Cidadeverde.com

Setre entrega certificados de cursos profissionalizantes em Parnaíba

A Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Setre), realizou no último sábado (07), a certificação dos cursos profissionalizante em Embelezamento e Corte e Costura promovidos pelo Programa Setre nos Municípios, no Bairro São Vicente de Paula em Parnaíba.

O Secretário de Estado do Trabalho e Empreendedorismo, Gessivaldo Isaías esteve presente durante a solenidade e falou sobre a importância dos cursos para os beneficiados, que oferece à população a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho.

“Os cursos sem dúvidas é de grande importância, aqui oferecemos o primeiro degrau para essas pessoas que é a oportunidade de ingressar ao mercado de trabalho qualificados. Fico bastante feliz em saber que estamos contribuindo para isso. A profissionalização é muito importante e devido à crise no nosso País e a ausência de empregos, é necessário ter uma boa qualificação para competir a uma vaga no mercado de trabalho e mostrar o seu diferencial. E claro, essas pessoas também terão a oportunidade de ter seu próprio negócio, e tenham também a capacidade de ter sua própria renda”, afirmou o Secretário.

No total, 93 alunas receberam a certificação na solenidade. A noite contou também com desfile das alunas com produções produzidas por elas durante os cursos de Embelezamento e Corte e Costura.

Estiveram presentes também à primeira-dama e Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, Adalgisa Moraes Souza e demais lideranças da cidade e região.

 


[email protected]

Vaca é flagrada tomando água em bebedouro de escola em Parnaíba

A foto de uma vaca bebendo água em um bebedouro viralizou na internet. O flagrante teria sido realizado na escola municipal Francisco das Chagas Vieira, no bairro São Vicente de Paula, em Parnaíba, litoral do Piauí. 

A imagem inusitada também tem gerado muitos memes.

A TV Cidade Verde tentou contato com a direção da escola, mas não obteve retorno. Contudo, a informação que o flagrante foi realmente feito na escola pública foi confirmada. 

Com informações Notícia da Manhã
[email protected]

Mão Santa reage às declarações de seu vice e diz: "Parnaíba tem prefeito"

O prefeito de Parnaíba, Mão Santa, reagiu às declarações do seu vice, Samarone Ferreira, de que está sendo excluído da administração do município. Ontem, o vice-prefeito disse à TV Cidade Verde que está sendo colocado de lado, o que terminou por gerar um rompimento com Mão Santa.

"O Mão Santa dizia que íamos ganhar junto e administrar junto. Comigo ele cumpriu com a metade. Ganhamos, mas na hora de administrar eu fiquei do lado de fora. Eu acho que tenho muito o que contribuir com essa cidade", disse Samarone.

Em resposta, Mão Santa disse que a cidade tem prefeito e que não governa para empresário. Disse ainda que atendeu às reivindicações de Samarone, como nomeações a pedido o vice.

"Aumentei o gabinete dele. Era um cubículo. Nomeei os pedidos dele, num posso nem analisar, pois sou ético, correto. Dei ainda para ele acumular a Secretaria de Defesa Civil. Agora, nós enfrentamos turbulência e esse partido que ele foi nos combateu aqui. Mas é um direito e eu desejo a felicidade dele. Agora, quem dá as cartas aqui sou eu. Parnaíba tem prefeito, e bom, e comprometido. O combustível meu é o amor. É um governo da legalidade, da moralidade. Tem gente que quer tomar conta da gasolina, luz, mas tem a licitação. Isso aqui não é para servir a empresário, temos que servir ao funcionário”, desabafou Mão Santa.

As rusgas entre prefeito e vice começaram logo após a vitória nas urnas e aumentaram após Samarone se filiar ao PSC. O vice também foi visto ao lado do ex-prefeito de Parnaíba, Florentino Neto.

