Cidadeverde.com

Prefeito e MP participaram de audiência sobre concurso de Paulistana

Na manhã do último sábado (22), foi realizada uma Audiência Pública na Câmara Municipal para tratar do concurso público municipal de 2012 de Paulistana – Piauí. O prefeito Didu, e o Ministério Público através do promotor Cláudio Soeiro, participaram da audiência.


O certame foi homologado pela Justiça e os aprovados ainda não foram nomeados pelo Poder Executivo do município. Este Concurso Publico é atualmente um dos temas mais discutidos na cidade.

Dentre os aprovados presentes na Audiência Pública estiveram Yana Moreira moradora de Petrolina que concorreu ao cargo de nível médio de Assistente de Departamento Pessoal, Deusimária Santos de Moura ao cargo de Professora de Língua Portuguesa, Valdete de Araújo moradora de Jaicós, Werttey da Silva Mora morador de Oeiras e concorreu ao cargo de Dentista, Naila Roberta Alves Rocha que concorreu ao cargo de Enfermeira.

Um dos momentos principais foi quando o Promotor Claúdio Soeiro afirmou que não foram encontradas irregularidades e como já foi homologado na Justiça, o Direito é liquido e certo a favor dos aprovados, cedo ou tarde os Tribunais superiores determinaram a nomeação de todos.

Fonte: BlogdoEvangelista

Qualifica Piauí certifica alunos em Valença e Paulistana

Os alunos dos municípios de Valença e Paulistana que participaram do programa Qualifica Piauí, da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Setre), receberam o certificado de conclusão dos cursos de qualificação profissional, durante o último fim de semana.


Em Valença, a solenidade de certificação aconteceu na Unidade Escolar Santo Antônio, estendendo-se ao dia posterior, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, nos quais 96 alunos, sendo 48 do curso de Embelezamento e 48 das turmas de Corte e Costura, receberam o documento de conclusão pelas mãos da secretária do Trabalho, Larissa Maia, e do governador Wilson Martins.

Presentes no primeiro momento da certificação, a secretária e o governador falaram da importância de cursos como os proporcionados pelo Qualifica Piauí, que ofertam aos cidadãos a chance de se capacitarem e aprimorarem seus conhecimentos. “Este certificado deve ter um valor imenso para cada um de vocês, pois é com ele que vocês provam que são capazes. Hoje, o certificado de aprimoramento é o cartão postal do cidadão”, declara o governador, Wilson Martins.

Também com os cursos já concluídos, os alunos de Paulistana foram certificados, desta vez no arco de Construção Civil. No Ginásio Poliesportivo da cidade, 50 alunos que hoje sabem desenvolver as atividades referentes ao curso profissionalizante e que se encontram preparados para o mercado de trabalho, receberam os certificados. “Nunca havia feito nada relacionado a esta área e agora sei mexer com medidas, assentamento, fazer calçadas, muros e outras tantas coisas”, diz Francisco Teixeira, aluno do curso no município.

Satisfeita com o bom andamento dos cursos executados nas unidades itinerantes, Larissa Maia diz fazer questão de acompanhar pessoalmente e sempre que possível, estar presente nas certificações que são de extrema importância tanto para os alunos quanto para a Setre e o Governo do Estado. “É muito gratificante ver que o programa está realmente funcionando e formando profissionais, dando a oportunidade para essa gente que precisa estar no mercado de trabalho, gerando sua renda”, completa a secretária do Trabalho.

A Diretoria de Qualificação Social e Profissional da Setre esteve acompanhando, ainda durante o fim de semana, a inauguração das aulas dos cursos Qualifica Piauí na cidade de Simões, na qual serão agraciados 50 alunos que começam a cursar Construção Civil e na cidade de Oeiras, que terá 96 cidadãos certificados ao fim dos cursos de Embelezamento e Corte e Costura.

Da Editoria de Cidades

Motorista de carreta abandonada em Paulistana presta depoimento

O motorista da carreta que transportava TVs encontrada em Paulistana, foi localizado pela Polícia da região. Alcino Wellington Santana Rabelo, contou em depoimento, como foi o assalto da carga de carreta encontrada abandonada a 10 km da cidade. 


Segundo informações da Polícia o motorista disse que vários bandidos o abordaram na BR-407 entre as cidades de Picos e Geminiano por volta do meio dia do último domingo (09) o levando junto com a carreta. 

