Cidadeverde.com

Vereadores aprovam criação do Conselho Municipal de Cultura

Em sessão extraordinária realizada na noite desta segunda-feira (01), vereadores da Câmara Municipal de Parnaíba aprovaram Projeto de Lei, proposto pelo prefeito Florentino Neto, que institui o Conselho Municipal de Cultura.

                            Foto: Bernardo Silva/Proparnaiba.com

Entre outras atribuições, o conselho tem como missão valorizar, proteger, conservar e preservar a cultura, opinar sobre a assinatura de convênios com organizações públicas, privadas e não governamentais para a melhor execução dos programas e projetos aprovado e elaborar o Plano de Desenvolvimento da Cultura no município.

O vereador André Neves (PMDB) destacou a importância do projeto também para a valorização da cultura local. O Conselho de Cultura será composto por representantes do poder público através da Superintendência de Cultura, Educação, Turismo, Desenvolvimento Social e Cidadania; Secretaria Municipal da Fazenda, Superintendência de Planejamento e Superintendência de Comunicação.

A sociedade será representada no conselho por atores, dançarinos, artistas de circo, artistas plásticos, gráficos, fotógrafos, cineastas, músicos, poetas, escritores, grupos de manifestações da cultura popular e folclórica; representante de instituições culturais e de instituições de ensino superior.


Com informações Proparnaiba
cidades@cidadeverde.com

Pessoas ameaçam queimar carro do IML para evitar transferência de corpo

Familiares do idoso identificado como Francisco Satil Ferreira, 64 anos, ameaçaram queimar o veículo do Instituto Médico Legal (IML) de Paranaíba ao receberem a notícia de que o corpo de Francisco seria transferido.

Fotos: Proparnaiba

O idoso morreu após colidir a motocicleta que pilotava em um animal na divisa do Piauí com o Ceará. Segundo os parentes, ele iria visitar o filho, que morava no povoado de Brejinho, em Luís Correira, litoral do Piauí. Francisco foi levado ainda com vida ao Hospital Dirceu Arcoverde (HEDA), mas morreu na manhã de ontem (30).

A família do idoso queria que o corpo fosse liberado sem passar pelo IML, já que a morte aconteceu no hospital. Ao verem a viatura do Instituto, os parentes ficaram revoltados já que, com isso, o corpo levaria mais tempo para ser devolvido. 


O funcionário do IML Robinson Castilho explicou que os casos de mortes violentas são de responsabilidade do Estado e que a transferência para o IML é obrigatória. Apesar dos esclarecimentos, os familiares ameaçavam queimar o veículo.

Uma viatura da Polícia Militar foi acionada e fez a escolta do carro até o posto avançado do IML. 

Jordana Cury
Com informações do Proparnaiba.
jordanacury@cidadeverde.com

Ex-goleiro do Parnahyba é preso em flagrante em tentativa de assalto

Um ex-goleiro do Parnahyba Sport Club foi preso em flagrante na noite desta sexta-feira (28), em Parnaíba. De acordo com informações da PM, Jose de Ribamar Ferreira Carvalho Júnior foi preso com outro homem identificado como Breno de Souza Silva.


A dupla é acusada de tentativa de assalto a um posto na BR, localizado no cruzamento da avenida Pinheiro Machado com a rua Osvaldo Cruz. Com a dupla, foi encontrado um revólver de calibre 38 e seis balas. Também foi apreendida uma moto Bros de cor vermelha e placa NIN 4896.


Segundo o serviço de inteligência da PM a moto já foi vista em outros asslatos e roubos e a Polícia já tem vítimas que reconheceram o veículo. A dupla está detida na Central de Flagrantes.

Rayldo Pereira
Com informações do Proparnaiba
rayldopereira@cidadeverde.com

Vigilância Sanitária comprova contaminação do Restaurante Popular

Após investigação da Vigilância Sanitária de Parnaíba a Secretaria Municipal de Saúde emitiu nota confirmando a contaminação da comida servida no Restaurante Popular por Staphtlococus, Salmonella e Coliformes. O local só poderá ser reaberto depois de cumprir o termo de obrigações que adequará o estabelecimento às condições de higiene necessárias. 

Foto: Proparnaiba
Registro do dia 24 de maio

A investigação foi feita a pedido do prefeito Florentino Neto, após centenas de pessoas darem entrada nas unidades de saúde de Parnaíba no último dia 24 de maio pelo mesmo motivo: intoxicação alimentar. 


