Cidadeverde.com

Jogadores continuam em greve no Parnahyba e presidente ameaça sair

Jogadores reunidos para discutir o atraso dos salários

Os jogadores do Parnahyba Sport Clube permanecem de braços cruzados. Na tarde desta quinta-feira (18), os atletas participaram de uma reunião com membros da direção do time, que tenta até o momento convencê-los de entrar em campo no próximo jogo de sábado em Piripiri, com o 4 de Julho.

A decisão dos jogadores de não treinar e nem disputar uma partida de futebol, foi tomada no início desta semana. É que já somam dois meses que eles não têm o pagamento de salários. 

Técnico Paulo Moroni sem atletas para comandar

O presidente do time Zé Lima disse que já não tem mais justificativa para dar aos jogadores: “A única coisa que está faltando é o repasse da prefeitura, eu não tenho mais o que dizer pra eles”, explica Zé Lima. O presidente sinalizou que se até sábado nada for resolvido, ele deverá pedir o afastamento do cargo.

Após a reunião desta quinta-feira, nenhum dos jogadores foi autorizado a dar entrevista, mas sem se identificar um dos atletas disse que o time pode até entrar em campo no sábado, caso o pagamento seja efetuado até o meio-dia. Se não, a decisão vai permanecer. O valor total da divida chega a R$ 400.000.

Tiago Mendes (TV Cidade Verde em Parnaíba, especial para o Cidadeverde.com)
cidades@cidadeverde.com

Polícia apreende 8kg de maconha no bairro Santa Luzia

O serviço de inteligência da polícia e a força tática encontraram quase 8 quilos de maconha no bairro Santa Luzia em Parnaíba. A droga estava espalhada por toda a residência de Antônio Pereira da Silva Filho, o “Mambira”, de 27 anos. Ele é natural do município de Chaval no Ceará. Para a polícia, ele estaria comandando o tráfico da droga no bairro.


A policia encontrou com “Mambira” Raimundo Nonato Rodrigues, de 25 anos. Os dois foram detidos e levados para a Central de Flagrantes, foram apreendidos 7 kg de maconha e uma moto fan preta que, segundo a polícia, foi tomada de assalto há poucos dias no povoado Estreito, em Buriti dos Lopes. 

De acordo com o delegado Arthur Barros, da central de flagrantes, “Mambira” já tem passagens pela polícia por vários crimes, entre eles homicídio.


Uma menor de idade foi ouvida na central de flagrantes. A menina pode estar grávida de “Mambira”, como informou o delegado. “Ela disse que está vivendo com ele e falou que está gravida. Se ele não assumir a menor já é outro crime contra ele”, disse o delegado. 

Os acusados de tráfico de drogas e os materiais apreendidos estão à disposição da justiça.

Tiago Mendes (TV Cidade Verde em Parnaíba, especial para o Cidadeverde.com)
cidades@cidadeverde.com

TJ-PI decide manter juiz afastado do cargo

O Tribunal de Justiça do Piauí decidiu manter o afastamento do juiz da 1ª Vara Criminal de Parnaíba, José Ribamar de Oliveira e Silva, acusado de atrasar julgamento de processos. A decisão foi por unanimidade e o relator do processo foi o desembargador Francisco Antônio Paes Landim, corregedor do Tribunal de Justiça.


Uma inspeção feita na comarca apontou que 180 processos estavam completamente parados há mais de um ano. Foram verificados ainda processos relativos a presos provisórios parados há mais de três anos.

A correição foi realizada nas Promotorias Criminais da Comarca de Parnaíba pela Corregedoria Geral do MP constatou a existência de 739 processos conclusos para o juiz. Destes, 180 estavam parados.

A decisão da pena de disponibilidade foi tomada em sessão administrativa realizada nesta quinta-feira (18). O prazo para comunicação ao Conselho Nacional de Justiça é de 15 dias. 

Estiveram presentes os desembargadores Luiz Gonzaga Brandão de Carvalho, Raimundo Nonato da Costa Alencar, Edvaldo Pereira de Moura, José Ribamar Oliveira, Fernando Carvalho Mendes, Haroldo Oliveira Rehem, Raimundo Eufrásio Alves Filho, Joaquim Dias de Santana Filho, Francisco Antônio Paes Landim Filho, Sebastião Ribeiro Martins, José James Gomes Pereira, Erivan José da Silva Lopes, Pedro de Alcântara da Silva Macêdo, Hilo de Almeida Sousa, Ricardo Gentil Eulálio Dantas e Oton Mário José Lustosa Torres. Já José Francisco do Nascimento justificou ausência.

