Cidadeverde.com

Chuva de oito horas provoca alagamentos em ruas de Parnaíba

Uma madrugada de forta chuva atingiu toda a região do litoral do Piauí provocando alagamentos em algumas regiões especialmente da cidade de Parnaíba. A chuva durou cerca de oito horas e ruas como a rua Carpina e rua Oeiras, conhecidas pela população como "piscinão", acumularam uma grande quantidade de água, que impediu moradores deixarem suas casas para cumprir atividades normais nesta quinta-feira (21).

Três bombas foram instaladas no local para sugar a água da região que é transportada para um canal em outro ponto da cidade. Pontos comerciais também não abriram por conta do alagamento.

Procurada pela TV Cidade Verde a secretaria de Serviços Urbanos e Defesa Civil de Parnaíba informou que as bombas estão acionadas e em pleno funcionamento e que o problema deve ser solucionado em breve.

A equipe da TV Cidade Verde esteve no local e ouviu os moradores que desabafaram sobre a situação. "Todo mundo quer uma solução para esse problema. Sempre é assim quando a água acumula", desabafou um morador durante entrevista ao Jornal do Piauí.

Com informações de Darival Júnior (TV Cidade Verde)
Rayldo Pereira
[email protected]

Rachaduras na Ponte Simplício Dias assustam moradores de Parnaíba

Um dos principais cartões postais de Parnaíba está ameaçado: a ponte Simplício Dias da Silva. Construída em 1975 pelo prefeito Alberto Silva, a via nunca passou por reparos e rachaduras no passeio de pedestres comprometem a estrutura física. Por dia, em média 20 mil veículos trafegam pelo local. 

Foto: Gleitowney Miranda

As rachaduras foram notadas ainda no ano passado. Em novembro, um pedaço do parapeito da ponte apresentou problemas. A ponte é a via de acesso entre o centro de Parnaíba e a cidade de Ilha Grande Piauí, além da praia Pedra do Sal, um dos principais acessos ao Delta do Parnaíba. 

"Todo dia a gente tem que ir trabalhar e passar por esse local cheio de buracos. As pedras estão todas arrancadas. A situação é ruim. As pessoas já têm medo até de subir a ponte. Tem um buraco que a cada dia se aprofunda", disse um dos moradores que trafega diariamente pela ponte. 

Por meio de nota, a assessoria do Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER) informou que na próxima semana uma equipe de engenheiros vai ao local avaliar a situação. Em seguida, será apresentado um relatório com os possíveis reparos a serem realizados.

 

Graciane Sousa
[email protected]

Setrans e Infraero renovam parceria para administrar aeroporto de Parnaíba

O governador Wellington Dias recebeu nesta terça, 12, o secretário de Transporte, Guilhermano Pires, e representantes da empresa Infraero para discutir o futuro do aeroporto de Parnaíba. Durante a reunião, foi renovada a parceria entre a SETRANS e a Infraero para que a empresa continue a administração do aeródromo durante um ano.

“A Infraero é uma empresa de renome internacional, com expertise, know-how pode oferecer aos turistas e à população de Parnaíba uma forma segura de administrar aquele aeroporto tão importante para os piauienses”, declarou Guilhermano Pires.

Na oportunidade, foi discutida também a possibilidade de transformar o aeroporto de Parnaíba em um aeródromo operado por instrumentos, etapa esta já estudada junto à Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC e que deverá ser implantada em breve.

Segundo o secretário, com a implementação de “Instrument Flight Rules”, sistema de vôos por instrumentos, o aeroporto terá estrutura para receber aeronaves a jato e de maior porte, alavancando o potencial turístico da região norte do Piauí.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Parnaíba decreta luto oficial de três dias por morte de cantor

No início da tarde deste domingo, dia 10, o músico parnaibano Bernardo Carranca faleceu. O prefeito Florentino Neto decretou luto oficial de três dias pelo falecimento do cantor .

Segundo informações não oficiais, músico deu entrada no Pronto Socorro Municipal de Parnaíba, onde já chegou sem vida.  A causa da morte do artista ainda não foi divulgada.

Carranca é um dos grandes nomes no cenário musical da cidade de Parnaíba, desde 1967 quando ficou conhecido por seu trabalho como vocalista da banda “Os Grilos”, como também entrou para a história da música parnaíbana, pela arte do improviso e principalmente por fazer parte da cultura da cidade.

