Cidadeverde.com

Homem é preso após ser flagrado em ato de zoofilia com ovelha no Sul do Piauí

Um homem ainda não identificado foi detido após ser flagrado em um ato sexual com uma ovelha nesta quarta-feira (26) em Paulistana, a 450 quilômetros de Teresina. Supostamente embriagado, ele foi detido por policiais militares e conduzido à delegacia da cidade.

De acordo com a Polícia Civil de Paulistana, o homem, que não apresentava documentos de identificação, foi flagrado por um funcionário do proprietário da ovelha, responsável por levar ração para o animal.

Ao chegar ao local, um terreno cercado na rua Elpídio Cavalcanti, no bairro Xoró, próximo ao Centro de Paulistana, o funcionário se deparou com a ovelha ensanguentada e, ao seu lado, o acusado seminu e com parte da roupa manchada de sangue.

Após flagrar a ovelha e o acusado manchados de sangue, o responsável por alimentar o animal acionou a Polícia Militar, que conduziu o homem à Delegacia de Paulistana, onde até o fim da tarde desta quarta-feira permanecia sem identificação e à espera de familiares.

Após ser flagrado em ato de zoofilia (prática sexual entre humanos e animais), o acusado deve ser indiciado pelo crime de maus-tratos a animais, previsto na Lei de Crimes Ambientais. Se for condenado, ele pode pegar de três meses a um ano de prisão.

Flávio Meireles
[email protected]

Foragido da justiça do Espírito Santo é preso durante Operação Start em Paulistana

Cícero Costa da Silva, 38 anos, foi preso na madrugada desta terça-feira (25) durante a Operação Start, que visa coibir roubo a bancos, no município de Paulistana (452 Km de Teresina). Ele estava foragido da justiça do Espírito Santo por ter descumprido as regras da liberdade condicional. 

De acordo com o capitão Felipe, comandante da Companhia Independente de Paulistana, equipes da Força Tática da polícia faziam abordagens a veículos e pedestres quando pararam um ônibus da empresa Itapemerim que seguida de São Luís (MA) para o Rio de Janeiro (RJ).

"Pedimos as identidades dos passageiros e verificamos que ele estava sendo procurado. Contra ele está expedido mandado de prisão por ter descumprido a condicional. Ele estava respondendo a processo por furto qualificado e corrupção de menores, crimes praticados no Espírito do Santo", informou. 

O descumprimento se deu em razão de Cícero ter mudado de endereço - indo para o Maranhão - sem comunicar à justiça. Ele é natural da cidade maranhense de Tuntum, mas estava morando na capital do estado. 

Ele agora está preso em Paulistana e aguarda um advogado. Segundo o capitão, deve ser pedida a transferência do julgamento para o Maranhão. 

Operação Start

Durante o período de 00h às 5h, em que a operação ocorre em todo o Piauí, na região de Paulistana foram realizadas abordagens a 125 pessoas, 06 ônibus, 16 automóveis, 04 caminhões e 22 motocicletas. Nenhuma outra irregularidade foi encontrada. 

 

Maria Romero 
[email protected] 

Jovem posta foto com arma no WhatsApp e é localizado pela PM

  • 20150815061051.jpg PM
  • 20150815061050.jpg PM
  • 20150815061050_(1).jpg PM
  • 20150815061050_(2).jpg PM
  • 20150815061049.jpg PM

Três adolescentes, sendo um de 16 e dois de 17 anos, foram levados para prestar esclarecimentos na 12ª Delegacia Regional de Polícia Civil, após policiais militares descobrirem fotos de um deles posando com um revólver calibre 32. De acordo com o soldado Gilvan Belo, a imagem foi postada no perfil do WhastsApp e editada com a seguinte frase: "Que foi mermão. Tem medo de levar tiro não" (sic)

Os jovens foram localizados por volta do meio-dia, desta sexta-feira (14). Na casa de um deles, a equipe da Força Tática encontrou a arma que aparece nas fotos e ainda uma espingarda calibre 32, um cartucho para espingarda deflagrado e um tambor para revólver calibre 32.

