Cidadeverde.com

Segunda indústria da ZPE Parnaíba receberá autorização para instalação nesta quinta

A Zona de Processamento de Exportação do Estado do Piauí, a ZPE Parnaíba, dará mais um importante passo nesta quinta-feira (12), para a sua consolidação, com a assinatura da autorização para a instalação da sua segunda indústria. O novo empreendimento será a Ecopellets, indústria que está sendo constituída para atuar na produção e exportação de matrizes energéticas em forma de pellets e briquetes, dois tipos de biocombustíveis com larga utilização em caldeiras industriais e na climatização de ambientes em países de clima predominantemente frio. A cerimônia acontecerá às 15h, na sede da ZPE Parnaíba.
 
A matéria prima para a fabricação deste tipo de biocombustível será, de forma inovadora no mundo, a palha da carnaúba, um subproduto da extração da cera desta mesma árvore, abundante no Piauí.
 
PARA ENTENDER MELHOR

As biomassas denominadas de pellets e briquetes são espécies de biocombustíveis que, no caso específico da ZPE Parnaíba, serão fabricados da palha da carnaúba, após a etapa de extração da cera. Atualmente, o mundo só conhece esse produto fabricado de madeira ou rejeitos desta mesma matéria, cujo potencial de combustão é menor que o da palha da carnaúba, conforme estudos apresentados pelos novos empreendedores da ZPE Parnaíba.
 
Os pelletes têm forma granulada, permitindo uma combustão rápida, enquanto os briquetes são fabricados em forma de tijolos ou tarugos, para uma queima mais duradoura. Em seu projeto de viabilidade os empresários responsáveis indicaram países da América Latina e da Europa como os principais mercados mundiais que já utilizam esse tipo de matriz energética em larga escala, seja nas lareiras que aquecem residências e empresas, bem como nas indústrias que têm o calor como força motriz.
 
EMPRESÁRIOS TÊM AUTORIZAÇÃO EM MÃOS

Os empresários responsáveis pelo empreendimento já têm em mãos o Diário Oficial que consta a aprovação do projeto da nova Indústria da ZPE Parnaíba pelo Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE) para fabricar pellets e briquetes de resíduos vegetais em geral.  A escolha dos empresários é produzir a partir da palha da carnaúba, árvore que é o símbolo maior do bioma piauiense.

 

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Dilma anuncia criação de universidade federal no Piauí

O Piauí pode ser beneficiado com mais uma universidade federal, a do Delta do Parnaíba. Isso foi o que anunciou a presidenta Dilma Rousseff nesta segunda-feira em cerimônia na qual foi assinado o Projeto de Lei que cria mais cinco instituições de ensino no país. O documento será encaminhado para aprovação no Congresso.

De acordo com o Projeto, serão criadas as universidades de Catalão e Jataí, em Goiás; a do Norte do Tocantins, no Tocantins; a de Rondonópolis, em Mato Grosso; e a do Delta do Parnaíba, no Piauí.

Em seu discurso, a presidenta Dilma destacou as ações de melhoria na educação e anunciou a inauguração de 41 campi de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia , bem como o decreto de convocação da terceira edição da Conferência Nacional de Educação, a Conae 2018. “Queria destacar que as cinco universidades que acabamos de criar são muito importantes para as regiões do país. Há um esforço para interiorizar as universidades do nosso país”, afirmou Dilma.

A universidade do Delta do Parnaíba é um desejo antigo de parlamentares piauiense no congresso desde que Alberto Silva era senador, mas que ganhou força após ser usada como moeda de troca do deputado Paes Landim pelo apoio à presidente na votação do processo de impeachment. O parlamentar votou contra a saída de Dilma e ela cumpriu a promessa.

Da Redação [com informações da Agência Brasil]
[email protected]

Projeto prevê transformação do campus da UFPI em Parnaíba em universidade

O campus da UFPI em Parnaíba será transformado em Universidade Federal do Delta. A presidente Dilma Rousseff assinará o projeto de Lei na manhã desta segunda-feira (09). O governador Wellington Dias (PT), o prefeito Florentino Neto (PT) e o deputado Federal Paes Landim (PTB) estão em Brasília para acompanhar a assinatura do documento. 

