Cidadeverde.com

No PI, The New York Times mostra abandono em obras da Transnordestina

O jornal norte-americano The New York Times, publicou neste domingo um vídeo e uma página especial em seu site denunciando o atraso e o abandono nas obras da ferrovia Transnordestina, que corta os estados do Piauí, Pernambuco e Ceará.


A matéria mostra a realidade de moradores da zona Rural de Paulistana, a 452 km de Teresina, que mostram como tiveram suas vidas modificadas após o início das obras, que estão abandonadas em parte da região.

          Fotos: Daniel Berehulak/ The New York Times
              

O The New York Times coloca a obra em um contexto de declínio da economia do Brasil, e cita também problemas com a Copa do Mundo. "Os projetos da Copa são apenas parte de um problema maior nacional que lança uma cortina de fumaça sobre grandes ambições do Brasil: uma série de projetos luxuosos concebidos quando o crescimento econômico foi grande, que agora estão abandonados, paralisados ou descontroladamente acima do orçamento", diz a matéria assinada pelo jornalista Simon Romero.


Em entrevista para a publicação, Gil Castello Branco, diretor do Contas Abertas, grupo de vigilância brasileiro que analisa orçamentos públicos, declara que os fiascos tem se multiplicado no país revelando uma "desordem sistêmica". Segundo ele, a realidade é que "imensos recursos estão sendo disperdiçados em projetos extravagante quando nossas escolas públicas ainda são uma bagunça e esgoto ainda está em nossas ruas." 


O The New York Times cita ainda que há uma lista crescente de projetos de desenvolvimento com problemas inclui uma rede de 3,4 bilhões dólares de canais de concreto no sertão atormentado pela seca do Nordeste do Brasil - que deveria ser concluída em 2010 -, bem como dezenas de novos parques eólicos ociosas pela falta de linhas de transmissão e hotéis de luxo inacabadas que aflige o horizonte de Rio de Janeiro.

Com informações de New York Times
Rayldo Pereira

Acusado de efetuar tiros contra parente tem a casa incendiada

A Polícia Militar de Paulistana está em diligência para capturar o homem identificado como Francisco Pereira da Silva acusado de efetuar vários disparos de arma de fogo contra um parente, que foi atingido na axila e levado ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

Segundo Antônio Milton, sub-comandante da Polícia Militar em Paulistana, o crime ocorreu após discussão em um bar, no bairro Triângulo. 

"O acusado é conhecido como Índio e tanto ele como a vítima, identificado como Leandro Sousa, teriam envolvimento com o tráfico de drogas, provável motivo da rivalidade entre os dois", explica o tenente. 

Ainda de acordo com a PM, momentos após a suposta tentativa de homicídio, o acusado teve a residência invadida e incendiada, além de eletrodomésticos destruídos. 

"Provavelmente, foi uma resposta aos disparos efetuados contra a vítima. A casa só não foi totalmente destruída pelas chamas, porque vizinhos intervieram. Testemunhas informaram que os próprios familiares teriam ateado fogo", explica Antônio Milton.

Índio está desaparecido há quase quatro dias. As causas do desentendimento ainda não foram confirmadas. 


Graciane Sousa

Agricultores de Paulistana e Patos recebem kits de irrigação nesta quarta (26)

O governador Wilson Martins realizará entrega de 30 kits de irrigação, nesta terça-feira (26), em Paulistana e Patos do Piauí, cidades da região Sudeste do Estado. A entrega faz parte do projeto que pretende estimular e fortalecer a agricultura familiar através da agricultura irrigada, implantando unidades modulares, kits de Irrigação localizada do tipo gotejo em baixa pressão, com enfoque na diversificação da pequena produção voltado para o cultivo de hortaliças, frutas, milho e etc, melhorando sua comercialização e renda do produtor.


