Cidadeverde.com

Família enterra corpo por engano e homem aparece em casa dias depois

Após supostamente enterrar o próprio filho, uma mãe recebeu uma surpresa inesperada com o retorno do jovem à sua casa vivo durante a semana seguinte. O fato aconteceu em Parnaíba, município  318 km de Teresina e chamou a atenção da população pelo engano da família que sepultou o corpo por engano.

Foto: Blog do Pessoa

Cemitério onde o corpo foi enterrado

"O corpo apareceu no IML na última sexta-feira (12) e na segunda-feira (15) uma família apareceu dizendo que o corpo era de um irmão deles desaparecido. A mãe e mais três pessoas viram o corpo e identificaram, em seguida ele foi liberado e sepultado pela família", explicou o diretor do Instituto Médico de Legal de Parnaíba, Charles Peter.

Segundo o diretor, por conta do avançado estado de decomposição do corpo, o reconhecimento do jovem foi prejudicado. O homem foi encontrado por pescadores na localidade Chafariz, bairro São Judas Tadeu. O comandante do Corpo de Bombeiros da cidade, major Rivelino de Moura informou que pelo estado decomposição da vítima, a morte teria ocorrido há cerca de dois dias da data em que ele foi achado.

Sob comoção pelo desaparecimento há pelo menos uma semana a família se apressou em realizar o enterro. Em entrevista a um portal local a mulher, que não foi identificada, explicou o engano e contou como foi o reencontro com o filho supostamente morto.

“Ele me disse que iria viajar, mas uma mulher com quem ele vive, veio em minha casa a procura dele, disse que tinha voltado mas que não sabia seu paradeiro. Ficamos preocupados e após ouvirmos no rádio que existia o corpo de um indigente no IML, nós resolvemos verificar e por incrível que pareça ele tinha a mesma tatuagem que meu filho tem e usava calça como ele também costuma usar. No IML só mostraram dos braços para baixo porque disseram que o rosto estava irreconhecível”, explicou a mulher.

O corpo, foi enterrado em uma sepultura familiar e segundo o diretor, ficará a cargo da Justiça uma decisão pela exumação do corpo sem identificação. "Agora fica a critério da Justiça. Foi um engano da família e o juiz autprizando nós fazemos a exumação em parceria com a prefeitura", concluiu Charles.

Rayldo Pereira
[email protected]

Dirigentes da ZPE de Parnaíba visitam modelo de 1ª indústria

O presidente da Empresa Administradora da ZPE Parnaíba, Paulo Roberto Cardoso, o diretor administrativo e financeiro Carlos Teles, e o consultador da Prefeitura de Parnaíba para assuntos econômicos, Pádua Ramos, visitaram quarta-feira (17) a indústria Agrocera no município de Russas (CE), cuja planta industrial serviu de modelo para outra indústria do mesmo grupo que deverá funcionar na ZPE piauiense a partir da segunda quinzena de março. “Esta visita foi muito importante porque nos permitiu perceber de forma mais precisa a dimensão do que também será implantado na ZPE do Estado do Piauí”, disse Paulo Cardoso. 

A equipe da ZPE Parnaíba foi recebida na sede do grupo empresarial pelo seu presidente, o industrial Marcelo Sombra, que explicou como funciona a linha de produção da indústria e como também acontecerá no Piauí. Ele reafirmou que a unidade da ZPE Parnaíba começará a funcionar na segunda quinzena do próximo mês de março, logo que sejam concluídas as últimas etapas de montagem dos equipamentos. 

Para o diretor administrativo Carlos Teles e o consultor Pádua Ramos, a implantação de uma unidade do Grupo Agrocera dentro do perímetro industrial da ZPE Parnaíba representará um grande avanço para a economia do Estado, especialmente pelo fortalecimento das exportações piauienses. A perspectiva real do projeto da indústria é gerar riquezas na região com o beneficiamento de uma matéria prima regional, que passará a ter alto valor agregado no mercado internacional.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

 

Irmão de 14 anos mata o outro de 10 com tiro acidental

O filho de 14 anos de um policial civil atirou acidentalmente no irmão de 10 anos, que veio a óbito, com a arma do pai, um policial civil de Parnaíba. O incidente ocorreu em uma localidade conhecida como Canabrava, no Estado do Maranhão. O policial, identificado como Robson Castilho, trabalha no município de Parnaíba, na região litorânea do Piauí. 

A criança chegou a ser levada ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, em Parnaíba, mas não resistiu. A informação foi divulgada na manhã desta segunda-feira (22) no Jornal Notícia da Manhã.

