Cidadeverde.com

Foragido da Justiça do DF é preso em ônibus que vinha para Teresina

A Polícia Militar de Paulistana realizou, na madrugada deste sábado (10), a prisão de um homem foragido da Justiça do Distrito Federal. Raimundo Nonato Ferreira da Silva, 42 anos, estava em um ônibus que seguia da cidade de Petrolina para Teresina. A prisão ocorreu após os policiais da Força Tática pararem o ônibus em uma operação de rotina, na BR-407. 

 

Foto: Polícia Militar

 

Após a confirmação de existência de um mandado de prisão, expedido pelo Tribunal do Júri da Comarca de Brasília-DF, pelo crime de homicídio, o homem confessou a autoria de um crime praticado na cidade de Brasília, no ano de 1996. O homicida afirmou à polícia que estava se dirigindo à cidade de Esperantina, de onde ele é natural. Raimundo Nonato Ferreira da Silva estava acompanhado da esposa e quatro filhos e vinha da cidade de Juazeiro da Bahia. 


"Como Paulistana é, em razão de sua localização geográfica, porta de entrada para o nosso Estado, temos tido a preocupação constante de sempre abordar ônibus, vans e veículos de passeio nos quais possam estar foragidos de outros Estados, afirmou o comandante da 5ª Companhia Independente, capitão Felipe.


Luiz Carlos Júnior (especial para o cidadeverde.com)
[email protected]

 

 

 

 

Juíza se envolve em acidente e atropela dois no interior da Bahia

  • juiza07.jpg Carro onde uma das vítimas caiu após a colisão
    Foto: Falandotudo.com (BA)
  • juiza06.jpg Juíza no local do acidente conversa com policiais
    Foto: Falandotudo.com (BA)
  • juiza05.jpg Vítimas foram socorridas e internadas após o acidente
    Foto: Falandotudo.com (BA)
  • juiza04.jpg Carro conduzido pela juíza
    Foto: Maravilha Notícias (BA)
  • juiza03.jpg Juíza (de vermelho) conversa com policial após o acidente
    Foto: Maravilha Notícias (BA)
  • juiza02.jpg Juíza durante audiência no Piauí
    Foto: Arquivo/Cidades na Net/2013
  • juiza01.jpg Juíza deixa delegacia após prestar depoimento
    Foto: Maravilha Notícias (BA)

A juíza da comarca de Paulistana (PI), Elane Santana Bispo, se envolveu em acidente automobilístico no município de Senhor do Bonfim (BA), cerca de 380 quilômetros distante de Salvador (BA). O carro conduzido pela magistrada atropelou duas pessoas na tarde do último sábado (27) na BR-407, que leva a Petrolina (PE) e ao município no interior do Piauí onde a juíza trabalha. 

De acordo com sites da Bahia, a juíza teria atingido tio e sobrinha, que estariam na calçada da rodovia. Uma das vítimas, Demerval dos Santos Silva, caiu em cima de um carro estacionado em uma avenida ao lado da BR-407. A magistrada prestou depoimento e não fez o teste do bafômetro, tendo sido multada em R$ 1.915, mas ofereceu seu seguro para atender as vítimas, segundo o site Maravilha Notícias. 

Na manhã deste domingo (28), o Cidadeverde.com apurou junto ao Hospital Dom Antonio Monteiro, em Senhor do Bonfim, que Alaine dos Santos Silva Jacomé continua internada para acompanhamento médico, após a formação de coágulos que podem ou não necessitar de cirurgia. Já Demerval dos Santos foi transferido para outro hospital da região, em razão da gravidade das lesões.

A redação do Cidadeverde.com não conseguiu contato nem com a Delegacia de Senhor do Bonfim e nem com a juíza de Paulistana. 

Fábio Lima
[email protected]

Carro roubado em julho é apreendido com novo dono

Roubado em julho, um veículo modelo Gol de cor Prata foi recuperado pela Polícia Civil de Paulistana neste domingo (14). O carro foi encontrado no município de Queimada Nova, a 522 km de Teresina com novos proprietários. De acordo com o delegado regional Otony Neto, investigações apontaram que os compradores foram vítimas de estelionato, pois não sabiam da procedência do carro.

