Cidadeverde.com

Incêndio destrói casa em Parnaíba

Um incêndio destruiu pelo menos três cômodos de uma casa em Parnaíba. A tragédia aconteceu na tarde de sexta-feira (26) no bairro João XXIII. Acionado, o Corpo de Bombeiros evitou um prejuízo maior aos proprietários da casa.

O incêndio teve início no começo da tarde e aconteceu quando a dona da casa estava viajando. As chamas consumiram três cômodos da casa e destruíram também parte do telhado e das paredes, além de móveis e eletrodomésticos.

Como a proprietária estava viajando, o fogo e a fumaça só foram percebidos por vizinhos depois de um bom tempo. Assim que o incêndio foi constatado, o Corpo de Bombeiros foi acionado e debelou o incêndio.

Flávio Meireles
[email protected]

Mototaxista é esfaqueado e tem a moto roubada por cliente em Parnaíba

Um mototaxista de 41 anos foi esfaqueado e teve sua moto roubada por um cliente na noite de quarta-feira (24) em Parnaíba, a 320 quilômetros de Teresina. O fato aconteceu em uma comunidade ribeirinha chamada Alto do Batista, localizada na zona rural da cidade. Apesar do susto, o profissional conseguiu recuperar seu veículo com a ajuda da Polícia Militar.

O cliente, que agrediu o mototaxista e roubou a moto, foi identificado como Givanildo Costa, mas não foi detido. Ele solicitou o trabalho do profissional nas proximidades da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, no bairro Nova Parnaíba. O destino da viagem seria a casa de sua esposa, no Alto do Batista.

Ao chegar na residência, o homem falou que não encontrou a mulher e disse ao condutor da moto que retornasse. No caminho de volta para a zona urbana, o cliente começou esfaquear o mototaxista, segundo testemunho do próprio. A vítima tentou se defender e sofreu cortes no cotovelo direito e na mão esquerda.

Em seguida, o cliente fugiu com a moto, o capacete e o colete do mototaxista, que acionou a Polícia Militar. Após buscas, os policiais descobriram onde o acusado morava e encontraram o veículo escondido em um matagal a 500 metros de sua casa.

Esse foi o segundo caso de violência contra mototaxistas em Parnaíba em menos de uma semana. Na segunda-feira, Antônio Edilson de Araújo Xavier, conhecido como "Antônio Sabiá", foi baleado na cabeça após realizar uma corrida no fim da tarde. O assaltante fugiu com a moto e o capacete da vítima.

Flávio Meireles
[email protected]

Empresário que matou mulher e adversário recebe título na Câmara de Parnaíba

O empresário Edilson Galeno Brito, conhecido como 'Rei do Delta' foi homenageado com uma Medalha do Mérito Legislativo Post Mortem na última segunda-feira (15) na Câmara Municipal de Parnaíba. Seria apenas mais uma entrega, não fosse o empresário homenageado, autor de um crime chocante no fim de 2014, quando matou a própria esposa, Maria do Socorro Morais, e o empresário Mateus Portela, dono de uma agência de Turismo, e se matou em seguida.


Vereador entrega medalha a tutora dos filhos do empresário

O título foi proposto pelo vereador Carlson Pessoa e provocou polêmica na cidade nos últimos dias. Procurado pelo Cidadeverde.com, o vereador esclareceu que a entrega do Mérito foi aprovada na Câmara em Março de 2014, ou seja, oito meses antes da tragédia e segundo ele, a polêmica, na verdade, foi provocada por adversários políticos.

"Isso tudo é na verdade uma grande jogada política para me prejudicar. O título foi aprovado por unanimidade na Câmara por conta do grande serviço que empresário prestou ao Turismo e economia da região. Tudo foi aprovado am março do ano passado, muito antes de toda a tragédia", declarou o vereador.

A comoção provocada pelo crime, foi o que inclusive, adiou a entrega do título, que só ocorreu este ano. O irmão de Edilson também recebeu a homenagem e a atual tutora de seus filhos, a empresária Henriqueta representou o empresário na solenidade.


Diploma entregue na solenidade

Rayldo Pereira
[email protected]

Audiência pública debaterá falta de médicos especialistas em Parnaíba

Com o intuito de promover uma discussão em torno da falta de acesso da população de Parnaíba e região às cirurgias com especialistas, em especial na área de ortopedia, o deputado estadual Dr. Hélio Oliveira (PTC) propôs a realização de audiência pública, que acontecerá nesta sexta-feira (26), a partir das 9h, na Câmara Municipal de Parnaíba. Entre as principais reclamações dos médicos, consta o baixo repasse efetuado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para custear os procedimentos cirúrgicos.

