Cidadeverde.com

Produtores de frutas de Parnaíba visitam as cidades de Juazeiro e Petrolina

O Sebrae no Piauí realiza missão técnica ao Polo de Fruticultura das cidades de Juazeiro, na Bahia; e de Petrolina, no Pernambuco. Oito produtores dos Distritos Irrigados dos Tabuleiros Litorâneos, Ditalpi, participam da visita que teve início ontem (14) e segue até sábado (18).

O Ditalpi fica localizado no município de Parnaíba, distante 318 quilômetros ao norte de Teresina.

O objetivo da missão técnica é propiciar aos produtores piauienses acesso a informações sobre processo de produção da uva e manga orgânicas, além da troca de experiências no que se refere à comercialização de orgânicos e processo de produção de sucos.

De acordo com o gerente do Sebrae em Parnaíba, Élcio Lima, os produtores terão a oportunidade de conhecer novos equipamentos e tecnologias, além de manter contato com compradores e investidores.

“Realizamos essa missão técnica para que os produtores conheçam formas de diversificar a produção de frutas orgânicas nos Distritos Irrigados, deixando de depender tão fortemente da acerola, que é a principal fonte de renda do Ditalpi”, afirma Lima.

Na ocasião, os produtores também visitarão a Feira Nacional de Agricultura Irrigada, que acontecerá em Juazeiro até domingo (19). Mais de 350 empresas nacionais e internacionais participam do evento, que coloca frente a frente produtores, empresários, técnicos, pesquisadores, importadores, exportadores, instituições financeiras, de fomento e de pesquisa; transportadores, e fabricantes e revendedores de máquinas, equipamentos, embalagens e insumos.

Polo de fruticultura

Os municípios de Petrolina e Juazeiro localizam-se na região do Vale São Francisco, respondendo pela produção anual de 1,5 milhão de toneladas de frutas e legumes. Parte significativa dessa produção abastece grandes mercados internacionais, a exemplo dos Estados Unidos, Europa e Japão, e representa 95% das exportações nacionais de uva e de manga. Na região também se produz cana-de-açúcar, tomate, cebola, coco verde, goiaba, melão, acerola, limão, maracujá, papaia, pinha, entre outros vegetais.


cidades@cidadeverde.com

Florentino participa de reunião da bancada federal na Ufpi

O prefeito Florentino Neto participou de uma reunião com a bancada federal, quando pediu apoio dos parlamentares federais para investimentos na segurança pública em Parnaíba. 



O gestor pediu apoio e contínuos investimentos na estrutura da Polícia Federal, única delegacia da instituição na região. “Temos que reconhecer o trabalho da Polícia Federal e apoiar suas ações contra o tráfico de drogas”, enfatizou.

O prefeito falou de suas ações na área da segurança e disse que, com a criação da Superintendência de Articulação com as Forças de Segurança, tem sido possível atuar em cooperação com as polícias Militar e Civil.


Florentino Neto também reconheceu o esforço da Universidade Federal para instalar o curso de Medicina, reafirmando que a próxima meta para o ensino superior em Parnaíba é a implantação do Curso de Engenharia Civil.

Litoral tem redução no abastecimento após pane em Estação da Agespisa

A Agespisa informou no final da manhã desta terça-feira (14) que, em razão de pane elétrica em equipamento de bombeamento na Estação de Tratamento de Parnaíba, o abastecimento será reduzido para 60% da capacidade.


Em consequência disso, consumidores das cidades de Parnaíba e Luís Correia serão afetados. Desde o último domingo, 12, Dia das Mães, os moradores da região relatam constantes casos de falta de água.

Devido a complexidade do problema, para retirar e substituir o equipamento, a previsão de normalização do fornecimento é de 48 horas, ou seja, o abastecimento de água só deve voltar ao normal na próxima quinta-feira, dia 16.

Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
gracianesosua@cidadeverde.com

Pedestre morre atropelada por motocicleta desgovernada

A mulher identificada como Maria Marta Pinheiro da Silva, 30 anos, foi atropelada e morreu no local após uma colisão entre um carro e uma motocicleta. O acidente aconteceu na manhã deste sábado (11), na avenida Pinheiro Machado, em Parnaíba. 

