Cidadeverde.com

Equipe da SEINFRA visita áreas de alagamentos em Parnaíba

A prefeitura de Parnaíba, através da Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA) esteve presente em  vários pontos de alagamentos após as fortes chuvas que ocorreram na cidade durante o inicio do final de semana. O trabalho foi vistoriado pessoalmente pela Secretária Maria das Graças Moraes Souza Nunes, técnicos e coordenadores da secretaria.

A secretária falou que a vistoria é para se fazer um levantamento e posteriormente iniciar um trabalho de prevenção. Ela também cita que é inviável uma obra de grande porte de imediato, mas garante que já esteve com o presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) Henrique Pires para tratar do assunto e viabilizar recursos para resolver o problema.

“Viemos fazer o levantamento para saber como está de fato a situação. No inicio do ano recuperamos as bombas, agora estamos testando se deu certo a evasão após o conserto delas. Também vamos intensificar o serviço de prevenção com a limpeza e manutenção das bombas. Isso é um problema que requer tempo e recursos e nós estamos trabalhando nesse sentido” disse a secretária. 

A Secretária esteve também no famoso Piscinão da Rua Anhanguera no bairro Piauí, um dos pontos mais críticos da cidade. Ela falou ainda que todas as bombas estavam queimadas ou danificadas e a SEINFRA desde janeiro trabalha no sentido de mantê-las funcionando. 

Fonte: Ascom
[email protected]

Mão Santa vistoria áreas rurais de Parnaíba penalizadas pela falta d’água

Nesta quarta feira (8) o prefeito de Parnaíba, Mão Santa (SD), na companhia de técnicos da Fundação Nacional da Saúde (Funasa), juntamente com engenheiros da prefeitura, visitaram algumas comunidades rurais que  sofrem com falta d’água.  Agora por meio da assinatura de um termo de cooperação técnica, a Funasa e o município trabalharão em conjunto diversas obras para sanar em definitivo a escassez de água na região. 

O grupo visitou as comunidades de Bela Vista, Baixa da Carnaúba, Rebentão do Olho D’Água, Assentamento Cajueiro e Assentamento do Prato. Além do prefeito, fez parte da comitiva o superintendente da Funasa no Piauí, Gilberto Antônio Neves, o engenheiro Hélio Barbosa, a técnica laboratorista, Lucinete Pereira, a educadora de saúde ambiental da Funasa, Danda Oliveira, engenheiros da prefeitura, além da secretária municipal de Infraestrutura, Maria das Graças Moraes Souza.

“Depois de três encontros saímos em campo e  com as inspeções e análises feitas pelos técnicos, será feito o projeto final para logo em seguida ser executado. Temos uma zona rural pequena e nossa região é banhada por três rios, de forma que não podemos mais aceitar que as comunidades sejam abastecidas com carro pipa”, afirmou Mão Santa.


Fonte: Superintendência de Comunicação - PMP
[email protected]


 

Presidente da Câmara, Rodrigo Maia, recebe representantes da ZPE Parnaíba para tratarem do fortalecimento do setor

O presidente da Companhia Administradora da Zona de Processamento de Exportação do Estado do Piauí (ZPE Parnaíba), Paulo Cardoso e o Diretor Administrativo Carlos Teles acompanhados pelo presidente da Associação Brasileira das ZPEs, Helson Braga e pelo deputado federal Júlio César, foram recebidos pelo presidente da Câmara Federal, deputado federal, Rodrigo Maia. O objetivo da reunião realizada na presidência na Câmara foi pedir a colocação na pauta de votação o Projeto de Lei que amplia a competitividade das Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs) em todo o país, o que refletirá também na capacidade de atração de investimentos da ZPE Parnaíba.

“O presidente Rodrigo Maia se dispôs a encaminhar a matéria para o plenário o mais breve possível, demostrando sensibilidade para com a matéria”, disse Paulo Cardoso. O projeto, que já passou pela etapa de discussões no Senado Federal, também já foi analisado pelas comissões técnicas da Câmara Federal e agora está pronto para apreciação do plenário. “A aprovação deste projeto é um grande avanço para as ZPEs e, em especial, para a ZPE Parnaíba”, previu Helson Braga da ABRAZPE.

Na mesma viagem a Brasília, o presidente da ZPE, Paulo Cardoso, e o presidente da Abrazpe, Helson Braga, estiveram também em reunião com o presidente da Confederação Nacional da Indústria, João Henrique de Almeida Sousa, e com o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Piauí, Moraes Souza Filho, com o mesmo objetivo de conseguir apoio para a aprovação do projeto de lei que reestrutura as ZPEs brasileiras, ampliando a competitividade de todas elas, trazendo maiores benefícios para ZPE Parnaíba.