Veja o que disse Samarone à TV Cidade Verde ontem:

Hérlon Moraes
[email protected]

Detentos aproveitam banho de sol e fazem tumulto na penitenciária de Parnaíba

O sistema prisional do Piauí registrou mais uma tumulto em menos de três dias. Após o motim realizado na Penitenciária Vereda Grande, em Floriano, neste sábado (23), foi a vez dos detentos da Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina, em Parnaíba, iniciarem uma confusão. 

O Cidadeverde.com apurou que cerca de 60 detentos de duas alas da unidade prisional aproveitaram o banho de sol para começar um distúrbio na penitenciária. 

Segundo a secretaria estadual de Justiça (Sejus), os presos se revoltaram ao tomarem conhecimento que não seria permitida a entrada de sacolas com material trazido pelos familiares na visitação neste domingo (24). A abertura está prejudicada desde o início da greve dos agentes penitenciários, deflagrada no último dia 11 de setembro. A paralisação da categoria tem com objetivo conseguir reajuste salarial e melhoria nas condições de trabalho, dentre outros pontos. 

Ontem, durante a operação policial que forçou a entrada de visitantes da Casa de Custódia, o diretor jurídico do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí, Vilobaldo Carvalho, disse que “os presos estão mandando no Estado”. 

“Eles fazem exigências, o Estado cede. Os presos já têm direito a três refeições diárias e não há necessidade de regalias. Trazem até picanha e gel de cabelo", disse Vilobaldo Carvalho.

Durante a confusão que ocorreu hoje na Penitenciária Mista de Parnaíba os presos se negaram a retornar para as celas. A Sejus garante que o distúrbio não causou depredação da estrutura do presídio.

A Sejus afirma, ainda, que a confusão rapidamente controlada e a unidade prisional já se encontra estabilizada.


Izabella Pimentel
[email protected] 

Rixa por venda de lixo reciclável motivou morte de jovem em Parnaíba

A Delegacia de Combate ao Homicídio, Tráfico de Drogas e Latrocínio – DHTL prendeu o suspeito de  assassinar Irmael dos Santos Oliveira, 21 anos.  O crime aconteceu nessa sexta-feira (22) no Aterro Sanitário de Parnaíba, distante 318 quilômetros de Teresina, e de acordo com a Polícia Civil, foi motivado por uma rixa referente à venda de resíduo reciclável. 

Luíz Felipe Sousa da Conceição, 23 anos, foi preso ainda na noite de ontem. Ele é suspeito de matar Irmael a facadas após uma discussão que ocorreu no aterro sanitário. A DHTL recebeu a informação de que Luíz estaria recebendo atendimento no Hospital Regional de Parnaíba, por também ter sido lesionado com um golpe de faca pelo irmão da vítima, que tentou defender o parante durante a agressão.

As investigações da Polícia Civil  apontam que o suspeito é muito temido no aterro sanitário e já teria lesionado outras pessoas, que não procuraram as autoridades por temor de represálias. 

Luíz Felipe Sousa da Conceição foi autuado em flagrante por homicídio qualificado e as investigações do caso continuam. 


Izabella Pimentel
[email protected] 

Briga entre catadores de lixo acaba com morte no lixão


 

Uma discussão entre catadores de lixo no Aterro Sanitário de Parnaíba terminou em morte. Um homem ainda não identificado foi morto a facadas e o seu corpo foi encontrado no lixão da cidade, que fica as margens da BR-402, que dá acesso ao Ceará. O suspeito de matar o rapaz está em estado grave no hospital regional Dirceu Arcoverde. 

Até o momento, não há informações oficiais da causa da discussão. O crime ocorreu por volta das 16 horas desta sexta-feira (22). 

O comandante do 2º Batalhão, tenente coronel Adriano Lucena, disse que as informações estão sendo investigadas.  Os comentários são de que houve uma discussão entre os catadores quando um pegou uma faca e golpeou o outro, que morreu no local. Quando o irmão do que morreu viu a situação, tentou socorrer esfaqueando o suspeito. 

