Cidadeverde.com

Governador e vice entregam obras na região Norte

O governador Wilson Martins e o vice Zé Filho inauguraram obras em quatro municípios da região Norte do Estado. Durante a visita foram inauguradas obras de pavimentação asfáltica e de infraestrutura, além da entrega de ônibus escolar e de uma quadra de esportes. Zé Filho estava acompanhado da sua esposa, a deputada estadual Juliana Moraes Souza. Eles visitaram os municípios de Caraúbas, Caxingós, Parnaíba e Ilha Grande do Piauí. 



O governador do Estado iniciou agenda no entroncamento da BR 343 - Rodovia PI 305, onde fez o desenlace da fita e descerramento da placa inaugural da pavimentação asfáltica daquele trecho.  

Após o ato solene, a comitiva de autoridades seguiu para os municípios de Caraúbas e Caxingós, onde participaram de inaugurações. A programação prosseguiu durante a tarde com visita à cidade de Parnaíba, onde o governador visitou às obras de construção da Zona de Processamento de Exportação – ZPE, as obras de construção do Sistema de Esgotamento Sanitário e às obras de construção do Anel Viário de Parnaíba.


Na comunidade da Lagoa do Portinho, o governador juntamente com as autoridades descerrou a placa inaugural da restauração da pavimentação asfáltica da rodovia PI 116 que liga a BR 343 a Lagoa do Portinho e inaugurou a quadra poliesportiva.

Segundo o vice-governador Zé Filho, as obras do Governo do Estado destinadas á região Norte, vão dar qualidade de vida a população local. “Nós estamos muito satisfeitos com a vinda do Governador Wilson Martins para essas cidades da região Norte, trazendo melhorias e vamos trazer muito mais, pois a região precisa de sucessivos investimentos”, afirmou.


No final da tarde as autoridades enceraram a agenda de compromissos com solenidade na Câmara Municipal de Ilha Grande.

Católicos participam da procissão de Corpus Christi

Fiéis da igreja católica celebraram nesta quinta-feira (30) o Dia de Corpus Christi, em Parnaíba. A programação do dia santo contou com missa e procissão, reunindo fiéis de todas as paróquias da cidade.

                        Fotos: Helder Fontenele

A tradicional procissão teve início às 17h e percorreu as avenidas Coronel Lucas, Normalistas e Chagas Rodrigues terminando na igreja de São Sebastião. O percusso da procissão foi ornamentado pelos fiéis, que também confeccionaram os tradicionais tapetes para homenagear a Sagrada Eucaristia. 


A missa celebrada pelo bispo Dom Alfredo Scháffler foi acompanhada por centenas de católicos e culminou com a celebração do corpo e do sangue de Cristo.



“Esta é a festa mais importante da igreja católica, uma vez que renova a fé em Cristo através da  Santíssima Eucaristia. Apesar de vivermos em um mundo imediatista, a participação efetiva dos fiéis na festa do Corpo de Cristo mostra que os católicos vêm renovando sua fé em Deus,” afirmou o padre Ciqueira da paróquia Sagrado Coração de Jesus.


Com informações Portalcosta norte
cidades@cidadeverde.com

Músico da banda municipal morre em acidente em Ilha Grande

O músico Edvaldo Morais Aguiar da banda da prefeitura de Parnaíba morreu em um acidente de trânsito nesta quinta-feira (30). Um sargento da Polícia Militar e um outro homem que não foi identificado, também estavam no veículo no momento do acidente e foram socorridos às pressas. 

                            Fotos: Proparnaiba

O músico, integrante da banda de música Simplício Dias da Silva, dirigia um veículo modelo Fiesta de cor prata e placa HQB-9434 de Parnaíba. O fato ocorreu na estrada que liga as cidades de Parnaíba e Ilha Grande. Segundo testemunhas, o condutor teria perdido o controle do veículo ao fazer uma curva em alta velocidade e desceu o barranco.


Edvaldo Morais Aguiar teve morte imediata e segundo alguns familiares, a vítima estava consumindo bebida alcoólica momentos antes do acidente. O músico é filho do maestro Francisco de Assis de Aguiar, conhecido como Zulite também componente da banda municipal.


As outras vítimas foram socorridas por uma equipe do SAMU e encaminhadas ao Hospital Dirceu Arcoverde, sem risco de morte.


Com informações Proparnaiba
cidades@cidadeverde.com

Preso destelha presídio em tentativa frustrada de fuga

Um dos presos da penitenciaria mista juiz Fontes Ibiapina, em Parnaíba, tentou empreender fuga durante um banho de sol nesta quarta-feira (29). A fuga foi abortada pelo guarda da guarita externa que avistou o detento no telhado do presídio. 


A tentativa de fuga aconteceu por volta das 9h e de acordo com o coronel Sousa, comandante do 2º Batalhão da PM, o preso não tinha possibilidades de fugir, mesmo tendo retirado cerca de cinco telhas.

