Cidadeverde.com

Condenado pela morte de policial civil é preso no interior do Piauí

Damião Bezerra Passos, foragido da justiça, foi preso na tarde desta sexta-feira (16), no município de Paulistana (PI). Ele responde pela morte de um policial civil em Teresina. O crime ocorreu em 2009 e Damião seria o executor. De acordo com a Polícia Militar de Paulistana, ele foi condenado em 12 de junho de 2014 a 16 anos e 04 meses de prisão em regime fechado.

De acordo com o delegado Cícero de Oliveira, do 12ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Paulistana, o caso será comunicado a Delegacia de Homicídios no Piauí. “Vamos entrar em contato com Teresina para fazer o recambiar o preso”, ressaltou.  

Essa não é a primeira vez que Damião é preso e mente o nome para a polícia. Ele foi preso pela primeira vez em 2012. Ele é acusado de mantar o policial civil José André Pereira dos Santos, conhecido como "Andrezão", após uma discussão em um bar no bairro Porto Alegre, zona Sul de Teresina.  

O major Felipe, comandante do 20º Batalhão da Polícia Militar, o foragido é conhecido como “Damião Cigano” e é natural de Missão Velha (CE). 

O rapaz foi preso com um simulacro de arma de fogo. “Ele chegou na cidade, dando um de andarilho, e estava se drogando na rodoviária. Como ontem era dia de feira, estava intimidando algumas pessoas com uma arma de brinquedo. Fomos verificar e o levamos para a delegacia. Entramos em contato com (os policiais) de Picos, e verificamos esse mandado de prisão contra ele. Ele chegou a dizer um novo falso, de Afonso Feitosa, para fugir”, disse o cabo Gilvan, da PM de Paulistana.

A Equipe Charlie da Força Tática de Paulistana, comandada pelo CB PM Gilvan Belo, AL CFC PM Fernando, SDs Marivaldo, Humberto e  Rodrigues, efetuou a prisão de Damião. 


Carlienne Carpaso
[email protected] 

Prefeito Didiu decreta situação de emergência em Paulistana

O prefeito de Paulistana, Gilberto José de Melo, mais conhecido como Didiu, decretou situação de emergência no município por 90 dias podendo ser prorrogado por igual período. O decreto nº 026/2018 foi assinado no dia 31 de janeiro deste ano e publicado no Diário Oficial dos Municípios desta quinta-feira (01).

Para assinar o decreto, o prefeito considerou os baixos índices pluviométricos desde o início de 2017 até nos dias atuais, as elevadas perdas agrícolas registradas e ocasionadas, principalmente, pela escassez de chuva durante o período de plantio e ainda a escassez de água tanto para o consumo humano quanto para o consumo animal em toda zona rural do município.

As despesas decorrentes das ações preventivas do decreto decorrerão da dotação orçamentária de reserva de contingência, autorizando-se o desencadeamento de ações emergenciais de respostas aos desastres até o restabelecimento da normalidade.

Fonte: cidadesnanet

Operação em três estados desarticula quadrilha que roubava cargas

Uma operação envolvendo policiais militares dos estados da Bahia, Pernambuco e Piauí prendeu,  na noite desta quinta-feira (7), dois homens suspeitos de comandar uma quadrilha de roubo de cargas. Francisco Alex Bezerra, 41 anos, natural de Osasco (SP), e Rafael Pinheiro Rodrigues, 27 anos, natural de Fortaleza (CE), foram presos em Petrolina (PE). As prisões ocorreram após um roubo de um caminhão carregado de botijão gás na localidade Maria Preta, no Piauí, na tarde da quarta-feira (6).

“Identificado o veículo dos suspeitos através do intercâmbio de informações com a Inteligência da PMPE em Petrolina, constatou-se  que os suspeitos estariam rodando na cidade de Petrolina num veículo Gol placa PFM-9209, utilizado na ação no Piauí”, diz a PM em nota à imprensa.

Uma equipe da Força Tática de Paulistana comandada pelo Major Felipe foi a Petrolina e, após diligências, interceptou o carro na Avenida da Polônia. Um dos suspeitos estava portando um documento de identidade falsificado e tinha um mandado de prisão em aberto.

