Cidadeverde.com

Pedra do Sal: tubarão morto aparece em praia do PI e repercute na web

  • 1.jpg
  • 20151125071357_(1).jpg
  • 20151125071352_(1).jpg
  • 20151125071351_(3).jpg
  • 20151125071351_(2).jpg
  • 20151125071351_(1).jpg
  • 12308537_636531153116626_7126876403046240640_n.jpg

A imagem de um tubarão morto nas areias da praia da Pedra do Sal em Parnaíba, teve uma grande repercussão na internet e assustou banhistas e moradores da região na manhã desta quarta-feira (25) no Litoral do Piauí. Porém, o animal não encalhou e nem apareceu por acaso no local, de acordo com a bióloga, doutoranda em Sistemas Costeiros e Oceânicos e pesquisadora do IPIPEA, Geórgia Aragão, o animal, na verdade foi pescado a 30 km da praia e o registro foi feito pelo instituto que documenta e controla a pesca de tubarões no litoral piauiense.

"Acompanhamos os desembarques durante toda a semana. É comum essa espécie de tubarão Sphyrna mokarran, em nossa costa e ele é pescado e comercializado já aberto e sem as vísceras, como este que foi visto hoje na Praia da Pedra do Sal e as imagens repercutiram nas redes. A pesca não é ilegal, mas existe uma portaria nacional que diz ser necessário o controle da pesca", explicou a bióloga.

O animal foi medido, pesado, identificado e teve material biológico coletado antes de ser comercializado pelos pescadores. Segundo a pesquisadora, os tubarões não oferecem nenhum tipo de risco aos banhistas já que não ficam próximos a área de banho e são uma espécie calma.

IPIPEA

O instituto Piauiense de Pesquisa Aplicada para a Gestão Pública trabalha há dois anos na região de Parnaíba em três frentes: ambiental, social e econômica.  "Somos pesquisadores sem patrocínio de grandes empresas, trabalhamos com recursos próprios e por isso pouco nos conhecem. Estamos nas praias, mas sem fardas. Pouca gente sabe o que estamos fazendo", explicou a bióloga.

Segundo Geórgia, a fiscalização e orientação tem surtido efeito já que os pescadores tem evitado pescar espécies proibidas.

Rayldo Pereira
[email protected]

Subtenente da Polícia Militar é detido após atropelar idoso em Parnaíba

O subtenente da Polícia Militar identificado apenas como Tadeu foi detido na noite desta terça-feira (24) após atropelar o idoso Raimundo Alves de Araújo em Parnaíba, cidade a 318 km de Teresina. 

De acordo com o major Adriano Lucena o policial foi detido e levado para a Central de flagrantes onde se recusou a fazer o teste do bafômetro.

"Ele é policial da reserva e foi conduzido até lá para fazer o teste. Ele se recusou mas todos os procedimentos foram feitos conforme devem ser e ele aguarda agora as novas medidas", confirmou o policial.

O idoso bateu a cabeça no vidro dianteiro do veículo e foi socorrido pelo SAMU.

Rayldo Pereira
[email protected]

Estudante é baleado na virilha por amiga em academia de Parnaíba

O estudante de Nutrição identificado como Jhon Taysson de Araújo Rodrigues foi baleado na virilha em uma academia de Parnaíba, município a 318 km de Teresina. De acordo com o major Adriano Lucena, comandante da Polícia Militar na cidade, o disparo foi acidental e foi feito por uma amiga do jovem na rua Samuel Santos, bairro São Francisco.

Foto: Veja PHB

Segundo o major o jovem levou uma arma para mostrar aos colegas e acabou atingido por um disparo. "Ela deve ter pego a arma e por algum motivo apertou o gatilho e o tiro acabou acertando nele", explicou o major.

O rapaz foi atendido pelo SAMU e conduzido para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), a garota que efetuou o disparo foi levada para a Central de Flagrantes para procedimentos. A arma, modelo Beretta foi apreendida.

Rayldo Pereira
[email protected]

 

Parnaíba: Festival Internacional de Bonecos é adiado para dezembro

O Festival Internacional de Bonecos do Piauí, que aconteceria em Parnaíba entre 23 e 28 de novembro, foi adiado. A nova data do evento é de 7 a 12 de dezembro. Segundo o coordenador do festival, Chagas Vale, a mudança de data aconteceu por causa de sua saúde. Vítima de uma assalto no começo de novembro, o artista recebeu a recomendação de repousar mais um período antes de voltar às suas atividades de trabalho.

“Ainda estou me recuperando  dos tiros que atingiram meu  braço esquerdo  e minha mão direita. Como ainda  está recente, o médico me orientou a aguardar 30 dias para poder voltar às atividades de trabalho. Então resolvemos mudar a data do evento para começarmos no dia 7 de dezembro, com um desfile cênico no Centro de Parnaíba”, explicou Chagas Vale.

