Cidadeverde.com

Secretaria de Saúde divulga calendário de triagem para cirurgias de catarata

A Secretaria Municipal da Saúde de Parnaíba fará triagem para encaminhamento cirúrgico da catarata. De acordo com o cronograma, a seleção será realizada todas as sextas- feiras nos turnos manhã e tarde,  a partir do próximo dia 19, nas Unidades Básicas de Saúde distribuídas pela cidade.


A estrutura de organização na rede de atendimento municipal contará ainda com a estratégia de levantamento e encaminhamento realizado pelos agentes comunitários de saúde com pacientes idosos na faixa etária de 50 anos e mais que apresentarem deficiência da acuidade visual. Havendo necessidade de intervenção cirúrgica será agendado o procedimento.


Da Editoria de Cidaes
cidades@cidadeverde.com

Polícia desarticula quadrilha especializada em roubos de motocicletas

Uma quadrilha especializada em roubos de motocicletas foi desarticulada pela Força Tática e Grupo Reservado da Polícia em Parnaíba, neste domingo (14). Na operação, foram identificados seis jovens acusados de realizar pelo menos 30 assaltos por mês. 

                   Fotos: Jornaldaparnaíba

O grupo foi descoberto após a prisão de um dos integrantes identificado como Elvis Lira, acusado de roubo e receptação. Samuel Meneses, 19 anos, Matias Alexandre dos Santos, 19 anos, também foram presos além de dois menores apreendidos identificados pelas iniciais L.F.M e G.S.R, ambos de 17 anos. 


A PM ainda fez a prisão de outro acusado de roubos de motocicletas na cidade de Caraúbas do Piauí, conhecido por Carlão. Todos foram conduzidos a Central de Flagrantes e prestaram depoimentos ao delegado Marcos Basto e ao delegado regional Rodrigo Moreira Rodrigues.

Com informações Jornaldaparnaiba
cidades@cidadeverde.com

Jovem cai do telhado em tentativa frustada de roubo

O homem identificado como Julio Cesar Bitencourt, 28 anos, foi preso acusado de danos morais e tentativa de furto a uma loja de tintas em Parnaíba. De acordo com informações da Polícia Militar, o jovem tentava invadir o estabelecimento comercial pelo teto que não suportou o peso e acabou desabando e acionando o alarme da empresa.


"O alarme disparou e acionou o celular do proprietário da loja que quando chegou ao local ainda se deparou com o suspeito", conta a polícia. A vítima ainda travou uma luta corporal com o acusado que conseguiu fugir. 

Júlio Cesar foi capturado pouco depois em cima de um cajueiro e conduzido à Central de Flagrantes de Parnaíba. 

Com informações Portaldocatita
cidades@cidadeverde.com

Zé Filho recebe investidores alemães em Parnaíba

O governador em exercício, Zé Filho, participou de uma reunião nesta quinta-feira (11), em Parnaíba, com um grupo de investidores interessados em se instalar na ZPE. Representantes da prefeitura, empresários locais e da administração da companhia também participaram do encontro.  


Durante a reunião, Zé Filho mostrou os atrativos para os investimentos no Piauí, em especial, para a zona de processamento. Para o governador em exercício, o Estado oferece toda a estrutura necessária e ótimas condições para a instalação de empresas na região.

"Hoje temos uma das melhores condições para atrair empresas em todo o mundo, nossa localização é privilegiada, temos uma das maiores taxas de crescimento do Brasil além de um grande projeto de infraestrutura".    

O diretor da Companhia Administradora da ZPE, Mirócles Veras, fez um balanço das obras da unidade piauiense e afirmou que o cronograma está sendo cumprido pela empresa responsável pelo empreendimento.

Mirócles também falou do interesse de grupos em investir no Piauí. "Hoje temos toda a estrutura para os empresários interessados em investir no nosso Estado. Estamos seguindo todo cronograma de instalação da companhia e logo teremos outras empresas assim como este grupo que participou da reunião", disse.  

O representante do grupo Dohler, Martin Tolksdorf, estuda a instalação de uma planta industrial na ZPE de Parnaíba. A ação faz parte do plano de negócios  da Companhia Administradora da ZPE Parnaíba. O grupo Centroflora e a DK Frutas também participou da reunião, o grupo irá investir R$ 30 milhões na Zona de Processamento Piauiense. A empresa também irá contratar mais de 3 mil pessoas entre empregos diretos e indiretos.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Astronauta posta foto das dunas de Parnaíba direto do espaço 

O astronauta canadense, Chris Hadfield, postou em sua conta no Twitter, na noite desta quinta-feira (11), fotos das dunas de Parnaíba e da cidade de Teresina feitas do espaço.


O astronauta demonstrou-se surpreso com a beleza natural das dunas de Parnaíba, próximo à praia da Pedra do Sal e escreveu a seguinte legenda “Intricate sand dunes near Parnaiba, Brazil”.


Anteriormente, o canadense já havia publicado uma foto de Teresina descrevendo a capital piauiense como uma área tropical onde vivem cerca de um milhão de pessoas às margens do Rio Parnaíba. “Teresina, Brazil, tropical, living for a million of us on the Parnaiba river”.


Chris Hadfield é o comandante da tripulação e está viajando na órbita terrestre em direção à Estação Espacial Internacional na Expedition 35, viagem de longa duração que começou em 13 de março deste ano.


Com informações Proparnaiba
cidades@cidadeverde.com

Reunião em Brasília discute sobre melhorias no abastecimento de Parnaíba

A falta de água nas comunidades rurais em torno do rio Igaraçu, no município de Parnaíba foi o tema da reunião do deputado federal Assis Carvalho (PT-PI), o prefeito de Parnaíba, Florentino Neto e o assessor da prefeitura, Antônio Pádua Ramos com o presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Elmo Matos, ontem (10), em Brasília. A audiência foi solicitada pelo deputado, atendendo a pedido feito pelo prefeito durante visita às comunidades rurais de Parnaíba, na semana passada.