Em seguida, as equipes da PMPI e PMPE deslocaram-se até a residência do suspeito, onde foram localizados dois botijões de gás, como também  foi encontrado na bolsa de Rafael Pinheiro um revólver calibre 38, com 5 munições e mais 4 envolvidas numa meia, todas intactas. Foi encontrada ainda com os suspeitos a quantia de R$ 6.050,00.

Segundo a PM, após as prisões, os envolvidos confessaram ter participado de pelo menos mais dois assaltos a caminhões, um na cidade de Parnamirim e outro na Bahia.

Sobre o assalto ocorrido no Piauí, segundo os suspeitos, a carga ainda estaria  escondida em um galpão próximo ao posto Asa Branca e outra parte numa chácara no bairro Malhada da Areia  na cidade de Juazeiro-BA.

Ainda de acordo com a PM, nos locais indicados foram encontrados 136 botijões de gás no galpão e 440 botijões em Juazeiro, na Bahia. Os suspeitos e a carga foram levados ao plantão da Polícia Civil em Petrolina.

Hérlon Moraes (Com informações da PM)
[email protected]

Pai é preso por manter filha acorrentada em peça de caminhão

  • a9ac0ecc-4c21-4f0b-80ab-725a931a8551.jpg PM-PI
  • 2936a40f-1b04-4ded-8710-32bcb6304871.jpg PM-PI
  • ccf8789c-3039-4673-beac-37f46e4e1888.jpg PM-PI
  • c9ef44ce-46a2-48dd-a5c5-83112a98d3db.jpg PM-PI

O agricultor José Luís da Silva, 58 anos, foi preso suspeito de manter a própria filha em cárcere privado no interior de Jacobina do Piauí, a 428 km de Teresina. A vítima, que é portadora de deficiência mental, foi resgatada em casa. Ela estava acorrentada pelo pé a um tambor de freio de caminhão, pesando aproximadamente 25 quilos. 

Segundo o cabo Gilvan Belo,  o caso foi denunciado pela mãe da vítima que mora no Estado de São Paulo. 

"Ela estava acorrentada e em situação de higiene precária. Era uma condição desumana. O suspeito disse que a acorrentava para impedir sua fuga para o mato", disse o cabo Gilvan Belo.

A vítima tem 33 anos e há pelo menos dois anos era acorrentada.

Na casa foram apreendidos uma espingarda calibre 28, com número de série ilegível, seis cartuchos de metal carregados e dois deflagrados. O resgate ocorreu no fim de semana. 

O pai foi autuado por cárcere privado qualificado e posse de arma de fogo. O caso será investigado pela 12ª Delegacia Regional de Polícia Civil. 

 

Graciane Sousa
[email protected]

Quadrilha é presa após roubar fiação telefônica e deixar cidades sem sinal no PI

Quatro homens foram presos por furtarem equipamentos de uma empresa de telecomunicação na região das cidades de Picos, Pio IX e Paulistana, na tarde de ontem (29). De acordo com o cabo Gilvan dos Santos, da Força Tática de Paulistana, o sinal da telefonia Claro só retornou na manhã deste sábado (30), depois de 24 horas do apagão.

De acordo com o policial, a abordagem de rotina em veículos fez com que eles abordassem um carro com placa da Bahia e ao fazer uma vistoria no carro encontraram, no porta-mala, o material furtado: 04 retificadores de corrente elétrica, 02 transmissores de rede de microondas, 02 conversores de dados 2G/3G, e diversas ferramentas – como alicates para corte de cadeados. 

O material encontrado é utilizado pelas empresas de telefonia móvel em suas torres de transmissão. A região estava sem sinal de celular desde as primeiras horas da manhã de quinta (28).  Além de Picos, Pio IX e Paulistana, os municípios de Alegrete, Fronteiras, Alagoinha, Geminiano, Jacobina e Padre Marcos ficaram sem sinal da Claro.

"Nós estávamos fazendo uma abordagem normal atento aos veículos com placa de fora do Piauí, quando encontramos esse Sonata com quatro ocupantes. Eles são natural da Bahia. Fizemos uma investigação rápida e vimos que três deles respondem por homicídio e receptação. Em depoimento, eles estavam se contradizendo, mas depois chegaram a confessar”, comentou o cabo Gilvan. 

Os presos foram identificados como: Lesley Augusto Conceição (39 anos), natural de Feira de Santana/BA e com passagem na Polícia por receptação e tortura; Arles Santos De Queiroz (24 anos), natural de Camaçari/BA, com passagem por receptação e homicídio; Maicon Francisco Oliveira (25 anos), natural de Camaçari/BA, com passagem por homicídio e receptação; e Elson Santos Junior (22 anos), natural de Capim Grosso/BA.