Dez grupos de Chile, Cuba, Peru e Argentina participarão do festival, além de bonequeiros brasileiros de Piauí, Distrito Federal, Rio Grande do Sul  e Rio Grande do Norte. As apresentações acontecerão em 40 escolas municipais de Parnaíba e devem envolver  cerca de  16 mil estudantes. Os espetáculos acontecerão  também no SESC e no Calçadão Cultural Beira Rio. Todas as apresentações serão abertas ao público.

Além dos espetáculos, o evento também promoverá oficinas voltadas para educadores, artistas, alunos e comunidades em geral. As oficinas serão gratuitas e ministradas em espaços públicos como o Casarão Simplício Dias e Uespi.

As aulas acontecerão durante quatro dias em horários específicos, com a carga horária de 16h aulas. Os cursos oferecidos serão: A Arte de Contar de Histórias, com a atriz piauiense e professora Talita do Monte; Construção e Manipulação de Bonecos com o artista piauiense Afonso Miguel; Teatro de Bonecos Para Educadores que será ministrado por Ricardo Moreira e Teatro de Miniaturas com as cubanas Yaqui Sainz e Geraidy Brito.

As inscrições para as oficinas já estão abertas. Quem deseja participar do curso de Teatro de Miniaturas podem se dirigir a Casa Simplicio Dias com Cristiano Cordeiro. As outras oficinas, as inscrições acontecem na UESPI com a professora Dude.

Durante os seis dias de festival, 10 grupos irão se apresentar. A abertura do evento contará com um desfile cênico que sairá pelas ruas do centro de Parnaíba. A ação reunirá Bonecos Gigantes, Palhaços Perna-de-Pau, Cabeçudos, Dragão Chinês, Jaraguá, Ema, Grupos artísticos de Parnaíba, a Banda de Música da Prefeitura e outras expressões da cultura popular.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Adolescente é atingida por bala perdida durante briga em bar de Parnaíba

A adolescente de iniciais F.F.S., de 14 anos foi atingida com uma bala perdida no pé na porta de sua casa durante uma briga que acontecia em um bar próximo, no bairro São Vicente de Paulo, em Parnaíba, município a 318 km de Teresina. De acordo com o subtenente Raimundo Pires, do 2º Batalhão de Polícia Militar da cidade, a jovem não estava envolvida na briga.

“Na verdade ele não queria alvejar ela. Estava acontecendo uma briga em um bar entre os elementos conhecidos como “Novinho” e “Nego Drama”, que tentou alvejar o “Novinho” e o tiro acabou atingindo a garota. Os dois fugiram e a menina foi levada para o hospital”, explicou o policial.

A Polícia empreendeu diligências ainda durante a noite e conseguiu prender “Novinho” em sua casa com ajuda de sua mãe. “Nego Drama” que fugiu de moto, não foi encontrado, mas a Polícia continua em diligência pois ainda há o período de flagrante.  

A jovem foi atendida no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde e após um pequeno procedimento teve o projétil removido e foi liberada. O subtenente acrescenta que “Novinho” já responde na Justiça por crimes e está em liberdade condicional, sendo levado para a penitenciária ainda hoje.

Rayldo Pereira
[email protected]

 

Adolescente é apreendido após agredir cunhado com garfo

O adolescente identificado como F. L. S., de 16 anos foi apreendido após perfurar o peito de seu cunhado com um garfo no bairro Nova Parnaíba, município de Parnaíba a 318 km de Teresina.

De acordo com o major Adriano Lucena, Leandro Araújo Brito, de 20 anos, vítima do golpe, havia discutido com o adolescente por causa de um DVD. Leandro tem um relacionamento com a irmã do jovem e moram todos juntos no mesmo endereço.

Após a apreensão o jovem foi levado para a Central de Flagrantes e deve responder por lesão corporal e tentativa de homicídio.

Rayldo Pereira
[email protected]

OAB solicita imediata transferência do Juizado de Parnaíba ao TJ

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, Willian Guimarães, encaminhou ofício à presidência do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) solicitando imediatas providências quanto ao anexo do Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) e ao Núcleo de Prática Jurídica da Universidade Estadual do Piauí em Parnaíba, cujo prédio corre risco de desabamento segundo laudo do Corpo de Bombeiros.

A OAB-PI sugere que o referido anexo do JECC seja instalado em outro prédio, a ser locado pelo TJ-PI, a fim de garantir a segurança dos frequentadores. “O prédio atual não tem condições de continuar abrigando as atividades do Juizado, sob pena de colocar em risco a vida dos advogados, servidores, estudantes e da própria população, que utiliza os serviços do judiciário. O Tribunal de Justiça precisa adotar medidas urgentes”, asseverou Guimarães.