"Ele chegou a subir no telhado, mas de maneira alguma esta atitude representou um perigo efetivo de fuga. Estava no momento do banho de sol e bem próximo do horário de visitas e todos os agentes estavam atentos. A Força Tática foi acionada, apenas por motivo de prevenção", destaca o comandante.

Ainda segundo Sousa, após a atitude do detento, agentes penitenciários realizaram uma vistoria nas dependências do presídio, mas não foi encontrado pistas sobre uma possível fuga por outros meios.


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
gracianesousa@cidadeverde.com

Uespi de Parnaíba realizará simpósio de inovação e empreendedorismo

O Campus de Parnaíba da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) irá realizar de 28 à 30 de junho o Simpósio de Inovação e Empreendedorismo das Relações Humanas no Trabalho (SIERHT). O evento tem como objetivo disseminar o conhecimento de como se posicionar no mercado de trabalho e contará com palestrantes renomados como, Sônia Guimarães, Matheus Foureaux, Cellyneude Fernandes e Celina Olivindo.

De acordo com a professora Celina Maria de Souza Olivindo, o evento visa ajudar no melhoramento do profissional no mercado de trabalho. “A formação, treinamento e auxílio de profissionais será nosso foco, visando melhorar e desenvolver as atividades e atribuições dos colaboradores nas empresas”, explicou a docente.

Nayara Cristina da Rocha Oliveira, acadêmica do 5º bloco de Enfermagem comentou sobre a importância do evento para sua formação acadêmica e para comunidade. “Irá contribuir muito na minha formação, uma vez que irei lidar com pessoas e devemos ter uma boa relação interpessoal. O evento será de grande relevância não só para estudantes, mas sim para toda comunidade parnaíbana”, destacou Nayara Cristina.

Estudante do curso de Agronomia, Edineudo Mourão da Silva, destacou os pontos que lhe ajudarão não só na formação acadêmica, mas também na carreira profissional. “No simpósio teremos a oportunidade de aprender diversas formas de atuar com efetividade no mercado, tomar decisões corretas, além de liderar com eficiência”, explicou Edineudo.

As inscrições são feitas no campus de Parnaíba e custarão R$ 50. Metade do valor será destinado para as turmas que estão prestes a se formar (Enfermagem, Ciências da Computação e Agronomia) e a outra para os custos com o evento.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Presa líder de quadrilha que oferecia prêmio por morte de PM

Três mulheres e um homem foram presos sob acusação de envolvimento com o tráfico de drogas. Contra uma das acusadas identificada como Ticiana de Souza Costa havia um mandado de prisão preventiva expedido pelo juiz Fernando de Souza Vicente,  da comarca de Granja, no Ceará. 

                           Fotos: Proparnaiba

A quadrilha foi presa em cumprimento a um mandado judicial, através de uma operação articulada entre a polícia do Piauí e do Ceará. De acordo com o capitão Palhano, chefe do Ronda Cidadão de Parnaíba, contra a acusada existem diversas acusações.


"A Ticiana é de Fortaleza e era casada com um traficante que morreu, recentemente, em um acidente de trânsito. Assim, ela passou a tomar de conta da boca de fumo, já foi presa com outros suspeitos de arrombar caixas da prefeitura e é suspeita de ser mandante de crimes no Ceará. Ela é considerada perigosa e há informações de que a Ticiana oferecia prêmios para bandidos que matassem Pms", destaca Palhano. 

                          Foto: Portalcostanorte


Durante a abordagem ainda foram presos Tiago Camurça Costa de Oliveira, Emmanuela Belisario de Moura e Cristina Sousa de Jesus por formação de quadrilha. Uma quinta pessoa que seria o companheiro de Cristina Sousa teria fugido no momento da operação. 


Na residência a polícia encontrou  cocaína, pedras de crack, uma balança de precisão, documentação pessoal, joias, quatro celulares, cartões de crédito, chips de celular e pouco mais de R$ 400 em dinheiro. 


"A Ticiana de Souza estava foragida há mais de um ano e agora será transferida para o Ceará", reitera o comandante do 2º Batalhão da PM, coronel Sousa.


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
gracianesousa@cidadeverde.com

Fiscais do Procon apreendem mercadorias vencidas em supermercado

Em uma fiscalização de rotina, o Procon de Parnaíba apreendeu várias mercadorias vencidas em um supermercado localizado na avenida Pinheiro Machado. Entre os produtos apreendidos estão requeijão, linguiça, camarão, bacalhau, iogurtes e pães.

                          Fotos: Portalcostanorte

A apreensão aconteceu nesta segunda-feira (27) e, na ocasião, foi lavrado o auto de infração e de apreensão das mercadorias com validade vencida. O estabelecimento comercial responderá a um processo administrativo que poderá acarretar em multa.   

