Cidadeverde.com

Furtos em casas de veraneio assustam turistas em Luís Correia

Os moradores temporários das casas de veraneio no litoral piauienses estão sendo vítimas recorrentes de assaltantes. Durante o último final de semana, assaltantes entraram em duas casas, uma localizada na Praia de Coqueiro e outra no Peito de Moça em Luís Correia, e levaram pertences pessoais dos moradores. Assustados, os turistas denunciaram o caso a polícia. 

De acordo com o capitão Antônio Pacífico, mesmo intensificando o policiamento ao redor das casas de veraneio, é preciso que os moradores tenham mais atenção ao saírem das residências como, por exemplo, certificar que portas e janelas estão fechadas.  

“Muitos moradores esquecem portas e janelas abertas, e isso facilita a ação dos assaltantes. Além disso, muitos dormem com janelas abertas e podem correr o risco de serem furtados ou roubados enquanto todos dormem. A orientação é que os moradores não deixem na casa produtos de grande valor como celulares e notebooks”, disse o capitão.

Além disso, ele alerta que as casas são não possuem cercas ou muros; os locais geralmente não possuem iluminação adequada e são de difícil acesso. “Apesar do policiamento na área, a região é meio isolada e não tem vizinho, o que facilita alguns furtos. Por isso, qualquer sinal de pessoa ou ação suspeita presenciada por alguém é preciso que liguem para o número 190 para acionar a polícia”, acrescenta o policial. 

 

Carlienne Carpaso (especial para o cidadeverde.com)

[email protected]

Pescador fisga a própria orelha com anzol na Pedra do Sal

O pescador identificado como, Francisco das Chagas Barbosa, acabou fisgando a própria orelha enquanto pescava na praia da Pedra do Sal em Parnaíba, a 318 km de Teresina. De acordo com o major Rivelino de Moura, comandante do Corpo de Bombeiros do município, o homem procurou atendimento na tarde deste domingo (27).

"Ele foi jogar a linha e por conta do vento o anzol pegou bem na orelha dele e ficou preso. Foi um ferimento leve já que não transfixou e foi resolvido na hora", explicou o bombeiro.

O paciente foi levado para o Pronto Socorro Municipal onde passou por procedimento para retirada do anzol. Por conta do material metálico, Francisco precisou tomar injeções antitetânicas. 

Francisco é natural de Currais Novos, no Rio Grande do Norte.

Rayldo Pereira
[email protected]

Parnaíba: mulher é atropelada por ambulância do Samu e morre

No início da noite de ontem (25) uma mulher de 56 anos foi atropelada por uma ambulância do Samu- Serviço de Atendimento Móvel de Urgência- na cidade de Parnaíba, a 336 km de Teresina. O veículo seguia da cidade litorânea após prestar socorro na cidade de Cocal quando o fato aconteceu.

O atropelamento aconteceu na Avenida Pinheiro Machado, no Bairro Rodoviária, por volta das 19h40. A ambulância havia acabado de deixar o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, onde foram socorridas duas vítimas de uma colisão entre uma moto e uma vaca na PI-213, em Cocal. 

Ao retornar para Cocal, na saída de Parnaíba, a ambulância acabou atropelando a senhora identificada como Raimunda Madalena dos Santos, que chegou a ser socorrida, mas não resistiu. A suspeita é que a vítima estaria alcoolizada.

 

Redação (com informações do Portal Costa Norte)
[email protected]

Reunião define segurança para réveillon na Pedra do Sal

Ocorreu na manhã deste dia 24 uma reunião no gabinete da Prefeitura Municipal de Parnaíba com o objetivo de definir o esquema de organização e segurança para a festa de réveillon na praia da Pedra do Sal. Na ocasião, o vereador André Neves esteve representando o secretário do Turismo, Flávio Nogueira Junior.

Por determinação do prefeito Florentino Neto, o chefe de gabinete do Executivo, Neris Junior, ficará responsável pela logística do evento, contando com total apoio da SETUR. Hoje ficou definido ainda como estarão posicionados o palco, banheiros e tudo mais relacionado a estrutura do evento no próximo dia 31.

No que diz respeito à segurança, o representante da SETUR deixou claro que o réveillon da Pedra do Sal contará com um forte efetivo da Polícia Militar. “Inclusive equipes que virão da capital Teresina para garantir a tranquilidade da festa. Foi o que nos garantiu o secretário de Segurança, Fábio Abreu”, completa André Neves.

O vereador André Neves ressalta a parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Parnaíba para que o evento tenha se tornado possível. “Foi um trabalho integrado, com esforço de ambas as partes. Será uma festa popular, aberta ao público, para que todos possam participar de graça, indistintamente”, finalizou.

