Cidadeverde.com

ZPE de Parnaíba é modelo para outras zonas de exportação do país

Uma comitiva da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), liderada pelo presidente, Olavo das Neves, visitou, nessa quarta-feira (2), a Zona de Processamento de Exportação do Piauí, a ZPE Parnaíba, para obter informações técnicas e subsídio para a implantação da ZPE paraense.

“Hoje, Parnaíba está dando exemplo, ao nível de Brasil, pela forma como vem implantando a ZPE do Piauí”, disse Olavo, que estava acompanhado de outros membros da Codec, como o diretor administrativo e financeiro, Helvio Arruda; o diretor técnico, Raimundo Wanderley; e o diretor de estratégias e relações institucionais, Marinoel Manolo. Eles foram recebidos pelo presidente da ZPE Parnaíba, Paulo Cardoso; pelo prefeito de Parnaíba, Florentino Neto; e diretores da ZPE, Carlos Alberto Teles, Dinarte Porto e Roger Jacob, e o assessor técnico Djalma Lacerda.

Depois de uma visita de campo ao parque industrial, à Unidade de Tratamento de Esgotos (ETE) e à Unidade de Tratamento D’água (ETA), a comitiva paraense foi recebida na sala de reuniões da sede administrativa da ZPE Parnaíba. O presidente Paulo Cardoso e os diretores presentes fizeram uma exposição do investimento do Governo na Zona de Processamento de Exportações piauiense e responderam perguntas. Olavo das Neves informou que a ZPE do Pará está na construção de suas estruturas primárias, portanto, num estágio anterior à ZPE Parnaíba.

Sobre as impressões em relação à ZPE piauiense, Olavo das Neves disse: “Estamos surpresos com o profissionalismo das pessoas envolvidas, por demonstrarem conhecimento amplo sobre o assunto, e também com as perspectivas de negócios que surgem para o Piauí”.

Os membros do governo paraense disseram ainda que a visita para busca de informações técnicas em Parnaíba foi recomendada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), por ser a zona de processamento de exportação mais avançada do país, e considerada modelo de organização, segundos os moldes típicos de um condomínio industrial exportador.

O prefeito de Parnaíba, Florentino Neto, e o presidente da ZPE, Paulo Cardoso, manifestaram disposição no estabelecimento de um intercâmbio de comunicação e conhecimento entre as ZPE do Piauí e do Pará.

ZPE Parnaíba

A ZPE Parnaíba está em fase final de conclusão da sua segunda etapa de obras, faltando os investimentos complementares, necessários à implantação dos órgãos federais de fiscalização, como a Receita Federal, que controlará toda a área que será alfandegada. O governador Wellington Dias já autorizou os investimentos complementares.

A primeira indústria da ZPE Parnaíba está concluindo o ajuste nos seus equipamentos, para iniciar a produção de cera de carnaúba. Diversas toneladas do produto em estado bruto já se estão armazenadas no galpão desta primeira indústria. O beneficiamento deverá iniciar dentro de poucos dias. Esta primeira etapa terá 10 indústrias exportadoras.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Justiça de Parnaíba determina prisão de "Toin Cabelereiro"

A 1ª Vara Criminal da Comarca de Parnaíba, através da juíza de Direito Maria do Perpétuo Socorro Ivani de Vasconcelos, expediu nesta quarta-feira (02/12) o mandado de prisão preventiva em desfavor de Antônio José Gomes Sampaio, mais conhecido “Toin Cabeleireiro”, para que seja recolhido à Penitenciária Mista de Parnaíba. Ele é acusado de homicídio por motivo fútil.

Antônio Sampaio é acusado de ter matado a tiros Welson Rodrigues do Nascimento, 35 anos, conhecido “Timon”, pela manhã da última quinta-feira (26/11), em um bar, no Bairro São Vicente de Paula, em Parnaíba, por causa de um terreno alheio. Ele estava foragido e foi preso por porte ilegal de arma de fogo na tarde de segunda-feira (30/11) no município de Tutóia Estado do Maranhão. Cidade onde se encontra recluso. Antônio José Gomes Sampaio será recambiado para Parnaíba nesta quinta-feira (03/12) para Parnaíba.