Yala Sena
yalasena@cidadeverde.com

Prefeitura divulga lista de candidatos convocados em concurso público

A prefeitura de Parnaíba divulgou nesta quinta-feira (18) a relação dos 65 candidatos convocados no concurso público, homologado em setembro de 2012. 


Os candidatos deverão apresentar documentação entre os dias 24 e 26 deste mês para assumirem cargos nas secretarias da Saúde, Educação e Desenvolvimento Social e Cidadania.




Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Cáritas promove encontro para tratar dos direitos da mulher em Parnaíba

A Cáritas Brasileira Regional do Piauí participa nesta quinta-feira (18) de um encontro na cidade de Parnaíba, norte do Estado. O encontro acontecerá na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, nos turnos da manhã e tarde, e tem o objetivo de mobilizar as mulheres da região para conquista e efetivação de direitos.


No intuito de promover um atendimento psicossocial e de saúde ás mulheres vítimas de violência com orientações e apoio com o fito do fortalecimento da auto-estima e autonomia pessoal e social das mulheres. Visando à superação da situação de violência e quebra do circulo vicioso dessa violência. Será trabalhado o processo de escuta, de conversa, do acolhimento de terapias grupal e comunitária com orientação para a questão dos direitos, para a valorização do ser mulher, do ser mãe no âmbito psicossocial e de saúde mental.

O outro viés do projeto é propor ao final das atividades um manual de atendimento ás vítimas de violência para ser aplicado na rede pública de saúde do Estado, pois a violência deve ser vista também a partir da falta de saúde que atinge as vítimas.

“Um projeto dessa envergadura se faz necessário e urgente em nosso estado, pois a violência contra a mulher cresce assustadoramente em todos os municípios, sem nenhuma intervenção efetiva do Estado. No estado do Piauí poucas ações foram realizadas para que a lei Maria da Penha seja aplicada com em seu rigor, a impunidade para os crimes contra a mulher dão vazão aos criminosos”, diz Hortência Mendes, secretária regional da Cáritas Piauí.

Com o encontro de Parnaíba, pretende-se estabelecer parcerias com o movimento de mulheres organizado, com os sindicatos e movimentos ligados às questões de segurança e de saúde, com organizações comunitárias como associações de catadores e catadoras, associações de moradores e moradoras, grupos de saúde comunitária, entre outros.

A metodologia utilizada será a do PMAS – Planejamento, Monitoramento, Avaliação e Sistematização das experiências, onde a construção coletiva do saber terá um espaço considerável para que a Vida das mulheres seja retomada, remontada a partir das ações em conjunto. Ainda em neste mês de abril um encontro similar será realizado em Teresina, na Arquidiocese.

Na área dos Direitos a Cáritas tem estabelecido ao longo dos anos de sua existência um leque de parcerias que lhes permita formar, capacitar, animar, mobilizar as populações mais carentes e vulnerabilizadas pelo sistema capitalista a conquistarem os direitos que lhes permitam ter uma vida digna e em abundância. 


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Devoto pedala de Teresina à Parnaíba para pagar promessa

Os coordenadores da capela de Santo Expedito no Conjunto Jardim dos Pássaros, em Parnaíba, receberam a doação de uma bicicleta utilizada para agradecer a benção recebida pelo santo padroeiro da comunidade.


O devoto, que pediu para não ter seu nome revelado, concluiu o trajeto de Teresina à Parnaíba em três dias, cerca de 20 horas pedalando.

"A bicicleta será leiloada nesta quinta-feira (18), após missa por ocasião dos festejos de Santo Expedito", conta Adriane Teles, uma das responsáveis pela capela.

O festejo teve início no último dia 10 de abril e segue até dia 19, data em que os católicos celebram o dia do santo considerado das causas impossíveis.