A Zona de Processamento de Exportações do Estado do Piauí, a ZPE Parnaíba, e um dos principais projetos de desenvolvimento do Estado do Piauí, acompanhados de perto pelo governador Wellington Dias. O governo do Estado já investiu mais de 40 milhões na estrutura existente, e em obras complementares que deverão ser concluídas ainda este ano.  A primeira indústria da ZPE, a Agrocera, já iniciou as suas atividades produtivas e exportadoras. Cerca de 200 toneladas do produto já foram exportadas para os mercados europeu e asiático. A segunda indústria se encontra em fase de montagem dos seus equipamentos, para iniciar em breve a produção e exportação de pellets e briquetes, que são espécies de matrizes energéticas consumidas em caldeiras industriais e em lareiras nos países de clima muito frio.


Fonte: Ascom
[email protected]

 

Capitania dos Portos garantirá segurança aquática no Carnaval de Parnaíba

Assim como as demais forças de segurança, a Capitania dos Portos do Estado do Piauí se prepara para garantir a segurança nas áreas aquáticas durante os quatro dias de folia do Carnaval 2017.

De acordo com o comandante da Capitania, o Capitão de Fragata Paulo Antônio Carlos, a Marinha vai trabalhar com todo o efetivo, com equipes espalhadas pelos pontos de maior número de embarcações. Os profissionais estarão com equipamentos medindo o teor de álcool no sangue dos condutores dos barcos e, caso alguém seja pego em flagrante, será enquadrado e poderá responder aos procedimentos legais.
 
Ele orientou os proprietários de embarcações e fazerem revisões nos equipamentos, verificando se está tudo dentro das normalidades, com os coletes salva-vidas, se há extintores de incêndio e se as pessoas estão devidamente habilitadas a conduzir as embarcações.
 
“Alertamos também para os condutores sempre manterem distância dos banhistas e não fazer a junção de condução de embarcação com bebida alcoólica. Estaremos na área coibindo esse tipo de comportamento”, garantiu.

Fonte:Ascom
[email protected]

Presídio de Parnaíba muda de comando e novo diretor anuncia construção de UBS

O capitão da Polícia Militar,  Antônio Gilson da Costa Rodrigues, assumiu o comando da Penitenciaria Mista Juiz Fontes Ibiapina, em Parnaíba. O novo gestor estabeleceu metas e anunciou a construção de um anexo onde funcionará uma Unidade Básica de Saúde (UBS). 

"Será feita uma reforma no posto de saúde que, atualmente, não atende a necessidade devido a quantidade de detentos. Vamos contar com uma UBS no presídio onde funcionará os setores de assistência social, psicologia, uma sala para médicos, outra para enfermerios. Tudo isso em um anexo só", disse o capitão Gilson. 

O novo gestor prometeu melhorias na alimentação dos detentos, bem como metas a serem cumpridas em outras áreas. A Penitenciária Mista de Parnaíba está localizada na segunda maior cidade do Piauí. O presídio tem capacidade para 180 presos, mas abriga quase 500. 

"Temos um plano de trabalho e vamos dar continuidade ao trabalho do gestor anterior. Na semana passada, tivemos uma reunião com o secretário de Justiça e a orientação é que todos os gestores de presídios trabalhem metas", finaliza o capitão Gilson da Costa. 


Com informações Notícia da Manhã
[email protected]

Homem é preso suspeito de estuprar jovem com doença mental

O homem identificado como Francisco das Chagas Magalhães foi preso em flagrante após tentar estuprar uma jovem de 24 anos com doenças mentais em Ilha Grande, município no litoral do Piauí. O homem foi flagrado por dois lavradores da região que o viram se aproximando de um matagal próximo a residência onde ela mora. 

"Os lavradores encontraram os dois já despidos no matagal. Um deles foi até o posto da Polícia enquanto o outro tentava segurar ele.  Ele estava com uma barra de ferro e tentou agredir o lavrador que estava com uma enxada trabalhando quando acabou atingindo o suspeito que perdeu parte dos dedos", relatou o cabo Mauro Eduardo da Polícia Militar.

O caso foi levado para a Delegacia da Mulher de Parnaíba que cuidará da investigação. "A vítima comprovadamente doente mental tem uma curatela interditada - a curadora é a mãe. Ela foi levada para o matagal pelo Francisco das Chagas Magalhães e ele foi flagrado por dois lavradors. O processo está na delegacia da mulher e em 10 dias será encaminhado para o fórum", afirmou a delegada Maria de Jesus Pereira Bastos.

