Cidadeverde.com

Segunda indústria da ZPE Parnaíba inicia exportações em 90 dias

A segunda indústria da Zona de Processamento de Exportação do Estado do Piauí (ZPE Parnaíba) começou a receber as primeiras carretas com o maquinário necessário para iniciar o funcionamento dentro de 90 dias.

O presidente da ZPE Parnaíba, Paulo Roberto Cardoso, apontou o fato como mais uma prova de que o sonho dos piauienses de terem a sua ZPE está se concretizando. “Estas conquistas estão sendo possíveis graças à importância que o governador Wellington Dias vem dando à ZPE, criando as condições para a atração de investimentos, como as duas indústrias já existentes”, disse Paulo Cardoso.

Essa segunda indústria atuará na produção de peletts e briquetes, que são espécies de matrizes energéticas utilizadas em caldeiras nas indústrias e lareiras de residências em diversos países.  Até essa quinta-feira (14), já haviam chegado quatro, de um total de 12 carretas, transportando máquinas e equipamentos necessários à produção mensal de 120 toneladas do produto, cuja exportação será feita diariamente pelo porto do Pecém, no Ceará.

Segundo informações de um dos sócios da Ecopellets, o empresário Antônio de Pádua Brito Costa, a nova fábrica promoverá um grande impacto na economia da região e despertará uma nova consciência quanto ao aproveitamento sustentável dos recursos naturais. A matéria prima para a fabricação das matrizes energéticas será a palha da carnaúba logo após o processo de extração do pó destinado à fabricação de cera.
             
No aspecto econômico, o impacto da nova indústria será na geração de empregos diretos e indiretos, além da injeção de dinheiro no mercado regional.

O presidente Paulo Cardoso ressaltou que  esse modelo de atuação da nova indústria se encaixa nos objetivos do Governo do Estado de promover a geração de empregos e riquezas nas regiões em desenvolvimento, como o Norte do Piauí, que, além dos empregos diretos, serão criados centenas de postos de trabalho no campo, fortalecendo a economia familiar.

Antônio de Pádua Brito destacou o apoio que o governo e a Companhia Administradora da ZPE Parnaíba vem dando à implantação de novas indústrias no município. “A gente só tem a agradecer porque essa indústria era para ser instalada no Ceará, mas, devido ao apoio incondicional da ZPE Parnaíba e do Governo do Estado, nós a trouxemos para cá”, reconheceu o empresário.

Pádua agradeceu também à Federação das Indústrias do Estado do Piauí (Fiepi) que, segundo ele, vem dando grande incentivo à instalação dessa segunda indústria no município de Parnaíba.

Da Redação
[email protected] 

Coordenadoria da Mulher promove campanha de combate à violência no litoral piauiense

A Coordenadoria de Estado de Políticas para as Mulheres do Piauí (CEPM) promoverá no período de 14 a 17 de julho, nas praias de Atalaia, Pedra do Sal, Barra Grande, Macapá e Lagoa do Portinho, a campanha: “Viver sem Violência é um Direito de Todas as Mulheres”. A realização das atividades foi motivada devido à incidência de casos de violência doméstica, estupro coletivo e crimes de Feminício, no estado.
 
De acordo com a coordenadora, Haldaci Regina, o intuito é de alertar e informar a população sobre os direitos da mulher e as formas de enfrentamento à violência. “Trata-se de uma mobilização educativa, e, principalmente, de luta pela erradicação de todas as formas de violência. Estamos atuando em prol da garantia dos direitos das mulheres”, disse a gestora.
 
Nas ações serão distribuídos materiais informativos aos moradores e turistas, dentre esses, folders e adesivos para carros. As equipes, que envolvem ainda profissionais da Secretaria de Estado de Saúde do Piauí (SESAPI) e da Prefeitura Municipal de Parnaíba, através do Núcleo de Enfrentamento à Violência (NEV) se deslocarão para as áreas de lazer, como bares, restaurantes e locais de práticas esportivas da região.
 
A campanha ainda reforçará a importância da realização de denúncia, por meio do 180, número do Governo Federal, e dos serviços da Rede de Atendimento à Mulher nos municípios de Parnaíba e Luís Correia. 

Da Redação
[email protected] 

Projeto Piauí Praia Acessível será inaugurado dia 22 de julho


Com o objetivo de promover a acessibilidade das pessoas com deficiência à praia, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), em parceria com a Secretaria de Estado do Turismo (Setur), a Prefeitura Municipal de Luís Correia e a Faculdade Maurício de Nassau, está desenvolvendo o Projeto Piauí Praia Acessível.

