Cidadeverde.com

Estudantes realizam debate em praça por melhorias no transporte

Estudantes da UFPI, UESPI e de escolas públicas e privadas de Parnaíba compareceram ao “Ato Manifesto” que tinha como propósito a discussão e deliberação de uma pauta de reivindicações sobre o transporte público no município

                          Fotos: Proparnaiba

No ato debate, os estudantes expuseram indignações acerca do atual transporte do município e propuseram medidas de melhorias, que foram documentadas e serão entregues a Secretaria de Transporte e Trânsito, junto a Prefeitura Municipal de Parnaíba.


"Os carros que fazem o transporte estão todos quebrados. Se formos às ruas e dialogar com o poder público, o movimento conseguirá um resultado”, pontuou uma estudante.

Para esta sexta-feira (27), o grupo realizará a manifestação intitulada de #Panelaço pelo transporte público, com concentração às 16h, em frente a Universidade Federal do Piauí. 

Com informações Proparnaiba
cidades@cidadeverde.com

Frank Aguiar é a atração principal desta quarta-feira no Quadrilhódromo

O cantor piauiense Frank Aguiar é a atração principal desta quarta-feira (26) no XIII São João da Parnaíba. Desde ontem o cantor e atual vice-prefeito da cidade de São Bernardo do Campo-SP, encontra-se no litoral. No início da noite, Frank Aguiar participou do programa da TV Costa Norte ”Na Boca da Noite”, comandado pelo apresentador Júnior Rêgo. 


Frank Aguiar promete um show cheio de surpresas. Acompanhado das 10 safadinhas ele fará os principais sucessos desde a nova música “Safadin” ao hit “Mulher Madura”.

O cantor e sua equipe aproveitam o dia de hoje para curtir as belezas do Delta do Parnaíba. “Vou postar fotos nas minhas redes sociais para que os fãs acompanhem tudo e vejam as belezas de Parnaíba”, disse o forrozeiro, empolgado para o show de hoje à noite. 

Atualmente os shows do cantor mostram algumas músicas onde mistura um estilo de forró com o arrocha. Frank Aguiar também está lançando nacionalmente seu filme ‘Os Sonhos de um Sonhador’, dirigido por Caco Milano. O longa metragem vai estrear no Piauí e em mais quatro capitais do país. O filme conta a trajetória de Frank Aguiar desde Itainópolis (PI), cidade natal do cantor, passando por Teresina até chegar ao sucesso em São Paulo.

Após o show em Parnaíba, Frank Aguiar se apresenta amanhã (27) no São João das Confederações, em Fortaleza e segue para Barreiras, na Bahia, onde fará show dia 29 no Parque de Exposição de Barreiras. 

Fonte: Portal Costa Norte

Homem tem moto apreendida ao avistar a Polícia e entrar em cemitério

Na manhã dessa segunda-feira, 24, um homem identificado como Frederico Araújo Souza foi detido pela Polícia Militar para averiguação no Cemitério da Igualdade no centro de Parnaíba. Segundo os policiais, o homem estava com uma motocicleta Fan de cor preta e placa NIL 1605–Parnaíba e adentrou no cemitério ao avistar a PM.

 
Frederico informou para a polícia que entrou no cemitério apenas pra lavar o rosto e um ferimento no pé, como ele estava em veículo sob suspeita o PPtran foi acionado para fazer os procedimentos cabíveis, o condutor encontrava-se visivelmente alcoolizado e confirmou que estava ingerindo bebida alcoólica, além de não portar qualquer documento de identificação, tanto pessoal quanto da motocicleta.
 
Frederico Araújo Souza foi liberado ainda no local e a motocicleta encaminhada para o pátio do PPtran.

Fonte: Proparnaiba

Sesapi realiza seminário sobre Notivisa em Parnaíba

A Secretaria da Saúde do Estado do Piauí (Sesapi), através de Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (Divisa), vai realizar no próximo dia 27, no Hotel Delta, em Parnaíba, o Seminário sobre o Sistema Nacional de Notificação para Vigilância Sanitária (Notivisa).

O Seminário, que tem como objetivo fazer a implementação e cadastro dos profissionais no Sistema Notivisa, vai reunir profissionais de clínicas e hospitais públicos e privados, hemocentro, vigilâncias municipais de Parnaíba e Luís Correia e Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com o técnico, Benedito Júnior, a Divisa tem ainda bastante dificuldade em fazer a atualização dos dados. “As pessoas estão fazendo as notificações de maneira errada, então estaremos durante o Seminário explicando o funcionamento do Sistema e tirando as dúvidas mais frequentes dos profissionais”, disse.

O Notivisa é o sistema de informação que visa fortalecer a vigilância pós-uso/pós-comercialização, por meio do monitoramento de eventos adversos e de queixas técnicas associados aos produtos. O Sistema recebe as notificações relacionadas aos produtos sob vigilância sanitária - medicamentos, cosméticos, saneantes, agrotóxicos, equipamentos médico-hospitalares, entre outros.