"Primeiramente, fomos até a casa do jovem que aparece na foto e que está com o rosto coberto e com a arma. De início, ele negou, mas depois assumiu e disse que comprou a arma em Picos para amedrontar um desafeto na cidade de Queimada Nova. O menor disse que o revólver estava na casa de um amigo. Então, fomos até a esta residência e o outro adolescente contou que tinha repasssado o revólver para o outro jovem e na casa deste encontramos o armamento", explica o soldado. 

O jovem de 16 anos foi apreendido com a mesma roupa em que aparece nas imagens posando com a arma. Os três foram ouvidos pela Polícia Civil e liberados. O caso está sendo acompanhado pelo Conselho Tutelar de Paulistana

Ainda de acordo com a PM, os adolescentes não têm histórico de atos infracionais, mas já foram flagrados por dirigir sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH). 

 

Graciane Sousa
[email protected]

MP recomenda limite para retirada de água do Açude Ingazeiras para Transnordestina

O Ministério Público Federal recomendou que o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS) limite a retirada de água do Açude Ingazeiras para a obra da ferrovia Transnordestina em Paulistana, a 450 quilômetros de Teresina. A medida atende a uma reivindicação da população. O procurador da República Carlos Wagner Barbosa Guimarães também fez orientações à Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar).

Na recomendação expedida na última quinta-feira (30), Carlos Wagner orienta que o DNOCS monitore o Açude Ingazeiras para que não seja ultrapassada a cota limite estabelecida pelos técnicos da Coordenadoria Estadual.

Caso esse limite seja atingido, o Ministério Público Federal recomenda que seja imediatamente suspensa a autorização para retirada de água e o fato seja comunicado à Procuradoria da República no Estado do Piauí no prazo máximo de cinco dias, sob pena de ajuizamento das ações cíveis e penais cabíveis.

Na recomendação à Semar, o procurador Carlos Wagner orienta que o secretário Ziza Carvalho fiscalize a exploração de água do Açude Ingazeiras, faça o acompanhamento do nível de água do reservatório e encaminhe a esta Procuradoria da República o resultado dos estudos de batimetria realizados no prazo de 15 dias, também sob pena de ajuizamento das ações cíveis e penais cabíveis.

As recomendações do Ministério Público atendem às reivindicações da população de Paulistana, que já realizou diversas manifestações contra a retirada de água do Açude Ingazeiras. Para brigar pela causa, os descontentes criaram até a Frente Paulistanense em Defesa do Açude Ingazeiras. Segundo os protestantes, o reservatório já chegou a ter apenas 11% da sua capacidade total.

Flávio Meireles
[email protected]

DNOCS diz que não há risco de colapso e dá aval para açude ser usado em ferrovia

  • unnamed.jpg Francisco Pedrosa
  • unnamed_(1).jpg Francisco Pedrosa
  • unnamed_(2).jpg Francisco Pedrosa
  • unnamed_(3).jpg Francisco Pedrosa
  • unnamed_(4).jpg Francisco Pedrosa
  • unnamed_(5).jpg Francisco Pedrosa

O DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas) garantiu ao Ministério Público Federal que não existe ameaça de colapso no abastecimento de água na região de Paulistana. 

O órgão foi provocado pelos moradores que pediam a proibição da extração de água da barragem Ingazeira, reservatório que abastece mais de 21 mil pessoas na região de Paulistana.

Os moradores acionaram o Ministério Público para proibir que a água do açude seja usada na obra da ferrovia Transnordestina. O medo da população é que o açude, segundo os moradores, está com baixo nível de água e poderia comprometer o abastecimento humano. 

 A pedido do Cidadeverde.com, o Ministério Público Federal divulgou nota sobre o caso. O MPF informou que a denúncia foi arquivada, após receber garantia do DNOCS que não há risco de colapso de escassez de água. 

