Cidadeverde.com

Operação desarticula quadrilha que vendia droga no litoral do Estado

Uma operação do 2º Batalhão da Polícia Militar de Parnaíba, sob o comando do Tenente Coronel Raimundo Rodrigues de Sousa, comandante do BPM, em conjunto com a Companhia da PM de Turismo de Luís Correia, desarticulou uma quadrilha que fornecia drogas no litoral do Estado. 

De acordo com a tenente Rutinéia Freitas, do 2º BPM, após o serviço de inteligência e monitoramento dos acusados, os policiais militares foram até a fazenda Bela Vista, no povoado Lagoa Dantas em Luís Correia para averiguar onde eram fabricadas as drogas vendidas principalmente em Parnaíba. 

Foram presos cinco homens em flagrante, durante a operação: Alan Rocha de Sousa, 25 anos
Cassio Reinaldo Alves da Silva, 35 anos, Renan Neves de Brito, 19 anos, Pedro de Oliveira Filho, 35 anos e Cesário Ferreira do Nascimento, 22 anos. 

Eles foram levados para a Central de Flagrantes e segundo a Oficial PM, foram autuados por: 
tráfico de drogas, associação ao tráfico de drogas, porte de arma de fogo e formação de quadrilha. 

A militar disse ainda que houve a apreensão de um pó branco com características de cocaína, maconha, ampola de testosterona, balança de precisão, fitas adesivas, frascos vazios de pólvora, um revólver 38, uma espingarda bate-bucha, seis cartuchos intactos, dois celulares, além de comprimidos de pramil e conazepan e dinheiro trocado. 

“Eles fabricavam a droga nesse povoado que é escondido e iam vender em Parnaíba, mas começamos a monitorar e ontem realizamos a prisão deles, que foram autuados em flagrante e depois recambiados à delegacia de Luís Correia”, explicou a tenente Rutinéia Freitas. 



Caroline Oliveira
carolineoliveira@cidadeverde.com

Filho de servidor da Agespisa é executado com cinco tiros

O jovem identificado como Adriano Sales, 25 anos, foi executado com cinco tiros após uma discussão no bairro São Vicente, em Parnaíba. O crime aconteceu na noite desta sexta-feira (21) e até o momento ninguém preso.

De acordo com informações de populares, a vítima estava em companhia de dois homens e o crime teria ocorrido após uma discussão. 

"A vítima andava com dois elementos em uma moto Pop 100, cor vermelha, e ao parar a motocicleta no meio da rua, os três iniciaram uma conversa, havendo logo em seguida uma pequena discussão entre a vítima e um dos elementos, que culminou na morte do jovem desconhecido", relatam populares.

De acordo com informações da PM, o jovem era filho de um servidor da Agespisa e era desconhecido da região em que foi executado. As suspeitas apontam que Adriano Sales foi levado ao local, de difícil acesso, supostamente enganado. Equipe do Samu ainda foi acionada, mas o jovem teve morte imediata.

Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
gracianesousa@cidadeverde.com

Muro da UFPI é pichado em dia de manifestação

Jovens do município de Parnaíba participaram do movimento em prol de melhorias em vários setores do município, entre eles, Saúde, Educação Transporte Público e segurança.

Foram para as ruas, aproximadamente 2 mil pessoas, que percorreram a avenida São Sebastião, via de grande fluxo de veículos. A passeata teve início em frente à Universidade Federal do Piauí,campus Parnaíba e seguiu até o Monumento da Águia, que fica nos cruzamentos da avenida São Sebastião e governador Chagas Rodrigues.

                             Fotos: Portalcostanorte

A manifestação tinha como objetivo alertar a população e autoridades locais sobre os problemas da cidade, de forma pacífica. Porém, o muro da UFPI foi pichado com a frase “Queremos R.U”, se referindo à reabertura do Restaurante Universitário, que serve diariamente alimentação aos estudantes do campus.

Os funcionários terceirizados do RU, juntamente com o serviço de xerox, limpeza e data show paralisaram as atividades no último dia 19, devido ao atraso salarial de quatro meses.

O professor doutor e diretor do campus de Parnaíba, Alex Marinho, participante da passeata, utilizou sua página na rede social Facebook, para expressar tristeza e indignação com a depredação do patrimônio, que teve os muros pintados há poucos dias.

Confira o desabafo:

Participei da passeata ontem, mais infelizmente não posso acreditar em movimentos que levantam a bandeira de zelo pelo bem público e aproveitam para depredar, o que ao meu ver, é nosso, a UFPI Parnaíba. Seria legítimo fazer as reclamações mas não necessitam ter atitudes marginais a este bem de todos nós.

Entendam que passamos, mais a instituição fica como algo que se perpetua por gerações. Deviam entender que para pintarmos um muro da instituição leva muito tempo para se adquirir os escassos recursos que nos disponibilizam.

