Cidadeverde.com

Prefeito anuncia climatização total do hospital de Paulistana

O prefeito de Paulistana, Gilberto José de Melo (PTC), anunciou a climatização de todo o hospital do município. Ele disse que, ao assumir a prefeitura, encontrou o hospital "no fundo do poço" e desde então tem trabalhado para melhorar as condições dos pacientes.


"Quando eu assumi não tinha nem ventilador. Não tinha ambulâncias. A mesa de cirurgia estava quebrada. Tinha aparelho de apenas R$ 150 que não funcionava e não foi trocado. O hospital tem 28 leitos, mas só tinha 25 lençóis. Era uma situação caótica", enfatizou o gestor.

Desde que assumiu, o prefeito já conseguiu três ambulâncias para o município e está tentando viabilizar a entrega do quarto veículo, em convênio com a Secretaria de Saúde do Estado. "Já conseguimos também uma outra mesa de cirurgia para substituir a que estava quebrada e estou aumentando o número de lençóis. Quero pelo menos 150 lençóis no hospital", declarou.

O prefeito explicou que a climatização tem o objetivo de deixar os pacientes internados mais confortáveis. "Estar operado já é difícil, imagine em um hospital sem estrutura. Todo mundo merece dignidade", finalizou.

Jordana Cury

Prefeito decreta Emergência e teme ter que racionar água de represa

O prefeito de Paulistana, Gilberto José de Melo (PTC), decretou estado de Emergência no município por conta da seca. Segundo ele, a escassez de água já está secando os reservatórios e se a situação não melhorar até o final do mês, ele iniciará um racionamento, limitando o uso da água da represa.

Fotos: Yala Sena/Cidadeverde.com

Gilberto veio a Teresina para pedir ajuda às autoridades estaduais. "Este é o terceiro ano sem chuva. Ano passado, o ex-prefeito já havia decretado Emergência, mas esse ano a situação está pior e eu renovei o decreto. Nossos reservatórios estão secando. Este mês é a última esperança, se não chover, vou ter que decretar um racionamento na cidade", declarou o prefeito.


O gestor lamentou a atual situação, especialmente pelas famílias que dependem da agricultura familiar para sobreviver. "A agricultura familiar está totalmente afetada. As pessoas estão sobrevivendo pelos programas do Governo Federal, mas isso não é suficiente para garantir o sustento", disse.

A situação também é grave para os criadores de animais, já que até a plantação de capim está morrendo. "Os criadores passam por dificuldades, eles fizeram de tudo para manter os animais vivos até o final do ano, acreditando que começariam as chuvas, que não vieram. Eles se endividaram, pegaram empréstimos para comprar ração e agora não têm nada. O povo não tem forças para continuar lutando", enfatizou Gilberto.

Medidas

O prefeito destacou que tem realizado ações para amenizar a situação em Paulistana. Desde que assumiu, foram construídos oito açudes em parceria com a Codevasf e o Governo do Estado. "Construímos os açudes acreditando que conseguiríamos reter a água das chuvas, mas não choveu", lamentou. 


Além dos açudes, foram cavados 11 poços tubulares. "A esperança era pouca de encontrar água, mas em um deles encontramos 15 mil litros de água por hora, em outro, 1.500 e em outro 1 mil litros por hora. Isso, apesar de não ser suficiente, já ajudou bastante. Infelizmente os outros oito poços estavam vazios", disse o prefeito, anunciando para breve a recuperação de 11 barragens.

Jordana Cury

Dupla invade agência dos Correios de Betânia e leva todo o dinheiro do cofre

Dois homens armados invadiram a agência dos Correios da cidade de Betânia do Piauí e roubaram todo o dinheiro do cofre. O crime aconteceu no final da manhã de ontem (13). Um dos assaltantes fingiu ser cliente antes de anunciar o assalto.

Fotos: Blog do Evangelista

De acordo com a polícia, um dos homens entrou na agência e começou a fazer perguntas no balcão sobre o envio de correspondências. O vigia do local logo desconfiou da atitude suspeita, mas antes que pudesse reagir, o outro assaltante entrou e tomou a arma do segurança.


Os assaltantes levaram o atendente e o guarda até a sala do cofre. Após conseguirem pegar todo o dinheiro, deixaram os funcionários trancados. A polícia só foi acionada quase meia hora depois, quando as vítimas arrombaram a porta do cofre.

Uma das câmeras de segurança da Casa Lotérica, localizada ao lado dos Correios, registrou a chegada e a saída dos criminosos em uma motocicleta. O valor roubado ainda não foi divulgado. A arma do vigilante não foi devolvida.


A polícia informou ao Cidadeverde.com que o Boletim de Ocorrência foi registrado na manhã desta quinta, na cidade de Paulistana, vizinha a Betânia do Piauí.