O campus Ministro Reis Velloso conta atualmente com 5.200 alunos distribuídos em 12 cursos. O coordenador de planejamento do campus explica que, após a assinatura do projeto, o documento passará por mais duas comissões e, e seguida, será encaminhado ao Senado. A transformação do campus em universidade dependerá de aprovação do Congresso. 

"O campus de Parnaíba já é um dos principais polos da UFPI e os benefícios serão em todos os aspectos desde a parte social à educacional. Foi feito um levantamento inicial para esse projeto que iniciou do zero ainda em 2014, por um grupo de cerca de 12 professores que levantaram todos os índices, tanto do Piauí como do Ceará e Maranhão. A UFD vem a atender a toda a essa região", disse Gildásio Dias Lima. 


Graciane Sousa
[email protected]
Com informações Darival Júnior (correspondente da TV Cidade Verde no Litoral)

Estações de tratamento da ZPE Parnaíba começarão a operar em fase de testes

A Companhia Administradora da ZPE Parnaíba anunciou na manhã desta quarta-feira (4) a conclusão das obras da Estação de Tratamento de Água (ETA) e da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) que abastecerá o parque industrial e, em breve, diversas comunidades rurais de Parnaíba. As duas estruturas de saneamento foram entregues pela construtora responsável à Secretaria Estadual de Infraestrutura que passará a realizar testes de funcionamento por 90 dias. O diretor de Engenharia da Seinfra, Eustáquio Bastos, estava presente e adiantou esses testes servirão para avaliar se a obra está de acordo com o seu projeto executivo e para eventuais correções por parte da empresa realizadora da obra.

Por ocasião desta primeira visita às estações de tratamento de água e de esgoto, após a sua conclusão, também estavam presentes o presidente da ZPE, Paulo Cardoso; o presidente da Agespisa, Raimundo Trigo; o vice-prefeito de Parnaíba, Chagas Fontenele; o chefe de gabinete da Prefeitura de Parnaíba, Antônio Alves Cardoso; e os vereadores Gustavo Lima, Ronaldo Prado e Fátima Carmino, entre outros representantes da prefeitura e de demais órgãos envolvidos.

O presidente da ZPE, Paulo Cardoso, explicou que a construção das duas unidades de tratamento foi resultado do esforço e dos investimentos autorizados pelo governador Wellington Dias, através da Secretaria de Infraestrutura, do acompanhamento da Companhia Administradora da ZPE e do apoio institucional da Prefeitura, através do prefeito Florentino Neto. Mas, o seu funcionamento e manutenção a partir de agora ficarão a cargo da Agespisa, que é o órgão especializado neste tipo de prestação de serviços no Estado do Piauí. O presidente da Agespisa, Raimundo Trigo, confirmou o empenho para que além de atender o parque industrial da ZPE, as novas estações de tratamento de água e de esgoto, atendam também várias comunidades da zona rural de Parnaíba como Baixa da Carnaúba, Quilômetro 16 e outras.

Praça em Parnaíba é revitalizada e contará com estacionamento para 300 veículos

A praça Coronel Jonas foi recentemente desocupada como parte integrante do processo de revitalização de espaços públicos, executado pela Prefeitura de Parnaíba. Anteriormente, o local era ocupado mais de 30 vendedores, que antes trabalhavam de forma irregular e foram realocados em novos pontos de venda.

Segundo Romualdo Seno, presidente da Empresa Parnaibana de Supervisão e Abastecimento (EMPA), o reposicionamento foi realizado sem prejuízo ao público e clientes.

"Todos os feirantes que estavam aqui foram realocados e não ficaram um dia sem trabalhar. Eles ganharam novos pontos de venda com estrutura completa para que possam exercer sua atividade de forma segura e legal", disse Seno. 

Na praça Coronel Jonas será reaberta uma rua que estava fechada há mais de 40 anos. O espaço contará ainda com um estacionamento com capacidade para mais de 300 veículos. 

"Aqui era uma pequena favela durante o dia e à noite começaram a vir usuários consumir drogas no local, o que era terrível para a população, principalmente, para quem mora no centro", ressalta.

 

Com informações Notícia da Manhã
[email protected]

CRO flagra irregularidades no consultório odontológico da Penitenciária de Parnaíba

Com o objetivo de verificar as condições do consultório odontológico existente na Penitenciária Mista do município de Parnaíba, uma equipe de fiscalização do Conselho Regional de Odontologia do Piauí (CRO/PI) visitou a unidade prisional. Foram atestadas inadequações durante a visita acompanhada pelo diretor da unidade, Fernando Caldas Machado. As observações foram entregues em um relatório da fiscalização que orientou para que as medidas necessárias fossem dadas em 30 dias, prazo já ultrapassado.