A programação do Seminário acontece nos turnos manhã e tarde. A expectativa da Divisa é a participação de, no mínimo, 40 profissionais durante o evento. “Precisamos da participação das instituições convidadas para que elas saiam do Seminário cadastradas e sabendo notificar, e assim, darmos andamento ao Sistema”, ressaltou a técnica Lucélia Castro.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Manifestantes farão novo ato de protesto contra ausência de transporte público

Na noite deste domingo, 23, jovens  militantes que fazem parte da organização do manifesto pela qualidade do transporte público de Parnaíba realizaram panfletagem durante o Arraial São João da Parnaíba. O intuito da ação era informar e convidar a população para mais um ato pela melhoria no serviço público.

                           Fotos: Proparnaiba

De acordo com informações do material distribuído nas ruas e também repercutido nas redes sociais, será realizado um debate na manhã desta quarta-feira,26, na praça Santo Antônio, no centro de Parnaíba.


"Pedimos ainda aos populares que convidem os moradores de sua rua e bairro para a iniciativa do debate é popular", destacam os organizadores do movimento. 

Este será o quarto ato de protesto realizado em Parnaíba que teve início no último dia 18.

Com informações Proparnaiba
cidades@cidadeverde.com

Servente de pedreiro é morto a facadas após suposto roubo de bicicleta

O servente de pedreiro identificado como Diones Souza da Cunha, 25 anos, morreu após ser esfaqueado neste domingo (24). A vítima é acusada de roubar a bicicleta do homem acusado de desferir as facadas. 

      Fotos: Portalcostanorte
O jovem acusado de roubar a bicicleta do acusado foi morto com uma facada

"Meu filho, ao cruzar com seu assassino, não teve chances de defesa e foi alvejado uma facada no abdômen,morrendo na hora", conta a mãe da vítima. O crime aconteceu no Bairro Sabiazal, zona rural do município de Parnaíba. 

A vítima portava um facão, mas foi atingida de surpresa e não teve como se defender

De acordo com informações da PM, ao lado do corpo de Diones Souza foi encontrado o facão utilizado no crime. Após o relatos de testemunhas, a polícia prendeu Agostinho Avelino da Cruz Filho como sendo o autor da ação. O acusado foi preso na residência de familiares, confessou o crime e não resistiu à prisão.

Agostinho foi preso na casa de familiares e confessou o crime

"Existem boatos de que a vítima tenha sido morta por engano, mas as informações de fato apontam que ele teria levado a bicicleta do acusado", conta o coronel Sousa, comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar de Parnaíba.


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
gracianesousa@cidadeverde.com
Com informações Portalcostanorte

Aberto oficialmente o XIII Arraial São João da Parnaíba

A abertura do XIII Arraial São João da Parnaíba, na noite de sexta-feira (21), reuniu milhares de famílias parnaibanas e visitantes na Praça Mandu Ladino, que recebe no arraial esse ano as tradições de raiz, desde a decoração com vilas representativas à história da cidade, aos artigos do artesanato local encontrados em todas as ambientações da festa. 

                           Fotos: Superintendência de Comunicação


A abertura do evento foi realizada com a apresentação de um concerto junino executado pela Banda Municipal Simplício Dias, seguido das quadrilhas mirins Criança no Arraial, Furacão Nordestino e Anarriê. A premiação total do concurso de quadrilhas e bumba-meu-boi é de R$ 171 mil, a maior do Nordeste.


"Esta é uma festa legitimamente popular, portanto deve ser sempre preparada pelo município, especialmente, no sentido de valorizar ainda mais a cultura da região", ressalta o prefeito Florentino Neto.

O superintendente de Cultura Helder Souza destaca a grande participação e aceitação popular ao XIII Arraial São João da Parnaíba como a melhor resposta à iniciativa municipal em levar à população eventos de qualidade.

Equipes da Polícia Militar reforçam a segurança no município durante o evento junino. O arraial também conta com uma estrutura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), para atendimento no local e ambulâncias em caso da necessidade de deslocamento.


Após o concurso das quadrilhas, o público conferiu a apresentações culturais do grupo Raízes do Nordeste e a quadrilha "Arrasta Chinelo", de Cocal (PI). A noite encerrou com o show da Banda Amor Real de Fortaleza (CE) no palco principal. O evento segue até o próximo dia 29 com apresentações musicais e culturais. 

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Operação desarticula quadrilha que vendia droga no litoral do Estado

Uma operação do 2º Batalhão da Polícia Militar de Parnaíba, sob o comando do Tenente Coronel Raimundo Rodrigues de Sousa, comandante do BPM, em conjunto com a Companhia da PM de Turismo de Luís Correia, desarticulou uma quadrilha que fornecia drogas no litoral do Estado. 