Com informações de Proparnaíba
[email protected]

Parnaíba terá equipe municipal para expedir carteiras de identidade

Representando o prefeito Florentino Neto, o Presidente da Câmara Municipal de Parnaíba, Gustavo Lima, acompanhado da secretária da Saúde de Parnaíba, Dra. Maria do Amparo, se reuniram com o Secretário de Segurança do Estado do Piauí, Fábio Abreu, para tratar da formação da equipe municipal de expedição de carreiras de identidade.

A proposta é que seja formada uma parceria por meio de convênio, para que seja instalado no município um posto municipal de identificação. Na ocasião toda a documentação necessária para a formalização da parceria foi entregue. Segundo Gustavo Lima, o objetivo evitar as grandes filas e facilitar a vida do cidadão parnaibano, visto a grande dificuldade hoje para se ter acesso ao documento.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Nova Mesa Diretora toma posse na Câmara Municipal de Parnaíba

O vereador Gustavo Lima foi empossado para o seu terceiro mandato como presidente da Câmara Municipal de Parnaíba, em uma sessão solene realizada na noite desta segunda-feira (4). Na ocasião, também foi empossada a Mesa Diretora para a gestão de 2016.

Em seu pronunciamento o parlamentar agradeceu a população parnaibana que o conduziu por duas vezes como vereador e a confiança de seus pares que confiaram novamente em sua gestão. “Trataremos sempre todos de forma igualitária, presando pela ética, transparência, eficácia e eficiência dos recursos públicos, respeitando o regimento interno da casa. Vamos continuar buscando as melhorias para o povo parnaibano, fiscalizando os recursos públicos, aprimorando e aprovando os projetos de lei que beneficiarem a população. É isso que a população espera, não um discurso e sim práticas que realmente façam melhorias e o crescimento da cidade” afirmou Gustavo.

Finalizando, ele falou da tarefa de mais uma vez estar a frente do poder legislativo municipal. “Devemos fazer as mudanças estruturantes tão sonhadas pela população, novamente vamos fazer diferente. Reafirmo o empenho de lutar sempre por uma Parnaíba desenvolvida, agradecendo a confiança depositada em todos que compões a mesa diretora para a gestão de 2016. Continuaremos a trabalhar pelo fortalecimento do poder legislativo” completa.

Representado o prefeito Florentino Neto, o vice-prefeito Chagas Fontenele parabenizou a releição do vereador Gustavo Lima, agradecendo o grande apoio dado pelo legislativo aos projetos da prefeitura municipal, fazendo com que a cidade continue crescendo mesmo com as dificuldades enfrentadas.

Também irão compor a nova mesa diretora da Câmara de Vereadores de Parnaíba o 1° Vice presidente: Carlos Alberto Santos e Sousa (Beto); 2° Vice presidente: João Câncio Rodrigues Neto (Neto); 1° Secretário: Francisca das Chagas Castelo Branco (Neta); 2° Secretário: José Geraldo Alencar Filho (Geraldinho); 3° Secretário: Renato Bittencourt dos Santos (Renatinho da Cepisa); 1° Tesoureiro: Ronaldo da Silva Prado; 2° Tesoureiro: Antônio Fortes Diniz; Corregedor: Ricardo de Lima Veras e Corregedor Substituto: Francisco Astrogildo Fernandes.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

 

Bombeiros resgatam cavalo de buraco em terreno baldio de Parnaíba

Os homens do Corpo de Bombeiros de Parnaíba, litoral do Piauí, resgataram na tarde desse sábado (2) um cavalo bastante debilitado que havia caído em um buraco em um terreno baldio do bairro Ceará. O cavalo aparentava estar desnutrido. 

Segundo o major Rivelino Moura, comandante do Corpo de Bombeiros de Parnaíba, o terreno é utilizado pela Caixa Econômica Federal para testes diversos tipos de testes de solo. O animal, que estava solto, acabou caindo em um dos buracos abertos pelos trabalhadores. 

"Não encontramos nenhum dono, ele parecia estar com muita fome, estava magro e bemn debilitado. Fizemos o resgate rapidamente e depois ele fugiu, já não deixou ninguém chegar perto dele", relatou o militar. 

De acordo com ele, os resgates de animais são mais comuns nas estradas após a ocorrência de acidentes automobilísticos. 

 

Maria Romero
[email protected] 

Três tentativas de fuga são registradas nas primeiras horas de 2016 em Parnaíba

Vinte presos tentaram fugir da Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina, no município de Parnaíba, na madrugada desta sexta-feira (01). Segundo o diretor jurídico do Sindicado dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sipoljuspi), Vilobaldo Carvalho, três tentativas de fuga foram registradas nas primeiras horas de 2016; todas na penitenciária de Parnaíba. 