O laudo da Vigilância Sanitária é assinado pelo médico veterinário Luciano Oliveira de Assunção, onde foi constatado a contaminação da farofa de frango por staphtlococus, salmonella e coliformes e a contaminação da feijoada e do vinagrete também por coliformes. Além disso, os exames realizados na água dos bebedouros também foram insatisfatórios e registrou a presença de coliformes. 


Segundo o parecer técnico, a Secretaria Municipal de Saúde e o prefeito devem encaminhar o laudo para instrução do Processo de Sindicância, para apuração das responsabilidades.

Jordana Cury
jordanacury@cidadeverde.com

Enfermeiros de Parnaíba param as atividades por reajuste salarial

Os servidores de enfermagem do município de Parnaíba paralisaram atividades na manhã desta quinta-feira (27). O serviço foi reduzido aos 30% exigidos por lei. A classe promoveu um protesto em frente a prefeitura.


As exigências da categoria são reajuste salarial; convocação dos concursados/ classificados; enquadramento no plano de carreiras aprovado em 2012 com as proposições de alterações na tabela salarial e de progressões, condições de trabalhos e outros interesses da categoria referentes à saúde pública.

Erick Riccely Pereira do Ó, presidente em exercício do Sindicato dos Enfermeiros, Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado do Piauí (SENATEPI), afirma que a principal reinvindicação da classe está no cumprimento da lei complementar n° 015, de Abril de 2012, que dispõe de Plano de cargos, empregos, carreiras e vencimentos para os servidores e empregados públicos efetivos. 


A lei deveria ter sido cumprida 60 dias a partir da data de sua publicação que foi 09 de abril de 2012. “Parnaíba é a única cidade do Piauí que tem teve reajuste de salário”, destacou Erick.

O prefeito de Parnaíba, Florentino Neto, sinalizou o recebimento dos representantes em seu gabinete por volta das 11h. Segundo a categoria, após a reunião serão feita uma assembleia onde o comando de greve deve decidir sobre os rumos das manifestações.

Em Parnaíba, 38 profissionais da enfermagem atuam na Atenção Básica, 14 no SAMU, 11 no Pronto Socorro e oito nos Centros de Assistência Psicossocial. O enfermeiro do município tem salario base de R$ 1.350 e o técnico R$ 860.

Com informações de Proparnaiba
cidades@Cidadeverde.com

Frank Aguiar retorna a Parnaíba em show e fala sobre eleições em 2014

Cerca de 30 mil  pessoas compareceram a praça Mandu Ladino na sexta noite do XIII São João da Parnaíba. A grande estrela da festa era o cantor Frank Aguiar que retornou ao município após 10 anos e comentou sobre o lançamento do filme e carreira política. 

                          Fotos: Tiago Mendes


Sobre o longa-metragem "Os Sonhos de um Sonhador", que fala sobre a vida do político e cantor piauiense e já foi lançado em Olinda-PE, Aguiar destaca que o filme será apresentado durante o Piauí Sampa, em agosto deste ano.


No litoral do PI, o atual vice-prefeito da cidade de São Bernardo do Campo-SP falou sobre as eleições em 2014 e disse ainda que não descarta a possibilidade de representar o Piauí no Congresso Nacional.


Na noite de ontem, o prefeito Florentino Neto dedicou o evento ao sanfoneiro conhecido como Cego Bento, 92 anos, que morreu nesta semana.

O São João da Parnaíba teve início na última sexta-feira(21) e segue até o próximo dia 29 com apresentações musicais e culturais de artistas locais. 


Com informações Tiago Mendes (Correspondente da TV Cidade Verde) 
Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
gracianesosua@cidadeverde.com

Estudantes realizam debate em praça por melhorias no transporte

Estudantes da UFPI, UESPI e de escolas públicas e privadas de Parnaíba compareceram ao “Ato Manifesto” que tinha como propósito a discussão e deliberação de uma pauta de reivindicações sobre o transporte público no município

                          Fotos: Proparnaiba

No ato debate, os estudantes expuseram indignações acerca do atual transporte do município e propuseram medidas de melhorias, que foram documentadas e serão entregues a Secretaria de Transporte e Trânsito, junto a Prefeitura Municipal de Parnaíba.


"Os carros que fazem o transporte estão todos quebrados. Se formos às ruas e dialogar com o poder público, o movimento conseguirá um resultado”, pontuou uma estudante.

Para esta sexta-feira (27), o grupo realizará a manifestação intitulada de #Panelaço pelo transporte público, com concentração às 16h, em frente a Universidade Federal do Piauí. 

