Cidadeverde.com

Bombeiros resgatam jovem que desapareceu após mergulho em rio

O corpo do jovem Ezequiel de Santana Santos foi encontrado após quase 24 horas do desaparecimento no rio Igaraçu, em Parnaíba. De acordo com familiares, o rapaz teria saído de casa para se divertir, quando ocorreu a fatalidade. 

Foto: Daniel Santos/ Portalcostanorte

Os amigos da vítima contam que o jovem mergulhou e desapareceu nas águas. Ele sumiu na tarde da última quinta-feira (24) e o corpo só foi encontrado ontem (25), já nas proximidades do município de Luís Correia.

João Santos, pai do adolescente, acompanhou as buscas pelo rapaz e lamentou a morte do filho. Peritos criminais se deslocaram para o local e o corpo foi removido para o Posto Avançado do Instituto Médico Legal (IML).

 

Com informações Portalcostanorte
[email protected]

Polícia prende homem com mandado de prisão em aberto na BR-343

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu, na manhã desta sexta-feira (25), em Parnaíba, um homem de 33 anos com mandado de prisão em aberto. Ele foi abordado pelos policiais no Km 33 da BR 343.

Segundo a polícia, o mandado de prisão em aberto é decorrente de condenação criminal pelo crime de furto qualificado, previsto no artigo 155, parágrafo 4º, do Código Penal Brasileiro.

A ordem de prisão fora expedida em fevereiro de 2014 pela 1ª Vara Criminal de Parnaíba/PI e o crime cometido em julho de 2004. O acusado vinha do Maranhão para o litoral do Piauí e foi conduzido à delegacia local.

Operação Semana Santa
No primeiro dia da Operação em todo o país, no Piauí, foi registrada a morte de um jovem após uma colisão frontal na cidade de Altos, a 46 km de Teresina, bem como 266 veículos trafegando com velocidade acima do permitido. No Piauí, a Operação Semana Santa iniciou ao meio dia desta quinta-feira, 24.

Hérlon Moraes
[email protected]

Jovem de 18 anos morre afogado no Rio Igaraçu


Mergulhador do Corpo de Bombeiros faz buscas ao corpo do jovem

Equipes do Corpo de Bombeiros de Parnaíba, a 310 km de Teresina realizam buscas ao corpo de um jovem de 18 anos se afogou no Rio Igaraçu. O garoto estava na companhia de amigos quando desapareceu na tarde da última quinta-feira, 24.

O fato aconteceu por volta do meio dia, quando o jovem Ezequiel de Santana Santos saiu de casa sem avisar com um grupo de amigos. Eles foram para a localidade Sossego, no bairro São Judas Tadeu e se divertiam quando Ezequiel mergulhou e não foi mais visto.

Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas e realizaram buscas no local durante a tarde e retomaram a ação na manhã desta sexta-feira, mas não haviam localizado o garoto. O pai da vítima, João Santos, acompanhou aflito o trabalho dos mergulhadores.

Da Redação
[email protected]

Penitenciária de Parnaíba registra 9ª tentativa de fuga do ano

Um dia após três detentos escaparem da Central de Flagrantes, a Penitenciaria Mista Juiz Fontes Ibiapina, em Parnaíba, a 340 km de Teresina, registrou uma tentativa de fuga na madrugada desta sexta-feira, 25. Os presos quebraram os cadeados das celas e foram surpreendidos pelos agentes penitenciários no telhado. Foi a nona tentativa somente este ano.

A fuga foi descoberta por volta das 2h da madrugada. Os presos teriam arrombado os cadeados de uma das celas da Ala 4 e, em seguida, rompido a tela de proteção que dá acesso ao pátio quando foram avistados pelos agentes de plantão. Os detentos Arimateia Barbosa, Sávio Natanael e Isaque Sousa Apolinário já estavam no telhado quando foram forçados a voltar.

Outros três detentos, Jeferson Ramos de Andrade, Denilson dos Santos Brito e Normando Cabrinha de Sousa foram surpreendidos ainda na cela se preparando para escapar.