Confira a programação para o réveillon da Pedra do Sal:

20h: Bruno Lira & Banda Ipede
23h: Tom de Alerta
01h: Forro Relembrar

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Parnaibanos com diabetes terão atendimento prioritário na rede municipal de Saúde

Prioridade para portadores de Diabetes passará a ser obrigatória na Rede Municipal de Saúde de Parnaíba. É o que determina a nova Lei (Lei n° 3.048, de 20 de novembro de 2015) sancionada pelo Prefeito Florentino Neto e publicada no Diário Oficial do Município. O projeto de Lei foi de autoria do Vereador Gustavo Lima.

Com a Lei, ficam obrigados os hospitais públicos e particulares, clínicas, postos de saúde e de coleta credenciados à Rede Municipal de Saúde, oferecer atendimento prioritário aos portadores de Diabetes Mellitus, na realização de exames que precisam ser feitos em caráter de jejum total ou pós-prandial.

Gustavo destaca a conquista desse direito, pois era um problema que as pessoas com a doença passavam, já que dependendo do horário de atendimento, os exames poderiam ter distorções em seus resultados. “Quanto mais tempo passar do horário recomendado, maior irá ser a diferença entre o exame e o real situação do paciente, além de correr o risco de um quadro de hipoglicemia e outros danos à saúde” explica.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Filho de policial militar é baleado nas costas enquanto trabalhava em Parnaíba

Clecio Carvalho dos Santos, de 26 anos, foi alvejado com um tiro nas costas na noite desta segunda-feira em Parnaíba. O jovem é filho do cabo da Polícia Militar Rodeigues.

Em entrevista a um portal local, o policial informou que o filho concertava uma cerca de arame farpado quando foi atingido pelo disparo feito por um homem não identificado que fugiu a pé.

O jovem foi socorrido pelo SAMU e encaminhado ao Hospital Dirceu Arcoverde. A Polícia Militar está no bairro São Vicente de Paula a procura do autor dos disparos.

Rayldo Pereira
Com informações de Proparnaíba
[email protected]

Vídeo mostra advogado agredindo médico com chutes na cabeça

Um vídeo que mostra a briga entre um médico e um advogado na cidade de Parnaíba chamou a atenção dos piauienses. Nas imagens, que foram gravadas na madrugada de sábado(19) por um aparelho celular, o advogado Micael Brito agride o médico Andrey Gonçalves com chutes e pontapés na cabeça. As cenas mostram que mesmo com o médico caído no chão, o advogado continua com a agressão.  

As informações são de que após saírem de uma festa, ambos estavam em um restaurante localizado na avenida São Sebastião, uma das mais movimentadas da cidade. 

A briga teria começado após supostamente o advogado ter arremessado uma bolinha de papel na mesa em que o grupo de amigos do médico estaria; até o momento não sabem se foi ou não intencional. Andrey Gonçalves irritou-se com a situação e foi até o advogado questionar a ação.  A confusão tomou de conta do local. 

Celso Gonçalves, advogado do médico, informou ao Notícia da Manhã que Andrey teve fraturas na face e lesões na arcada dentária e entrará com uma representação junto a Ordem dos Advogados do Brasil contra Micael. “Contra uma imagem não há argumentos, o médico foi agredido. Foi uma clara tentativa de homicídio”, acrescentou.  

A produção do Notícia da Manhã entrou em contato com o suposto agressor, mas o mesmo não compareceu ao local marcado para a entrevista ao vivo. 

 

 

Carlienne Carpaso (especial para o cidadeverde.com) 
[email protected]

Bombeiros levam 14 horas para apagar incêndio em penitenciária de Parnaíba

O Corpo de Bombeiros levou 14 horas para apagar todos os focos de incêndios no interior da Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina, no município de Parnaíba, provocados pelos detentos desde o início da rebelião na noite de terça-feira (17). A informação é do Comandante do 2°BBM, major Rivelino de Moura, em entrevista ao Notícia da Manhã desta terça-feira (17). 

Rivelino comentou ainda que os focos de incêndios eram de difícil acesso. Por isso, foi fundamental o apoio da Polícia para entrar em determinados locais. 

“O Corpo de Bombeiros já foi ao local com equipes extras para conter todas as chamas.  Os detentos atearam fogos em colchões. Havia muitos materiais e fumaça, e a polícia nos deu total segurança para conter o fogo. Foram quase 14 horas incessantes de trabalho”, disse o comandante.

A rebelião na penitenciária ocorreu de forma simultânea à realizada pelos detentos na Casa de Custódia, em Teresina. Os detentos pedem a voltadas visitas familiares e íntimas, que foram suspensas com a greve dos agentes penitenciários iniciada na segunda-feira (14). 

