Cidadeverde.com

No PI, The New York Times mostra abandono em obras da Transnordestina

O jornal norte-americano The New York Times, publicou neste domingo um vídeo e uma página especial em seu site denunciando o atraso e o abandono nas obras da ferrovia Transnordestina, que corta os estados do Piauí, Pernambuco e Ceará.


A matéria mostra a realidade de moradores da zona Rural de Paulistana, a 452 km de Teresina, que mostram como tiveram suas vidas modificadas após o início das obras, que estão abandonadas em parte da região.

          Fotos: Daniel Berehulak/ The New York Times
              

O The New York Times coloca a obra em um contexto de declínio da economia do Brasil, e cita também problemas com a Copa do Mundo. "Os projetos da Copa são apenas parte de um problema maior nacional que lança uma cortina de fumaça sobre grandes ambições do Brasil: uma série de projetos luxuosos concebidos quando o crescimento econômico foi grande, que agora estão abandonados, paralisados ou descontroladamente acima do orçamento", diz a matéria assinada pelo jornalista Simon Romero.


Em entrevista para a publicação, Gil Castello Branco, diretor do Contas Abertas, grupo de vigilância brasileiro que analisa orçamentos públicos, declara que os fiascos tem se multiplicado no país revelando uma "desordem sistêmica". Segundo ele, a realidade é que "imensos recursos estão sendo disperdiçados em projetos extravagante quando nossas escolas públicas ainda são uma bagunça e esgoto ainda está em nossas ruas." 


O The New York Times cita ainda que há uma lista crescente de projetos de desenvolvimento com problemas inclui uma rede de 3,4 bilhões dólares de canais de concreto no sertão atormentado pela seca do Nordeste do Brasil - que deveria ser concluída em 2010 -, bem como dezenas de novos parques eólicos ociosas pela falta de linhas de transmissão e hotéis de luxo inacabadas que aflige o horizonte de Rio de Janeiro.

Com informações de New York Times
Rayldo Pereira
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais