Cidadeverde.com

Mais de 100 pessoas são internadas após almoço em restaurante popular

Pelo menos 100 pessoas foram hospitalizadas até a noite da última sexta-feira (24) em Parnaíba (PI), a maioria após se alimentar no restaurante popular mantido pela prefeitura. 

                     Fotos: Proparnaiba

Os pacientes apresentavam diarreia, vômitos e dor de cabeça. Alguns chegaram a desmaiar. A maioria dos pacientes relatou ter almoçado no restaurante, que serviu feijoada. 


De acordo com o Superintendente de Urgência e Emergência de Parnaíba, João Sérgio Moura, somente no Pronto Socorro Municipal foram feitos mais de 50 atendimentos, porém outras pessoas foram transferidas para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde e para a Santa Casa de Misericórdia.


O restaurante popular serve 1.000 refeições por dia ao preço de R$ 1. Um dos pacientes que aguardava atendimento, revelou que a refeição servida era feijoada, farofa com frango desfiado, arroz, salada e suco. "No dia anterior havia sido servido frango assado e acreditamos que as sobras do alimento possam ter sido usadas para o preparo da farofa servida nesta sexta", disse um paciente.


Médicos que acompanharam pacientes não confirmam o que pode ter causado o problema, mas suspeitam da presença de uma bactéria ou fungo em algum alimento. 

O vereador Carlson Pessoa anunciou que irá convocar audiência pública na Câmara Municipal de Parnaíba para discutir o problema. 

O prefeito Florentino Neto determinou que seja feita uma investigação sanitária e epidemiológica pelos setores de vigilância para apurar a responsabilidade deste caso. A Prefeitura de Parnaíba também já notificou a empresa para que se manisfeste sobre o caso com a maior rapidez possível.


Fábio Lima e Graciane Sousa(da Redação)
Com informações Proparnaiba e Tiago Mendes (correspondente da TV Cidade Verde em Parnaíba)
cidades@cidadeverde.com

Biólogos constatam aumento de peixes-bois marinhos no litoral

A população de peixes-bois marinhos está aumentando no estuário dos rios Timonha e Ubatuba entre os estados do Piauí e Ceará. A preservação da espécie em extinção foi observada por biólogos em pesquisa no trecho que vai de Cajueiro da Praia (PI) e Chaval (CE).

             Foto: ChicoRasta/Proparnaiba.com

Na pesquisa, os biólogos realizaram monitoramento e colheram dados sobre a presença, sazonalidade e identificação das áreas mais importantes para a conservação da espécie, além de sua biologia e ecologia. 


A estimativa populacional do peixe-boi é de menos de 500 no Brasil, sendo extinto nos estados do Espírito Santo, Bahia e Sergipe. O estuário dos rios Timonha e Ubatuba abriga uma população de peixes-boi marinhos ainda pouco estudada. 

O uso do sonar de varredura lateral de alta definição, que possui GPS acoplado, permite determinar as áreas de ocorrência de peixes-boi marinhos e possivelmente o número de animais que habita o estuário, respondendo às questões sobre estimativa de abundância, densidade e área de vida.


"Estamos promovendo estudos sobre comportamento, determinação de área e uso de habitat do peixe-boi marinho com ênfase em alimentação e reprodução nas principais áreas de ocorrência. Isso vai permitir definir as áreas prioritárias para conservação do peixe-boi marinho, além de avaliar e divulgar os impactos das atividades de carcinicultura e salinas sobre o animal", explica a pesquisadora Katherine Fiedler Choi.


Durante o monitoramento, mais de 20 espécies em pontos distintos foram avistados, inclusive fêmeas acompanhadas por seus filhotes. 

"Essa quantidade nunca foi avistada por aqui. O peixe-boi é um animal de hábito solitário e a formação de grupos acontece em período reprodutivo da espécie", comemora o executor do Centro Mamíferos Aquáticos (CMA)/Ibama, Heleno Francisco dos Santos.

Os resultados obtidos no trabalho também subsidiarão a elaboração do plano de manejo do Refúgio de Vida Silvestre do Peixe-boi Marinho que se encontra em processo de criação na região e do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental Delta do Parnaíba, além de auxiliarem na identificação de áreas de Proteção Integral dentro da APA.

A utilização do sonar de varredura lateral é inédita para o Brasil, com relação ao peixe-boi marinho, e junto com os estudos de bioacústica, proverão novas metodologias para a conservação da espécie, podendo ser utilizados em outras áreas de sua ocorrência. Um levantamento feito no início da década 90 estimou que a população de peixe-boi marinho localizada na costa do Piauí era de um grupo de apenas nove a 14 animais.

Com informação Proparnaiba
cidades@cidadeverde.com

Motorista de caminhão bate em fiação e poste é arrancado

Um caminhão baú com placa de Teresina colidiu em um poste e parte da fiação caiu no cruzamento entre o bairro Piauí e a avenida São Sebastião, em Parnaíba. 

                         Fotos: Proparnaiba

De acordo com o condutor do caminhão, o incidente desta quarta-feira (23), aconteceu durante uma curva. "Ia em direção à São Sebastião e na curva, parte do veículo bateu na fiação elétrica e acabou colidindo com o poste", disse o motorista.


Equipes do Ronda Cidadão, o Pelotão de Policiamento de Trânsito (PPTran) e da Eletrobras estiveram no local para contornar a situação. 

De acordo com o técnico da Eletrobras, os profissionais da empresa de abastecimento de energia fariam uma vistoria, para administrar medidas necessárias. 

O condutor do caminhão é habilitado e a documentação do transporte estava regular. A área foi isolada e não houve consequências graves.


Com informações Proparnaiba
cidades@cidadeverde.com

Caseiro é preso por tentativa de estupro a criança de 7 anos

O caseiro identificado como Raimundo Célio da Silva, de 46 anos, foi preso por tentativa de estupro a uma criança de sete anos em Luís Correia. A prisão ocorreu por volta das 16h deste sábado (18), no bairro Coqueiro da Praia.


Segundo a Polícia, o estupro o ato sexual só não aconteceu de fato, pois houve uma intervenção da tia da criança, Solange dos Santos Sousa, que ao chegar no local, flagrou o acusado masturbando-se para a criança.

Raimundo é caseiro em uma casa de praia no bairro Coqueiro. Após a prisão, O acusado foi conduzido pela guarnição da CIPTur comandada pelo cabo Israel para a Central de Flagrantes de Parnaíba.

Rayldo Pereira
Com informações de Proparnaiba e luiscorreiapolicia24horas
rayldopereira@cidadeverde.com

Corpo da mãe do vice-governador é enterrado em cemitério em Parnaíba

O corpo de Maria do Carmo Oliveira Souza a dona Mana como era conhecida a mãe do vice-governador Moraes Souza Filho, chegou em Parnaíba por volta das 15 horas da tarde deste sábado (18), e, foi velado por poucas horas na residência de Zé Filho.

Fotos: Tiago Mendes/TV Cidade Verde

Familiares e amigos deram o último adeus a uma mulher carismática e querida por muita gente em sua cidade natal, políticos de toda a região norte também prestaram solidariedade à família. Vereadores como Carlson Pessoa amigo de dona Mana, a presidente da Câmara Francisca Neta e outros, prestaram condolências à família. Os ex-senadores Mão Santa (cunhado) e Freitas Neto deixaram compromissos em Teresina e vieram para o velório, o prefeito de Parnaíba Florentino Neto veio acompanhado do deputado federal Paes Landim e, decretou no município luto de três dias.


Uma forte chuva caiu sobre a cidade durante o velório, a região central da cidade onde reside o vice-governador ficou sem energia, já era noite quando centenas de pessoas acompanhavam debaixo de chuva o cortejo do corpo de Dona Mana até o cemitério da igualdade, onde foi sepultada ao lado do ex-deputado federal e ex-presidente da FIEPI Antônio José de Moraes Souza seu esposo. Durante o sepultamento muita comoção dos filhos e amigos mais próximos, a música “Maria, Maria” 



Tiago Mendes (Correspondente da TV Cidade Verde em Parnaíba)
redacao@cidadeverde.com

Acidente deixa cinco pessoas feridas no bairro Piauí

Um grave acidente deixou cinco pessoas feridas no bairro Piauí, em Parnaíba, nas primeiras horas deste domingo (19). Quatro homens e uma mulher estavam retornando de uma comemoração quando, por volta das 6h45, o motorista perdeu o controle do carro e colidiu com a calçada.

Fotos: Proparnaiba.com

Testemunhas contaram terem visto o veículo em manobras arriscadas. Os passageiros sofreram escoriações por todo o corpo e o motorista, identificado apenas como Tiago, teve um dos braços fraturado. 


Nas primeiras horas deste domingo, dia 19, um veículo Clio de cor prata e placa de Teresina envolveu-se em acidente na Avenida Pinheiro Machado no cruzamento com a Rua Santana, no bairro Piauí em Parnaíba. A Polícia Rodoviária Federal do Piauí e três ambulâncias do Samu prestaram socorro às vítimas.


A equipe de paramédicos que atendeu a ocorrência afirmou que havia fortes indícios de que os ocupantes do veículo estavam embriagados. Todos eles foram encaminhados para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde.

Jordana Cury
Com informações do Proparnaiba.
jordanacury@cidadeverde.com

Parnaíba sedia encontro piauiense de História Cultural

Já em sua terceira edição, o encontro piauiense de História cultural, evento que sempre, tradicionalmente, é realizado pelo curso de História da UESPI de Parnaíba, traz como tema: GÊNERO, POLÍTICA E IDENTIDADE, a ser trabalhado nos quatro dias de duração do evento que vão dos dias 22 a 25 de Maio do corrente ano.


O evento é organizado pelo Centro acadêmico de História, Faculdade Internacional do Delta (FID), EUNI eventos universitários(Curso de Computação) e pela Universidade Estadual do Piauí.

O evento contará com seis conferências começando com a do Historiador Dr. Durval Muniz de Albuquerque Júnior (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), Profª. Dra Rosângela Patriota Ramos(Universidade Federal de Uberlândia, Prof. Dr. Alcides Freire Ramos (Universidade Federal de Uberlândia), Prof. Dr. Carlos Lyra (Universidade Estadual do Piauí), Profª. Dra. Shara Jane Holanda Costa Adad (Universidade Federal do Piauí) e encerrando com Prof. Dr. Edwar de Alencar castelo Branco (Universidade Federal do Piauí).

Contará ainda com mini cursos com temas voltados para a Arte, Ensino de História, Educação, Memória, Corpo, gênero e sexualidade. Haverá também espaço para apresentação de trabalhos nos grupos de História e Gênero,  História e Cidade, História e Movimentos Sociais, História, Juventude e Micropolítica, História e Mídia, Memórias, Oralidade e Identidades.

É importante para os profissionais das diversas áreas, pois trata-se de uma temática de discussão atual que é trabalhada nos diversos setores da sociedade, além de ser um dos maiores eventos que serão realizados no espaço universitário estadual no ano de 2013. 

Parnaíba receberá pessoas de Floriano, Picos, Barras, São Raimundo, Teresina, Campo Maior, João Pessoa, Recife, Fortaleza, São Paulo e  Uberlândia. Dos cursos de Letras, computação, pedagogia, História, sociologia, filosofia, jornalismo, Artes plásticas e  Serviço Social. São 350 Professores, Historiadores, pesquisadores, politicos, estudantes, artistas, jornalistas, dramaturgos e estudantes dos temas da área.

Compreender a sociedade a partir dos diversos pontos de vista, enfatizando a importancia da educação, dos movimentos sociais, do conteúdo história e da cultura como fator decisivo na construção social. O evento terá 40h, e a experiência muito contribuirá para o desenvolvimento teórico-metodológico de todos, especialmente, em estudos que contemplem as questões de gênero e identidade.

As inscrições podem ser feitas pelo site: http://epihcu.euni.com.br/ , na Faculdade Internaconal do Delta ou com o Centro Acadêmico de História da UESPI.