Em nota, a assessoria de imprensa do órgão comunicou que o coordenador do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas- DNOCS, Djalma Policarpo, informou ao procurador da República, Carlos Wagner Barbosa Guimarães, que não existe nenhuma ameaça de colapso no abastecimento de água da cidade, bem como aduziu que o referido departamento, em consonância com a Agência Nacional de águas- ANA, estarão atentos na monitoração do reservatório, de modo a não permitir nenhum dano à população.

A cota máxima de retirada de água pela empresa Transnordestina Logística S/A, sem prejuízo do abastecimento de água para a cidade de Paulistana é de 342,14, de acordo com simulações efetuadas. Segundo o DNOCS, a cota encontra-se em 342,820, um volume equivalente a 21.009.576 metros cúbicos, que corresponde a 81,68% de sua capacidade.  O MPF acrescenta ainda que recebeu a comunicação de que o setor de recursos hídricos do DNOCS monitora semanalmente o reservatório até atingir a cota permitida.
 
Rayldo Pereira
[email protected]

Moradores querem proibir uso de barragem para obra da Transnordestina

  • unnamed.jpg Francisco Pedrosa
  • unnamed_(1).jpg Francisco Pedrosa
  • unnamed_(2).jpg Francisco Pedrosa
  • unnamed_(3).jpg Francisco Pedrosa
  • unnamed_(4).jpg Francisco Pedrosa
  • unnamed_(5).jpg Francisco Pedrosa

A seca está causando um impasse na região de Paulistana que poderá comprometer a obra da ferrovia Transnordestina. Preocupados com a situação atual do açude Ingazeira, moradores de Paulistana, município a 452 km de Teresina, acionaram o Ministério Público Estadual para tentar impedir a extração de água do reservatório que abastece o município para a obra da Transnordestina. 

Para reforçar os pedidos e dar mais força ao movimento, foi criada a  Frente Paulistanense em Defesa do Açude Ingazeiras que faz registros do trabalho dos carros-pipa no local e denuncia a queda nos níveis do açude, que em 2013 chegou a apenas 11% de sua capacidade.

Segundo o ambientalista Francisco Pedrosa, integrante da frente, a quantidade extraída de água é exorbitante e tem contribuído para o assoreamento do reservatório. Um levantamento realizado pela frente, afirma que os veículos que transportam a água para a construção chegam a captar 1 milhão e 600 mil litros de água em um único dia. "Nosso levantamento detectou três caminhões com a capacidade de captar 35 mil litros cada e cada um faz quatro viagens, além desses mais oito caminhões, com capacidade de 20 mil litros, fazem quatro viagens cada um totalizando 1 milhão e 600 mil litros de água por dia. Estamos preocupados porque o açude já está assoreado. Não temos saneamento básico e estão captando água em quantidades gigantescas", alertou o ambientalista.

O especialista ressalta ainda que há pontos no açude onde já é possível caminhar, por não haver mais água e segundo ele, até os pescadores já acumulam prejuízos com a extração para a obra. " Os pescadores já lamentam que o trabalho já quase não rende pois os peixes não tem mais espaço. Há locais, como denuncia o senhor Sebastião Lopes (foto), que tem criação de animais e plantações, onde a água chegou a baixar três metros de profundidade", enfatizou Francisco Pedrosa. 

A ferrovia começou a ser construída em junho de 2006, no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e deveria ter ficado pronta quatro anos depois, ao final do mandato. De acordo com o governo federal, o projeto prevê 2.304 quilômetros de ferrovia, beneficiando 81 municípios – 19 no Piauí, 28 no Ceará e 34 em Pernambuco. Para utilizar a água do reservatório, a construtora responsável usava uma autorização da Agência Nacional de Águas (ANA) e do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), mas em 2013 por conta do nível crítico em que se encontrava o açude, a empresa foi proibida da extração.