Jordana Cury
*Com informações do Blog do Evangelista

Governo afirma que manterá assistência a vítimas da seca

“Ninguém ficará sem assistência do Governo, ninguém vai ficar sem água”. Quem garante é o governador Wilson Martins (PSB), tendo em vista o prolongamento da seca, principalmente na região do Semiárido, onde praticamente não chove desde o início do ano passado.

Segundo Wilson Martins, o Governo está preparado para enfrentar esse novo ciclo, mantendo os programas assistenciais, a contratação de caminhões-pipa e a execução de obras de reforço da estrutura hídrica do Estado, principalmente barragens, grandes, médias e pequenas, e adutoras.

A seca atinge hoje mais de 1,2 milhão de pessoas em 203 dos 224 municípios do Piauí. Do total, 194 já tiveram reconhecida a condição de estado de emergência pela Secretaria Nacional da Defesa Civil, documento indispensável para que o Governo possa agir no atendimento às comunidades.

Martins reafirma a de contratação de mais caminhões-pipa à medida que for se fazendo necessário. Os contratos da frota de mais de 200 caminhões-pipa estão sendo renovados desde o início de janeiro e a determinação é de que todos os veículos permaneçam trabalhando no abastecimento das comunidades com dificuldades de acesso à água.

Além dos caminhões-pipa contratados pela Secretaria Estadual da Defesa Civil (Sedec), o Governo conta com o apoio de outros 400 contratados diretamente pelo Exército Brasileiro, também com recursos do Ministério da Integração Nacional. 

Serão mantidos ainda os programas de perfuração, recuperação e equipamentos de poços tubulares, de construção de adutoras e recuperação de barragens.

Da Redação

Madrasta é acusada de deixar criança de 05 anos amarrada em berço

A polícia civil de Paulistana está apurando um suposto caso de maus-tratos a uma criança de aproximadamente 05 anos. Vizinhos denunciaram o abandono do menino que gritava por socorro e foi encontrado amarrado a um berço dentro de casa supostamente pela madrasta. 


A Polícia Militar foi acionada através do Conselho Tutelar do município que acompanha o caso que será encaminhado à Justiça. Segundo o comandante da 5ª CIPM (Companhia Independente da Polícia Militar), capitão Felipe, após a denúncia PM's arrombaram a porta e encontraram a criança de iniciais C.A.S.A sozinha com uma das pernas amarrada e pedindo água e comida. 


A mãe identificada como Maria Marina da Silva já prestou depoimento à polícia e conta que havia ido a casa de uma amiga e que se arrepende de ter deixado a criança naquela situação. "Ela disse que amarrou a criança porque ele era muito danado e tinha medo do menino se acidentar", reitera a polícia.



Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)

Prefeitura de Paulistana anuncia a construção de oito barragens

O prefeito de Paulistana, Gilberto José de Melo, anunciou em entrevista ao Cidadeverde.com a construção de oito barragens no município. Segundo o gestor as obras visam a melhoria na retenção de água das chuvas para abastecer a região durante longos períodos de estiagem.


"Elas tem uma grande importância na vida das pessoas, não são barragens de grande porte, mas com elas cheias elas podem passar até um ano abastecendo a comunidade", informou o prefeito.

Segundo Gilberto José, a água coletada servirá para consumo humano e também nas atividades de agricultura e pecuária. A obra é um convênio entre Prefeitura, Governo do Estado e Governo Federal e está sendo realizada pela CODEVASF.

As comunidades beneficiadas são: Malhadinho dos Messias, Umaitá, Sítiozinho, Rapador, Alto Vistoso, Fortaleza, Chupeiro e Tanquinho. De acordo com o prefeito, neste momento estão sendo finalizadas as obras das únicas barragens que faltam.

Além das barragens, o prefeito comunicou que 10 poços tubulares estão sendo perfurados no município. "Precisamos sempre fazer 10, porquê desses só encontramos água em três ou quatro", acrescenta Didiu, como é conhecido.

O Governador deve inaugurar as obras, mas ainda não há data definida.

Rayldo Pereira

Assaltante dispara sem munição e é rendido por empresário

A Polícia Civil de Paulistana prendeu Jarleu José Ramos, 20 anos, acusado de tentativa de assalto a um escritório de um estabelecimento comercial, nesta quarta-feira (13). A ação só não foi bem sucedida, porque o proprietário imobilizou o acusado que disparou com uma arma de fogo sem munição. 

"O acusado estava com uma pistola calibre 32 sem munição. A intenção era amedrontar a vítima que reagiu ao assalto e juntamente com um funcionário conseguiram imobilizar o jovem", informaram fontes policiais.

Jarleu Ramos foi preso por uma equipe da Polícia Militar e encontra-se na delegacia de Paulistana à disposição da Justiça. O jovem também é acusado de realizar assalto a um comércio, no último dia 08, em companhia de um adolescente e levado a quantia de R$ 500.

Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)

Posts anteriores