Fotos: Divulgação/ Polícia Civil

"Localizamos o veículo em poder de pessoas, que a priori, estariam bem intencionadas, não se vislumbrando dolo por parte das mesmas, até por que no interior é praxe comprar e vender veículos sem fazer uma averiguação mais detalhada dos mesmos", explicou o delegado.

O assalto foi registrado no município de Picos e a Polícia começou as investigações após uma ligação de um oficial da PM de Brasília que é parente da vítima. ocorrido outrora, bem como informando que o veículo possivelmente estaria na região. "Passamos a trabalhar checando e trocando informações, via telefone e também por meio de internet, com o apoio de alguns Oficiais da PM/DF e da própria vítima", acrescentou.

Rayldo Pereira

Acusado de assassinar ex-mulher em Pernambuco é preso no Piauí

                      Fotos:  5ª CIPM

Um homem foragido da Justiça há cinco anos foi preso no município de  Paulistana, a 452 km de Teresina, nesta sexta-feira (05). Fábio da Silva Oliveira, 33 anos, natural de Juazeiro da Bahia, é acusado de ter assassinado a ex-mulher, Idaiane Oliveira da Silva, e ferir o ex-sogro Cícero Raimundo da Silva, 45 anos, em 2009.

"Ele tinha residência fixa no Piauí e levava uma vida normal. Havia a suspeita do envolvimento do acusado com práticas criminosas e após levantamento descobrimos que contra ele existia um mandado de prisão em aberto", disse o capitão Estanislau Felipe, comandante da 5ª CIPM, com sede em Paulistana. 

A ex-companheira do acusado foi morta com dois disparos de arma de fogo, que atingiram a cabeça e peito da vítima. Seu pai foi baleado de raspão a barriga. A motivação para o crime seria o fim do relacionamento. 

“Foi um momento de fraqueza, mas peguei ela me traindo. Não tem homem que resista um negócio desse [sic]", disse o acusado a um portal de notícias da região. Sobre os disparos contra o sogro, ele disse que foi acidental.

Segundo o capitão Estanislau Felipe, Fábio da Silva foi preso quando saía de casa no bairro Arapiraca, onde residia com a esposa e filho.

A prisão integra a operação Divisa Segura- que consiste em ações integradas entre policias de estados vizinhos integrantes de um comitê de segurança pública- e contou com policiais da 5ª CIPM-PI, em parceria com policiais militares do Núcleo de Inteligência do 5º BPM/ Petrolina e Rocam/5º BPM, além da 6ª Delegacia de Polícia Rodoviária Federal, com sede também em Petrolina. 


Graciane Sousa

Trio é preso em flagrante com droga escondida em obra abandonada

Três suspeitos de traficar drogas em Paulistana foram presos por policiais da Força Tática da 5ª Companhia Independente de Polícia Militar, durante operação "Ateando Fogo 1". O trio foi surpreendido em uma construção abandonada, no bairro São Francisco, onde haviam escondido os entorpecentes. 


Os acusados foram identificados como Edigleuson do Nascimento, 27 anos, Roberto Alves da Silva, 32 anos e Luiz Carlos de Jesus, 30 anos. 

Com o trio foi encontrado algumas trouxas de maconha e cerca de R$ 100 em dinheiro trocado. Segundo o capitão Estanislau Felipe, comandante da 5ª CIPM, Edigleuson Nascimento, já responde por dois assaltos e quatro furtos a motocicletas também em Paulistana.

"Na realidade não se trata de uma operação baseada numa ação única, mas de várias investidas contra traficantes e comparsas mediante um levantamento prévio do Serviço de Informações da 5ª CIPM. A quantidade de droga apreendida foi razoável, mas por outro lado três indivíduis foram tirados de circulação e o efeito da repercussão destas prisões funciona justamente como elemento preventivo", disse o capitão Felipe.