Provocada pela população, a promotora de Justiça substituta da comarca de Paulistana, Emmanuelle Dantas, oficiou ao Ministério Público Federal o alerta dos moradores. Por se tratar de uma área federal, o impasse só poderá ser resolvido a nível nacional. "Após receber as denúncias dos moradores, consultei a ANA e o DNOCS, que realmente voltaram a  autorizar o uso da água por entender que o açude está com uma capacidade que permite a extração. Porém, por conta do assoreamento a população alega que o açude não suportará. Juntei todos os ofícios e as representações e oficiei encaminhando toda essa documentação", explicou a promotora.

O Cidadeverde.com entrou em contato com o Ministério Público Federal e aguarda posicionamento do órgão sobre o assunto.

Rayldo Pereira
[email protected]

Vereador tucano propõe e Câmara de Paulistana aprova título para Dilma

Mesmo enfrentando uma forte crise na aprovação de seu Governo a presidente Dilma Roussef (PT), será homenageada com o título de cidadania no município de Paulistana, a 452 km ao sul de Teresina. O projeto foi aprovado com unanimidade pelos 11 vereadores em votação na Câmara Municipal neste sábado (11). Chama a atenção o fato de que o projeto é de autoria do vereador Adalberto de Sousa Santos, "O Betinho", do PSDB.

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Mesmo sendo de um partido de forte oposição ao atual Governo, o vereador garante que Dilma é responsável pela transformação de Paulistana. A aprovação do governo de Dilma no município é tão expressiva, que nas eleições de 2014, pro exemplo, 80% dos 11,5 mil eleitores votaram na reeleição da presidente petista.

"Em primeiro lugar é o reconhecimento pela transformação da nossa cidade e da nossa região. Depois por ser a primeira mulher presidente e isso para nós já é um motivo", afirmou o vereador.

A cidade que fica no sertão do Piauí tem 20.500 habitantes e fica em uma das regiões consideradas como uma das mais pobres do Brasil. Parte do trecho da Ferrovia Transnordestina, obra do Governo Federal, está sendo construída em Paulistana e é para visitar esta obra, que o vereador conta com a presença da presidente no município. 

"Ela esteve aqui no lançamento da ordem de serviço da Transnordestina e soubemos que ela vai passar de novo aqui pela região. Vamos esperar a visita dela para fazer a homenagem", concluiu o parlamentar.

Rayldo Pereira
[email protected]

Disfarçados de clientes de lotérica, policiais prendem foragido há 14 anos

Disfarçados de clientes de uma lotérica, policiais civis de Paulistana, município a 450 km de Teresina, prenderam José Germano, conhecido como "Zé Brasileiro", de 50 anos, na tarde desta quarta-feira (01), no bairro Saci, zona Sul da capital. De acordo com o delegado titular de Paulistana, Otony Nogueira Neto, "Zé Brasileiro" é foragido da Justiça de São Paulo há 14 anos, tem um mandado de prisão por um homicídio expedido em 2001, e outro homicídio na cidade de Queimada Nova em fevereiro deste ano.

Foto: Polícia Civil

"O acusado já vinha sendo investigado há alguns meses e já tínhamos a cópia do mandado de prisão, datado de 2001, em São Paulo. Com o auxílio de moradores, e pesquisas na internet já havíamos checado vários detalhes sobre o acusado, inclusive que ele havia sacado o benefício do Bolsa Família em uma lotérica da capital, então fizemos campana para prendê-lo", explicou o delegado.

Esta foi a segunda tentativa da Polícia de prender o acusado. "Tivemos perseverança e logramos êxito. Constatamos que o mesmo residia em Santa Maria da Codipi, em Teresina e estava trabalhanda na Central de Abastecimento do Piauí. Em seguida, descobrimos que ele sempre sacava o Bolsa Família nos três primeiros dias em que o dinheiro estava disponível, facilitando assim a ação",  acrescentou o delegado.