Esta foi a terceira tentativa de fuga somente este mês no na Penitenciária de Parnaíba, que já soma nove casos somente este ano. No início do mês, dois presos serraram uma das grades e tentaram fugir pelo telhado, quando foram interceptados pela guarda do presídio. Um dos fujões já havia tentado escapar dois dias antes vestindo-se de mulher e aproveitando que visitantes deixavam o local.

De acordo com o Sinpoljuspi- Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí-, a Penitenciaria Mista Juiz Fontes Ibiapina tem a capacidade total  de 157 presos, mas hoje abriga cerca de 470 detentos.

Diego Iglesias
[email protected]

Grupo de teatro encena "Jesus, Salvador dos Homens" na sexta-feira (25)

A companhia de Teatro Estrelato encena a Paixão de Cristo em Parnaíba nesta sexta-feira (25), às 17h, no Campo das Mercedes. O grupo levará ao público o espetáculo "Jesus, Salvador dos Homens", que contará a vida de Cristo, considerado o maior de todos os homens e o pregador da paz e do amor. 

Com 25 anos de história, o espetáculo- que tem 16 cenas e duração de 2 horas- será encenado com artistas jovens e mais experientes. A atriz Francimeire Silva interpretará Maria, pelo décimo ano consecutivo.

"É uma emoção tamanha porque, por mais que eu ensaie e me prepare, no dia somos tomados por sentimento tão bonito que vai além do que planejamos. Nesses meus 10 anos, eu garanto que nenhum foi igual ao outro. Cada ano é mais emocionante", disse a atriz. 

O protagonista do espetáculo será o ator Kleber Lima que interpreta o papel de Cristo há duas décadas. "A Paixão de Cristo é uma história muito conhecida. O público já sabe como começa e como termina. A diferença está na interpretação dos atores. A mensagem é sempre de evangelização. Minha responsabilidade, como intérprete de Jesus, é transmitir o que Jesus fez, o que ele representou para todos nós...mostrar sua paixão pela humanidade", disse Lima. 

 

Com informações Notícia da Manhã
[email protected]

Obra de empresários para encher Lagoa do Portinho sofre com burocracia

  • 5.jpg Divulgação
  • 1.jpg Divulgação
  • 7.jpg Divulgação
  • 6.jpg Divulgação
  • 2.jpg Divulgação
  • 3.jpg Divulgação

Em Parnaíba, a 340 km de Teresina, a Lagoa do Portinho hoje agoniza devido à sua maior seca comprometendo o turismo em um dos mais belos cartões postais do Piauí. Como se não bastasse o prejuízo à natureza e aos comerciantes, um impasse entre empresários e a Semar- Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos- está impedindo que a única medida feita até agora seja executada de fato: os empresários resolveram, por conta própria, abrir um canal para encher a lagoa.

Há vários anos, a Lagoa do Portinho vem passando por um processo lento de seca. Mas com os problemas de falta de chuvas, a situação se agravou, deixando a completamente seca. Os comerciantes que dependem do cartão postal aguardavam uma ajuda do Estado, com garantia de ação do secretário estadual do meio ambiente, Ziza Carvalho, que havia prometido a desobstrução e limpeza da calha do Rio Portinho e algumas outras ações, mas que tudo dependia do aumento das chuvas.

Cansados de esperar, amargando ainda mais prejuízos, os empresários resolveram agir por conta própria e, com ajuda de populares da região, providenciaram uma intervenção. Eles começaram a desobstruir o canal que liga o Rio Portinho à Lagoa, mas, no início dessa semana, foram impedidos de seguir com a “obra” devido um embargo da Semar.

Segundo Rarisson Albuquerque, coordenador regional da Semar em Parnaíba, o embargo da obra deu-se por algumas irregularidades nas ações na abertura do canal, com o uso de máquinas pesadas, e por não terem informado formalmente à secretaria acerca da ação. “O que está acontecendo é que estamos saindo do técnico para o político. O que tem que ser feito? Era só terem entrado com um pedido [à Semar]. Autorizamos a continuidade do serviço, mas desde que tenha o compromisso de não levar retroescavadeira para aquela área”, explicou em entrevista ao Jornal do Piauí.