Em Patos do Piauí, dez agricultores familiares e irrigantes receberão o kit de 500m², e em Paulistana, 20 agricultores receberão o benefício. Segundo Sérgio Andrade, coordenador de Irrigação da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado, até o fim deste ano, outros 785 kits serão entregues em diversos municípios do Piauí.

De acordo com o superintendente da Agricultura Familiar da SDR, Carlos Domingos de Andrade Batista, o sistema que integra o kit é composto por conectores, filtros de tela plástica, tubos gotejadores com vazão 1,7 litros/h a 1,5 m.c.a, espaçados de 0,30m em 0,30m com proteção contra UV, Registros, tubos de polietileno DN 16 mm, diâmetro interno 14,2mm, tubos de polietileno-PE de 20mm de diâmetro e 1,2mm de espessura de parede, 17,5mm de diâmetro interno e com proteção contra UV. O sistema ainda conta com adaptadores para reservatório e caixa d’água de fibra de vidro com capacidade de 1.000 litros.

Visitas e inaugurações

Além da entrega dos kits, Wilson Martins participará da solenidade de descerramento da placa inaugural da pavimentação asfáltica da estrada que liga a cidade de Patos ao povoado Cajueiro.

Em Paulistana, o governador visitará obras de construção da Praça de Esporte e Cultura; reforma da Unidade Escolar Paulistana e trechos de pavimentação asfáltica em povoados do município e de mobilidade urbana.

Ainda na ocasião, Wilson Martins entregará a Ordem Estadual Valério Coelho Rodrigues e inaugurará uma sala na Casa de Juventude, além das obras da reforma da Unidade Escolar Vaz da Silveira e da construção de barragens de acumulação nas localidades Taperinha, Cacheirinha, Madeira Cortada e Roça de Baixo.

Da Editoria de Cidades

Governador recebe chineses que investirão na região de Paulistana

Visando promover um maior desenvolvimento da região Suldeste do Estado, o governador Wilson Martins esteve reunido, esta semana, com representantes do conselho de administração da mineradora brasileira Bemiza e empresários chineses da Sinosted Equipment Enginhering e da Yongmin Jiang, além do secretário de Mineração do Estado, Edson Ferreira, e equipe de planejamento do governo, para tratar sobre a parceria para extração e exploração das reservas de ferro na região de Simões, Curral Novo, Caldeirão Grande e Paulistana.

A região oferece um grande potencial na área da mineração, pois o ferro é extraído a 25% e depois de processado atinge os 70%, garantido excelente qualidade de categoria Premium. Segundo os investidores, o interesse da empresa não é só extrair o ferro, mas também realizar todo o processo de transformação no local, garantindo assim, maior desenvolvimento para a região, pois a implantação da empresa no Piauí implica em geração de renda e emprego para a população local.

“Hoje, a região de Paulistana oferece todo o suporte para a instalação desta empresa, a cidade possui boas escolas, uma sede do Instituto Federal, postos de saúde, rede de hotelaria, boas estradas e um aeroporto regional”, pontua Lucile Moura, superintendente de projetos do Governo do Estado.

A Bemiza já recebeu licença ambiental para instalação, bem como outorga de água e luz. A empresa, que já realizou diversas visitas ao local, afirmou que o processo de construção da indústria e instalação de máquinas chegarão a Paulistana em 2016.

O governador ressaltou o interesse do Governo do Estado em apoiar empreendimentos que geram emprego e elevam a renda da população. Wilson afirmou que a legislação fiscal do Piauí foi recentemente atualizada, tornando-se uma das mais modernas e atrativas do país. Ele ainda ressaltou que as obras da Transnordestina já foram retomadas e seguem de forma acelerada, visto que a ferrovia é a principal via de escoamento do ferro que será extraído e transformado na região Sudeste.