O homicídio praticado por José Germando em Queimada nova, ocorreu em fevereiro de 2015 em um bar que pertencia a vítima, uma mulher de 26 anos. "Zé Brasileiro" é réu confesso e ainda teria esfaqueado uma terceira pessoa na mesma ocasião.

Rayldo Pereira
[email protected]

Operário tem mão decepada em acidente de trabalho na obra da Transnordestina

O operário da obra da Transnordestina, identificado como José Hélio dos Santos Júnior, 21 anos, sofreu um acidente de trabalho no povoado Serra Vermelha, zona rural de Paulistana (a 452 km de Teresina) nesta sexta-feira(20). 

Ele foi socorrido e encaminhado para o Hospital Santa Maria em Araripina-PE, já que o local onde ocorreu o acidente era na divisa dos estados do Piauí e Pernambuco. 

De acordo com o enfermeiro de plantão na urgência do hospital, José Hélio Júnior estava com a mão direita amputada e o fêmur também direito quebrado. Lá, ele passou pelos primeiros socorros, mas foi transferido para o Hospital de Fraturas e Ortopedia Cariri em Juazeiro do Norte. 

Imagem da obra da Transnordestina em Paulistana - Foto: Ascom/Sasc

A reportagem do Cidadeverde.com entrou em contato com o hospital e foi informada que o operário foi encaminhado para Fortaleza, pois havia a esperança de conseguir recolocar a mão no lugar, mas esse tipo de cirurgia não era feita lá. 

O operário, que é cearense, estava morando em uma casa alugada em Paulistana juntamente com outros trabalhadores da mesma obra, que desde o início do ano foi retomada, após dois anos parada. Uma nova empresa toma de conta da obra e não mais a Odebrecht. A empresa Via Magna Construções e Empreendimentos Ltda está responsável pela obra desde novembro de 2014. O Cidadeverde.com tentou contato com a empresa não obteve sucesso. 

A Transnordestina terá 1.728 quilômetros, ligando a cidade de Eliseu Martins, no Piauí, aos portos de Suape, no Pernambuco, e Pecém, no Ceará. O empreendimento  está sendo implantado pela concessionária Transnordestina Logística S/A. No âmbito do Governo Federal, a obra é de responsabilidade de três ministérios: Integração Nacional, Transportes e Planejamento. A conclusão das obras está prevista para o final de 2016.

 

 

 

Caroline Oliveira
[email protected]

Paulistana: Polícia prende dupla suspeita de furtos de motos

Uma dupla acusada de envolvimento com furtos de motocicletas na cidade de Paulistana, situada a 461 km de Teresina, foi capturada na noite desta segunda-feira (8) por policiais da Força Tática.

Ontem, mais uma moto foi furtada. Desta vez, uma Honda NXR Bros 150, de placa NID-0762, ano 2010, de cor laranja. O veículo foi levado da Avenida Coronel Elpídio, no Centro, onde estava estacionada.

A polícia iniciou as diligências e cerca de uma hora e meia depois localizou o veículo nas proximidades do sangradouro do açude Ingazeira, em poder do menor V. R. J., residente no povoado Bate-maré, zona rural de Paulistana.

À polícia, o menor teria confessado o furto da motocicleta Bros, e de uma outra moto modelo Honda Fan 150, ocorrido na semana passada, no feriado de Corpus Christi. O menor teria informado, ainda, a participação de uma segunda pessoa, morador do bairro Lagoa, em Paulistana, que segundo relatou o menor, teria feito a ligação direta da moto e em troca disso, ficou com o painel e com os retrovisores do veículo.

A Força Tática continuou com as diligências e capturou o segundo acusado de participação nos furtos. Segundo o capitão Felipe, comandante da Companhia de PM, com o suspeito foram encontradas as peças retiradas da moto, conforme denunciou o menor.

Os envolvidos foram conduzidos e apresentados na 12ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Paulistana.

 

Com informações de Riachãonet[email protected]

Posts anteriores