Vilobaldo explica que a primeira tentativa ocorreu por volta de uma hora da manhã de hoje quando sete detentos, todos da cela coletiva 7, tentaram fugir, mas a ação foi abordada pelos agentes penitenciários. A segunda tentativa ocorreu cerca de duas horas depois, quando um dos presos da ala 08 chegou a sair da penitenciária, mas foi recapturado pelos agentes.

Já a terceira tentativa de fuga foi realizada pelos detentos da triagem por volta das 4 horas da manhã. Ao todo, 12 presos pretendiam sair da penitenciária. Eles já haviam quebrado o cadeado da cela em que estavam indo em direção ao segundo portão para sair da Penitenciária quando foram surpreendidos pelos agentes plantonistas. Uma barra de ferro foi utilizada para quebrar os cadeados. 

“O final de ano sempre é delicado porque os presos aproveitam qualquer oportunidade para fugir da cadeia. Além disso, a superlotação em Parnaíba e precária estrutura facilita ação dos detentos. A estrutura, que já era ruim, ficou ainda pior com o último motim porque eles depredaram praticamente tudo”, disse o diretor jurídico. 

No dia 15 de dezembro de 2015, detentos atearam fogo em colchões dentro dos pavilhões pedindo a liberação das visitas íntimas uma vez que foram canceladas pelo movimento grevista dos agentes penitenciários. Atualmente, a penitenciária está com o quadro de superlotação, pois abriga 440 detentos, mas tem como limite 220 vagas. 

Carlienne Carpaso (especial para o cidadeverde.com)
[email protected]

Acusado de receptação é preso com cordas e material furtado em Parnaíba

José Luzia Souza da Costa, de 36 anos, foi preso acusado de receptação de objetos furtados na manhã desta terça-feira (29) em Parnaíba, município a 318 km de Teresina. A prisão ocorreu no bairro Frei Higino quando uma equipe da Polícia Civil apurava uma denúncia de que o suspeito guardava os objetos.

José Luzia alegou que comprou parte dos objetos na feira do Troca-Troca e que é inocente. Com ele foram apreendidas cordas, uma furadeira, alicates, pneus com calhas e outros objetos.

José Luzia Souza da Costa é monitorado pela Justiça através de uma tornozeleira eletrônica; pois foi preso há seis meses acusado de furto. Os policiais prenderam o acusado e foram a casa da vítima de furto, onde solicitaram o comparecimento na Central de Flagrantes.

Rayldo Pereira
Com informações de Proparnaiba
[email protected]

Enfermeiros fazem greve e atendimento fica comprometido até 31 de dezembro

Profissionais da enfermagem paralisaram em três cidades do Piauí deste a última quinta-feira (24). Teresina, Parnaíba e Campo Maior estão com os serviços de enfermagem comprometidos até o dia 31 de dezembro. A categoria reivindica a Gratificação de Incentivo á Melhoria á Saúde. De acordo com João Sérgio, líder da paralisação, o valor é contraditório.

"Eles usam esse incentivo para pagar plantão extra de médico com um valor contraditório e enquanto isso eles não pagam para a equipe de enfermagem. O prazo para a publicação de um decreto que autoriza o pagamento era 11 de outubro e o governo não deu resposta à categoria, que votou em assembleia pela paralisação", explicou o líder do movimento grevista.

Segundo João, o período escolhido foi o de final de ano, exatamente por conta do grande número de pessoas que viajam para o litoral, o que aumenta a procura por atendimento no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde. Com a greve apenas os serviços de urgência e emergência ficam garantidos pelos enfermeiros.

Denúncia

Segundo o líder do movimento, outro problema sofrido pelos profissionais envolve a falta de material básico para o trabalho. "Só isso já nos dá o direito de paralisar pela questão ética, mas já cobramos o ano inteiro e agora decidimos paralisar para ver se começamos um ano melhor", declarou João.

Segundo informações publicadas pelo site Proparnaíba, uma família chegou a comprar o material usado por um paciente internado no hospital. O documento fiscal mostra a compra de uma bolsa coletora de urina, que deveria ser disponibilizada pelo hospital.

O Cidadeverde.com tentou chegou a falar com a diretora de enfermagem do Hospital Dirceu Arcoverde, que preferiu não falar e até o momento aguarda um posicionamento do hospital.

Rayldo Pereira
[email protected]

 

Posts anteriores