Os fiscais do CRO/PI identificaram que o consultório foi instalado de forma improvisada, sem observação das normas técnicas pertinentes à Odontologia, preconizadas pelos conselhos regionais e pelo Conselho Federal. As irregularidades expõem riscos à integridade física de pacientes e profissionais.

De acordo com o relatório do Conselho, foram constatadas “ausência de bancadas, de torneiras adequadas, dispensadores de sabão liquido e papel toalha, refrigeração ambiente ineficiente, paredes não tratadas com massa corrida, paredes pintadas com tinta não lavável, ausência de autoclave, ausência de cesto pare dejetos com tampa e pedal, ausência de janela que permita arejar o ambiente, áreas de infiltração e mofo nas paredes, ausência de pias distintas para lavagem de mãos e instrumentais, falta de auxiliar de saúde bucal para auxiliar o dentista”.

O coordenador dos trabalhos de cirurgiões-dentistas da Secretaria de Justiça do Estado (Sejus/PI), Maurílio Marques, explicou que aguardam uma reestruturação na unidade prisional. “A equipe que recebeu o relatório apontado pelo CRO/PI já deu início aos trabalhos de adequação. Já estão em reformas e se adaptando para corrigir irregularidades”, declarou.

A Sejus divulgou que o secretário Daniel Oliveira realizou vistoria técnica no dia 28 de abril, e afirmou que existe um plano em curso que envolve reforma e construção de novo presídio na região.

 

Da Redação
[email protected]

 

Bombeiros resgatam corpo de criança que se afogou no Rio Parnaíba

Foto ilustrativa

O Corpo de Bombeiros resgatou o corpo de uma criança de 12 anos que desapareceu nas águas do Rio Parnaíba há três dias. A vítima era um menino que, segundo familiares, havia saído de casa na última sexta-feira (29).  Ele morava no conjunto Joaz Souza, bairro São Vicente de Paula, em Parnaíba.

O corpo já estava em avançado estado de decomposição e foi resgatado na manhã de ontem (01).  O menino- que não teve a identidade confirmada- havia saído de casa com amigos, sem comunicar aos familiares. A vítima foi encontrada às margens do rio, já no estado do Maranhão e o corpo encaminhado para o posto avançado do IML de Parnaíba. 

 

Graciane Sousa
[email protected]

Governo estuda construção de novo presídio em Parnaíba

O secretário de Justiça, Daniel Oliveira, fez uma visita técnica na Penitenciária Mista de Parnaíba para acompanhar o andamento das obras emergenciais. No mês passado, parte da estrutura física foi danificada após um motim. A reforma do presídio dispõe da recuperação do teto, sistema elétrico e hidráulico, fechamento de alvenaria das paredes das celas, troca de grades, entre outras melhorias.

"A vistoria foi muito produtiva, pois observamos o que já foi executado e as melhorias que ainda podemos desenvolver. Além disso, estamos estudando a construção, a médio prazo, de uma nova unidade para Parnaíba, inclusive com um projeto já em andamento, no qual estamos fazendo o orçamento e a análise de um local apropriado para construção", destaca Daniel Oliveira.

Com o objetivo de garantir o cumprimento do cronograma das obras emergenciais na Penitenciária Mista de Parnaíba, o secretário de Justiça, Daniel Oliveira, realizou, nessa quinta-feira (28), uma vistoria técnica à unidade prisional, ocasião na qual ressaltou que existe um estudo em andamento para a construção de um novo presídio na região. 

A visita foi acompanhada pelo diretor da Penitenciária Mista de Parnaíba, Fernando Caldas Machado, diretor adjunto da unidade, Lauro Antônio Santos Costa, deputado estadual, Hélio Oliveira, e da engenheira civil da Sejus, Natália Barros, responsável pela fiscalização das obras.

"A vistoria é verificar se a reforma está a contento, e assim, garantir a conclusão das obras o quanto antes. Por isso, este acompanhamento é tão importante”, disse Natália Barros. 
 
Ainda segundo Oliveira, "a Secretaria de Justiça tem avançado em obras que contemplam a ampliação de vagas no sistema prisional, e, sobretudo, no processo de ressocialização das pessoas privadas de liberdade”.
 