Com informações Proparnaiba
cidades@cidadeverde.com

Secretaria de Saúde divulga calendário de triagem para cirurgias de catarata

A Secretaria Municipal da Saúde de Parnaíba fará triagem para encaminhamento cirúrgico da catarata. De acordo com o cronograma, a seleção será realizada todas as sextas- feiras nos turnos manhã e tarde,  a partir do próximo dia 19, nas Unidades Básicas de Saúde distribuídas pela cidade.


A estrutura de organização na rede de atendimento municipal contará ainda com a estratégia de levantamento e encaminhamento realizado pelos agentes comunitários de saúde com pacientes idosos na faixa etária de 50 anos e mais que apresentarem deficiência da acuidade visual. Havendo necessidade de intervenção cirúrgica será agendado o procedimento.


Da Editoria de Cidaes
cidades@cidadeverde.com

Polícia desarticula quadrilha especializada em roubos de motocicletas

Uma quadrilha especializada em roubos de motocicletas foi desarticulada pela Força Tática e Grupo Reservado da Polícia em Parnaíba, neste domingo (14). Na operação, foram identificados seis jovens acusados de realizar pelo menos 30 assaltos por mês. 

                   Fotos: Jornaldaparnaíba

O grupo foi descoberto após a prisão de um dos integrantes identificado como Elvis Lira, acusado de roubo e receptação. Samuel Meneses, 19 anos, Matias Alexandre dos Santos, 19 anos, também foram presos além de dois menores apreendidos identificados pelas iniciais L.F.M e G.S.R, ambos de 17 anos. 


A PM ainda fez a prisão de outro acusado de roubos de motocicletas na cidade de Caraúbas do Piauí, conhecido por Carlão. Todos foram conduzidos a Central de Flagrantes e prestaram depoimentos ao delegado Marcos Basto e ao delegado regional Rodrigo Moreira Rodrigues.

Com informações Jornaldaparnaiba
cidades@cidadeverde.com

Jovem cai do telhado em tentativa frustada de roubo

O homem identificado como Julio Cesar Bitencourt, 28 anos, foi preso acusado de danos morais e tentativa de furto a uma loja de tintas em Parnaíba. De acordo com informações da Polícia Militar, o jovem tentava invadir o estabelecimento comercial pelo teto que não suportou o peso e acabou desabando e acionando o alarme da empresa.


"O alarme disparou e acionou o celular do proprietário da loja que quando chegou ao local ainda se deparou com o suspeito", conta a polícia. A vítima ainda travou uma luta corporal com o acusado que conseguiu fugir. 

Júlio Cesar foi capturado pouco depois em cima de um cajueiro e conduzido à Central de Flagrantes de Parnaíba. 

Com informações Portaldocatita
cidades@cidadeverde.com

Zé Filho recebe investidores alemães em Parnaíba

O governador em exercício, Zé Filho, participou de uma reunião nesta quinta-feira (11), em Parnaíba, com um grupo de investidores interessados em se instalar na ZPE. Representantes da prefeitura, empresários locais e da administração da companhia também participaram do encontro.  


Durante a reunião, Zé Filho mostrou os atrativos para os investimentos no Piauí, em especial, para a zona de processamento. Para o governador em exercício, o Estado oferece toda a estrutura necessária e ótimas condições para a instalação de empresas na região.

"Hoje temos uma das melhores condições para atrair empresas em todo o mundo, nossa localização é privilegiada, temos uma das maiores taxas de crescimento do Brasil além de um grande projeto de infraestrutura".    

O diretor da Companhia Administradora da ZPE, Mirócles Veras, fez um balanço das obras da unidade piauiense e afirmou que o cronograma está sendo cumprido pela empresa responsável pelo empreendimento.

Mirócles também falou do interesse de grupos em investir no Piauí. "Hoje temos toda a estrutura para os empresários interessados em investir no nosso Estado. Estamos seguindo todo cronograma de instalação da companhia e logo teremos outras empresas assim como este grupo que participou da reunião", disse.  

O representante do grupo Dohler, Martin Tolksdorf, estuda a instalação de uma planta industrial na ZPE de Parnaíba. A ação faz parte do plano de negócios  da Companhia Administradora da ZPE Parnaíba. O grupo Centroflora e a DK Frutas também participou da reunião, o grupo irá investir R$ 30 milhões na Zona de Processamento Piauiense. A empresa também irá contratar mais de 3 mil pessoas entre empregos diretos e indiretos.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Posts anteriores