A operação denominada "Ateando Fogo 1", em alusão as queimadas típicas desta época do ano no sertão e que obrigam os animais da caatinga a abandonarem seu habitat natural, ocorreu durante a semana passada, quando foram realizadas abordagens a transeuntes e a ocupantes de carros e ônibus. 


Graciane Sousa

Aurora Sertaneja 2: Operação da PM prende 3 e apreende carro e armas

O comando da Força Tática 5ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em Paulistana, apresentou nesta segunda-feira (20), o balanço da operação "Aurora Sertaneja 2", que resultou em cumprimento de mandados judiciais e apreensões de um  carro e armas. 

A operação faz alusão ao período do dia, últimas horas da madrugada, em que foram desencadeadas a maior parte das ações policiais. As abordagens ocorreram nos dias 16 e 17, na região sul do estado.

O capitão Estanislau Felipe, explica que no primeiro dia da operação, a equipe da Força Tática de Paulistana apreendeu um veículo WV, modelo Cross Fox vermelho, placa NKO-8071, Anápolis/ GO, no posto fiscal de Pipocas, na divisa com o Pernambuco. 



"O veículo era clonado, com adulterações no chassi e motor. Em contato com a proprietária do veículo regular, a mesma informou que seu carro estava na cidade de Anápolis- GO, confirmando a suspeita de clonagem", explica o comandante da 5ª CIPM. O condutor identificado como Eládio Magalhães Ferreira, morador de João Costa, no Piauí, foi conduzido para a delegacia.

Já no dia 17, policiais deram cumprimento ao mandado de prisão da comarca de Araripina- PE, na BR-407, próximo ao município de Jacobina do Piauí. Francisco Joscival Lúcio Pereira, 54 anos, natural de São João do Piauí, foi preso acusado de homicídio qualificado e ocultação de cadáver.


A operação "Aurora Sertaneja 2" ainda resultou na prisão de Francisca Auxiliadora da Silva, 45 anos, acusada pelo próprio marido de agressão. Na residência foram encontrados um facão e uma arma de fogo calibre 38, de uso restrito. 

"Algumas iniciativas de cunho criativo têm que ser tomadas para que possamos render mais em termos de policiamento quanto repressivamente. Adotamos uma escala diferenciada para reforçar as ações da Força Tática nos perídos do mês em que há uma maior demanda", finaliza disse o capitão Felipe, comandante da 5ª CIPM. 


Graciane Sousa

BBC vai à Paulistana e mostra que eleições dividem empresários

Uma reportagem especial publicada no site da BBC Brasil, mostra que a corrida no segundo turno presidencial tem esquentado o clima entre os empresários do Piauí. O repórter, enviado para o município de Paulistana, a 452 km de Teresina, descreve um pouco da realidade do eleitorado no município que elegeria Dilma com 80%, Marina Silva com 13% e Aécio com 5%.

Leia a matéria na íntegra:


Em um restaurante à margem da BR-407, que corta ao meio a pequena cidade de Paulistana, no sertão do Piauí, um empresário chama a garçonete de canto para tentar convencê-la a mudar seu voto para presidente.

Contrariando o senso comum, ele queria que a jovem desistisse de votar em Aécio Neves e apoiasse Dilma Rousseff.

Não conseguiu. Mãe de três filhos, Valdene de Sousa, 27 anos, se dizia determinada a apoiar Aécio "porque Dilma está investindo muito em Cuba, mas não no Brasil".

A opção da garçonete é minoritária no município, onde o tucano recebeu apenas 5% dos votos e ficou atrás de Marina Silva (13%) e Dilma (80%). Em todo o Piauí, Aécio também ficou em terceiro, com 13,8% dos votos, contra 14% de Marina e 70,6% de Dilma.

Moradores de Paulistana disseram que a maioria dos simpatizantes de Aécio no município tem o mesmo perfil de Valdene.

São em geral jovens assalariados, moradores de áreas urbanas e que escapam por pouco dos critérios para receber o Bolsa Família: integrar família com renda per capita de até R$ 154 por mês e composta por gestantes ou jovens de até 17 anos.

O empresário que tentava mudar o voto de Valdene - e que não quis ser identificado na reportagem para "evitar atritos com amigos" – deixou o local resignado.