Após a vistoria da unidade prisional, o secretário de Justiça reuniu-se no Fórum Desembargador Salmon Lustosa, com a juíza da 1ª Vara Criminal de Parnaíba, Maria do Perpétuo Socorro Ivani de Vasconcelos, e com o promotor de justiça, José Eduardo Carvalho Araújo, para tratar sobre melhorias para o sistema penitenciário do município e do Estado.
 
 
Outras unidades prisionais

 
Além da reforma da Penitenciária Mista de Parnaíba, a Secretaria de Justiça está construindo a Casa de Detenção de Campo Maior (com 140 vagas) e providenciando a construção da Cadeia Pública de Altos (com 600 vagas), obras que representam um grande passo para aumentar a capacidade do sistema penitenciário do Piauí.
 
 
Da Redação
[email protected]

ZPE Parnaíba se prepara para iniciar exportações até o mês de julho

A Zona de Processamento de Exportação do Estado do Piauí, a ZPE Parnaíba, deve exportar os seus primeiros contêineres no próximo mês de julho, através da sua primeira indústria instalada, a Agrocera Piauí, especializada na industrialização e exportação de cera de carnaúba. A produção será escoada pelo Porto do Pecém, no Ceará que, pela sua distância relativamente pequena, boa qualidade das estradas e alto valor agregado do produto exportado, tornou-se atraente aos investidores cearenses. Além disso, o porto do Ceará tem conexões com os principais mercados interessados nas aplicações industriais da cera extraída da palha da carnaúba.

A ZPE Parnaíba está sendo construída com recursos liberados pelo Governo do Estado do Piauí, que já concluiu as duas primeiras etapas de obras e agora está trabalhando no módulo final, que permitirá a instalação dos equipamentos da Receita Federal com sua unidade alfandegária no local. As primeiras indústrias ocuparão uma área de 31.5 hectares, que já recebeu infraestrutura nas áreas de transporte (com moderno sistema viário interno), eletrificação industrial, sistemas de captação, tratamento e distribuição de água, estação de tratamento de esgoto, prédios industriais e administrativos, entre outros investimentos.

A fase atual, que envolverá recursos tecnológicos sofisticados, tornará a ZPE Parnaíba preparada para operar de acordo com a totalidade das regras mundiais que regem as zonas de livre comércio. A partir do alfandegamento, passará a despertar ainda mais o interesse de investidores nacionais e estrangeiros. “O objetivo de uma ZPE não é o de incrementar arrecadação tributária, mas o de gerar empregos e levar desenvolvimento para regiões de economia pouco desenvolvida”, explicou Paulo Cardoso, presidente da ZPE.  

O governador Wellington Dias e o presidente da ZPE Parnaíba, Paulo Cardoso, com o apoio do prefeito de Parnaíba, Florentino Neto, têm trabalhado na atração de mais indústrias para o local. Além da indústria que está instalada, de outros dois projetos aprovados nas áreas de medicamentos e produtos estéticos, o Ministério da Indústria e Comércio, Ciência e Tecnologia (MDIC) já analisa outras propostas de grupos industriais interessados em participar da ZPE Parnaíba. 

O governador Wellington Dias (PT) encaminhou à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), projeto de lei que cria um Programa de Recuperação de Crédito Tributário. Com a medida, o governo quer arrecadar recursos oriundos de dívidas dos contribuintes com ICMS, IPVA e ITCMD.

No caso do ICMS, ficam isentos de multas e juros quem aderir ao programa e tiver dívidas ocorridas até o dia 31 de dezembro de 2015 inscritas ou não em dívida ativa.

Da Redação
[email protected]

Ônibus do Forró Real bate em van na cidade de Parnaíba

Foto: Didu Paparazzo

O ônibus da banda de forró cearense Forró Real se envolveu em um acidente na tarde deste sábado (23) em Parnaíba, a 330 km ao Norte de Teresina.

Segundo o site Portal do Catita, a colisão com uma van aconteceu por volta das 17h30 quando o ônibus tentou desviar de galhos de árvores na avenida São Sebastião.

O incidente aconteceu em frente ao restaurante Tapicanha e deixou apenas prejuízos materiais.

A banda se apresentou na boate Trilhsu na madrugada deste domingo, em Parnaíba.

Com informações do Portal do Catita
[email protected]

 

Posts anteriores