A prisão ocorreu por meio da equipe Charlie da Força Tática de Paulistana, comandada pelo 2° Ten PM Vilela e composta pelo CB Gilvan, Sds Marivaldo, Fernando, Humberto e Rodrigues, juntamente com a guarnição de serviço, composta  pelo SGT Nelson, AL CFS Junior e soldados Andressa e Medeliev. 

Carlienne Carpaso
[email protected] 

Criança de 5 anos cai em fossa séptica e morre afogada em Paulistana

Uma criança de cinco anos, identificada como Kauê Silva Sousa, 5 anos, morreu ontem(09) no quintal da sua casa ao cair em uma fossa séptica, em Paulistana (a 452 km de Teresina). 

De acordo com o FN Notícias, site da região, a mãe estava com ele e outro filho ainda bebê em casa, quando sentiu sua falta e foi procurá-lo percebeu um buraco onde seria a fossa. Ela teria pedido ajuda aos vizinhos para retirar o menino que já estava morto. 

O delegado Cícero de Oliveira, da Delegacia de Paulistana, disse que o Boletim de Ocorrência foi registrado, mas que ainda não tem informações das circunstâncias do fato porque a família está velando o corpo no interior. 

“Nós fomos ao endereço na manhã de hoje, mas eles estavam no interior, provavelmente velando o corpo. Vamos retornar mais tarde para realizar perícia no local e intimar os parentes para apurar as causas”, informou o delegado ao Cidadeverde.com. 

A família mora no bairro Santo Antônio e o fato teria acontecido no início da noite de ontem(09). O corpo ainda chegou a ser levado para o necrotério do Hospital Regional Justino Luz em Picos para ser periciado. 


Caroline Oliveira
[email protected]

Padrasto é preso suspeito de estuprar enteados de 4 e 7 anos

A Polícia Civil de Paulistana prendeu o padrasto identificado como L.G.S., suspeito de estuprar seus dois enteados, uma menina de quatro anos e um menino de sete anos. O crime foi denunciado há menos de um mês pelo serviço Disque 100 de denúncias anônimas e chegou até a delegacia de Paulistana que encaminhou a investigação. O homem tinha uma união estável com a mãe das crianças e considerado pai por elas.

"A mãe junto com a tia relataram ao delegado as denúncias e em seguida as crianças foram ouvidas. Seus relatos são chocantes e consistentes e pedi a prisão preventiva do suspeito que foi preso no início da manhã de hoje", explicou o delegado titular do município Cícero de Oliveira.

Segundo o delegado, a menina de quatro anos se mostrou visivelmente mais abalada ao descrever os abusos. "Ela relatou que o padrasto as vezes ia dar banho nela e tocava suas partes íntimas por muito tempo. Chorava bastante, foi um depoimento difícil. Já o menino se demonstrou mais calmo, mas denunciou que o padrasto o obrigava a praticar sexo oral nele. Os dois chamavam ele de pai", descreveu o delegado.

Quanto a mãe das crianças, o delegado explica que seu depoimento não deixou brechas, e comprova que ela não sabia dos abusos sofridos pelos filhos.

Frequência de casos

O delegado Cícero de Oliveira chama atenção ainda para a frequência com que casos como esse são registrados no município, segundo ele o trabalho da Polícia de combate a crimes de abuso sexual será intensificado.

Rayldo Pereira
[email protected]

 

Operação Corujão prende dupla em ônibus interestadual na BR-407

Uma dupla suspeita de roubar um caminhão na Bahia e deixa-lo em Teresina foi presa dentro de um ônibus interestadual que fazia linha Teresina/Petrolina-PE. A prisão foi realizada durante operação Corujão realizada pelo 20º Batalhão da PM de Paulistana (a 475 km de Teresina) na BR-407. Eles foram autuados por falsidade ideológica e porte ilegal de arma de fogo.  

Eles foram identificados como José Eduardo Mendes, 36 anos e José Virgínio da Silva Filho, 33 anos, ambos naturais de Santa Sé/BA. Segundo a polícia, na abordagem José Eduardo apresentou a carteira de reservista de um primo, a mesma que teria utilizado para comprar a passagem da volta de Teresina. Já José Virginio foi encontrado com uma pistola PT calibre 380 com 11 munições intactas.