Alcino só foi liberado pelos assaltantes após a carga de eletroeletrônico ter sido descarregada em local não reconhecido pela vítima, pois esta foi mantida em poder dos marginais por 17 horas com um saco na cabeça, sendo libertado às 05 horas da manhã da segunda-feira (10). Os bandidos chegarama a avisar a Alcino que abandonariam a carreta na Região de Paulistana.

Edição de Rayldo Pereira
Com informações de Blog do Evangelista


Polícia encontra carreta abandonada e acredita em roubo de carga

Uma carreta baú, foi encontrada abandonada há poucos metros da BR 407 numa entrada de uma estrada vicinal, a 10 km de Paulistana.


O veículo foi encontrado vazio e com nota fiscal de teelevisores e outros eletrodomésticos, além de documentos pessoais de Alcino Wellington Santana Rabelo, natural de Ananindeua (Pará), que seria o condutor.


A Polícia acredita que a carga tenha sido roubada e foram abertas buscas ao motorista que pode ter sido levado pelos assaltantes. Além de toda a carga alguns equipamentos da cabine foram retirados como, aparelho de som. Além disso, o painel do veículo foi danificado.


A carreta modelo 2040 da marca Mercedes Benz, tem placa de Manaus (NOJ 3348) e pertence a transportadora Costeira Transportes e Serviços LTDA e seguia de Belém com destino a Feira de Santana (BA). A carga é de propriedade da Britânia Eletrodomésticos LTDA.

Rayldo Pereira
Com informações do Blog do Evangelista

Exames gratuitos de DNA são realizados em comarcas do interior

Agentes públicos da prefeitura de Paulistana estão sendo capacitados para a realização de exames de DNA na região. O serviço, considerado crucial para a efetivação da prestação jurisdicional nos casos de investigação de paternidade e maternidade, está sendo ofertado através de parceria entre a Defensoria Pública, Laboratório Central (Lacen) e prefeituras municipais do interior do Estado. 

A iniciativa visa notadamente evitar que os processos desta natureza tenham andamento paralisado em virtude da falta de condições financeiras das partes envolvidas para custear viagem à Teresina, onde até então, era a única cidade em que se realizava a coleta da prova pericial.


“Antes o constituinte tinha que se deslocar até a capital para realizar o exame, que agora poderá ser feito no próprio município onde reside. Este projeto vai ajudar a suprir a demanda reprimida nas comarcas do interior, uma vez que vai dar celeridade aos processos”, destacou a técnica de laboratório do Lacen, Eliane Amorim, responsável pela capacitação dos profissionais.


Neste ano, os municípios de Piripiri, Campo Maior, Altos, Esperantina, José de Freitas, Uruçuí, Guadalupe, Regeneração, São João do Piauí e Conceição do Canindé já foram contemplados com a parceira. De acordo com diretor da Defensoria Regional, Manoel Mesquita, a intenção é que o projeto seja implementado em todas as comarcas do Estado. 

A titular da 2ª Defensoria Pública de Piripiri, Andrea de Jesus Carvalho, destaca ainda que a realização dos exames gratuitos de DNA na própria cidade é a garantia de efetivação dos direitos assegurados legalmente, uma vez que o direito ao exame gratuito, porém realizado em outra cidade, necessitava de recursos financeiras para locomoção.

Mesmo com a implantação do projeto nas comarcas, os exames também continuam a ser realizados para as ações que tramitam na capital, através da Coordenação de Exame de DNA, que oferta gratuitamente atendimento especializado nas ações de investigação de paternidade em tramitação no judiciário, como parte das ações de implantação de políticas públicas desenvolvidas pela Defensoria Pública do Estado.


Com informações Blogdoevangelista

Polícia recupera pistola furtada de tenente da PM

A Polícia Militar de Paulistana conseguiu recuperar, neste domingo (26), uma pistola ponto 40 furtada de um tenente da PM no povoado Serra Vermelha, zona rural do município. 


Foto meramente ilustrativa

A arma de uso restrito das Forças Armadas foi encontrada na residência de Wendel Carvalho dos Santos, detido e autuado por porte ilegal de armas.

"O armamento pertence a um tenente que também ministra aulas na zona rural. No momento em que ele deixou a arma em um dos armários da escola, o adolescente entrou e furtou. À polícia, o jovem revelou que furtou a arma para comercializar.", destaca o capitão Felipe, comandante da PM em Paulistana. 