Da Editoria de Cidades

Professor e mais quatro são presos com CNHs falsas em Queimada Nova

Um professor da rede municipal de ensino de Queimada Nova, distante a 522 km de Teresina, e mais quatro foram presos, nesta quarta-feira (12),  acusados de participar de um esquema de falsificação de documentos de habilitação. De acordo com o capitão Felipe Oliveira, comandante da 5º Companhia Independente da PM de Paulistana, as CNHs eram repassadas a R$ 3.500. Entre os presos estão ainda condutores que atuavam no transporte escolar de crianças e motoristas de carros-pipas. 


Segundo o comandante da operação, os documentos de habilitação eram falsificados no estado de São Paulo. O professor seria o articulador do esquema ilegal e os outros presos apenas beneficiários. 

As CNHs eram distribuídas, de maneira ilegal, em Queimada Nova e na região do município de Paulistana. De  acordo com a PM, os presos foram identificados como Genivar Mendes Coelho, 43 anos (motorista de transporte escolar), Paulo Adriano Vieira dos Santos, 29 anos (professor), Keonis da Paixão Sousa, 21 anos (motorista de transporte escolar), Marcelino Pedro de Sousa, 39 anos (motorista) e Rubens Coelho Marques, 35 anos (motorista do carro-pipa).


"O esquema funcionava da seguinte forma: os interessados faziam o pedido ao professor que enviava a demanda para São Paulo e depois recebia na cidade de Afrânio, em Pernambuco. Os documentos falsos eram remetidos através dos Correios. Os interessados, escreviam o nome completo em um papel branco e também entregavam uma foto 3x4", explica Felipe Oliveira. 

O caso era investigado há um mês, pelo Serviço de Inteligência da 5º Companhia Independente da PM de Paulistana. Além do professor, os favorecidos com o esquema também deverão responder pelo crime de formação de quadrilha, uma vez que, teriam conhecimento da ilicitude do processo.


"Ainda estamos fazendo o levantamento de quantas pessoas foram beneficiadas com o esquema, mas acreditamos que pelo menos 50 pagaram pela CNH falsa. As blitz serão intensificadas e contaremos com o auxílio de um software da Polícia Rodoviária Federal da Bahia para identificar os documentos ilegais. O caso também será repassado à Polícia Civil", finaliza o capitão Felipe Oliveira.

Graciane Sousa 

Mães de família e agricultoras interditam BR-407 em protesto

Às vésperas do Dia Internacional da Mulher, agricultoras e mães de família interditaram trecho da BR-407, com cartazes, galhos de árvores e bandeiras, na manhã desta sexta-feira (07).


                             Fotos: Blogdoevangelista
  

De mãos dadas, os manifestantes protestam contra o fechamento de escolas na zona rural de Paulistana, além da invasão de terras por mineradoras e pelas obras da ferrovia Transnordestina.



Os protesto durou aproximadamente 1h30, comandado principalmente por mulheres, membros do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA). Os manifestantes alegam que estão sendo pressionados a repassar as terras a baixos valores, para a construção da ferrovia. Viaturas da Polícia Militar foram acionadas para controlar o protesto.


Sobre o fechamento das escolas, o secretário de Educação de Paulistana, Uélio José, disse que as unidades de ensino foram fechadas ainda em 2013, visando melhorias no processo ensino-aprendizagem. 

"No ano passado, foram fechadas cinco escolas na zona rural que funcionavam com o ensino multisseriado, que compreendia seis turmas de diferentes níveis na mesma sala de aula, o que compromete o rendimento. O número de analfabetismo era elevado e remanejamos os alunos para reverter este quadro. Ônibus escolares foram disponibilizados para alunos que moram mais distantes", disse o secretário de Educação ao Cidadeverde.com.


Graciane Sousa
Com informações Blogdoevangelista

Carnaval 2014 será em ritmo de Copa do Mundo

Embalados no ritmo da Copa do Mundo, os foliões poderão curtir o carnaval no município de Paulistana, a 452 km de Teresina. 

Imagem do carnaval em Paulistana de 2013


Intitulado de "Carnahexa", o evento acontecerá de 01 a 04 de março, na Praça de Eventos, com atrações que vão desde o o samba até o forró, incluindo ainda o tradicional frevo .