Com informações de Proparnaiba
[email protected]

Parnaíba e Sebrae oferecem palestra gratuita sobre como vender mais neste Natal

A importância de encantar e superar expectativas através de ferramentas de motivação para vender será discutido durante a palestra “Como vender mais neste Natal” que vai acontecer na próxima terça-feira (01) no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC).

O treinamento será realizado Prefeitura de Parnaíba, através da Sala do Empreendedor, junto ao Sebrae pelo projeto Desenvolvimento Econômico Territorial (DET). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na Sala do Empreendedor de Parnaíba, na Avenida São Sebastião, n° 1367, Bairro de Fátima.
 
O objetivo da palestra é trazer características, crenças e comportamentos dos vendedores bem sucedidos, permitindo exercitar diversos conceitos e ferramentas para que o profissional obtenha sucesso, eficiência e resultados na operação.
 
Apresentação da palestram “Como vender mais neste natal”:
 
A importância de encantar e superar expectativas; Como fazer Rapport nas vendas para vender mais no Natal; Como encantar e conquistar clientes com um atendimento eficaz através da comunicação com Programação Neurolinguística (PNL); Como vender de maneira eficaz com a PNL; Teatralização dos assuntos tratados; Linguagem corporal na hora de vender; Marketing Pessoal; Ferramentas de motivação para vender mais.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Homem é morto a tiros enquanto jogava damas em bar de Parnaíba

Um homem de 35 anos foi assassinado na manhã desta quinta-feira (26) em um bar na cidade de Parnaíba, a 320 quilômetros de Teresina. O crime ocorreu quando Welson Rodrigues do Nascimento foi baleado duas vezes na cabeça. O principal suspeito é um amigo da vítima.

De acordo com a Polícia Militar, a vítima foi assassinada quando jogava damas em um bar na rua José Mendes Mourão, no bairro São Vicente de Paula. O suspeito de ter efetuado os disparos, identificado como Toinho Cabelereiro, mora a pouco mais de 10 metros do local do crime.

O assassinato, segundo a Polícia Militar, ocorreu após os dois se desentenderem por causa da documentação de um imóvel.

“A vítima estava jogando dama no bar, quando foi surpreendida por trás pelos disparos efetuados por um rapaz conhecido como Toinho Cabeleireiro. Segundo a família, eles eram amigos, mas por conta de uma discussão nesta semana isso veio a acontecer. O homem que morreu tinha passagens pela polícia por assalto”, informou o subtenente Muniz Leal.

Acionada, a Perícia Criminal fez os levantamentos na cena do crime. Já o Instituto Médico Legal realizou a remoção do corpo para o posto avançado de Parnaíba.

Flávio Meireles
[email protected]

Pedra do Sal: tubarão morto aparece em praia do PI e repercute na web

  • 1.jpg
  • 20151125071357_(1).jpg
  • 20151125071352_(1).jpg
  • 20151125071351_(3).jpg
  • 20151125071351_(2).jpg
  • 20151125071351_(1).jpg
  • 12308537_636531153116626_7126876403046240640_n.jpg

A imagem de um tubarão morto nas areias da praia da Pedra do Sal em Parnaíba, teve uma grande repercussão na internet e assustou banhistas e moradores da região na manhã desta quarta-feira (25) no Litoral do Piauí. Porém, o animal não encalhou e nem apareceu por acaso no local, de acordo com a bióloga, doutoranda em Sistemas Costeiros e Oceânicos e pesquisadora do IPIPEA, Geórgia Aragão, o animal, na verdade foi pescado a 30 km da praia e o registro foi feito pelo instituto que documenta e controla a pesca de tubarões no litoral piauiense.