O imbróglio deve ser resolvido ainda nesta semana com a liberação da obra, segundo o coordenador da Semar. No entanto, a abertura do canal só deve ser concluída no fim do mês. Os empresários esperam que a ligação esteja feita até o dia 7, quando acontece uma grande cheia de maré, o que deve impulsionar as águas do Rio Portinho e levar água à lagoa.

Diego Iglesias
[email protected]

Adolescente que levou tiro no rosto diz que disparo foi de dentro da escola

A Polícia Civil da cidade de Parnaíba, a 310 km de Teresina, está investigando um caso misterioso envolvendo um adolescente de 17 anos que foi atingido com um tiro na boca em uma escola na última segunda-feira. A vítima falou com exclusividade ao Jornal do Piauí e disse que o disparo partiu de uma sala e não de fora da escola.

O caso aconteceu no Colégio Polivalente Lima Rebelo na manhã da última segunda-feira, 14, quando o adolescente caminhava distraído pelos corredores da escola. “Estava sentado no corredor da biblioteca no celular. Aí eu estava de frente com uma portinha quando me deparei foi com o disparo bem no meu rosto. Eu nem percebi que tinha pegado o disparo, foi só na hora que vi o sangue descer que eu percebi que tinha pegado o tiro e só fiz sair correndo com a mão no rosto. E eu tenho pra mim que o disparo foi dali daquela porta. Não tem como vir de fora ou de lugar nenhum, pois foi muito perto", relatou o jovem.

Logo após o ocorrido, uma equipe da Polícia Militar fez várias rondas pelos arredores da escola, mas não conseguiu localizar suspeitos. Inicialmente, os policiais levantaram a suspeita que o disparo tivesse partido de fora das dependências do colégio. No entanto, a própria vítima descartou a hipótese.

O adolescente recebeu alta médica nesta quarta-feira. O disparo perfurou o rosto próximo ao nariz e o projétil saiu no pescoço perto da orelha.

De acordo com o delegado Rodrigo Valente, a arma utilizada no crime não foi localizada e a linha de investigação segue em sigilo. Ele destacou que a diretora da escola já foi ouvida e várias pessoas serão chamadas para depoimento na próxima semana. “Já solicitamos as imagens do circuito de segurança com a movimentação no dia do ocorrido e vamos ouvir as pessoas", finalizou.

Da Redação 
[email protected]

Homem com malote de dinheiro é morto em tentativa de assalto em Parnaíba

Foto: Blog do Pessoa
 
Um homem ainda não identificado com aproximadamente 30 anos foi morto a tiros na cidade de Parnaíba, litoral do Piauí. A informação da Polícia Militar da cidade é de que a vítima portava uma mochila com uma grande quantidade de dinheiro quando foi abordado. 
 
A vítima trabalhava como cobrador em um posto de combustíveis. Ele estacionado sua moto próximo a uma agência bancária, onde iria realizar operações financeiras. Antes de entrar no banco, uma dupla anunciou o assalto e a vítima correu. 

Nesse momento, os homens dispararam contra o homem, que foi atingido. Ele entrou em uma loja próxima, onde faleceu. A dupla suspeita chegou a entrar na loja para tentar levar a mochila com o dinheiro. Não há informações sobre o valor levado. 

Os dois suspeitos fugiram e estão foragidos. 

 

Maria Romero com informações do Jornal do Piauí
[email protected]

Suspeitos de assalto a casa de vereador e mais cinco são presos por roubo

Nove suspeitos de praticarem roubos na cidade de Parnaíba foram presos nesta terça-feira (15). Dos suspeitos, quatro agiam em grupo e vinham aterrorizando a cidade desde o início do mês. Entre as ações atribuídas a suposta quadrilha está a invasão à casa do vereador Carlson Pessoa, no início de março. 

Objetos apreendidos com o suposto grupo criminoso

"Eles agiam sempre com muita violência, agredindo adultos e até crianças. Ontem eles foram presos após assalto a residência de uma comerciante do ramo de joias. Na fuga, os suspeitos foram perseguidos pela PM, colidiram em um muro e acabaram sendo presos. Eles seriam os mesmos que fizeram a família do vereador de refém e praticaram um arrastão na casa", disse o titular da Central de Flagrantes de Parnaíba, João Rodrigo Luna. 