Eles confirmaram que estiveram em Teresina para “deixar” um caminhão de placa JMH-7410, que a polícia apurou que o veículo era objeto de roubo na cidade de Casa Nova/BA no último dia 24/05/2017. O suspeito disse ainda que deixou o caminhão no bairro Morada do Sol, nas imediações do Condomínio Galdi, com as chaves estrategicamente colocadas debaixo de um dos pneus de um dos eixos traseiros. 

O comandante do 20º BPM entrou em contato com o oficial de operações do Copom/PMPI em Teresina, que designou uma viatura de área ao local apontado, possibilitando a devida localização e apreensão do caminhão roubado no Estado da Bahia.

Os suspeitos e seus pertences (celulares, R$ 212,00 em dinheiro, roupas etc.) foram encaminhados para a 12ª DRPC de Paulistana, pra adoção das providências aplicáveis ao caso.

 


Da redação 
[email protected]

Adolescentes com arma de brinquedo fazem reféns durante assalto a farmácia

  • 05d52c9f-7d3c-494d-be26-1561f7ad8a03.jpg Divulgação/PM
  • 083fd127-29ff-4da4-aaa6-27dd859fa969.jpg Divulgação/PM
  • e6b24bcd-ea1a-43ae-acc9-b8de9e01b896.jpg Divulgação/PM
  • 1db74131-8c55-46cb-aa72-4d7f8036ce93.jpg Divulgação/PM
  • 89533140-538c-4eaf-a020-33e05cedb400.jpg Divulgação/PM
  • f25c8be3-8ad3-4cac-a8fc-09fcb808c222.jpg Divulgação/PM
  • 51f3b4fd-625c-444f-8843-ca56695c8442.jpg Divulgação/PM
  • a6bbcb1d-c56b-4e0d-9f67-8c1859aa01fa.jpg Divulgação/PM

Dois adolescentes foram apreendidos pela PM após fazer reféns durante o assalto a uma farmácia no Centro de Paulistana, município a 452 km de Teresina. Os menores utilizaram uma arma de brinquedo e uma faca para render atendentes e uma cliente do estabelecimento.

Do local eles roubaram R$ 2 500 em dinheiro, R$ 600 em cheques e um celular de uma cliente. Após o assalto os policiais da guarnição junto com a Força Tática começaram a diligências. Com os depoimentos das vítimas e imagens de Câmeras de Segurança, a PM conseguiu identificar os menores e realizou a prisão. 

Um deles, idenficiado apenas como D.R.F. foi preso em sua casa no bairro Santo Antônio e indicou onde estava o material furtado, em um matagal próximo ao Centro. Em seguida as guarnições localizarm o outro menor, D.C.O. com base no depoimento do primeiro menor apreendido. Com ele estavam R$ 450, parte da quantia roubada, e ainda aves silvestres em cativeiro.

Os menores e o material apreendido foram encaminhados para o 12º Distrito de Polícia Civil para os procedimentos de praxe. O Conselho Tutelar foi acionado e acompanhou os menores infratores.

Participaram da ação os policiais Al. Cfs Junior, Cb Jorge, Sd's Nascimento, Fábio, Cláudio, Barros, Maciel e F. Henrique e guarnição da Força Tática, composta pelos Sd's Marcelo, Lucas, Flavio, Wanatan e Lucidio.

Rayldo Pereira
[email protected]

Homem é preso por porte ilegal pela Força Tática

Um homem foi preso na tarde de ontem(22), após denúncia de que pessoas estariam andando armadas na localidade de Morro de Dentro, em Jacobina (a 24 km de Paulistana). A prisão foi feita pela Força Tática de Paulistana, comandada pelo cabo PM Gilvan, soldados Marivaldo, Humberto e Rodrigues. 

O suspeito foi identificado como João Batista Rodrigues, que confessou possuir em sua casa um revólver calibre 32, marca Rossi, sem registro, com capacidade para seis cartuchos. Ele disse que anda armado rotineiramente e que teria usado as munições contra um cachorro que tentou lhe pegar. 

A arma e o conduzido foram apresentados na 12ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Paulistana, onde responderá por posse ilegal de arma de fogo de uso permitido.

 

[email protected]

Posts anteriores