"Acompanhamos os desembarques durante toda a semana. É comum essa espécie de tubarão Sphyrna mokarran, em nossa costa e ele é pescado e comercializado já aberto e sem as vísceras, como este que foi visto hoje na Praia da Pedra do Sal e as imagens repercutiram nas redes. A pesca não é ilegal, mas existe uma portaria nacional que diz ser necessário o controle da pesca", explicou a bióloga.

O animal foi medido, pesado, identificado e teve material biológico coletado antes de ser comercializado pelos pescadores. Segundo a pesquisadora, os tubarões não oferecem nenhum tipo de risco aos banhistas já que não ficam próximos a área de banho e são uma espécie calma.

IPIPEA

O instituto Piauiense de Pesquisa Aplicada para a Gestão Pública trabalha há dois anos na região de Parnaíba em três frentes: ambiental, social e econômica.  "Somos pesquisadores sem patrocínio de grandes empresas, trabalhamos com recursos próprios e por isso pouco nos conhecem. Estamos nas praias, mas sem fardas. Pouca gente sabe o que estamos fazendo", explicou a bióloga.

Segundo Geórgia, a fiscalização e orientação tem surtido efeito já que os pescadores tem evitado pescar espécies proibidas.

Rayldo Pereira
[email protected]

Subtenente da Polícia Militar é detido após atropelar idoso em Parnaíba

O subtenente da Polícia Militar identificado apenas como Tadeu foi detido na noite desta terça-feira (24) após atropelar o idoso Raimundo Alves de Araújo em Parnaíba, cidade a 318 km de Teresina. 

De acordo com o major Adriano Lucena o policial foi detido e levado para a Central de flagrantes onde se recusou a fazer o teste do bafômetro.

"Ele é policial da reserva e foi conduzido até lá para fazer o teste. Ele se recusou mas todos os procedimentos foram feitos conforme devem ser e ele aguarda agora as novas medidas", confirmou o policial.

O idoso bateu a cabeça no vidro dianteiro do veículo e foi socorrido pelo SAMU.

Rayldo Pereira
[email protected]

Estudante é baleado na virilha por amiga em academia de Parnaíba

O estudante de Nutrição identificado como Jhon Taysson de Araújo Rodrigues foi baleado na virilha em uma academia de Parnaíba, município a 318 km de Teresina. De acordo com o major Adriano Lucena, comandante da Polícia Militar na cidade, o disparo foi acidental e foi feito por uma amiga do jovem na rua Samuel Santos, bairro São Francisco.

Foto: Veja PHB

Segundo o major o jovem levou uma arma para mostrar aos colegas e acabou atingido por um disparo. "Ela deve ter pego a arma e por algum motivo apertou o gatilho e o tiro acabou acertando nele", explicou o major.

O rapaz foi atendido pelo SAMU e conduzido para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), a garota que efetuou o disparo foi levada para a Central de Flagrantes para procedimentos. A arma, modelo Beretta foi apreendida.

Rayldo Pereira
[email protected]

 

Parnaíba: Festival Internacional de Bonecos é adiado para dezembro

O Festival Internacional de Bonecos do Piauí, que aconteceria em Parnaíba entre 23 e 28 de novembro, foi adiado. A nova data do evento é de 7 a 12 de dezembro. Segundo o coordenador do festival, Chagas Vale, a mudança de data aconteceu por causa de sua saúde. Vítima de uma assalto no começo de novembro, o artista recebeu a recomendação de repousar mais um período antes de voltar às suas atividades de trabalho.

“Ainda estou me recuperando  dos tiros que atingiram meu  braço esquerdo  e minha mão direita. Como ainda  está recente, o médico me orientou a aguardar 30 dias para poder voltar às atividades de trabalho. Então resolvemos mudar a data do evento para começarmos no dia 7 de dezembro, com um desfile cênico no Centro de Parnaíba”, explicou Chagas Vale.