Assim faço um pedido a todos que respeitem a instituição UFPI, isto é, a si mesmos, pois somos todos nós, e que encontremos o responsável por esta atitude para que possamos tomar as providências necessárias para coibir pessoas que estragam os movimentos em massa

Com informações Portalcostanorte
cidades@cidadeverde.com

Florentino Neto abre canal de diálogo entre estudantes e prefeitura após protestos

O prefeito Florentino Neto e o vice Chagas Fontenelle receberam nesta quinta-feira (20) o diretor da UFPI do campus Parnaíba, Alex Marinho, professores e o presidente do Diretório 03 de março, Fernando Max. Em pauta temas relacionados ao transporte público municipal e apoio a projetos de melhorias no campus.


Na oportunidade foi aberto um canal de diálogo entre os estudantes e a Procuradoria Geral de Parnaíba sobre a questão do transporte público que, atualmente, é realizado através de linhas alternativas.

O prefeito garantiu apoio aos projetos a serem apresentados à bancada piauiense para construção de laboratórios, parcerias em projetos que contemplam estudantes universitários e destacou a necessidade de melhorias na iluminação pública próxima ao campus.

A reunião com representantes da prefeitura de Parnaíba acontece após a realização de protestos pacíficos por melhorias no serviço público.


Matérias relacionadas

Com informações Portalcostanorte
cidades@cidadeverde.com

Vacinação contra a pólio não atinge meta e é prorrogada

A campanha de vacinações contra a paralisia infantil, poliomielite, foi prorrogada até a próxima sexta-feira (28) em Parnaíba. No município, a meta estipulada pelo Ministério da Saúde, que é de 95%, não foi atingida. 


Charles Lima, gerente do Setor de Imunização de Parnaíba, disse que foram atingidos 70% do público, restando ainda mais de três mil crianças. “Os postos de saúde  estão com as doses da vacina disponíveis e os pais podem procurar”, alertou Lima.

A expectativa é que mais 10 mil crianças entre seis meses e menos de cinco anos de idade sejam vacinadas em Parnaíba. 

Com informações Proparnaiba
cidades@cidadeverde.com

Manifestantes lotam Centro de Parnaíba em protesto nesta quinta; assista

Centenas de manifestantes se reuniram nas ruas de parnaíba, em apoio aos protestos que acontecem em todo o Brasil nesta quinta-feira (20). A movimentação teve início por volta das 17h e o local de concentração foi a avenida São Sebastião, em frente ao Campus da Universidade Federal do Piauí.

Fotos: Proparnaiba

A maioria dos manifestantes é estudantes, mas é possível observar famílias inteiras com faixas e cartazes. A senhora Maria de Brito, de 59 anos comenta o manifesto e afirma ser a favor das reivindicações.


A Guarda Civil Municipal, BPTran e o Batalhão da Polícia Militar sob o comando do Coronel Souza também estão no local para coibir qualquer possível ação de vandalismo.


De acordo com o comandante a Polícia está proibida de fazer uso de balas de borracha durante a manifestação e cerca de 60 policiais acompanham o evento. Quatro viaturas da Polícia Militar e uma ambulância estão dando apoio à manifestação pacífica.

Vídeo: Carol Porto



Rayldo Pereira
Com informações de Proparnaiba
rayldopereira@cidadeverde.com

Manifestantes protestam contra ausência do transporte público

Estudantes das universidades estadual e federal de Parnaíba se reuniram em um ato público de repúdio a ausência de  transporte coletivo do município. A concentração ocorreu na tarde desta terça-feira, 18, no auditório da UFPI e seguiu pela avenida São Sebastião, uma das vias de maior movimentação na cidade.

                            Fotos: Proparnaiba

Durante o protesto foram apresentadas pautas consideradas prioritárias e irremediáveis. Em Parnaíba, apenas linhas alternativas fazem o transporte diário de passageiros.


Durante cerca de duas horas, os manifestantes com cartazes, instrumentos sonoros e palavras de ordem demostraram insatisfação à situação. Pelas redes sociais, o movimento também ganhava força e era atualizado por internautas da região.


"O transito continua parado em um dos principais cruzamentos da cidade. Motoristas buzinam a todo instante e pedem passagem. A principal reivindicação dos manifestantes em Parnaíba é a ausência de um transporte público. Os carros estão parados a altura do Tiro de Guerra. A cada momento cresce o número de participantes no movimento. A policia assiste a movimentação de longe”, postou o estudante Joanson Sousa.


Por volta das 19h, manifestantes fecharam o sinal no Balão do Mirante e um grande congestionamento foi formado no sentido Centro-Mirante.


"Os manifestantes tomaram o balão do Mirante em vários momentos, como se o abraçasse impedindo a passagem de veículos e cantando "Sou Brasileiro"", reitera o internauta.

De acordo com o grupo organizador da manifestação, um novo protesto deverá ser realizado nos próximos dias com concentração na sede da prefeitura de Parnaíba.