Até o momento, não existem informações de como o tiro ocorreu, apenas que foi por volta das 15h30 de domingo (21). A família costumava passar o final de semana em Canabrava. 

 

Carlienne Carpaso
[email protected] 

Portaria habilita serviço de oncologia para Parnaíba

A Secretaria de Estado da Saúde tem se empenhado na ampliação e descentralização dos serviços de alta complexidade no Piauí, especialmente na área de oncologia. No ano passado, o Ministério da Saúde já havia sinalizado a autorização dos atendimentos de oncologia tanto em Parnaíba, como também no Hospital Universitário (HU), em Teresina.

Nessa quinta-feira(18), mais um avanço. O ministro da Saúde, Marcelo Castro, assinou a portaria de habilitação para implantar a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) em Parnaíba.

O secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, lembra que "em janeiro, o Ministério já havia anunciado o início dos atendimentos de oncologia no HU para o mês de abril e agora, com assinatura da portaria para Parnaíba, num esforço conjunto entre Estado e Governo Federal, seguimos nosso planejamento em ampliar e descentralizar os serviços de alta complexidade no Piauí. É mais conforto aos pacientes e familiares daquela região, que não vão mais precisar se deslocar para Teresina em busca de tratamento".

Com a implantação do serviço, Parnaíba ofertará a realização de exames, quimioterapia e cirurgias oncológicas. A Unacon terá capacidade de atender mensalmente 500 consultas especializadas de oncologia, 640 exames de ultrassonografia, 660 endoscopia, 240 colonoscopia e 200 exames de anatomias patológicas. A projeção de atendimento anual é de 650 cirurgias oncológicas e 5.300 procedimentos de quimioterapia.

A luta para implantar o tratamento oncológico na cidade de Parnaíba vem desde 2012, encabeçada pelo deputado federal Assis Carvalho que, por diversas vezes, esteve com os ministros Alexandre Padilha (ministro até 2012) e Arthur Chioro (ministro até 2015). As visitas foram sempre acompanhadas pelo prefeito de Parnaíba, Florentino Neto, e pelo secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, com o objetivo de beneficiar a população da região, que inclui municípios piauienses e também do Maranhão e Ceará.

A estimativa é atender 666.194 pessoas dos territórios da Planície Litorânea e Cocais. Além da população do Piauí, outros 27 municípios do Maranhão estão aptos a recorrerem aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) em Parnaíba.

 

Da Redação
[email protected]

Morre ex-primeira dama de Parnaíba na madrugada desta quarta (17)

Na madrugada desta quarta-feira, dia 17, morreu Dona Almira Silva, viúva do ex-prefeito de Parnaíba, Dr. João Silva Filho. Dona Almira que teve uma vida dedicada à família e às causas sociais, deixa os filhos João, José, Herbert e Evangelina, além de vários netos e bisnetos.

O corpo está sendo velado no salão de velórios da Pax União em Parnaíba. O sepultamento ocorrerá 17 horas para o Cemitério da Igualdade.

Com informações de Proparnaiba
[email protected]

Primeira indústria na Zona de Processamento de Exportação será instalada em 2 meses

A primeira indústria a ser instalada na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Parnaíba, na região litorânea do Piauí, deverá ser instalada daqui a dois meses. A informação foi divulgada pelo presidente da ZPE, Paulo Cardoso, no Notícia da Manhã desta quinta-feira (18).  A obra recebeu investimento em mais de R$22 milhões. 

Paulo Cardoso comentou que a ZPE está em fase de conclusão das estações próprias de tratamento de água e esgoto. 

“Estamos em fase de conclusão das obras e a nossa primeira indústria deverá estar instalada daqui a dois meses. Em seguida, as demais empresas serão instaladas”, reforçou o presidente.

No momento, parte dos galpões já está apto para funcionar. Atualmente, o Piauí ocupa o 22ª lugar de exportação no quadro nacional e, a partir do funcionamento da ZPE, deverá subir de cinco a quatro posições.   

Carlienne Carpaso
[email protected] 

Central de Flagrantes de Parnaíba registra recorde de superlotação

A Central de Flagrantes de Parnaíba acumula hoje 40 presos nas celas que somadas tem capacidade para abrigas apenas 17 detentos provisórios. A informação foi divulgada no Jornal do Piauí desta quarta-feira (17) alertando para a situação crítica do local que oferece risco constante de fugas e tentativas de fuga. Este ano um preso já conseguiu fugir do local serrando as grades do banheiro em janeiro e até hoje o local nem sequer foi concertado.