Os presos foram identificados como Edinardo Silva Sousa, Luís Gustavo Reis, Dinael de Sousa Silva e Benerval de Sousa Silva. 

O delegado ressalta também que o quarteto apresentou nomes falsos e após levantamento descobriu-se que dois eram foragidos da Colônia Agrícola Penal Major César, em José de Freitas, e dois da Penitenciária Regional Luiz Gonzaga Rebelo, em Esperantina.

Delegado João Rodrigo Luna

"Eles eram foragidos, tinham mandados de prisão em aberto e são investigados em oito inquéritos. Pelos crimes praticados, recentemente, devem responder por associação criminosa e roubo qualificado. Agora, o caso será repassado para o 1º e 2º DPs de Parnaíba", reitera o titular da Central de Flagrantes de Parnaíba.

Os demais presos ontem não integram a suposta quadrilha, mas também são investigados por roubo. 

"Também foram levados para a Central de Flagrantes, três adolescentes, inclusive uma menina de 15 anos. Em seguida, dois jovens de 19 anos autuados por roubo qualificado. Todos são suspeitos de praticarem assaltos usando facas. Essas prisões representam um alívio para a sociedade que estava assustada com tantos roubos nos últimos dias", reitera João Rodrigo Luna. 


Graciane Sousa
[email protected]

Quadrilha suspeita de roubos é presa após colidir carro em Parnaíba

  • dee2752a-1c70-4b8a-903e-a46fa47354a4.jpg Divulgação/PM
  • c44596bb-8419-44a0-b9f4-326fb38f6041.jpg Divulgação/PM
  • a4add2af-8558-4c52-876b-e141b302e124.jpg Divulgação/PM
  • 650bad12-536d-4952-b8f7-fc0fe305174b.jpg Divulgação/PM
  • 73e8f850-61db-4d84-a323-385ee22fca31.jpg Divulgação/PM
  • 54e7b50f-a1e8-49cb-af2b-25639712fe3b.jpg Divulgação/PM
  • 28b6f116-50b5-473c-bb89-70765dff5b55.jpg Divulgação/PM
  • 8efa2119-37b4-4407-a264-1df606c567f0.jpg Divulgação/PM
  • 6ff9a0c2-a87d-45f4-8fd3-e9165533d8c4.jpg Divulgação/PM

Equipes do 2° Batalhão da Polícia Militar, com apoio da Polícia Civil na cidade de Parnaíba, a 310 km de Teresina, conseguiu prender uma quadrilha suspeita de praticar diversos roubos nas últimas semanas. Eles foram detidos após o assalto à residência da ex-mulher de um militar e, com eles, foram encontrados diversos objetos, como aparelhos eletrônicos, relógios, celulares e dois revólveres municiados.

De acordo com a PM, no início da tarde desta terça-feira o grupo invadiu a casa da ex-mulher de um sargento da Polícia Militar no bairro Rodoviária e levou diversos objetos. Os bandidos fugiram em um carro e foram perseguidos por uma viatura, mas acabaram colidindo contra o muro de uma casa e foram capturados.

Os suspeitos foram identificados como Eduardo Silva Sousa, de 28 anos, Carlos Eduardo Reis, de 23 anos, Dinael de Sousa e Silva, de 25 anos, e Antônio Ferreira do Nascimento, de 35 anos.

Eles foram encaminhados para a Central de Flagrantes e, com eles, foram encontrados diversos objetos: 11 celulares; 04 óculos esporte; 08 pulseiras; 1 máquina fotográfica; 1 DVD; ; 05 perfumes; 1 receptor de TV; 1 som automotivo; 8 mochilas, 2 tvs, além de 39 relógios, uma pequena quantia em dinheiro e dois revólveres calibre 38 com 10 munições.

Pelos objetos apreendidos, a polícia tenta confirmar a suspeita da participação do grupo em diversos roubos à residências ocorridos nas últimas semanas e têm aterrorizado a população da cidade. Os policiais solicitam que as vítimas compareçam à Central para o reconhecimento dos suspeitos e a recuperação dos bens.

Diego Iglesias
[email protected]

Posts anteriores