Dez grupos de Chile, Cuba, Peru e Argentina participarão do festival, além de bonequeiros brasileiros de Piauí, Distrito Federal, Rio Grande do Sul  e Rio Grande do Norte. As apresentações acontecerão em 40 escolas municipais de Parnaíba e devem envolver  cerca de  16 mil estudantes. Os espetáculos acontecerão  também no SESC e no Calçadão Cultural Beira Rio. Todas as apresentações serão abertas ao público.

Além dos espetáculos, o evento também promoverá oficinas voltadas para educadores, artistas, alunos e comunidades em geral. As oficinas serão gratuitas e ministradas em espaços públicos como o Casarão Simplício Dias e Uespi.

As aulas acontecerão durante quatro dias em horários específicos, com a carga horária de 16h aulas. Os cursos oferecidos serão: A Arte de Contar de Histórias, com a atriz piauiense e professora Talita do Monte; Construção e Manipulação de Bonecos com o artista piauiense Afonso Miguel; Teatro de Bonecos Para Educadores que será ministrado por Ricardo Moreira e Teatro de Miniaturas com as cubanas Yaqui Sainz e Geraidy Brito.

As inscrições para as oficinas já estão abertas. Quem deseja participar do curso de Teatro de Miniaturas podem se dirigir a Casa Simplicio Dias com Cristiano Cordeiro. As outras oficinas, as inscrições acontecem na UESPI com a professora Dude.

Durante os seis dias de festival, 10 grupos irão se apresentar. A abertura do evento contará com um desfile cênico que sairá pelas ruas do centro de Parnaíba. A ação reunirá Bonecos Gigantes, Palhaços Perna-de-Pau, Cabeçudos, Dragão Chinês, Jaraguá, Ema, Grupos artísticos de Parnaíba, a Banda de Música da Prefeitura e outras expressões da cultura popular.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Adolescente é atingida por bala perdida durante briga em bar de Parnaíba

A adolescente de iniciais F.F.S., de 14 anos foi atingida com uma bala perdida no pé na porta de sua casa durante uma briga que acontecia em um bar próximo, no bairro São Vicente de Paulo, em Parnaíba, município a 318 km de Teresina. De acordo com o subtenente Raimundo Pires, do 2º Batalhão de Polícia Militar da cidade, a jovem não estava envolvida na briga.

“Na verdade ele não queria alvejar ela. Estava acontecendo uma briga em um bar entre os elementos conhecidos como “Novinho” e “Nego Drama”, que tentou alvejar o “Novinho” e o tiro acabou atingindo a garota. Os dois fugiram e a menina foi levada para o hospital”, explicou o policial.

A Polícia empreendeu diligências ainda durante a noite e conseguiu prender “Novinho” em sua casa com ajuda de sua mãe. “Nego Drama” que fugiu de moto, não foi encontrado, mas a Polícia continua em diligência pois ainda há o período de flagrante.  

A jovem foi atendida no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde e após um pequeno procedimento teve o projétil removido e foi liberada. O subtenente acrescenta que “Novinho” já responde na Justiça por crimes e está em liberdade condicional, sendo levado para a penitenciária ainda hoje.

Rayldo Pereira
[email protected]

 

Adolescente é apreendido após agredir cunhado com garfo

O adolescente identificado como F. L. S., de 16 anos foi apreendido após perfurar o peito de seu cunhado com um garfo no bairro Nova Parnaíba, município de Parnaíba a 318 km de Teresina.

De acordo com o major Adriano Lucena, Leandro Araújo Brito, de 20 anos, vítima do golpe, havia discutido com o adolescente por causa de um DVD. Leandro tem um relacionamento com a irmã do jovem e moram todos juntos no mesmo endereço.

Após a apreensão o jovem foi levado para a Central de Flagrantes e deve responder por lesão corporal e tentativa de homicídio.

Rayldo Pereira
[email protected]

Posts anteriores