A abertura será dia 22 de Maio às 19h no auditório da Universidade Estadual do Piauí, campus de Parnaiba com a palestra do Historiador Durval Muniz (UFRN) com o Tema: “Escritos no/do Armário: a correspondência íntima, a escrita de si e as identidades de gênero”.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Centenas de usuários ficam sem internet nesta sexta em Parnaíba

Centenas de usuários ficaram sem internet nesta sexta-feira (17), em Parnaíba. A interrupção deixou, comércios, setores públicos e outros órgãos de atendimento à população com as atividades paradas pela falta do serviço.

A Central de Atendimentos da Oi Velox informou que na região da cidade de Parnaíba estão sendo feitos reparos relacionados à manutenção do sistema, por isso, os serviços não estão funcionando de forma adequada, chegando ao interrompimento.

O atendimento da Oi informou ainda que os técnicos da empresa estão trabalhando para que no menor espaço de tempo possível, o sistema volte a funcionar adequadamente. A previsão dada para que esteja funcionando normalmente foi à 0h deste sábado (18).

Com informações de Proparnaiba
Edição de Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Restaurante Universitário da UFPI volta a funcionar na próxima segunda

Após nova inspeção do Corpo de Bombeiros, o Restaurante Universitário da UFPI, campus de Parnaíba, será reaberto nesta segunda-feira (20). O local está fechado há quase um mês após serem constatadas algumas irregularidades que comprometiam a segurança. 

O major do Corpo de Bombeiros, Rivelino Moura, esteve no campus da Universidade Federal do Piauí, localizado na Avenida São Sebastião, com o intuito de fazer uma vistoria no Restaurante Universitário. A visita foi acompanhada pelo diretor do centro universitário, Alex Marinho.

                            Foto: Proparnaiba

"Em visita anterior havia sido constatado que alguns itens não correspondiam o estabelecido pelas normas de segurança, porém foi constatado que a universidade fez as correções necessárias para dar segurança aos usuários do RU", disse o major Rivelino, após visita ao campus nesta sexta-feira (17).

De acordo com o major do Corpo de Bombeiros foram corrigidos pontos críticos, principalmente quanto à saída de emergência e a sinalização.

Matéria relacionada


Com informações Proparnaiba
cidades@cidadeverde.com

MP faz fiscalização e promotor afirma que Detran de Parnaíba vive "caos"

O promotor de Justiça, Antenor Filgueiras Lôbo Neto, afirmou que existe "caos", nas instituições que estão sendo visitadas pelo Ministério na cidade. Segundo ele o Detran seria o que apresenta mais problemas. “O caos de todas as instituições que estamos visitando até o momento está sendo maior no Detran”, declarou o promotor.


Uma comissão fiscalizadora composta pela Secretaria Executiva do Procon Municipal, o Ministério Público e a Secretaria do Trabalho e Defeso do Consumidor visitou a sede da 1ª Circunscrição Regional de Trânsito, a Ciretran de Parnaíba. O atendimento deste órgão é alvo das mais diversas reclamações quanto aos setores que presta serviço.

O promotor destacou a ausência de serviços gerais; a demora de atendimento que chega entre três a quatro horas; um sistema de senhas para todos os atendimentos, sem as especificações de cada serviço; o registro de placas que não está a contento com o determinado pelo Código de Defesa do Consumidor e outras irregularidades.

Segundo Romualdo Seno, secretário municipal do Trabalho e Defesa do Consumidor, as reclamações quanto ao atendimento da 1ª Ciretran partem não só dos clientes externos, mas também dos internos, que são o funcionários. Estes se sentiram aliviados com a presença da comitiva de fiscalização por acreditarem em futuras melhoras. De acordo com Miguel Bezerra, secretário executivo do Procon Municipal, após as vistorias no Detran em Parnaíba o órgão tem  30 dias para corrigir os problemas que foram notificados ao diretor da 1ª Ciretran.

Edição de Rayldo Pereira
Com informações de Portal Costa Norte
rayldopereira@cidadeverde.com

Posts anteriores