“O SUS não consegue atrair os profissionais especialistas, pois, atualmente, paga um valor irrisório pelas cirurgias, que, geralmente, são procedimentos de média e alta complexidade. Tal situação atinge de forma grave a população mais humilde, que amarga uma longa espera para conseguir marcar uma cirurgia. Em muitos casos, essas pessoas têm de se desfazer de seus bens ou mesmo pedir empréstimos para conseguir custear o procedimento na rede particular”, ressalta Dr. Hélio.

Além da falta de especialistas, o parlamentar também relata sobre a crescente demanda de atendimentos no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) oriundos, especialmente, de acidentes envolvendo motocicletas. “Acreditamos que somente através do diálogo com as partes envolvidas é que poderemos encontrar uma solução viável para a saúde na região. E isso não é impossível, pois em Teresina, a Prefeitura já adotou uma tabela diferenciada para os repasses do SUS, dando um incentivo a mais aos médicos”, argumenta Dr. Hélio.

Foram convidados para a audiência representantes das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, Conselho Regional de Medicina, Associação de Médicos Parnaibanos, bem como diretores de hospitais públicos e privados da região.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Mototaxista leva tiro na cabeça após corrida em Parnaíba

O mototaxista Antônio Edilson de Araújo Xavier, conhecido como "Antônio Sabiá", foi baleado na cabeça após realizar uma corrida no fim da tarde desta segunda-feira (22) em Parnaíba, a 318 km de Teresina.

Foto: Portal do Catita

Segundo o sargento Fabriciane Monteiro, da Polícia Militar, a vítima relatou que um homem magro solicitou o serviço de transporte e ao chegar na rua C do conjunto Morada da Universidade, no bairro Frei Higino o passageiro anunciou o assalto e atirou contra ele. O assaltante fugiu com o capacete e com a moto de Antônio.

A moto, modelo Honda NXR150 Bros Es, é de 2012 tem cor laranja e placa OEB 0803 e Parnaíba e ainda não foi localizada. O veículo tem detalhes nas cores verde e amarelo.

Após ser baleado, Antônio caminhou até a rua D onde perdeu as forças e caiu. Uma equipe médica do SAMU realizou os primeiros atendimentos e a vítima apresentava duas perfurações. Antônio estava consciente durante o atendimento mas reclamava de não conseguir enxergar.

A vítima foi levada para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA). A Polícia já tem um suspeito para o crime e o veículo tem sistema de segurança que impede seu funcionamento.

Com informações de Proparnaíba
Rayldo Pereira
[email protected]

Metalúrgico tem pé decepado e morre em suposto racha entre veículos

O metalúrgico identificado como José Maria Azevedo Cardoso, 57 anos, morreu após um suposto racha entre dois veículos na avenida São Sebastião, em Parnaíba, na noite de ontem (21). A vítima pilotava uma motocicleta e com o impacto da colisão teve o pé decepado. 

Foto: Blog do Pessoa

De acordo com testemunhas, o metalúrgico foi arremessado cerca de 30 metros do local da colisão e teve morte imediata. 

O delegado Rodrigo Mello informou que o condutor do veículo envolvido no acidente- que não teve a identidade confirmada e se recusou a fazer o teste do bafômetro- foi encaminhado à delegacia e liberado após pagamento de fiança. 

"Até a lravratura do auto de flagrante não foi confirmado se o condutor estava ou não sob efeito de álcool, mas isso será autuado. Ele foi autuado por homicídio culposo e liberado após pagar fiança de dez salários mínimos. Ainda não temos a confirmação se ele estava disputando um racha e o condutor do outro veículo, que foi visto passando em alta velocidade pelo local no momento do acidente, será intimado para dar continuidade as investigações", disse Mello. 

 

Graciane Sousa
[email protected]

PM de Parnaíba prende 3 por tráfico e apreende crack e cocaína

  • 201506211316asdf48.jpg Divulgação PM
  • 20150621131648.jpg Divulgação PM
  • 201506211asdf31444.jpg Divulgação PM
  • 2015062113144asdf4.jpg Divulgação PM

A Polícia Militar de Parnaíba prendeu três suspeitos de tráfico no bairro João XXIII na tarde deste domingo (21). Uma das ações foi resultado de um flagrante realizado pela guarnição da área e a outra uma consequência de investigação feita pelo reservado do 2º BPM. 