Segundo o secretário da Seid, Mauro Eduardo, o Piauí Praia Acessível será implantado, inicialmente, na praia de Atalaia, no município de Luís Correia. “Temos a intenção de expandir esse projeto para outras praias do estado. Com esse projeto, vamos possibilitar que as pessoas com deficiência usufruam da praia e do banho de mar com segurança, dignidade e autonomia. Nosso objetivo é proporcionar a essas pessoas  momentos de lazer, em igualdade de oportunidade com as demais, promovendo a inclusão”, destaca o gestor.

As obras do projeto já foram iniciadas e a previsão de inauguração é 22 de julho. De acordo com o secretário do Turismo, Flávio Nogueira Jr., serão adaptados dois banheiros, um masculino e um feminino, um espaço administrativo e outro que serve para guardar os pertences tanto para as pessoas com deficiência como para acompanhantes. Uma passarela está sendo feita para o acesso ao mar.

“O objetivo é proporcionar lazer com igualdade. Estamos muito felizes com mais um projeto no litoral do estado. Estamos readaptando uma estrutura que já existia no local para que se tornasse acessível para pessoas com deficiência”, frisa o secretário. 

A iniciativa oferecerá espaço de lazer com esteira de acesso ao mar, circuitos acessíveis e cadeiras anfíbias, que possibilitam o acesso deste público ao mar. O local ainda contará com monitores e salva-vidas.

O Piauí Praia Acessível beneficiará muitos piauienses. Segundo dados do Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o Piauí possui quase 860 mil pessoas com algum tipo de deficiência. 

Da Redação
[email protected] 

Vigia da Eletrobras-PI atira em mulher, após ela pular portão para agredi-lo

Uma mulher, identificada apenas como “Jaqueline”, invadiu a sede da Eletrobras Piauí, localizada na Avenida São Sebastião, no município de Parnaíba, e foi alvejada com um tiro de revólver calibre 38 no pé.  De acordo com a Polícia Militar, a vítima tinha um relacionamento com o vigia do órgão, conhecido apenas como “Raimundo”, e não aceita o fim da relação. Frequentemente, ela visita o ex-companheiro no local de trabalho.

Segundo a PM, na noite de sábado (9), Jaqueline voltou a procurar o ex-companheiro na sede da Eletrobrás e, não satisfeita com o fim da conversa, decidiu pular o portão do órgão para agredi-lo.  Ainda de acordo com a polícia, o vigia teria atirado no pé da ex-companheira após uma tentativa de agressão.  

“Nós fomos acionados por volta das 21h30. A informação inicial é de que uma mulher tinha invadido a Eletrobrás e o viga deu um tiro no pé dela. Chegando no local, observamos que ele tinha um relacionamento com ela há anos, que ela sempre o visitava no trabalho, e ela tinha ido até lá para saber o motivo pelo qual ele não a procurava mais. Eles conversaram, ele entrou para dentro da sede, fechou o portão, e ela pulou para agredir ele; foi quando ele atirou. Depois do tiro, ela  continuou muito agitada e ficava falando palavras de baixo calão”, explicou o cabo da PM, Leucilio de Araújo. 

A vítima foi socorrida pelo Serviço Móvel de Urgência e levada para o hospital do município. O Vigia prestou esclarecimentos sobre a agressão à polícia. 


Carlienne Carpaso
[email protected]  

Divulgada programação especial para a praia da Pedra do Sal em julho

 
A Superintendência de Turismo da Prefeitura de Parnaíba divulgou, na quinta-feira (07), a programação para o mês de julho na praia da Pedra do Sal, um dos principais pontos turisticos do Piauí e que recebe grande fluxo de pessoas durante o período de férias. 
 
A programação tem início no sábado (9) e segue até o dia 31 de julho. De acordo com a Superintendência, o festival tem como objetivo aproximar os turistas da população local por meio de eventos culturais, esportivos e socioambientais. 
 
Além disso, o evento busca valorizar as belezas naturais da região bem como movimentar o comércio local. Confira a programação. 
 
 
 
 

Da Redação
[email protected] 
 

Empresa deve gerar novos 3 mil empregos em Parnaíba

O governador Wellington Dias participou, nesta quarta-feira (06), de agenda em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, com o empresário Antonino Nicolodi, presidente da Vikstar Call Centers. A empresa tem filial no Piauí, em Teresina, gerando aproximadamente 4.000 empregos e planeja uma nova unidade na cidade de Parnaíba, no litoral do estado.

