cidadeverde.com que um agente penitenciário foi preso em flagrante ao entrar no presídio com um aparelho celular. O equipamento era  para entregar a um preso. A Polícia Civil deflagrou na manhã desta quinta-feira (29) a Operação Penitentes e prendeu três agentes penitenciários em Parnaíba, no litoral do Estado.

Segundo o delegado foi preso o agente José Maria Vieira Sobrinho, 45 anos, dentro do presídio de Parnaíba.

"Ele foi preso em flagrante ao entrar no presídio e iria receber R$ 150,00 do preso pelo celular. O agente seria conduzido coercitivamente, mas efetuamos a prisão em flagrante", contou Laércio Evangelista.

O secretário Estadual de Segurança Pública, Fábio Abreu, está em Parnaíba acompanhando a operação.  Por telefone, ele informou que a operação tem também efeito pedagógico.

"O objetivo é cortar o elo entre agentes e traficantes e mostrar que existe essa ligação e que estamos monitorando", disse Fábio Abreu. 

Atualizada às 8h21 e 10h30

O delegado geral da Polícia Civil, Riedel Batista, informou que, durante as primeiras horas da Operação Penitentes, deflagrada nesta quinta-feira (29), dois agentes penitenciários foram presos suspeitos de facilitarem a entrada de drogas e aparelhos telefônicos na Penitenciária Mista de Parnaíba.  

Nesta operação foram cumpridos dois mandados de prisão, três de busca e apreensão e uma condução coercitiva. Todos relacionados ao combate dos Crimes de Corrupção Ativa e Passiva. 

“Essa investigação em relação aos agentes penitenciários durou quase um ano e visa, sobretudo, impedir que os agentes penitenciários facilitem a entrada de drogas, celulares e outros objetos na Penitenciária de Parnaíba. Nós já temos dois agentes presos, um conduzido e estamos buscando por novas informações”, comentou o delegado. 

A ação é uma parceria da Polícia Civil do Estado, por meio do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco) com a Secretaria Estadual de Segurança. 

Tráfico de Drogas

Juntamente com a Penitentes, a Greco e a Secretaria Estadual de Segurança também deflagrou uma segunda operação que visa combater o tráfico de drogas e a comercialização de armas e munições durante o período de férias, no mês de julho, quando o número de visitações em Parnaíba – e cidades litorâneas na região – recebem grande fluxo de turistas.

Nesta operação estão sendo cumpridos 13 mandados de busca e apreensão. Destes, cinco suspeitos de tráfico já foram presos e drogas e armas foram apreendidas.

A operação, coordenada pela Delegacia Regional de Parnaíba, por meio da Delegacia de Homicídios/Tráfico de Drogas/Latrocínio, conta com o apoio das Delegacias de Luís Correia, Buriti do Lopes e Cocal.

Hoje, às 11 horas, em Parnaíba, será realizada uma entrevista coletiva, na Delegacia Regional. Estará presente o Secretário Fábio Abreu, delegado regional Eduardo Ferreira, delegados Eduardo Aquino, Laércio Evangelista e demais Delegados de Polícia que participaram das operações. 


Carlienne Carpaso e Yala Sena
[email protected] 

 

Governo do Piauí e UFPI firmam parceria e Parnaíba ganhará uma nova Policlínica

Nesta terça-feira (27/06), o secretário estadual de saúde, Florentino Neto, juntamente com o reitor da Universidade Federal do Piauí - UFPI, Dr. Arimateia Dantas e o diretor do campus da UFPI de Parnaíba, Alex Marinho, firmaram uma parceria entre o Governo do Estado do Piauí e a Universidade Federal para a implantação de uma policlínica para Parnaíba.  

A UFPI cederá as instalações físicas, onde atualmente funciona o curso de Medicina, e a Saúde entra com aporte financeiro para a readequação da estrutura e aquisição de equipamentos.

A policlínica possibilitará além de atendimento a população, ao usuário do SUS, em várias especialidades médicas, servirá também como campo de estágio para o curso de medicina da UFPI. Essa integração cada vez maior dos nossos serviços de saúde na cidade de Parnaíba, integrando os serviços da futura policlínica, com os serviços prestados do HEDA, e a UFPI, só reforça a importância do município como polo de saúde.

Fonte: Ccom

MPE-PI: ação visa demolir edificações que obstruem abastecimento da Lagoa do Portinho

Lagoa do Portinho (Foto/Arquivo/CidadeVerde)

O Ministério Público do Piauí ingressou com uma ação civil pública contra o Governo do Piauí para que sejam reparados os danos ambientais causados na região da Lagoa do Portinho, no litoral piauiense. A ação foi ajuizada pela 1ª Promotoria de Justiça de Parnaíba e busca a remoção de todas as edificações que estejam obstruindo o curso das águas de rios e riachos que alimentam a lagoa.