“Nós não sabemos ao certo o que houve. Ligaram para a polícia e fomos até o local. Encontramos o corpo do homem já morto no chão. Os comentários são de que essas pessoas, pelo menos umas quatro, vivam discutindo entre eles”, disse o comandante.

“Não podemos confirmar se realmente foi isso que aconteceu, pois não sabemos se tinha outras pessoas no local no momento da discussão. Estamos verificando”, ressaltou Lucena.  

A Polícia até o momento não repassou os nomes dos envolvidos no crime. 

 

Carlienne Carpaso
[email protected] 

Número de veículos cresce 40% em Parnaíba nos últimos anos

Em Parnaíba nos últimos anos, o número de veículos em circulação aumentou mais de 40%, segundo a série histórica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Em 2010, havia 46.967 veículos licenciados no segundo maior município do Piauí. Já no ano passado, este número chegou a 81.025.

No ranking dos mais utilizados, as motocicletas são quase a metade dos veículos automotores que trafegam em Parnaíba, totalizando 40.191. Os carros de passeio são 21.352, seguidos pelas motonetas (11.225) e caminhonetes (4.062). Os números do IBGE revelam ainda que existem 1.288 caminhões, 301 ônibus e 113 micro-ônibus.

No Piauí, Parnaíba só perde para a capital Teresina em números, ocupando a 179ª posição entre todas as cidades pesquisadas no Brasil. Se levado em conta a população, estimada em 150, 5 mil habitantes, é como se houvesse quase um veículo para cada dois moradores, sendo um carro para cada oito pessoas e uma motocicleta para cada 4 cidadãos.


Fonte: portalcostanorte

Obras do Centro de Reabilitação de Parnaíba serão concluídas em 2018

O secretário da Estado dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Mauro Eduardo, visitou, juntamente com o deputado estadual Dr. Hélio Oliveira, as obras do Centro Especializado em Reabilitação de Parnaíba Daniely Dias. As construção está em andamento com a previsão de entrega para o próximo ano. "Nosso objetivo é descentralizar os serviços de reabilitação no Piauí, e aqui vamos proporcionar atendimento às pessoas da região Norte", afirmou Mauro Eduardo.

O Centro oferecerá os serviços de Reabilitação Visual, Auditiva, Física e Intelectual. A estimativa é que a unidade tenha a capacidade de atender cerca de 700 pacientes por mês. Os recursos para a construção do? Centro de Rebailitação de Parnaíba estão garantidos. Uma emenda da deputada federal Rejane Dias destinou o valor de R$, 4,5 milhões. O projeto está orçado em R$ 5 milhões e também conta com recursos do tesouro estadual. O secretário afirmou que o compromisso do Governo do Estado é de melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência. 

Passo a Frente

Ainda em Parnaiba, O secretáraio da Seid acompanhou o o início dos trabalhos o Programa Passo a Frente na região. A Secretaria de Estado da Saúde  em parceira com a SEID executa em Parnaíba, nos dias 12 a 14 de setembro, o Programa Passo à Frente.  Onde o atendimento será feito para realizar as medições das peças ortopédicas para pessoas com deficiência dos municípios de Parnaíba, Luís Correia, Cajueiro da Praia e Ilha Grande. Para ter acesso ao programa, os interessados deverão procurar as secretarias de Saúde do seu município ou o agente comunitário de saúde.

A previsão é que mais de mil equipamentos sejam solicitados, entre cadeiras de rodas e banho, coletes, botas, palmilhas e avaliações para uso de muletas, bengalas, andadores, sapatos para pé diabético e congênito, além de fabricação de órteses e próteses. 