Ao abordar as necessidades do município, o prefeito declarou que os projetos das comunidades Céu, São José, Alto do Batista e Boa Vista – que contemplam 310 famílias – já estão prontos. Ele também quer solução para a situação de comunidades como Baixa da Carnaúba, Km-16, Olho D’água, entre outras.

Já o presidente da Companhia explicou que é necessário que haja o estudo topográfico e geotécnico nos projetos para que essas comunidades sejam contempladas com um sistema integrado de abastecimento de água, onde é feita a captação de uma estação de tratamento de água e, em seguida, realizada a redistribuição.

Elmo Matos explicou, ainda, que a pré-seleção do projeto Água Para Todos foi fechada no final de 2012 e que para inserir um novo projeto é necessário justificar. A prefeitura deverá apresentar os projetos à Superintendência Regional da Codevasf no Piauí, onde será discutida a melhor solução técnica para cada uma das localidades. A solução dos problemas também passa por uma outorga da Agência Nacional de Águas, que deverá ser requerida pelo município.

Assis Carvalho abordou também a questão da problemática nos municípios que estão na calha do rio, tais como Porto, Amarante e Bom Princípio. Nesse aspecto, foi sugerido que o parlamentar elenque, junto à Superintendência da Companhia, as necessidades da região e proponha uma audiência com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Empresa alemã vem ao PI avaliar potencial da ZPE de Parnaíba

Os empresários Peter Andersen, do Grupo Centroflora, e Martin Tolksdorf, da empresa alemã Döhler, chegam ao Piauí, nesta quinta-feira (11), para conhecer o potencial econômico da ZPE Parnaíba e da região Norte.


O Grupo Centroflora já possui duas empresas, a Vegeflora e a DK Frutas, com projetos de instalação industrial aprovados pelo Conselho Nacional de ZPEs. O investimento do grupo será de R$30 milhões e irá gerar mais de 3 mil empregos diretos e indiretos.

O diretor da Döhler, Martin Tolksdorf, virá ao Piauí avaliar as vantagens de instalar uma planta industrial na ZPE Parnaíba. A ação faz parte do plano de prospecção de negócios da Companhia Administradora da ZPE. A programação inclui visita ao governador em exercício, Zé Filho, ao prefeito de Parnaíba, Florentino Veras, aos Tabuleiros Litorâneos e à ZPE Parnaíba.

Segundo o presidente da Companhia, Mirocles Veras, a empresa Döhler está em fase de negociação para a implantação de uma planta dentro da ZPE Parnaíba, em parceria com o Grupo Centroflora. “Essa visita é importante para os empresários terem a dimensão do empreendimento que é a ZPE Parnaíba e os benefícios, tanto tributários quanto de infraestrutura, que o nosso Estado pode oferecer para quem quer investir aqui”, destacou.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Corpo é encontrado em avançado estado de putrefação

O corpo do jovem Osvaldo de Oliveira, 26 anos, foi encontrado em avançado estado de putrefação no município de Ilha Grande, a 6 km da cidade de Parnaíba.


A vítima foi encontrada por populares em uma residência e ainda não se sabe se o jovem foi vítima de homicídio. 

O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Parnaíba para a identificação das causas da morte. 


Com informações Proparnaiba
cidades@cidadeverde.com

Polícia investiga denúncia de suposto tráfico de bebês

O Conselho Tutelar recebeu denúncia anônima sobre suposto tráfico de crianças em Parnaíba, a 318 km de Teresina. Um bebê recém-nascido de apenas cinco dias foi localizado em uma residência no bairro Santa Luzia apontada como local para o provável esquema. A Polícia Civil ouvirá nesta quarta-feira (09) os supostos envolvidos na ação criminosa, inclusive um casal que teria vindo de São Paulo para "adotar" o menino. 

    Fotos: Proparnaíba


A conselheira tutelar, Meire Santos, explica que a criança foi encontrada com uma mulher identificada apenas como Jesus que negou as acusações. Na residência foram encontradas roupas da criança que seria um menino e ainda não possuía certidão de nascimento. 

"Recebemos a denúncia e fomos até a casa indicada. Ela disse que o bebê era de um primo dela que havia dado a criança porque desconfiava de que ele não seria o pai", reitera Santos. 


Ainda de acordo com a denúncia, esta não era a primeira vez que um bebê seria traficado pela acusada. Meire Santos conta ainda que a certidão do recém-nascido foi expedida após a denúncia e que a criança está sob proteção do Conselho Tutelar.

O delegado regional Rodrigo Moreira, confirma que a princípio será investigado porque a mãe biológica haveria doado o bebê e se há ligação com alguma prática criminosa. "Estamos apurando as informações e não há nenhuma confirmação ainda. Amanhã ouviremos todas as partes para esclarecer se a mãe queria repassar a criança por algum intermediário sem levantar suspeitas", esclarece Moreira. 


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com
gracianesousa@cidadeverde.com

Prefeito recebe comando de greve e abre diálogo com os servidores

O prefeito Florentino Neto recebeu esta manhã (8) o comando de greve dos servidores efetivos municipais. O gestor ouviu as reinvindicações e expôs as ponderações do município relacionadas ao início de gestão.


A pauta de reinvindicações foi encaminhada ao superintendente de administração, Christian Amorim, estabelecendo um canal de diálogo permanente entre a Prefeitura e o sindicato dos trabalhadores. O objetivo do prefeito é encontrar soluções que compatibilizem as necessidades dos servidores com as demandas do município.

Com informações de Proparnaiba
Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Posts anteriores