                                    Fotos: Portalcostanorte

O condutor da moto estava muito nervoso e permaneceu no local para prestar esclarecimentos à PRF

De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal, o condutor da motocicleta ainda tentou reduzir a velocidade para evitar o acidente."O carro vinha em alta velocidade e com o impacto, o condutor da motocicleta foi jogado para cima do capô do carro e a moto atropelou a mulher". 


Familiares e conhecidos da vítima informaram que a mesma tinha problemas mentais e que já se recuperava de um outro acidente. 


O corpo foi levado paro IML e a PRF realizará investigações para localizar o condutor do veículo que evadiu-se do local.


Com informações Proparnaiba
cidades@cidadeverde.com

Prefeitos de 11 municípios assinam termo para tratamento de câncer

Prefeitos de 11 municípios da região Norte do Piauí assinaram requerimento, à coordenadoria da comissão inter-gestora regional, para instalação de um centro de tratamento do câncer na cidade de Parnaíba, ou mesmo o credenciamento de unidade de saúde existente.



"A centralização do tratamento em Teresina tem contribuído para o aumento no sofrimento dos pacientes, que além de serem submetidos a viagens, sofrem com o afastamento da família", destacou o prefeito Florentino Neto durante a divulgação do documento nesta sexta-feira (10). 

O gestor explica que a proposta de implantação da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia é atender toda a macrorregião. “É evidente que quando houver necessidade os pacientes continuarão sendo direcionados para a capital”, reitera o prefeito.

Além de Florentino, assinaram a proposta os prefeitos Ricardo Sales, Murici dos Portelas; Adriane Prado, Luís Correia; Bernildo Val, Buriti dos Lopes; Apolinário Costa, Bom Princípio do Piauí; Vania Ribeiro, Cajueiro da Praia; Herbert Silva, Ilha Grande do Piauí; Pacheco Neto, Caraúbas; Rita Sobrinho, Caxingó; Rubens Vieira, Cocal; e  Antônio Brito, Cocal dos Alves.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Morre, em Parnaíba, o pioneiro do turismo no litoral piauiense

A Secretaria de Turismo de Parnaíba envia nota lamentando o falecimento de Vicente Correia, pioneiro na área de turismo no Piauí. Para o prefeito da cidade, Florentino Veras Neto, Vicente Correia era o maior entusiasta do desenvolvimento da região.

Vicente Correia era filho do comendador Ozias Correia e de Flora de Moraes Santos Correia. Nasceu em Parnaíba e desde cedo despontou na área do turismo, tendo sido o primeiro a enxergar a potencialidade do delta e explorá-lo turisticamente. Fundou agências voltadas para o setor e durante muitos anos divulgou Parnaíba dentro e fora do território nacional. 

Foi vice-presidente da Federação do Comércio do Piauí. E foi presidente nos triênios 83-85 e 85-87 da Associação Brasileira de Agentes de Viagens (ABAV). Ainda dentro do setor turístico, foi diretor, fundador e proprietário da Atalaia Turismo, que recentemente completou 50 anos e foi a primeira agência de viagens turísticas de Parnaíba.

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Homem reage a assalto e é morto durante tentativa de assalto

O jovem identificado como José Mendes, 29 anos, foi morto à facadas durante uma tentativa de assalto no bairro Piauí, em Parnaíba. O acusado identificado como João Batista, 34 anos, invadiu um comércio na tarde desta quinta-feira (09) e após cometer o crime foi linchado pela população. 

                                    Fotos: Portalcostanorte

De acordo com o capitão Palhano, chefe do Ronda Cidadão, a vítima estava na fila de um caixa dentro do mercantil quando foi assassinado. "O jovem estava na fila e quando viu o João Batista anunciando o assalto foi tentar impedir e acabou atingido no peito e morreu na hora", destaca Palhano. 


Após cometer o crime, João Batista foi contido por clientes do mercantil e frentistas de um posto de gasolina que conseguiram pegar a faca utilizada na ação criminosa. "Ele ainda chegou a ser linchado e quando ia conseguindo escapar foi preso por policiais do Ronda Cidadão", reitera. 