Contrariando o laudo, o local continua funcionando dois anos depois da elaboração e segundo o major Rivelino de Moura, comandante da corporação em Parnaíba, os riscos só aumentaram desde então.

“O prédio está deteriorado pelo tempo e está inabitável se acontecer alguma coisa é de pura responsabilidade de quem está ocupando o local. Em 2013 já existia risco entende-se então que em 2013 já não tinham condições mas se as coisas funcionam lá dentro eles estão se responsabilizando por qualquer coisa que possa acontecer”, alertou o major.

Além de problemas estruturais, o laudo aponta outros problemas como nos banheiros, que segundo a inspeção dos Bombeiros, estão contaminados, os locais de água potável estão comprometidos e com riscos de contaminação e foi isolado pelos próprios funcionários, e também não há preventivos mínimos contra incêndio. O local possui apenas dois extintores que estão com prazo de validade vencido desde 2009.

Em outubro deste ano, a Seccional encaminhou ofício ao presidente do TJ-PI, Desembargador Raimundo Eufrásio, requerendo cópia do processo de reforma/construção do Juizado de Parnaíba. Além disso, o assunto já havia sido apresentado pelo presidente da Subseção de Parnaíba, Ricardo Mazulo, durante reunião no Tribunal de Justiça.

Entenda o caso

Em vistoria realizada em junho de 2013 a pedido da OAB-Subseção Parnaíba, o Corpo de Bombeiros detectou problemas estruturais no prédio onde está instalado o JECC de Parnaíba, além de banheiros contaminados, locais de água potável comprometidos e com riscos de contaminação e ausência de preventivos mínimos contra incêndio. Dessa forma, a corporação emitiu laudo que determinava o embargo imediato do local.

As informações foram encaminhadas ao Ministério Público e Defensoria Pública, além de ofício direcionado para a presidência do Tribunal de Justiça e entregue também na Corregedoria do Estado do Piauí ainda em 2013. Entretanto, dois anos depois, o Juizado Especial continua funcionando no mesmo local, colocando em risco a vida de todos aqueles que o utilizam.

Rayldo Pereira
[email protected]

Prédio de juizado especial corre risco de desabamento em Parnaíba

O prédio onde funciona o Juizado Especial e Cível de Parnaíba e o Núcleo de Prática Jurídica da Uespi corre risco iminente de desabamento e outros problemas graves em sua estrutura. É o que alerta um laudo feito pelo Corpo de Bombeiros em junho 2013 e o embargo imediato do local, que oferece risco de morte as pessoas que trabalham e frequentam a área.

Contrariando o laudo, o local continua funcionando dois anos depois e segundo o major Rivelino de Moura, comandante da corporação no município, os riscos só aumentaram desde então.

“O prédio está deteriorado pelo tempo e está inabitável se acontecer alguma coisa é de pura responsabilidade de quem está ocupando o local. Em 2013 já existia risco entende-se então que em 2013 já não tinham condições mas se as coisas funcionam lá dentro eles estão se responsabilizando por qualquer coisa que possa acontecer”, alertou o major.

Além de problemas estruturais, o laudo aponta outros problemas como nos banheiros, que segundo a inspeção dos Bombeiros, estão contaminados, os locais de água potável estão comprometidos e com riscos de contaminação e foi isolado pelos próprios funcionários, e também não há preventivos mínimos contra incêndio. O local possui apenas dois extintores que estão com prazo de validade vencido desde 2009.

A vistoria  do Corpo de Bombeiros foi um solicitação da Ordem dos Advogados do Piauí em Parnaíba. O laudo assinado pela corporação foi encaminhado para o Ministério Público e para a Defensoria Pública e na época, um ofício foi direcionado para a presidência do Tribunal de Justiça e entregue também na Corregedoria do Estado do Piauí ainda em 2013.

Procurado pelo Cidadeverde.com o juiz titular da comarca Max Alcântara explicou que o juizado só funciona no local pois o espaço é cedido e de responsabilidade da Universidade. Segundo ele, até então, o problema não era de seu conhecimento e que a partir de agora medidas severas serão tomadas em relação a retirada dos servidores do local.

“Sabendo do problema eu tratei diretamente com a diretora para ver se a Uespi tinha uma solução para isso, já que ela fornece o prédio para que o juizado funcione. Não há salas no prédio novo da Uespi e o caso será levado à presidência do Tribunal de Justiça que deverá autorizar a retirada imediata dos servidores do local. Ainda não sabemos onde será a nova sede, mas acredito que devemos funcionar possivelmente junto com o TJ em Parnaíba”, explicou o magistrado.