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)

Prefeito: "Geólogos estudam existência de ouro e ferro na região "

O prefeito Gilberto José de Melo destacou as potencialidades do município de Paulistana e que o crescimento da região pode ser ainda maior com a possibilidade de existência de ferro e ouro na região. 

O prefeito explica que geólogos dos estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul estão realizando pesquisas na área e que, em breve, os resultados serão conhecidos.

                           Fotos: Evelin Santos/ Cidadeverde.com

"Os estudos estão sendo realizados há cerca de 6 km de Paulistana e as máquinas estão perfurando a área. Aguardamos ainda com mais expectativa o crescimento da região", reitera o gestor. 

Em visita ao Cidadeverde.com, Gilberto José também falou sobre o andamento das obras da Transnordestina e revelou que os repasses diminuíram em mais de 80%. "As obras estão quase paralisadas e os repasses que, na gestão passada, eram de aproximadamente R$ 500 mil agora são de apenas R$ 30 mil".


O prefeito, que esteve em reunião com o governador Wilson Martins em busca de recursos para Paulistana, também destacou a entrega de ambulâncias e outros veículos que auxiliarão no transporte de pacientes dentro do próprio município e também para a capital. A solenidade acontecerá no próximo dia 31 e serão entregues três ambulâncias, uma máquina que será utilizada para terraplanagem e mais dois veículos para a Saúde 

"Já no 5º mês de governo conseguimos investir na compra de veículos e máquinas mais de R$ 1 milhão. Na gestão anterior os recursos somados eram pouco mais de R$ 200 mil", finaliza. 


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)

Lavrador é preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo

Na noite desta quarta feira (15) o lavrador de nome João do Nascimento Macedo, natural de Simões-PI, foi preso no centro da cidade por policiais da UPM de Curral Novo do Piauí-PI, com um revólver calibre 38 Taurus, com 5 munições não deflagradas.

O homem foi conduzido para Delegacia Regional de Simões-PI, autuado em flagrante pelo Dr. Ferdinando Martins, pelo crime de Porte Ilegal de arma de fogo.

Fonte: BlogdoEvangelista

Faíscas de curto-circuito assusta e hóspedes saem correndo de hotel

Fios que conduzem energia para o Hotel Atlanta pegaram fogo e soltaram faíscas deixando hóspedes e populares assustados, no município de Paulistana, na noite desta quarta-feira (08). De acordo com o proprietário Francisco Simão, o curto-circuito aconteceu devido a um superaquecimento na rede elétrica e, apesar do susto, não houve maiores prejuízos.


A fumaça provocada pelas chamas atingiu os corredores do hotel em que estavam 22 hóspedes. O fogo durou cerca de cinco minutos e não atingiu a parte interna do local, nem domicílios próximos. A energia foi restabelecida cerca de 3h depois.

"Os fios pegaram fogo devido a ligações mal feitas realizadas do lado de fora. Ainda bem que não houve prejuízos maiores e solicitei um técnico para que fosse conferir todas as instalações internas para evitar outro tipo de incidente", finaliza Francisco Simões.


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
Com informações Blogdoevangelista

Aulas do Qualifica Piauí iniciam em Paulistana; meta é por 30% no mercado de trabalho

As aulas do curso de Construção Civil do Qualifica Piauí tiveram início na manhã desta segunda-feira (6) em Paulistana. O Qualifica Piauí é um programa do Governo do Estado, realizado através da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Setre), que proporciona à população, cursos sócio-profissionais em caminhões itinerantes.

As inscrições para participar do programa foram realizadas presencialmente no município na quinta-feira (2), preenchendo rapidamente as 50 vagas do curso, sendo 25 para o período da manhã e 25 para a tarde.

A unidade móvel permanecerá na cidade por um mês, período de tempo em que os alunos concluirão o curso de Construção Civil que oferece aos alunos 80 horas de especificações desenvolvidas para Técnico em Edificações (aulas teóricas) Mestre de Obras (aulas práticas) e Engenheiro Civil (acompanhamento técnico).

Ao fim do curso, no mínimo 30% dos participantes estarão inseridos no mercado de trabalho e em atividades de descobrimento e aquisição de conhecimento, desenvolvendo e fortalecendo a garantia dos direitos individuais e sociais e gerando sua própria renda.

Da Editoria de Cidades

Posts anteriores