Segundo o comandante do 2º BPM, major Adriano de Lucena, no primeiro caso, dois suspeitos em atitude suspeita tiveram ordem de parada anunciada pelos policiais militares, mas não obedeceram e empreenderam fuga. “Eles foram perseguidos pela guarnição que logrou êxito em capturá-los. Durante a busca pessoal, foi encontrado crack, maconha, cocaína, dinheiro e a moto irregular”, descreve. 

No segundo caso, um homem identificado como Francisco das Chagas Sousa Filho, foi preso com 165 pedras de crack e 28 trouxinhas de maconha. “Essa prisão foi o resultado de informações produzidas pelo serviço de inteligência através de acompanhamentos e monitoramento de movimentações de pessoas suspeitas”, explica o major Lucena.

A abordagem foi feita em um local tido pela polícia como uma boca de fumo. O suspeito, que apresenta várias tatuagens pelo corpo, foi conduzido à Central de Flagrantes da cidade.

 

Carlos Lustosa Filho
[email protected]

Mais uma mulher é vítima de estupro no Piauí; suspeito é preso em Parnaíba

A Polícia Militar prendeu em flagrante o jovem Antônio Marcos Azevedo, 22 anos, suspeito de ser o autor do estupro contra uma mulher de 26 anos, dentro da casa dela na madrugada deste domingo(21). O crime aconteceu no bairro Santa Luzia em Parnaíba, litoral piauiense. 

De acordo com o registro no livro do Copom, vítima e acusado eram vizinhos de rua e ele teria entrado na casa dela enquanto dormia. 

Policiais militares foram acionados pela vítima e o suspeito foi preso ainda na madrugada e encaminhado para a Central de Flagrantes. 

Este é mais um caso de estupro envolvendo cidades do interior do estado. No início da semana, uma agricultora de Valença morreu após ser estuprada e agredida. O acusado ainda está sendo procurada. Outra mulher em Castelo do Piauí foi esfaqueada ao resistir numa tentativa de estupro e em Lagoa de São Francisco quatro crianças teriam sido vítimas de um mesmo suspeito. 


Caroline Oliveira
[email protected]

Miss Piauí Latina é aclamada na Câmara municipal de Parnaíba

 Nataline Oliveira, 18 anos, foi aclamada Miss Piauí Latina 2015 durante na solenidade realizada na noite de segunda-feira (15) na Câmara de Vereadores de Parnaíba. Ela tem 1,78m, é estudante de Enfermagem e modelo.

Nataline vai representar o Piauí no concurso Miss Brasil Latina 2015 que será realizado em Recife (PE), entre os dias 25 e 29 de outubro. O concurso em que conquistou o titulo aconteceu na noite do dia 16 de maio no auditório da Associação Comercial de Parnaíba (ACP).

Com informações de Proparnaiba
[email protected]

Corpo de Bombeiros socorre noiva com aliança presa no dedo

O Corpo de Bombeiros de Parnaíba teve que fazer um socorro inusitado durante casamento. A guarnição foi acionada para socorre uma noiva que estava com  aliança presa no dedo.

Foto: Calixto Dias

A noiva Ana Maria Silva Sousa, de 20 anos, precisou ser socorrida pelo Corpo de Bombeiros minutos depois da cerimônia de casamento em Parnaíba, a 318 km de Teresina. Tudo aconteceu na noite desta segunda-feira (15), porque a aliança colocada em seu dedo na cerimônia ficou pequena e precisou ser serrada.

"A noiva chegou aqui ainda de vestido, com o marido e até o padre. A aliança era menor que o dedo dela e quando ela colocou ficou muito apertada, o dedo ficou inchado e ela teve que ser trazida para cá", contou o cabo Davi Freitas, que realizou o atendimento.

Segundo o bombeiro, por conta do inchaço ela chegou a ser socorrida no hospital, mas só o Corpo de Bombeiros poderia realizar a remoção. "Ela estava muito nervosa quando chegou, mas conseguimos acalma-la, falamos de nossa experiência e usamos um equipamento específico para serrar o anel", descreveu o bombeiro.

Por volta das 23h30, o anel foi removido e os recém-casados foram liberados.

 

Rayldo Pereira
[email protected]

Posts anteriores