Com informações Proparnaiba
cidades@cidadeverde.com

Frank Aguiar é a atração principal desta quarta-feira no Quadrilhódromo

O cantor piauiense Frank Aguiar é a atração principal desta quarta-feira (26) no XIII São João da Parnaíba. Desde ontem o cantor e atual vice-prefeito da cidade de São Bernardo do Campo-SP, encontra-se no litoral. No início da noite, Frank Aguiar participou do programa da TV Costa Norte ”Na Boca da Noite”, comandado pelo apresentador Júnior Rêgo. 


Frank Aguiar promete um show cheio de surpresas. Acompanhado das 10 safadinhas ele fará os principais sucessos desde a nova música “Safadin” ao hit “Mulher Madura”.

O cantor e sua equipe aproveitam o dia de hoje para curtir as belezas do Delta do Parnaíba. “Vou postar fotos nas minhas redes sociais para que os fãs acompanhem tudo e vejam as belezas de Parnaíba”, disse o forrozeiro, empolgado para o show de hoje à noite. 

Atualmente os shows do cantor mostram algumas músicas onde mistura um estilo de forró com o arrocha. Frank Aguiar também está lançando nacionalmente seu filme ‘Os Sonhos de um Sonhador’, dirigido por Caco Milano. O longa metragem vai estrear no Piauí e em mais quatro capitais do país. O filme conta a trajetória de Frank Aguiar desde Itainópolis (PI), cidade natal do cantor, passando por Teresina até chegar ao sucesso em São Paulo.

Após o show em Parnaíba, Frank Aguiar se apresenta amanhã (27) no São João das Confederações, em Fortaleza e segue para Barreiras, na Bahia, onde fará show dia 29 no Parque de Exposição de Barreiras. 

Fonte: Portal Costa Norte

Homem tem moto apreendida ao avistar a Polícia e entrar em cemitério

Na manhã dessa segunda-feira, 24, um homem identificado como Frederico Araújo Souza foi detido pela Polícia Militar para averiguação no Cemitério da Igualdade no centro de Parnaíba. Segundo os policiais, o homem estava com uma motocicleta Fan de cor preta e placa NIL 1605–Parnaíba e adentrou no cemitério ao avistar a PM.

 
Frederico informou para a polícia que entrou no cemitério apenas pra lavar o rosto e um ferimento no pé, como ele estava em veículo sob suspeita o PPtran foi acionado para fazer os procedimentos cabíveis, o condutor encontrava-se visivelmente alcoolizado e confirmou que estava ingerindo bebida alcoólica, além de não portar qualquer documento de identificação, tanto pessoal quanto da motocicleta.
 
Frederico Araújo Souza foi liberado ainda no local e a motocicleta encaminhada para o pátio do PPtran.

Fonte: Proparnaiba

Sesapi realiza seminário sobre Notivisa em Parnaíba

A Secretaria da Saúde do Estado do Piauí (Sesapi), através de Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (Divisa), vai realizar no próximo dia 27, no Hotel Delta, em Parnaíba, o Seminário sobre o Sistema Nacional de Notificação para Vigilância Sanitária (Notivisa).

O Seminário, que tem como objetivo fazer a implementação e cadastro dos profissionais no Sistema Notivisa, vai reunir profissionais de clínicas e hospitais públicos e privados, hemocentro, vigilâncias municipais de Parnaíba e Luís Correia e Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com o técnico, Benedito Júnior, a Divisa tem ainda bastante dificuldade em fazer a atualização dos dados. “As pessoas estão fazendo as notificações de maneira errada, então estaremos durante o Seminário explicando o funcionamento do Sistema e tirando as dúvidas mais frequentes dos profissionais”, disse.

O Notivisa é o sistema de informação que visa fortalecer a vigilância pós-uso/pós-comercialização, por meio do monitoramento de eventos adversos e de queixas técnicas associados aos produtos. O Sistema recebe as notificações relacionadas aos produtos sob vigilância sanitária - medicamentos, cosméticos, saneantes, agrotóxicos, equipamentos médico-hospitalares, entre outros.

A programação do Seminário acontece nos turnos manhã e tarde. A expectativa da Divisa é a participação de, no mínimo, 40 profissionais durante o evento. “Precisamos da participação das instituições convidadas para que elas saiam do Seminário cadastradas e sabendo notificar, e assim, darmos andamento ao Sistema”, ressaltou a técnica Lucélia Castro.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Posts anteriores