'Mais preparado'

A poucos metros dali, também na beira da estrada, o dono do maior restaurante da cidade se engajava em esforço contrário: convencer clientes a votar no candidato tucano.


Francisco das Chagas Rodrigues, o Chaguinha, é um dos raros cabos eleitorais de Aécio em Paulistana. É dele a única caminhonete a circular pela cidade com adesivos do tucano.

Chaguinha pegou o material no município vizinho de Acauã, onde há dois anos se elegeu vereador pelo PSD. Nacionalmente seu partido apoia a reeleição de Dilma, mas ele diz que manterá sua posição.

"O Aécio desde pequeno mexe com política e é mais preparado do que quem virou político do nada", ele diz referindo-se a Dilma, que ao vencer a eleição à Presidência assumiu seu primeiro cargo eletivo.

As queixas de Chaguinha se direcionam a Dilma, mas não necessariamente ao PT: ele conta que, se Lula saísse candidato, teria seu voto.

Chaguinha elogia os programas sociais da gestão do ex-presidente, entre os quais o Bolsa Família, mas afirma que Dilma não fez as políticas avançarem.

"O que a Dilma fez, não fez direito."

O empresário critica a decisão da presidente de entregar às prefeituras brasileiras máquinas para reformas urbanas, como retroescavadeiras, sem ter destinado recursos para seu uso.

Segundo Chaguinha, nenhum prefeito de município pequeno gostou das doações. "Eles não têm dinheiro para a manutenção e o povo começa a cobrar, porque vê os equipamentos lá parados e acha que o prefeito não faz nada por falta de vontade".

Embora reconheça a força do PT na região, ele diz que mais e mais moradores têm anunciado o voto em Aécio.

"O povo está querendo adesivo e não tem."

Mais dinheiro na região

No que depender de um casal de empresários de Paulistana, porém, o tucano não decolará na cidade.

O engenheiro João Bosco Souza Nery, 55 anos, circula pelo município distribuindo material de campanha de Dilma e tentando evitar adesões a Aécio no boca a boca.


Dono de uma pequena construtora, ele ainda divide com a esposa, Diva Nery, a administração de uma loja de presentes e de uma farmácia. O casal agora se prepara para inaugurar seu maior empreendimento, um supermercado.

Diva e Bosco dizem que o sucesso nos negócios se deve, em boa medida, ao dinheiro que passou a circular na região por causa do Bolsa Família e da valorização do salário mínimo nos governos petistas.

Nos últimos anos franquias de grandes marcas como Hering e O Boticário abriram filiais na cidade, encravada numa região com um dos piores índices de desenvolvimento humano do país.

Outra explicação para o crescimento da economia da cidade, segundo o casal, é a maior oferta de linhas de microcrédito, entre as quais destacam a do programa Crediamigo.

Em 2013, o programa - oferecido pelo estatal Banco do Nordeste com recursos do governo federal – realizou 3,4 milhões de operações, ao custo de R$ 5,8 bilhões.

Diva diz já ter contraído dois empréstimos pelo programa para reformar sua loja. A maior parte dos financiados, no entanto, atua informalmente: são ambulantes, vendedores de cosméticos, bijouterias e lingerie.

A construtora administrada por Bosco, por sua vez, beneficiou-se do aquecimento na construção civil. A empresa ganhou um contrato para erguer 40 casas pelo programa federal Minha Casa, Minha Vida no município vizinho de Acauã.

Ele diz, no entanto, que não apóia a presidente por ter recebido o contrato. "Eu comparo, e nos anos do FHC nunca teve investimento aqui."

Bosco afirma que a maior prova da transformação ocorrida nos governos petistas se nota nos tempos de seca.

Antes de Lula, diz ele, quando a estiagem era severa, "faltava tudo e o pessoal saqueava supermercado, caminhão".

"Ninguém tinha sossego: era gente pedindo esmola em todo canto, criança jogando cascalho na estrada para ganhar umas moedinhas."