Confira programação

Sábado 01/03

Ney Alves/Forró Na Hora

Só Quebrança

Osimar França


Domingo 02/03

Cocha Bamba

Prazer de Sambar

Trem de Luxo

Nilson Chaces


Segunda-feira 03/03


Gera do Forró Elétrico

Loku Samba

Betinho e Brilho do Som

Orquestra de Frevo Sapupara


Terça-feira 04/03


Chikaê

Betinho e Brilho do Som

Swing Nervoso

DJ Wallacy


Graciane Sousa

Foragido de Pernambuco e suspeito de estupro é preso no Piauí

Acusado de estupro de vulnerável, Hairton Pereira de Souza, 56 anos, foi preso no município de Jacobina do Piauí, a 428 km de Teresina, neste fim de semana. Suspeito de violentar sexualmente uma criança de apenas 11 anos, em 2009, Galegão era foragido do sistema prisional do Estado de Pernambuco.


A prisão ocorreu em parceria com policiais da Força Tática de Paulistana, no Piauí, e a Rocam, em Pernambuco. Hairton Pereira trabalhava como motorista de transporte escolar, quando cometeu o suposto abuso.

Galegão estava foragido em uma residência na zona rural do município piauiense onde foram encontradas várias armas. 


Segundo o capitão Felipe Oliveira, comandante da 5º Companhia Independente da PM, Paulistana, foram apreendidos um rifle, espingardas, munições e cartuchos intactos. 

"O Galegão também é suspeito de participação em assaltos nos estados do Piauí e Pernambuco e além de efetuarmos a prisão dele, conseguimos tirar de circulação várias armas. A recomendação do Comando de Policiamento do Interior é trabalhar em parceria com as polícias de Pernambuco e Bahia, que fazem divisa com o Piauí", finaliza o comandante.

Graciane Sousa

Liziê Coelho alerta para baixa capacidade do açude de Paulistana

A deputada Liziê Coelho (PTB) alerta para a baixa capacidade do açude Ingazeiras, em Paulistana. A população teme que o reservatório que abastece toda a cidade desapareça e a parlamentar busca medidas para evitar que o problema se agrave.


"O açude foi construído na década de 1950 e era usado também como ponto turístico e área de lazer. Mas, devido aos quatro anos de estiagem, o volume foi diminuindo. Além disso, as obras realizadas na cidade, como a Transnordestina, usaram muita água do açude. A capacidade hoje está em 10% e a qualidade está comprometida", informou Liziê.


A parlamentar explicou que o volume de água deste final de semana inundou a cidade, mas o fato não indica que o açude esteja se recuperando. "As chuvas não foram suficientes para causar a inundação. Se inundou é porque existe um problema no leito desse rio. As enchentes trazem muitas impurezas, mas a sociedade também tem que se conscientizar e não jogar lixo", acrescentou a deputada.

Política

Liziê destacou que tentará a reeleição para deputada estadual e comentou que acredita em mudanças nas coligações pré-estabelecidas. "Acho que tudo isso é palavra perdida. A gente não sabe o que vai acontecer nas convenções", completou a parlamentar, em entrevista ao Notícia da Manhã desta segunda-feira (17).

Jordana Cury

Jovem é atingido no abdômen após discussão em bar

Uma discussão envolvendo três homens resultou em um adolescente de 17 anos esfaqueado na localidade Batemaré, zona rural do município de Paulistana, a 452 km de Teresina.


As causas da briga, que ocorreu em um bar, ainda não foram reveladas e os suspeitos identificados como João Esmeraldo de Sousa, 22 anos, e Aureliano José de Sousa, 18 anos foram presos por policiais da Força Tática de Paulistana, neste domingo (09).

Em estado grave, o adolescente ferido no abdômen foi levado transferido para o Hospital Regional Justino Luz, em Picos.


Com informações Blogdoevangelista

Posts anteriores