      


Com informações Portalcostanorte
cidades@cidadeverde.com     

Fiscais do Procon apreendem mercadorias vencidas em supermercado

Em uma fiscalização de rotina, o Procon de Parnaíba apreendeu várias mercadorias vencidas em um supermercado localizado na avenida Pinheiro Machado. Entre os produtos apreendidos estão requeijão, linguiça, camarão, bacalhau, iogurtes e pães.

                    Fotos: Portalcostanorte

A apreensão aconteceu nesta segunda-feira (27) e, na ocasião, foi lavrado o auto de infração e de apreensão das mercadorias com validade vencida. O estabelecimento comercial responderá a um processo administrativo que poderá acarretar em multa.   

      


Com informações Portalcostanorte
cidades@cidadeverde.com     

Polícia abre inquérito para investigar contaminação em restaurante

A Polícia Civil de Parnaíba instaurou nesta segunda-feira (27), inquérito para investigar a contaminação que atingiu o Restaurante Popular de Parnaíba. Cerca de 100 pessoas foram atendidas com os mesmos sintomas, no hospital Dirceu Arcoverde, após terem almoçado no restaurante.


De acordo com o delegado regional Rodrigo Moreira, a causa da contaminação pode ser condição imprópria de consumo. "Pode ser uma falha, mas vamos investigar o crime contra as relações de consumo", afirmou o delegado.

A hipótese de atentado está praticamente descartada já que segundo o delegado, nada aponta para a possibilidade. Serão ouvidas as vítimas, os médicos responsáveis pelo atendimento, os funcionários que trabalham no restaurante e a empresa responsável pelo fornecimento da comida.

A investigação tem um prazo inicial de 30 dias para ser concluída, mas pode haver prorrogação.

Prefeitura fecha restaurante

O prefeito Florentino Neto determinou o fechamento temporário do restaurante. Ele promoveu uma reunião em seu gabinete com representantes da empresa responsável pelo Restaurante Popular e Técnicos da Vigilância Sanitária. Segundo determinação a reabertura do Restaurante Popular dependerá de manifestação favorável da Vigilância, o que significa que não estará aberto ao público até um pronunciamento positivo do órgão.

O prefeito e a secretária da Saúde, Maria do Amparo Coêlho dos Santos, informaram que todas as providências serão tomadas para elucidação do fato ocorrido na última sexta-feira e que a administração municipal dará todo apoio aos trabalhos de investigações epidemiológica e sanitária, além dos procedimentos de sindicância.

"O restaurante vai reabrir, mas a decisão sobre sua reabertura será técnica, pois a Vigilância Sanitária é quem tem condições de se pronunciar, com segurança, sobre a questão", afirmou o Prefeito.


Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Ônibus que saiu de Parnaíba sofre acidente em MG e dois morrem

Um ônibus da empresa Itapemirim, que saiu da cidade de Parnaíba, no Piauí, com destino à capital de São Paulo, colidiu com a traseira de uma carreta na madrugada deste domingo em Minas Gerais.  44 passageiros estavam no ônibus, destes, 26 ficaram feridos, sendo que o motorista,  Flávio Rodrigues de Lima, de 40 anos e o passageiro, Sebastião Mendes de Oliveira, de 70, ficaram presos nas ferragens e morreram no local. 

Ainda não há informação se alguma das vítimas é piauiense. A tragédia ocorreu por volta das 4h50min , o veículo bateu na traseira de uma carreta que seguia normalmente pela rodovia no sentido Uberlândia/Uberaba.no KM 151.4 da BR-050, entre Uberaba e Uberlândia. 

Quando o Corpo de Bombeiros de Uberaba chegou ao local, o motorista da carreta não estava, mas pouco tempo depois ele parou em um posto de combustíveis e acionou a Polícia Rodoviária Federal (PRF). As vítimas foram encaminhadas para o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM) e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do São Benedito e Parque do Mirante, sendo que a maioria com ferimentos leves.

Além de cinco viaturas dos bombeiros e 16 profissionais da corporação, ajudaram no resgate das vítimas quatro ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Civil.

Segundo a PRF, o motorista da carreta contou que ouviu um barulho parecido com o de um estouro de pneu e que resolveu parar no posto de combustíveis para ver o que tinha acontecido. Quando ele percebeu que haviam batido na traseira do veículo, acionou a PRF. Ele foi ouvido e liberado.

As causas do acidente ainda são investigadas. Mas, segundo a PRF, a suspeita é que o motorista do ônibus tenha dormido ao volante. A rodovia chegou a ficar totalmente fechada por trinta minutos, porém, já foi liberada no início da manhã.

Aguarde mais informações

Rayldo Pereira
com informações do G1 Minas Gerais e Portal Em
rayldopereira@cidadeverde.com

Posts anteriores