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
gracianesousa@cidadeverde.com
Com informações Proparnaiba

Parnaíba recebe capacitação em acessibilidade

Com o objetivo de qualificar profissionais e estudantes de diversas áreas, e garantir a promoção dos direitos das pessoas com deficiência em relação à acessibilidade, à educação e ao esporte, a Secretaria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) promoverá uma série de capacitações no município de Parnaíba. Acessibilidade arquitetônica, paradesporto e inclusão escolar serão os temas abordados nas capacitações, que acontecem de 25 a 28 de junho, na Faculdade Fateci, localizada na Rua A Nº 51, Bairro Piauí.


As inscrições para a capacitação serão feitas no dia 24 de junho no auditório da Universidade Federal do Piauí (UFPI) - Campus Ministro Reis Velloso, a partir das 14h até às 18h, quando terá início a abertura do evento. A participação nas capacitações em acessibilidade arquitetônica, ao paradesporto e inclusão escolar é gratuita e tem como público-alvo engenheiros, arquitetos, educadores, fisioterapeutas, educadores físicos e acadêmicos que se interessem pelos temas.

As capacitações serão realizadas em Parnaíba e Teresina com palestrantes que são reconhecidos nacionalmente nas suas áreas de atuação. Nas capacitações que serão ministradas em Parnaíba, os palestrantes são o professor José Evandro Rodrigues Guimarães, PHD em Design pela Staffordshire University, a professora Thelma Helena Costa Chahini, doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, e Silvana Maria Moura da Silva, graduada em Educação Física e PHD pelo Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos. O currículo completo dos palestrantes pode ser acessado no perfil da Seid no Facebook: https://www.facebook.com/pages/Seid/309706315753486

O secretário estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Hélder Jacobina, destaca a importância de o Governo do Estado do Piauí estar promovendo essas capacitações como meio de qualificar os profissionais de diversos setores públicos, privados ou terceiro setor, que deverão atuar para promover a melhoria da qualidade de vida da população. “Através da qualificação profissional estamos garantindo que os conhecimentos gerados durante as capacitações sejam propagados, e assim possam atingir um número maior de pessoas. A parceria com a prefeitura de Parnaíba também representa o interesse do município em trabalhar a política de inclusão da pessoa com deficiência”, ressaltou.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Cidades do Piauí aderem onda de manifestações nacionais; confira

Após a onda de protestos nas grandes capitais do país as cidades do interior do Piauí se juntaram a campanha e promoverão protestos na próxima quinta-feira dia (20), data que está prevista a grande manifestação na capital, Teresina. Até agora pelo menos, Parnaíba e Floriano, confirmaram adesão a onda de manifestações.



Parnaíba

Com o slogan " Parnaíba, quinta-feira o teu mar vai ser de gente", a campanha já circula nas redes sociais e centenas de manifestantes estão sendo aguardados o protesto previstopara as 16h na avenida São Sebastião, Centro da cidade. 


As manifestações tem outro dia previsto na cidade. Sábado a população deve voltar as ruas para protestar contra a aprovação da PEC 37, lei que tira do Ministério Público o poder de investigação.


Polícia

De acordo com o comandante do 2º batalhão de Polícia Militar em parnaíba, coronel Raimundo Sousa, os policiais estão proibidos de agir com violência e de usar balas de borracha em caso de tumulto durante o protesto. O coronel demonstrou ainda apoio as manifestações contra a corrupção.


"Queremos dar apoio as pessoas que estarão manifestando e garantir a segurança de todos, inclusive dos que não estão. Vamos solucionar qualquer problema tranquilamente. O Brasil já está passando da hora de acordar para essas coisas", afirmou o coronel.

Cerca de 60 policiais estarão em serviço na data da manifestação.



Floriano

O município de Floriano também aderiu a movimentação nacional de protestos e nas redes sociais já é possível acompanhar a mobilização para esta quinta-feira (20).  A concentração dos manifestantes está prevista para acontecer em frente a rodoviária.



Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Banda Amor Real fará abertura do São João da Parnaíba

O Arraial de São João da Parnaíba terá início nesta sexta-feira (21) e reunirá apresentação de grupos culturais , shows e estrutura física, com palco, arquibancada e stands. A programação segue até o dia 29 de junho, e pela pista do 'quadrilhódromo', se apresentarão grupos de quadrilha junina, boi-bumbá entre outras manifestações culturais.

Os stands montados na área da Praça Mandu Ladino, terão representações do artesanato local, além de variedades de comidas e bebidas típicas da região litorânea do Estado do Piauí.

No primeiro dia de evento, a Banda Municipal Simplício Dias da Silva fará uma apresentação com um concerto junino, grupos culturais mirins e show da banda Amor Real.

O festival de quadrilhas terá início no segundo dia do São João da Parnaíba e quadrilheiros disputarão premiação de R$ 170 mil divididos entre todas as categorias. 

Com informações Portalcostanorte
cidades@cidadeverde.com

Posts anteriores