O Promotor de Justiça Antenor Filgueiras Lôbo Neto disse que ação tem como objetivo faze que o fluxo das águas cheguem até a Lagoa.

“É um plano permanente de recuperação da Lagoa do Portinho como um todo, das suas margens, afluentes, dunas, chegando até a orla de Luís Correia. Não vamos citar nomes (de proprietários dessas construções), vamos atacar o problema como um todo. É dever do Estado, já que os governos passados não fizeram nada durante décadas, e todas as essas construções de madeira, alvenaria, de aço, concreto, o que for, devem ser retiradas para desobstruir todo e qualquer evento que venha a fazer com que o água não chegue até a Lagoa”, explicou o promotor. 

O reservatório da Lagoa do Portinho, localizada nos limites entre os municípios de Parnaíba e Luís Correia, em 2015, quase secou por conta da estiagem e situação foi agravada ainda mais devido às obstruções nos canais. 

Para o Ministério Público, o Poder Executivo Estadual negligenciou a fiscalização das construções nas margens de rios e lagoas, abrindo mão do controle sobre o remanejamento das águas de superfície e do lençol freático.

 
Determinação judicial

O MPE-PI requereu determinação judicial para que o Estado do Piauí providencie a demolição, a retirada, a destruição ou a implosão de toda e qualquer edificação ou obstáculo fabricado, existentes nos leitos dos rios Portinho, Brandão, Marruás, Braz, São Miguel, Mundo Novo e outros cursos de água que abastecem a Lagoa do Portinho. A Promotoria de Justiça ainda indica a necessidade da execução de projetos de reestruturação e revitalização, com contenção de dunas e recuperação das margens.

Confira aqui a ação. 

 


Carlienne Carpaso
Com informações do Notícia da Manhã e do MPE-PI 

Mecânico foragido por homicídio é preso em Parnaíba


Dia do crime

A Polícia Civil de Parnaíba prendeu na manhã desta segunda-feira (26) o mecânico Jhonyston Carvalho da Silva, conhecido como "Galego". Ele estava foragido e foi indiciado como coautor do homicídio contra Cledilson Sousa da Cunha, conhecido como 'Nego Cledilson' no dia 24 de setembro de 2016.

Jhonyston tinha um mandado de prisão em abrto contra ele e foi preso pelos investigadores das delegacias de Buriti dos Lopes e de Parnaíba. Ele trabalhava atualmente em uma oficina. 

Segundo as investigações, no dia do crime "Galego" pilotava a motocicleta de sua propriedade, uma Honda Tornado de cor azul, enquanto o executor do crime realizou os disparos contra a vítima, que morreu no local. 

O atirador Maurício Cunha já foi preso preventivamente pela prática do homicídio desde o final do ano de 2016.

 A motivação do crime seria ligada a cobrança de dívida relacionada ao tráfico de drogas, pois os coautores eram envolvidos na atividade ilícita no bairro Broderville.

"Galego" deverá ser transferido para o sistema prisional de Parnaíba nas próximas horas, onde permanecerá a disposição da justiça local.

Rayldo Pereira
[email protected]

Governo autoriza revitalização do Complexo Porto das Barcas

Um dos principais pontos turísticos do Estado, o Complexo Porto das Barcas, em Parnaíba, vai ganhar revitalização em todo o seu conjunto arquitetônico. Após vistoria da Coordenação de Registro e Conservação da Secretaria Estadual de Cultura, foi constatado o comprometimento da estrutura do prédio. O governador Wellington Dias decretou estado de emergência nessa terça-feira (20), com isso, a Secult tem até 180 dias para executar a obra.

O relatório e vistoria técnica apontaram danos à estrutura devido aos impactos ambientais sofridos ao longo dos últimos 10 anos, principalmente na área onde fica atualmente o Museu Náutico e seu entorno.  A Secult já possui projeto elaborado para recuperação do espaço e o valor estimado da obra é de aproximadamente R$ 8 milhões.

“Além de revitalizar, o projeto também objetiva a valorização do conjunto arquitetônico e instalação do Museu do Mar e do Ponto de Cultura”, conta a coordenadora de registro e conservação, arquiteta Patrícia Mendes.

O projeto também contempla instalação de ateliê, livraria, restaurante e parque das ruínas, que funcionarão no local. O complexo também ganhará novos projetos de iluminação e sinalização, que além de valorizar a arquitetura, também facilitará a orientação e visitação turística.