Uespi responde

Procurada pelo Cidadeverde.com, a diretora do Campus da Uespi em Parnaíba, Rosineide Candeia de Araújo reforçou que todos os estudantes do curso de Direito que frequentavam o local, foram retirados ainda em 2013, quando laudo foi feito pelo Corpo de Bombeiros, porém, segundo ela, durante dois anos não foi possível localizar um novo espaço que acomodasse os serviços oferecidos pelo Juizado Especial de forma satisfatória e por isso o problema se prolongou até hoje.

“Na época tiramos os estudantes e ficamos procurando um local adequado que fosse central. Até hoje não tínhamos conseguido isso, mas agora temos um espaço, inclusive com data marcada para mudança. Ficamos nessa espera e daqui até o dia 30 tomaremos providências para a retirada do Juizado do local para este novo prédio. Os alunos do curso de Direito dependem desse Juizado. Se não for nesse novo prédio iremos fazer uma adequação no prédio novo da UESPI e tudo será divulgado antecipadamente” garantiu a diretora.

Restauração

Rosineide acrescenta ainda que a prefeitura de Parnaíba já conseguiu verba para a restauração do prédio, porém, deve a atual crise econômica, um atraso nos repasses que seriam oriundos do PAC, do Governo Federal. “O prédio antigo, é um prédio do patrimônio histórico e o prefeito de Parnaíba conseguiu incluir a restauração no PAC, mas diante da crise, está havendo uma demora realmente na liberação desses recursos porque além do prédio haviam outros prédios na avenida que também estavam inclusos dentro desse orçamento e está havendo essa burocracia toda”, completou a diretora.

Rayldo Pereira
[email protected]

Incêndio no bairro Catanduva se alastra e famílias têm que sair das casas

  • parnaiba.jpg Erismar Calixto/TV Cidade Verde
  • parnaiba1.jpg Erismar Calixto/TV Cidade Verde
  • parnaiba2.jpg Erismar Calixto/TV Cidade Verde
  • parnaiba3.jpg Erismar Calixto/TV Cidade Verde
  • parnaiba4.jpg Erismar Calixto/TV Cidade Verde
  • parnaiba5.jpg Erismar Calixto/TV Cidade Verde

Atualizada às 16h20 (hora local) 

Depois que quase cinco horas, os bombeiros conseguiram apagar o incêndio no bairro Catanduva em Parnaíba. O fogo ainda chegou atingir parte de uma casa, queimando uma parede, o teto e um local onde o proprietário da casa criava gados. 

“Tivemos que evacuar duas ruas praticamente por conta da fumaça, inclusive os animais dessa casa foram soltos a tempo, só depois que conseguimos controlar e apagar o fogo é que as pessoas estão começando a voltar”, destaca o major Rivelino, comandante do Corpo de Bombeiros no litoral. 

Ele disse que esse incêndio acontece todo ano, porém a intensidade deste foi maior que os anteriores. “Hoje o vento está mais forte, o que fez com que se alastrasse mais rápido”, justificou o oficial dos Bombeiros. 

Matéria original

Um fogo no mato no bairro Catanduva em Parnaíba tomou proporções maiores que o esperado e fez com que famílias tivessem que abandonar suas casas no final da manhã deste domingo(08). 

De acordo com comandante do Corpo de Bombeiros no litoral, major Rivelino, o fogo atingiu os entulhos que têm embaixo do capim e provocou uma fumaça muito forte. 

“Pedimos para as famílias saírem por causa da fumaça que é muito densa e tóxica, já que o fogo atingiu os entulhos”, explica o comandante. 

Ela afirma que nenhuma casa foi atingida até o momento e que pelo menos dez homens tentam controlar o fogo. “Estamos com duas equipes no local e está difícil de controlar, mas estamos tentando para que não atinja as casas”, afirma major Rivelino. Os bombeiros permanecem no local.

O fogo é há um quilômetro do quartel do Corpo de Bombeiros na cidade, por isso as viaturas são rapidamente reabastecidas, quando necessário. 


Caroline Oliveira
[email protected]

Motociclista morre após bater em mureta na cidade de Parnaíba

Um motociclista identificado como Igor Jardel Araújo, de 25 anos, morreu na madrugada deste domingo (8) após bater em uma mureta na avenida Pinheiro Machado, em Parnaíba, a 318 km ao norte de Teresina.

Foto: Portal do Catita

O acidente aconteceu por volta das 4h. A vítima seguia para casa no bairro Alto Santa Maria quando perdeu o controle da moto numa curva, indo de encontro a uma mureta de proteção.

O local é conhecido na cidade por registrar vários acidentes, inclusive com mortes. O corpo do rapaz foi removido para o Instituto Médico Legal (IML). A polícia investiga as causas do acidente.

Da Redação (Com informações do Portal do Catita)
[email protected]

Posts anteriores