Para realizar as medições, o secretário  de Saúde Florentino Neto explica que “é disponibilizada uma carreta equipada com maquinário, onde uma equipe multiprofissional, com terapeuta ocupacional, dois sapateiros, um projetista e um técnico em ortopedia, faz o atendimento”. O secretário informa ainda o atendimento vai ocorrer das 8h às 17h, no Centro de Fisioterapia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), campus de Parnaíba.

No Piauí, o Programa Passo à Frente já beneficiou mais de 3.500 pessoas. “Toda a equipe da Secretaria de Estado da Saúde busca atender as pessoas que precisam de órteses e próteses, evitando também o deslocamento de centenas de pacientes para Teresina”, afirma Florentino Neto.

Fonte: Ccom

Idoso é preso com as netas por tráfico de drogas e receptação

Uma guarnição do Moto Patrulhamento da Polícia Militar, sob comando do sargento Carlos Paixão, identificou uma residência suspeita de ponto de  venda de drogas por volta das 11h deste domingo (10/09)  na Rua Paraná, Bairro Bebedouro, em Parnaíba. A ação foi realizada quando era feita a investigação de receptação de objetos furtados, que haviam sido vendidos na “Boca de Fumo”, segundo denúncias. O Comando de Operações da Polícia Militar (COPOM) solicitou apoio a Força Tática e ao Grupamento de Atendimento Especializado em Criança, Idoso e Mulher (GAECIM).

Após a abordagem foram apreendidas ferramentas, 126 pedras de crack, quatro trouxinhas de maconha, R$ 1.476,65 ( hum mil quatrocentos e setenta e seis reais e sessenta e cinco centavos) dois celulares, um tablet, um botijão de gás, uma bateria de caminhão, várias jóias, entre outros objetos. Na oportunidade foi preso Belarmínio Teófilo da Silva, 60 anos, pelo crime de receptação e suas nestas Josiele Araújo da Silva, 21 anos, e Gerlane Araújo da Silva, 22 anos, por tráfico de drogas.

Fonte: portacostanorte

Ônibus desgovernado sobre canteiro central derruba bancos e bate em quiosque

  • 4b7dde4d-0329-4159-a394-a2ddb545508a.jpg Darival Junior/TV Cidade Verde
  • 14e3d773-4670-4c2d-aa8e-1a64d84c0f47.jpg Darival Junior/TV Cidade Verde
  • 27f01e6f-aa0b-4c96-b3a8-b64eddeaa1fa.jpg Darival Junior/TV Cidade Verde
  • 944c40bd-1098-43a5-9f1f-fc86c4875efe.jpg Darival Junior/TV Cidade Verde
  • 2571b14b-9e2c-4264-bd4d-5ee0252515a9.jpg Darival Junior/TV Cidade Verde
  • 24492122-7215-46f1-9c2d-47570bceaa27.jpg Darival Junior/TV Cidade Verde
  • b981b0bd-557e-4c48-ad03-2d3e760feea2.jpg Darival Junior/TV Cidade Verde
  • dfba71a1-f038-49c8-a365-0b8e0ace5f68.jpg Darival Junior/TV Cidade Verde
  • e525045c-8f6c-4570-8724-7e4920f0998f.jpg Darival Junior/TV Cidade Verde

Um ônibus desgovernado invadiu o canteiro central da avenida São Sebastião, no Centro de Parnaíba, nas manhã deste sábado(09). O acidente ocorreu por volta das 9h20. 

Segundo testemunhas, a roda dianteira esquerda sacou, fazendo com que o motorista perdesse o controle do veículo e subisse o canteiro. 

No acidente, o ônibus derrubou oito bancos da praça, bateu em um quiosque e só parou depois que colidiu com uma árvore, derrubando parte dela. 

Apenas o motorista ficou ferido com escoriações leves e foi encaminhado para o hospital. 

O ônibus é particular e é usado no transporte de funcionários de empresas privadas. No momento ele estava vazio. 

 

Caroline Oliveira
Com informações do repórter Darival Júnior (Em Parnaíba)
[email protected]

Posts anteriores