“Nós vamos fazer a obra parcialmente, vamos priorizar primeiro os pontos críticos para evitar danos ao patrimônio e depois expandimos para as outras áreas”, conta o secretário estadual de Cultura, Fábio Novo.  

PORTO DAS BARCAS

Localizado na cidade de Parnaíba, às margens do rio Igaraçu o local foi construído no século XIX. De grande importância histórica, é constituído de antigos prédios da alfândega; cais, pátios, velho dique, becos e vielas. A fachada principal é de composição neoclássica, e o conjunto foi restaurado e transformado em centro cultural.

O ambiente rústico, as ruas estreitas e os prédios históricos complementam a paisagem do local. No Porto das Barcas é possível encontrar artesanato da região e quadros pintados por artistas plásticos parnaibanos, além de peças de outras cidades do Piauí, como a opala de Pedro II e a arte santeira de Teresina.  

Suspeitos de homicídio em Parnaíba são presos no Distrito Federal

Foto: Folha de Parnaíba

Dois suspeitos de participação na morte de um jovem no mês de maio, em Parnaíba, foram presos na tarde deste sábado (17) em Ceilândia (DF). A ação envolveu a Delegacia de Homicídios, Tráfico de Drogas e Latrocínio de Parnaíba e o Núcleo de Inteligência da Planície Litorânea, com apoio da Polícia Civil do Distrito Federal.

Gilvan Oliveira Marques, conhecido como "Biscoito", e Diego Maradona dos Santos Barros, foram presos pela morte do 
jovem Rômulo Santos Vieira, ocorrida no dia 2 de maio no bairro Piauí, em Parnaíba. O adolescente foi assassinado a tiros por um homem que passava no local em uma moto. 

A investigação policial aponta que Diego Maradona seria o motoqueiro autor do crime, cometido a mando de "Biscoito". O crime teria sido motivado por uma dívida do adolescente relacionada ao tráfico de drogas. 

A dona da moto, Najala dos Santos Barros, irmã de Diego, já havia sido presa na semana passada em Parnaíba, quando tentava fugir para o Distrito Federal. 

Diego Maradona já foi indiciado por tráfico de drogas em processo que tramita desde 2011. Já Gilvan tem pelo menos três processos na Justiça, que vão de tráfico de entorpecentes a até corrupção de menores. Os dois serão recambiados para Parnaíba nos próximos dias. A juíza Maria do Perpétuo Socorro Ivani de Vasconcelos, da 1ª Vara Criminal de Parnaíba, expediu mandados de prisão por 30 dias para os dois. 

Fábio Lima
[email protected]

Sem energia, Detran de Parnaíba funciona com gerador alugado

Atualizada terça-feira (13) as 13h45

A sede Detran de Parnaíba está há pelo menos uma semana dependendo do fornecimento de energia feito por um gerador alugado. O equipamento tem provocado reclamações da comunidade por conta do barulho e está instalado próximo da  entrada do prédio.

O PPtran da Polícia Militar que fica ao lado do Detran e que também depende da mesma energia, sofre com o gerador que é desligado após o expediente a uma hora da tarde e todos ficam no escuro e sem ar-condicionado.

A assessoria de imprensa do órgão esclareceu que o uso do gerador só foi necessário por conta de intermitência no serviço de fornecimento de energia. Ainda segundo a assessoria do Detran, a Eletrobras já foi notificada do problema e o órgão aguarda o serviço da empresa. O detran alega que havia risco de queima de equipamentos caso o gerador não fosse instalado.

O órgão afirmou ainda não ser possível esclarecer o valor gasto com o aluguel do equipamento. O Cidadeverde.com fez contato com a Eletrobras que se posicionou através de nota esclarecendo que realizou a substituição do transformador. A empresa acrescenta ainda que não foi notificada pelo Detran. 

Veja a nota na íntegra:

A Eletrobras Distribuição Piauí esclarece que substituiu, na manhã desta terça-feira (13), o transformador que atende à sede do Detran em Parnaíba.

Uma equipe mediu, hoje, a tensão da energia elétrica no transformador que estava instalado e foi detectada normalidade no equipamento. “Não foi encontrada irregularidade na qualidade da energia que justificasse utilização de gerador nesta unidade consumidora. Mesmo assim, instalamos um transformador com maior potência”, garante o líder de Serviços Técnicos da Região Norte, Ladmo Gurgel.

A Distribuidora destaca ainda que não há registro de solicitação de serviço para sede do Detran em Parnaíba.