A nova filial, que será instalada em Parnaíba, tem a previsão de gerar 3.000 empregos diretos numa primeira etapa, com perspectivas de chegar a 5.000 empregos em 3 anos. "Gerar emprego é tudo que estamos precisando em Parnaíba e no Piau, e queremos contribuir para viabilizar esse projeto", afirmou o governador.

O prefeito de Parnaíba, Florentino Neto, ressaltou o esforço entre o executivo municipal e o legislativo parnaibano para concretizar a iniciativa. "A prefeitura e a Câmara Municipal fizeram sua parte com aprovação de incentivos para atração do investimento. Parnaíba tem rede de fibra óptica com banda larga de alta velocidade, tem o público que mais precisa de empregos nesta área de atendimento via internet, que são os jovens, os estudantes, com a presença ampliada da Universidade Federal, Universidade Estadual, Instituto Federal e faculdades particulares, além de grande rede de ensino médio. Nossa prioridade é gerar emprego e renda", defende Florentino.

Antonino Nicolodi relatou que, em razão da burocracia, demorou muito um financiamento que a empresa pleiteou junto ao Banco do Nordeste e que colocou em risco contratos que a empresa precisa cumprir com seus clientes. "Minha opção é investir no Piauí e aceitamos firmar um protocolo com o Governo do Estado, por meio do Fundo de Investimento da Previdência, onde este investe no prédio cedido pela prefeitura, equipa e nós alugamos", disse o presidente da Vikstar. "Foi assim que fizemos em São Paulo. O que vamos pagar de aluguel é mais do que o Fundo de Previdência recebe em aplicações bancárias", explicou o presidente da Vikstar.

Wellington ressaltou o compromisso do executivo estadual com a iniciativa. "Vamos assinar esse protocolo pelo Programa de Atração de Investimentos do Estado. É um negócio seguro, pois todo o valor investido em prédio e equipamentos é do Estado, por meio do Fundo de Previdência, e que tem uma rentabilidade garantida maior que a atual, o que garante solidez para o fundo e alta rentabilidade. E o melhor, gerando empregos no Piauí", defendeu o chefe do executivo estadual.


Da Redação
[email protected]

Agespisa executa operação férias no litoral para regularizar abastecimento de água

A Agespisa preparou um esquema especial de trabalho para garantir o abastecimento regular nas cidades do litoral durante o período das férias, quando são esperados cerca de 100 mil turistas durante o mês de julho. Como ocorre todos os anos, uma das principais medidas é a instalação de grupos geradores de energia elétrica, o que permitirá o funcionamento do sistema mesmo em caso de falta de energia elétrica.

“Os grupos geradores serão instalados no centro de reservação de água em Luís Correia e no sistema de coleta de esgoto na orla de Atalaia, que são setores essenciais para a garantia dos serviços”, explica o presidente da Agespisa, Raimundo Trigo.

O plano de ação prevê outras medidas importantes também para as cidades de Parnaíba, Cajueiro da Praia e Ilha Grande, como o serviço de manutenção nos conjuntos de captação de água bruta, no rio Igaraçu, e nos conjuntos de recalque de água tratada da ETA I, que bombeiam água para Luís Correia e praias Peito de Moça e Coqueiro.

“Como medida preventiva, estamos encaminhando dois conjuntos de bombas de reserva para o sistema de captação dos poços do povoado Barrinha, em Cajueiro da Praia”, informa o engenheiro Moacyr Gayoso, superintendente operacional da Agespisa. Os poços de Barrinha abastecem uma das praias mais movimentadas de todo o litoral piauiense, a praia de Barra Grande.

Para garantir o funcionamento eficaz do sistema de esgoto, a empresa realizou uma limpeza na rede e estação coletoras de esgoto situadas na orla de Luís Correia.

Produção em Parnaíba

A Agespisa está produzindo 43,2 milhões litros de água por dia em seu complexo de produção na cidade de Parnaíba, composta por quatro estações de tratamento de água. Elas abastecem também a cidade de Luís Correia e as praias Peito de Moça e Coqueiro.

A companhia montou um plantão especial para atendimento dos usuários e turistas. As solicitações e reclamações podem ser feitas por meio do telefone 0800 086 8888, que funciona durante 24 horas. A ligação é gratuita também de telefones celulares.

Da Redação
[email protected] 

Motociclista morre ao cair em buraco no litoral do Piauí

Um motociclista morreu na noite deste sábado (2) ao cair em um buraco na Avenida Gerardo Ponte Cavalcante, no município de Parnaíba, a 330km ao Norte de Teresina. A vítima, identificada como Francisco Fernando Correia Mendes, 35 anos, seguia do conjunto Broderville para o conjunto Joaz Souza, quando perdeo controle do veículo.