 

 

Carlienne Carpaso (Espcial para o Cidadeverde.com) 
[email protected]

Rebelião em Parnaíba chega ao fim após mais de 12 horas

  • 20151216053407.jpg Reprodução / TV Cidade Verde
  • 20151216053407_(4).jpg Reprodução / TV Cidade Verde
  • 20151216053407_(3).jpg Reprodução / TV Cidade Verde
  • 20151216053407_(2).jpg Reprodução / TV Cidade Verde
  • 20151216053407_(1).jpg Reprodução / TV Cidade Verde
  • 20151216053255.jpg Reprodução / TV Cidade Verde
  • 20151216041753_(1).jpg Reprodução / TV Cidade Verde
  • rebeliao1.jpg Reprodução / TV Cidade Verde
  • rebeliao2.jpg Reprodução / TV Cidade Verde
  • reb1.jpg Reprodução / TV Cidade Verde
  • reb2.jpg Reprodução / TV Cidade Verde
  • reb3.jpg Reprodução / TV Cidade Verde
  • reb4.jpg Reprodução / TV Cidade Verde
  • reb5.jpg Reprodução / TV Cidade Verde
  • reb6.jpg Reprodução / TV Cidade Verde
  • reb7.jpg Reprodução / TV Cidade Verde
  • reb8.jpg Reprodução / TV Cidade Verde
  • reb9.jpg Reprodução / TV Cidade Verde

O motim que paralisou a Penitenciária Mista de Parnaíba encerrou na manhã desta quarta-feira (16). Os presos se rebelaram cobrando por melhorias e um detento acabou ferido ao ser contido por um disparo de bala de borracha. A rebelião durou mais de 12h, já que começou as 19h de ontem (15) e a situação só voltou ao controle por volta das 8h.

Pela duração, a movimentação dos presos ser considerada uma das maiores no Piauí. Os detentos atearam fogo em colchões dentro dos pavilhões. O Corpo de Bombeiros esteve no local para apagar as chamas. Familiares dos detentos estão desde a noite de ontem, em frente à penitenciária, em busca de informações. O que se sabe é que, por conta dos incêndios, muitos presos inalaram bastante fumaça. 

Sem líderes no motim, a Polícia teve dificuldade para negociar com os presos. No início da manhã desta quarta, alguns dos rebelados pediam a presença de suas esposas. A polícia iniciou a seleção de familiares que poderão entrar no presídio para conversar com os detentos. 

Atualmente, a penitenciária está com o quadro de superlotação, pois abriga 440 detentos, mas tem como limite 220 vagas. O delegado Eduardo Ferreira informou que a rebelião pode ter sido motivada pela greve dos agentes penitenciária e a suspensão de visitas.

De acordo com o major Adriano Lucena, comandante da Polícia Militar em Parnaíba, há três detentos com ferimentos leves e não há registros de mortos no presídio. 

"A rebelião está sob controle, os policiais fizeram o manejo dos presos e o Corpo de Bombeiros fez o rescaldo do incêndio. A presença da polícia foi para garantir que os bombeiros possam fazer seu trabalho com tranquilidade. O patrimônio pode, mas vidas humanas não podem ser repostas. O objetivo foi manter os detentos dentro da Penitenciária e evitar que saíssem, minimizando o uso da força. Não há registros de fugas, os três feridos já foram medicados e agora fazemos revistas nos pavilhões", declarou.  

Com informações da TV Cidade Verde
Rayldo Pereira (Da Redação)
[email protected]

Gustavo Lima é reeleito presidente da Câmara Municipal de Parnaíba

O vereador Gustavo Lima (PTB) foi reeleito presidente da Câmara Municipal de Parnaíba. A escolha dos integrantes da nova Mesa Diretora para o ano de 2016 ocorreu em sessão ordinária nesta terça-feira (15).

Gustavo foi eleito pela primeira vez em 2011, mandato marcado pela reforma de praticamente todo prédio do legislativo municipal, climatização de todos os gabinetes e plenário, além da realização do primeiro concurso público da história da câmara parnaibana, realizado naquele ano.

Reeleito pela terceira vez presidente do legislativo parnaibano com 13 votos favoráveis e apenas uma abstenção.

Por fim, o parlamentar agradeceu as palavras dos presentes, confirmou seu compromisso com a ética e responsabilidade para com os parnaibanos. “Espero que Deus me dê a sabedoria e que no próximo ano a gente continue com essa coerência que sempre administramos a Câmara Municipal de Parnaíba” disse.

Veja a nova composição da nova Mesa Diretora, eleita para o mandato em 2016:

Presidente: Gustavo Costa e Silva
1° Vice presidente: Carlos Alberto Santos e Sousa (Beto)
2° Vice presidente: João Câncio Rodrigues Neto (Neto)
1° Secretário: Francisca das Chagas Castelo Branco (Neta)
2° Secretário: José Geraldo Alencar Filho (Geraldinho)
3° Secretário: Renato Bittencourt dos Santos (Renatinho da Cepisa)
1° Tesoureiro: Ronaldo da Silva Prado
2° Tesoureiro: Antônio Fortes Diniz
Corregedor: Ricardo de Lima Veras
Corregedor Substituto: Francisco Astrogildo Fernandes

Fonte: Ascom CMP

Posts anteriores