A vítima agora passa por acompanhamento psicológico.

Rayldo Pereira
[email protected]

Parnaíba será 1ª a receber curso de Processo Judicial Eletrônico gratuito

A Justiça está implantando, de maneira gradativa, o Processo Judicial eletrônico (PJe) em todas as suas instâncias, visando, principalmente, garantir celeridade ao andamento dos processos. Pensando nisso, a Escola Superior de Advocacia (ESA-Piauí) e a Caixa de Assistência dos Advogados (CAAPI) firmaram parceria para promover o “PJe Itinerante” em todas as Subseções da OAB-PI no Estado, com cursos inteiramente gratuitos aos advogados.

A medida faz parte do projeto de Interiorização das ações da ESA-Piauí, como explica a diretora geral Naiara Moraes. “Nosso objetivo é levar um curso de qualificação básico para que os advogados possam utilizar essa ferramenta. Com isso, retomamos o projeto de interiorização da Escola, com essa novidade em relação ao ano passado”, frisou.

O primeiro município a receber o Pje Itinerante será Parnaíba, nos dias 10 e 11 de fevereiro. Os interessados devem dirigir-se a sala da Caapi na subseção para realizar a inscrição. O curso terá carga horária de 8 horas/aulas, de teoria e prática.

 “Desde que assumimos a CAAPI o nosso compromisso é de modernizar e interiorizar nossas ações, levando vantagens e benefícios que valorizem o profissional da advocacia e que faça diferença no seu dia a dia. O Processo eletrônico é uma ferramenta que possibilita a agilidade de 80% nos processos e um melhor acompanhamento dos mesmos. Os Tribunais brasileiros estão se modernizando e é preciso que os advogados estejam preparados para essa nova realidade", comentou o presidente da CAAPI, Rafael Orsano.

Já foi definido um cronograma dos cursos em cada subseção. Para mais informações, entre em contato com a Seccional pelos telefones: (86) 2107-5823 ou 3221-2110.

Confira abaixo o calendário:
Parnaíba – 10 e 11/02
Oeiras – 17 e 18/02
Campo Maior – 03 e 04/03
Piripiri – 10 e 11/03
São Raimundo Nonato e Floriano – 17 e 18/03
Picos e Valença – 24 e 25/03
Água Branca – 07 e 08/04
Bom Jesus e Corrente – 14 e 15/04

Da Redação
[email protected]

PRF prende motorista que atropelou e matou desafeto de propósito

 


Policiais Rodoviários Federais prenderam um motorista de caminhão que atropelou e matou um homem na BR-343, no município de Parnaíba, distante 318 quilômetros de Teresina, no domingo (5).  A PRF foi acionada por populares que garantiram que o condutor provocou o atropelamentando de forma proposital e que a vítima era um desafeto seu. 

Uma equipe da  PRF  se deslocou com o objetivo de abordar o caminhão. Chegando na localidade Baixa da Carnaúba os policiais avistaram o veículo  em alta velocidade e realizando manobras perigosas, não atendendo a ordem de parada das viaturas da Polícia Militar. 

Desta forma, a viatura PRF foi posicionada para tentar parar o caminhão. Entretanto, ao dar ordem de parada, o motorista não parou e jogou o veículo em direção aos policiais. Depois disso a guarnição se dirigiu ao posto PRF para uma nova tentativa de abordagem, posicionando vários cones na via a fim de tentar parar o veículo em fuga. 

O caminhoneiro desrespeitou novamente a ordem de parada e passou com o caminhão em alta velocidade por cima dos cones posicionados, quase atropelando os policiais.  Foi realizado novo acompanhamento tático  com o intuito de  fazer o  motorista parar devido à forma perigosa de dirigir do condutor do caminhão que colocando em risco vários usuários que trafegavam na via.

Após mais de 20 quilômetros de acompanhamento e depois de recusa do caminhoneiro em parar o veículo, foram realizados disparos nos pneus dos eixos traseiros do caminhão.

Mesmo com alguns de seus pneus furados o condutor não parou. Em seguida, o caminhoneiro seguiu pela BR 402 sentido Maranhão. Continuando o acompanhamento tático, novas ordens de parada eram dadas, mas o condutor seguia.

Novas ordens de parada foram dadas e o caminhoneiro se recusava a parar. “Era possível ver o condutor gritando que não pararia de maneira alguma seu veículo”, relatou um dos policiais. Após mais 14 quilômetros de acompanhamento tático pela BR 402, caminhão e equipes policiais adentraram ao estado do Maranhão pela MA 345 sentido Araioses. 