Segundo informações de familiares, Fernando trabalhava em uma fábrica de curtimento e acabamento de couro. Antes do acidente a vítima seguia para casa que fica cerca de 500 metros do local do acidente. Ainda de acordo com familiares, Fernando já havia se envolvido em três acidentes no mesmo local.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) constatou o óbito e acionou a Policia Militar que aguardava a chegada da perícia técnica. 

O corpo foi levado para o posto avançado do Instituto Médico Legal (IML) no bairro Frei Higino, e em seguida liberado para o sepultamento. 

Com informações do Click Parnaíba
[email protected]

Trio é preso suspeito de alugar casa na praia para vender drogas

Um casal e um homem foram presos por tráfico de drogas no litoral piauiense. O delegado Eduardo Aquino, plantonista na Central de Flagrantes de Parnaíba, conta que foram apreendidos 3 kg de crack em uma casa alugada na praia Pedra do Sal, em Parnaíba. Dois dos suspeitos são foragidos do Estado de Goiás e têm mandados de prisão em aberto. 

A droga estava escondida em um balde dentro da residência, onde eles estariam hospedados há cerca de 20 dias. A prisão foi efetuada por policiais militares após uma denúncia anônima. De acordo com a Polícia Civil, os presos foram identificados como Adão Peixoto da Luz e a esposa Luziane Melgueiros Pereira, além de Jordan Luís da Silva Albert. 

"O Adão disse que não estava comercializando... alegou que a droga não era dele e que veio do Mato Grosso trazer o entorpecente para Parnaíba. O suspeito disse que era 'mula' e apenas topou fazer o transporte da droga porque estava devendo o dinheiro para uma pessoa. Isso a gente não sabe se é verdade e será apurado pela polícia", disse o delegado Eduardo Aquino. 

O trio deverá responder por tráfico de drogas e associação para o tráfico. As prisões ocorreram na manhã deste sábado (02).

 

Graciane Sousa
[email protected] 

Paralisação de cirurgiões dentistas no norte do PI atingiu 12 municípios

Em ato realizado na Praça do Mirante, no município de Parnaíba, norte do Piauí, cirurgiões dentistas de 12 municípios realizaram um ato alusivo à paralisação dos atendimentos durante a manhã desta terça-feira (28). O movimento pauta melhorias salariais, valorização por meio de um Plano de Cargos, Carreiras e Salários, e de reajuste devidos, em média, há 7 anos.

Os municípios de Parnaíba, Luís Correia, Ilha Grande, Cajueiro da Praia, Bom Princípio, Buruti dos Lopes, Joaquim Pires, Cocal dos Alves, Cocal da estação, Caxingó, Caraúbas do Piauí e Murici dos Portelas estiveram sem os serviços odontológicos. O movimento conta com o apoio do Sindicato dos Odontologistas do Estado do Piauí (Soepi) e do Conselho Regional de Odontologia do Piauí (CRO-PI).

O movimento reflete uma insatisfação com a falta de compromisso dos gestores públicos de valorizar os servidores da saúde, aponta o presidente do Soepi, Sérgio Pires. “Existe uma disparidade na remuneração dos profissionais nos municípios do Piauí. O que precisamos é alcançar uma valorização que encaminhe para a conquista de um valor mínimo que respeite os cirurgiões dentistas que prestam um serviço de qualidade beneficiando a população piauiense”, relata o presidente do Sindicato.

O presidente do Soepi explica ainda que, entre outras questões, o vencimento pago atualmente não permite uma estabilidade aos trabalhadores. 

“Em Caraúbas, por exemplo, os dentistas se aposentam com R$ 900,00. Isso é um verdadeiro absurdo. Para citar mais exemplos, em Ilha Grande é pago um salário de R$ 1.140,00, em Cajueiro da Praia o salário é de R$ 1.400,00 e em Buriti R$ 1.500,00. É uma questão de dignidade. Para termos uma ideia, em Teresina o salário base vai chegar à R$ 4.100,00, sendo o salário final no valor de R$ 9mil, além das gratificações que somam mais de R$2.500,00. Estamos lutando por dignidade”, afirma.

Os cirurgiões dentistas prometem realizar novas paralisações caso não haja avanços no atendimento às reivindicações junto aos gestores municipais. “Existem graves problemas na saúde pública de nossos municípios e nós desejamos que nosso movimento ajude a melhorar a realidade dos profissionais que merecem trabalhar e serem valorizados de forma digna”, completa Allane Samara, cirurgiã dentista que compõe a comissão responsável por acompanhar o andamento das negociações.


[email protected]

Posts anteriores