Rayldo Pereira
[email protected]

ZPE Parnaíba representa oportunidades para os cerrados

 

A ZPE Parnaíba foi a principal referência do “Seminário ZPE – Zona de Processamento de Exportação: Oportunidade de Investimento para o Agronegócio do Piauí” realizado neste dia 2 de junho no Campus da Universidade Federal do Piauí (UFPI), numa iniciativa do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), por meio da Secretaria do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (SE/CZPE), em parceria com a Associação de Produtores de Soja e Milho do Piauí (Aprosoja Piauí), a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e a Companhia Administradora da Zona de Processamento de Exportação do Estado do Piauí (ZPE Parnaíba). O governador do Piauí, Wellington Dias, foi representado pelo secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e tecnológico, José Icemar Lavor (Nerinho), que reforçou o compromisso do governador com o fortalecimento da economia do Estado.

“O seminário esclareceu muita coisa sobre o regime de ZPE.  E podemos de repente está perdendo oportunidade de utilizar esses benefícios que foram apresentados aqui pela Sudene ou pela própria ZPE de Parnaíba”, disse Altair Fianco, diretor-presidente da Associação de Produtores de Soja e Milho do Piauí(Aprosoja/PI), e que foi um dos palestrantes do evento. Ele fez esta declaração se referindo às experiências sobre ZPE, apresentadas pelo coordenador do ministério Leonardo Santana e pelo presidente da ZPE Parnaíba, Paulo Cardoso. Fianco acredita que a distância física entre os cerrados piauienses e a ZPE Parnaíba não será impedimento para as oportunidades de negócios. “Hoje todo o setor agrícola roda em cima de pneus. Toda a nossa produção aqui do cerrado é exportada pelo porto de Itaqui, por ser um porto graneleiro... essa distância está dentro da nossa realidade de negociação”, ponderou.

As duas palestras reuniram informações específicas sobre o regime de ZPE e as formas de acesso dos empresários aos benefícios tributários, cambiais e logísticos garantidos pela legislação vigente no país, e também sobre as oportunidades de negócios oferecidas pela ZPE Piauiense. “O seminário atendeu os seus objetivos de divulgar o regime de ZPE, especialmente por ter acontecido dentro da Universidade Federal do Piauí, onde muitos estudantes ouviram falar neste assunto pela primeira vez”, explicou Leonardo.
 
O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e tecnológico, Nerinho, ressaltou que o seminário realizado pelo MDIC e a ZPE Parnaíba esteve de acordo com as recomendações do governador Wellington Dias para que haja intercâmbio entre a ZPE e os Produtores dos Cerrados, além do relacionamento com outros setores produtivos.

Em sua fala o presidente da ZPE Paulo Cardoso destacou o bom momento em que passa o agronegócio no país e no Piauí. "O setor do agronegócio brasileiro, e em destaque do Piauí, está em ótima fase, batendo recordes de produção e aumentando os investimentos no setor. Isso significa que é um momento de oportunidades para industrializar e agregar valores a essas matérias primas, permitindo assim maior geração de empregos e riquezas para o estado", disse.

O coordenador-geral de incentivos da Sudene, Silvio Carlos Silva falou sobre as isenções e outros incentivos oferecidos pelo órgão através das suas linhas de financiamento, como o FNE e o FNDE, todas através do Banco do Nordeste. No tocante ao regime de ZPE, Paulo Cardoso e Leonardo Santana reforçaram que as empresas têm suspensão de todos os impostos federais e estaduais, contribuindo com a viabilidade dos empreendimentos.

Fonte: Ascom

Segundo envolvido em execução de taxista é preso em Parnaíba

A Polícia Civil, através da Delegacia de Homicídios/Tráfico de Drogas/Latrocínio de Parnaíba, prendeu Gabriel Henrique do Nascimento Cavalcante, de 18 anos de idade. Gabriel é o segundo suspeito de envolvimento no latrocínio do taxista Francisco Benevaldo de Sousa e Silva, ocorrido no dia 05 de abril. A prisão ocorreu no final da manhã desta segunda-feira(05), onze dias após a apreensão do adolescente coautor do delito.

Gabriel foi encaminhado para a sede da Delegacia de Homicídios onde prestou esclarecimentos através de interrogatório. Ele confessou participação no evento, porém negou ter desferido qualquer golpe de faca contra a vítima ou qualquer ato violento contra esta, afirmando que apenas acompanhou o adolescente.

"Segundo o relato do primeiro preso, ele teria segurado o pescoço do taxista durante o assalto, mas não esperavam reação do idoso, que acabou morto com 15 facadas desferidas pelos dois", acrescenta o delegado Eduardo Aquino.

O indivíduo será encaminhado ainda hoje à Penitenciária mista de Parnaíba, após a realização de exame de corpo de delito no IML, e ficará a disposição da justiça local.

Rayldo Pereira
[email protected]

Posts anteriores