10 quilômetros após a entrada no estado do Maranhão  o veículo apresentou problemas mecânicos devido a falta de pneus em seus eixos traseiros, ocasionando a parada do mesmo na localidade Lagoa das Cafusas, zona rural de Araioses. 

No local foi identificado como  inciais J.J.C.F, de 60anos. O caminhoneiro confessou que atropelou e matou propositalmente um desafeto seu, o senhor R.C.S.  e que só parou seu caminhão porque este não conseguiu mais rodar.  

Foi abordado o veículo M.BENZ/L 1113 de placa MXM-0578. Com eles, foram apreendidas duas facas. 

O motorista foi autuado nos crimes de homicídio e tráfrego em velocidade incompatível com a segurança. 

 

Da redação
[email protected] 

Parnaíba registra segunda suspeita de Febre Amarela no município

O chefe de endemias da Secretaria de Saúde de Parnaíba, Vitor Dourado, informou que o munícipio registrou a segunda suspeita de Febre Amarela. Um caminhoneiro, que não teve a identidade nem a idade revelada, está passando por uma bateria de exames para identificar se está com a doença. Dois dos exames já deram negativo para a doença, mas ele permanece em observação. 

“Segundo informações que obtivemos, ele chegou ao hospital nesta semana e, inicialmente, foi a uma UBS e depois veio ao Centro de Controle de Zoonose para a retirada do sangue, pois ele veio do Pará e por lá a incidência da malária é grande. Já foi coletado o sangue, e os dois primeiros testes deu negativo para malária”, declarou. 

Depois de anos, o primeiro caso registrado no Piauí foi na semana passada, também em Parnaíba. Uma criança de 9 anos foi transferida para Teresina e passa por exames, alguns resultados já descartaram a possibilidade dela estar com dengue, zika ou Chikungunya.  A criança veio da cidade de Manhuaçi, em Minas Gerais. Dados da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais confirmou, nesta quinta (2), 51 mortes por febre amarela. Outros 77 óbtios ainda são investigados. 

Equipes do Controle de Endemia está analisando material colhido no bairro em que a criança mora em Parnaíba.  Além disso, Vitor Dourado ressaltou que os agentes estão realizando visitas domiciliares, orientando os moradores e observando possíveis criadores de mosquito em todo o município.

 

Carlienne Carpaso
Com informações do Jornal Cidade Verde
[email protected]  

Polícia Federal cumpre mandado contra comércio ilegal de anabolizantes no Piauí


Material apreendido durante a Operação Veneno (Foto: PF)

A Polícia Federal (PF) cumpriu um mandado de condução coercitiva no município de  Parnaíba, no litoral do Piauí, envolvendo o comércio ilegal de anabolizantes no país. Na região também foi cumprido um mandado de busca e apreensão de mercadorias. O delegado Arthur Emílio disse ao Cidadeverde.com que um rapaz, que não teve a identidade revelada, já prestou esclarecimentos e foi liberado. Não deve ocorrer outras conduções no Piauí. 

Além do Piauí, outros nove estados participam da “Operação Veneno”, que foi deflagrada nesta sexta-feira (03).  

Ao todo, estão sendo cumpridos 12 mandados de busca e apreensão e 13 de condução coercitiva, todos expedidos pela Justiça Federal de Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da capital. 

Em Goiás, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão e dois de condução coercitiva, todos em Aparecida de Goiânia. Os demais são realizados em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Tocantins, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Piauí, Ceará e Santa Catarina.

Até o momento não há registro de prisões, mas os investigados devem responder pelos crimes de contrabando e falsificação de produtos. Se condenados, eles podem ficar presos de 10 a 15 anos.

De acordo com a Polícia Federal, “os anabolizantes investigados têm origem estrangeira, não têm registro da Vigilância Sanitária e não apresentam as qualidades exigidas para o comércio. A PF apurou ainda que os produtos eram enviados para várias cidades do país através dos Correios de Goiânia”, disse a corporação em nota oficial à imprensa. 

Durante a apreensão do material, a investigação constatou que “os frascos usados na venda dos produtos eram rotulados como óleos de plantas, como laranja, maracujá, gengibre, manga, cravo, canela e abacate”.

Inicialmente, a corporação relata que identificou destinatários nas cidades de Santa Maria (RS), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Santa Rita (PB), São Leopoldo (RS), Porto Nacional (TO), São Paulo (SP), Parnaíba (PI), Erechim (RS), Camocim (CE) e Joinville (SC).

 

Carlienne Carpasoc
[email protected]
Com informações da Polícia Federal de Goias 

Posts anteriores