De acordo com a tenente Rutinéia Freitas, do 2º BPM, após o serviço de inteligência e monitoramento dos acusados, os policiais militares foram até a fazenda Bela Vista, no povoado Lagoa Dantas em Luís Correia para averiguar onde eram fabricadas as drogas vendidas principalmente em Parnaíba. 

Foram presos cinco homens em flagrante, durante a operação: Alan Rocha de Sousa, 25 anos
Cassio Reinaldo Alves da Silva, 35 anos, Renan Neves de Brito, 19 anos, Pedro de Oliveira Filho, 35 anos e Cesário Ferreira do Nascimento, 22 anos. 

Eles foram levados para a Central de Flagrantes e segundo a Oficial PM, foram autuados por: 
tráfico de drogas, associação ao tráfico de drogas, porte de arma de fogo e formação de quadrilha. 

A militar disse ainda que houve a apreensão de um pó branco com características de cocaína, maconha, ampola de testosterona, balança de precisão, fitas adesivas, frascos vazios de pólvora, um revólver 38, uma espingarda bate-bucha, seis cartuchos intactos, dois celulares, além de comprimidos de pramil e conazepan e dinheiro trocado. 

“Eles fabricavam a droga nesse povoado que é escondido e iam vender em Parnaíba, mas começamos a monitorar e ontem realizamos a prisão deles, que foram autuados em flagrante e depois recambiados à delegacia de Luís Correia”, explicou a tenente Rutinéia Freitas. 



Caroline Oliveira
carolineoliveira@cidadeverde.com

Filho de servidor da Agespisa é executado com cinco tiros

O jovem identificado como Adriano Sales, 25 anos, foi executado com cinco tiros após uma discussão no bairro São Vicente, em Parnaíba. O crime aconteceu na noite desta sexta-feira (21) e até o momento ninguém preso.

De acordo com informações de populares, a vítima estava em companhia de dois homens e o crime teria ocorrido após uma discussão. 

"A vítima andava com dois elementos em uma moto Pop 100, cor vermelha, e ao parar a motocicleta no meio da rua, os três iniciaram uma conversa, havendo logo em seguida uma pequena discussão entre a vítima e um dos elementos, que culminou na morte do jovem desconhecido", relatam populares.

De acordo com informações da PM, o jovem era filho de um servidor da Agespisa e era desconhecido da região em que foi executado. As suspeitas apontam que Adriano Sales foi levado ao local, de difícil acesso, supostamente enganado. Equipe do Samu ainda foi acionada, mas o jovem teve morte imediata.

Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
gracianesousa@cidadeverde.com

Muro da UFPI é pichado em dia de manifestação

Jovens do município de Parnaíba participaram do movimento em prol de melhorias em vários setores do município, entre eles, Saúde, Educação Transporte Público e segurança.

Foram para as ruas, aproximadamente 2 mil pessoas, que percorreram a avenida São Sebastião, via de grande fluxo de veículos. A passeata teve início em frente à Universidade Federal do Piauí,campus Parnaíba e seguiu até o Monumento da Águia, que fica nos cruzamentos da avenida São Sebastião e governador Chagas Rodrigues.

                             Fotos: Portalcostanorte

A manifestação tinha como objetivo alertar a população e autoridades locais sobre os problemas da cidade, de forma pacífica. Porém, o muro da UFPI foi pichado com a frase “Queremos R.U”, se referindo à reabertura do Restaurante Universitário, que serve diariamente alimentação aos estudantes do campus.

Os funcionários terceirizados do RU, juntamente com o serviço de xerox, limpeza e data show paralisaram as atividades no último dia 19, devido ao atraso salarial de quatro meses.

O professor doutor e diretor do campus de Parnaíba, Alex Marinho, participante da passeata, utilizou sua página na rede social Facebook, para expressar tristeza e indignação com a depredação do patrimônio, que teve os muros pintados há poucos dias.

Confira o desabafo:

Participei da passeata ontem, mais infelizmente não posso acreditar em movimentos que levantam a bandeira de zelo pelo bem público e aproveitam para depredar, o que ao meu ver, é nosso, a UFPI Parnaíba. Seria legítimo fazer as reclamações mas não necessitam ter atitudes marginais a este bem de todos nós.

Entendam que passamos, mais a instituição fica como algo que se perpetua por gerações. Deviam entender que para pintarmos um muro da instituição leva muito tempo para se adquirir os escassos recursos que nos disponibilizam.

Assim faço um pedido a todos que respeitem a instituição UFPI, isto é, a si mesmos, pois somos todos nós, e que encontremos o responsável por esta atitude para que possamos tomar as providências necessárias para coibir pessoas que estragam os movimentos em massa

Com informações Portalcostanorte
cidades@cidadeverde.com

Posts anteriores