"Na última seca, ninguém foi para a rua, ninguém foi para o supermercado saquear, ninguém invadiu para roubar comida. Isso tudo acabou."

Com informações de BBC Brasil

Motorista permanece preso após suspeita de transporte ilegal de eleitores

O motorista de um microônibus está preso na delegacia de Paulistana desde o último domingo (5) acusado de transporte ilegal de eleitores. De acordo com o delegado Otony Neto, o veículo foi interceptado em Acauã com 21 pessoas que moram em Petrolina (PE) e votaram na cidade de Curral Novo do Piauí.


O motorista foi detido e os passageiros liberados. No dia seguinte o motorista se apresentou na delegacia, acompanhado da advogada e relatou que o veículo foi fretado pelos próprios passageiros para que pudessem ir até o município.

"Na versão do proprietário, ele afirma que os próprios eleitores que fizeram um rateio dividindo o valor, e que o ônibus teria sido fretado R$ 950 para esse transporte, mas ainda vamos investigar essa versão", explicou o delegado.


Todos os passageiros do ônibus devem prestar depoimento e o delegado não descarta a possibilidade da ligação do veículo com algum candidato. "Fizemos um pente fino no veículo e não foi encontrado nenhum material de campanha, mas ainda iremos investigar", completou o delegado.

O motorista permanece preso até que a fiança seja arbitrada.

Rayldo Pereira

Homem é preso em flagrante acusado de vender drogas em vaquejada


Após dois meses de investigação, policiais da 5ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) conseguiram prender em flagrante Edmar da Silva Lopes, 23 anos, acusado de tráfico de drogas no povoado Serra Vermelha, região do município de Paulistana, a 470 km de Teresina. 



Segundo o capitão Felipe Oliveira, comandante da 5ª CIPM, o acusado seria um dos principais responsáveis pela distribuição de entorpecentes na região. 

Edmar da Silva foi encontrado com 50 gramas de cocaína, três papelotes de maconha e R$ 87 em dinheiro. 

"Tivemos informação de que ele estaria vendendo drogas em uma vaquejada. Fizemos a abordagem de rotina e conseguimos prendê-lo em flagrante. A colaboração da população das comunidades da zona rural tem sido fundamental no combate ao tráfico de dogas naquelas regiões e continuamos nos esforçando para estreitar ainda mais esta interação", disse o capitão Felipe Oliveira. 


Graciane Sousa

PM prende suspeito de aplicar golpes em comerciantes no sul do Piauí

Um jovem de 18 anos foi preso por desacato a autoridade policial no município de Paulistana, a 470 km de Teresina. O comandante da 5ª Companhia Independente de Polícia Militar, Capitão Felipe Oliveira, explica que o acusado já era investigado pelo uso de cédulas falsas e suspeito de ter aplicado um golpe de pelo menos R$ 20 mil. 


"Ele já era monitorado por estar usando dinheiro falso, mas não o conseguimos prendê-lo em flagrante. O jovem só foi preso porque a namorada dele- que é menor de idade- estava pilotando sua motocicleta. A PM iria conduzi-lo à delegacia onde seria feito apenas um Termo Circunstanciado de Ocorrência, mas ele resistiu à prisão e ainda chegou a empurrar um policial militar e foi preso por lesão corporal", explica o capitão Felipe. 

O acusado, identificado como Fernando Lima Soares, 18 anos, foi preso no último dia 19, mas as acusações pelo crime de moeda falsa só foram confirmadas pela Polícia Civil nesta segunda-feira (22). 


Além de Paulistana, o jovem é suspeito aplicar o golpe nas cidades de Queimada Nova, Betânia, Curral Novo, Simões e Marcolândia, de acordo com informações do Serviço de Inteligência da Força Tática da 5ª CIPM/PMPI.




"O acusado geralmente usava cédulas de R$ 100 e aplicava o golpe em vários estabelecimentos comerciais. Pelo menos sete vítimas apareceram até o momento e mais deverão aparecer após a prisão. Ele estava agindo há mais de um mês e o golpe pode ultrapassar os R$ 20 mil", finaliza o comandante. 


Graciane Sousa

Posts anteriores