Ainda segundo Palhano, o acusado é considerado de alta periculosidade com passagens por diversos crimes em São Paulo, Brasília, Minas Gerais e Pará. 


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
gracianesousa@cidadeverde.com

Tererê pede melhoria de energia em bairro de Parnaíba

O deputado Deusimar Brito, o Tererê (PSDB), teve aprovado, hoje (08), pela Assembleia Legislativa, requerimento em que pede à Eletrobras Distribuidora Piauí que melhore a qualidade da energia fornecida aos moradores do bairro São Vicente de Paula, em Parnaíba.


Tererê afirmou que eletrodomésticos dos moradores são queimados porque a energia é fraca. “Como ocorre uma variação na tensão da energia, eles perdem seus aparelhos, por isso estamos fazendo esta solicitação à Eletrobras”, assinalou ele.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Homem recebe intimação, sobe em muro da delegacia e ameaça se jogar

Equipes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros foram acionados para conter um homem que subiu no teto da Delegacia Regional de Parnaíba e ameaçava se jogar no final da manhã desta quarta-feira (08). De acordo com o major Rivelino, do Corpo de Bombeiros, Walison Alves Pereira, 27 anos, ameaçou se matar após receber intimação para depor na polícia. 

                         Fotos: Proparnaiba

"Ele é acusado de agredir e ameaçar a esposa que registrou Boletim de Ocorrência amparada pela Lei Maria da Penha. Quando foi convocado para comparecer a delegacia ele fez toda aquela cena e tivemos que intervir para evitar o pior. Lá de cima ele disse que queria falar com Deus", conta Rivelino. 

Foto: Daniel Saturnino/Portal Costa Norte


Ainda segundo o major, Walison Alves, vulgo Tchan, aparentava está sob forte efeito de entorpecentes e após ser resgatado foi encaminhado a um pronto-socorro da região. 

Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
gracianesousa@cidadeverde.com

Diretores da ZPE Parnaíba trocam experiências com a ZPE Pecém

Os diretores da ZPE (Zona de Processamento de Exportações) Parnaíba, Mirocles Veras e Dinarte Porto, reuniram-se com o presidente da ZPE Pecém (CE), Eduardo Macêdo, e o diretor técnico, Marcelo Costa, na segunda-feira (6), em São Gonçalo do Amarante. O encontro teve como objetivo compartilhar a experiência do processo de alfandegamento da ZPE Pecém, que foi a segunda do país a ser autorizada pela Receita Federal.

De acordo com o diretor presidente da ZPE Parnaíba, Mirocles Veras, a troca de informações é fundamental para a implantação do alfandegamento da ZPE Parnaíba. “A Receita Federal visitou nossas instalações para dar início ao processo de alfandegamento. Sabemos que é um processo complexo, por isso estamos nos informando. Em Pecém, conhecemos o sistema de segurança, o sistema de entrada e saída de pessoas, a estrutura física e as dificuldades encontradas pela Administração”, explicou.

A Companhia Administradora da ZPE Parnaíba está trabalhando para que o alfandegamento e a estrutura física do empreendimento sejam concluídos paralelamente. Atualmente, duas empresas têm projetos de instalação aprovados pelo Conselho Nacional de ZPEs, são a Vegeflora e a KTA Frutas, ambas do Grupo Centroflora.

As companhias que se instalam em ZPEs têm tratamento tributário especial, mas precisam obter com exportações, no mínimo, 80% de sua receita bruta total. Os incentivos fiscais incluem suspensão de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), PIS e Cofins na aquisição de bens e serviços a serem usados na produção e, quando importados, ficam isentos também de Imposto de Importação e do Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante.

Os benefícios incluem ainda a suspensão de tributos na aquisição de máquinas e equipamentos novos ou usados incorporados ao ativo da empresa. As companhias em ZPE também podem manter no exterior 100% das divisas obtidas nas suas exportações. O prazo de vigência dos incentivos previstos para uma empresa em ZPE é de até 20 anos, prorrogável por igual período.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Posts anteriores