Fotos: Darival Júnior / TV Cidade Verde

Segundo a reportagem após atingir a lotação de 45 detentos nesta terça-feira, cinco presos foram liberados após os procedimentos, mas outros 40 ainda aguardam o encaminhamento da Justiça."É uma pena há 16 anos esse problema no PI existe. Eu era delegado geral em 2002 e já tinha esse problema - estamos deixando de atender bem o usuário de Segurança Pública em função de desviar nosso trabalho para vigiar preso", desabafou o delegado de Polícia Civil Eduardo Ferreira, responsável pela região.

Em entrevista à equipe da emissora, presos do local relataram que há pessoas dormindo no banheiro em chão molhado por conta da superlotação das celas que deixaram de ser passageiras.

O delegado comparou a superlotação com o ato de "enxugar gelo" e afirma que falta atuação da Polícia Judiciária no andamento e transferência de presos que se encontram na Central. "O que estamos fazendo é enxegando gelo. A Central é um local onde nós devemos receber os presos só para encaminhar para os presídios, mas hoje em dia, presos em delegacia provocam desvio de função e garroteamento de Polícia Judiciária", pontuou o delegado.

Reportagem de Darival Júnior ( TV Cidade Verde)
Rayldo Pereira
[email protected]

Azul deve retomar voos para Parnaíba em abril

A Azul Linhas Aéreas informou à Prefeitura de Parnaíba, através da Superintendência de Turismo que já deu entrada no novo pedido de Horário de Transporte (HOTRAN) para os vôos com destino e origem à Parnaíba.

Os vôos devem reiniciar no dia 08 de abril do corrente ano e sofrerá alterações na malha. O prefeito Florentino Neto e o Superintendente de Turismo Marcos Fonteles têm mantido frequentes contatos com a Azul, INFRAERO (Parnaíba, Brasília e Teresina) e Governo do Estado em esforço conjunto para manter a operação em Parnaíba, a despeito da crise que assola o setor.

A Azul recentemente publicou nota dando conta da devolução de 20 aeronaves aos fabricantes, bem como suscitando colaboradores a aderirem à licença não remunerada como forma de evitar demissões. A despeito do cenário, a companhia tem apontado como positiva a operação no Aeroporto Internacional Dr. João Silva Filho.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverdecom

Mulher é presa ao tentar esconder pedras de crack em Parnaíba

Por volta do meio dia desta segunda, dia 15, a Polícia militar, através de uma guarnição da Força Tática, comandada pelo sargento Fabriciane Monteiro, prendeu Maria do Socorro Brandão, de 37 anos, no conjunto João Paulo II, Bairro Mendonça Clark, em Parnaíba, acusada de tráfico de drogas. 

Segundo o sargento Fabriciane, sua guarnição fazia rondas de rotina quando abordou um adolescente com quem foram encontradas seis pedras. Quando a Força Tática saiu do local, os policiais notaram que uma mulher correu até um mato próximo, coletou algo e escondeu em sua roupa.

Devido ao comportamento suspeito da mulher, os militares retornaram, oportunidade em que ela correu para dentro de uma casa. Quando abordada foram encontradas na residência 34 pedras de crack.

No momento em que os policiais faziam a vistoria, Maria fugiu novamente adentrando na casa ao lado, onde fica seu endereço. Após detê-la, os policiais ainda encontraram três tabletes de maconha prensada e mais três porções da mesma substância. Socorro foi levada para a Central de Flagrantes. 

Com informações de Proparnaiba
[email protected]

Corpo resgatado no Rio Igaraçu permanece sem identificação no IML

O corpo encontrado no Rio Igaraçu, em Parnaíba, no último dia 12, permanece sem identificação. De acordo com informações do Instituto Médico Legal (IML), a vítima- de cor parda e cabelos lisos- é do sexo masculino e quando foi resgatada trajava uma calça marron. 

O homem foi encontrado por pescadores na localidade Chafariz, bairro São Judas Tadeu. O major Rivelino Moura, comandante do Corpo de Bombeiros da cidade, informou que pelo estado decomposição da vítima, a morte teria ocorrido há cerca de dois dias da data em que ele foi localizado. 

O corpo permanece no necrotério do IML e pode ser enterrado como indigente, caso não seja identificado em um prazo de 30 dias. A suspeita é que ele seja de outro estado, Ceará ou Maranhão. 

 

Graciane Sousa
[email protected]

Posts anteriores