Cidadeverde.com

Prefeitura convoca mais de 100 aprovados em concurso público

A Prefeitura Municipal de Paulistana publicou nesta quarta-feira (22) o terceiro edital de convocação dos candidatos aprovados no concurso público do ano de 2012. A lista conta com mais de 100 aprovados para diversos cargos da administração pública.

A convocação cumpre decisão judicial, de novembro de 2013, que determinou a demissão de todos os servidores públicos municipais contratados temporariamente e prestadores de serviços do município.


Serão preenchidos cargos nas secretarias de Saúde, Administração, Governo e Planejamento, Agricultura, Trabalho e Assistência Social, Cultura e Juventude, Governo, Obras e Serviços Públicos, Cultura, Desporto e Lazer.

Os convocados deverão comparecer na sala da Secretaria Municipal de Administração, munidos dos documentos relacionados no edital do concurso, no período de 23 a 31 de janeiro, no horário das 7h30 às 13h30. 

Ainda segundo o edital, o não comparecimento nas datas e locais indicados implicará na perda do direito à posse e de qualquer outro direito inerente ao concurso.




Graciane Sousa

Ajudante de pedreiro morre esmagado por caminhão carregado de brita

O ajudante de pedreiro Arnaldo Neri de Carvalho, 38 anos, foi esmagado entre a parede de uma casa e a carroceria de um caminhão no bairro Cohab, município de Paulistana, a 452 km de Teresina. Segundo testemunhas, o caminhão era manobrado por  Ronaldo Macedo Cavalcanti, que seria primo da vítima, e descarregava brita.

                  Fotos: Canallivreeindependente

De acordo com informações da PM, o acidente desta quinta-feira (16) foi considerado uma fatalidade e ocorreu após o pneu afundar em um buraco de uma fossa.


"O veículo estava estacionado sobre a tampa de uma fossa. Enquanto os trabalhadores descarregavam a brita, a tampa da fossa cedeu com o peso, fazendo o veículo inclinar. Foi tudo muito rápido e ele não teve chances de correr, morrendo ainda no local ", relatam populares.

Devido ao peso da carga, uma retroescavadeira foi utilizada para auxiliar na retirada do caminhão e consequente liberação do corpo da vítima. Após o acidente, Ronaldo Macedo se evadiu do local, mas horas depois contatou a 12ª Delegacia Regional de Paulista, onde deverá se apresentar nos próximos dias.


Graciane Sousa 

Polícia intercepta droga que veio de SP como encomenda para traficantes

Policiais do Serviço de Inteligência da 5ª Unidade da Polícia Militar e da Força Tática interceptaram uma carga de mais de 1 kg de pasta base de cocaína e munição que seriam entregues a um dos maiores traficantes da região de Paulistana, a 452 km de Teresina. A "encomenda" foi enviada de São Paulo e no momento em que ia ser retirada no Piauí duas pessoas foram presas. 


Alderi da Silva Carvalho e Valdir de Carvalho Sousa, naturais do município de Caridade do Piauí, foram presos nesta quarta-feira (15), próximo à Praça de Eventos. Durante abordagem policial, um deles ainda tentou fugir, mas foi capturado. 

"Montamos uma espécie de vigília com rodízio de policiais à paisana que perdurou dois dias, com monitoramento do local de recebimento de encomendas. Os elementos receberam a caixa que continha o conteúdo ilícito e foram surpreendidos pelos policiais que se encontravam à espreita", explica capitão Felipe, da CIPM.




A "encomenda" estava em uma caixa de sapatos e continha além da droga, 34 munições calibre 44, 20 cartuchos de calibre 38, uma balança de precisão e quatro celulares com carregadores. Além disso, também apreendida uma motocicleta utilizada pelos indivíduos.


Ainda segundo o capitão Felipe, a droga seria endereçada a Gabriel Carvalho, apontado como um dos chefes do tráfico na região, recém chegado de São Paulo. A dupla deverá responder por tráfico de drogas, porte ilegal de munição de uso permitido e associação para o tráfico.


Graciane Sousa 

Ex é acusado de atropelar e tentar matar mulher na frente da filha

Motivada por questões passionais, Sebastiana da Silva Neta, 30 anos, foi atropelada e atingida a tiros pelo ex-companheiro, identificado como Valdinar Alves Feitosa, 40 anos, que continua foragido. O crime ocorreu no bairro Lagoa, no município de Paulistana, a 452 de km de Teresina, na noite de ontem (08).

                            Fotos: FNoticias


De acordo com informações da Polícia Civil, o crime ocorreu na frente da filha da vítima que não teve como proteger a mãe. 


"Ele estava de moto e atropelou a vítima que andava de bicicleta. Quando ela caiu, ele voltou e efetuou três disparos, fugindo em seguida", relatam policiais civis. 

Sebastiana da Silva foi atingida com um tiro na perna e dois da região do abdômen, sendo submetida a cirurgias no Hospital de Urgências de Teresina. 

Segundo familiares da vítima, os dois tinham um relacionamento que terminou há menos de um mês, o que pode ter motivado a tentativa de homicídio. 


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)

Prefeitura anuncia construção de quadra coberta no bairro Alto Vistoso

A prefeitura de Paulistana a 452 km de Teresina anunciou a construção de uma quadra de esportes coberta no terreno au lado da Unidade Escolar do bairro Alto Vistoso.


A obra está orçada em R$ 505 mil e será gerenciada pela prefeitura. O prefeito Didiu, já havia anunciado a licitação, mas ainda não foi divulgada a data de entrega da quadra.

Rayldo Pereira
Com informações de Blog do Evangelista

Força Tática aprende caminhão com carga clandestina de cerveja

A Força Tática de Paulistana apreendeu um caminhão com carga clandestina durante operação "Divisa Segura", na noite desta quinta-feira (19). O condutor do veículo foi flagrado na divisa dos estados do Piauí e Pernambuco transportando 350 caixas de cervejas sem nota fiscal. 

                            Fotos: Antônio Nilton/ Cidadesnanet

Durante abordagem policial, o motorista identificado como Edvaldo Alencar disse que teria saído do município de Petrolina, em Pernambuco, em direção a cidade de São João do Piauí. 


A carga clandestina, que seria entregue em um supermercado, foi conduzida ao Posto Fiscal de Pipocas, na divisa do estados, e o proprietário multado em R$ 16 mil.


Com informações Cidadesnanet

Cáritas e Celta realizam encontro com temáticas do semiárido em Paulistana

Nos dias 28 e 29 de novembro acontecerá, na cidade Paulistana, o Encontro Territorial Vale do Guaribas. Realizado pela Cáritas Piauí e pelo Celta (Centro de Estudos Ligados a Técnicas Alternativas), entidades do Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido (FPCSA), o evento tem em sua programação debates sobre a temática “Terra, água e sementes da fartura – Bem viver no semiárido”, foco central. Com subtema "Agricultura familiar e os desafios dos grandes projetos no semiárido piauiense", a programação acontecerá no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI, campus Paulistana, sudeste do Estado.

“Faz parte da metodologia do P1+2 (Programa Uma Terra e Duas Águas) debater temas relacionados à convivência com semiárido e o que acontece nos território onde o programa é executado. O território onde é localizado o município de Paulistana sofre com os impactos dos grandes projetos de mineradoras e da Transnordestina. O desenvolvimento econômico macro anula o desenvolvimento sustentável. 

Quando o que precisa ser considerado é o valor cultural, social e político das populações. Como exemplo de impacto social neste território, está a desapropriação de famílias, que perdem identidade cultural e social. Sem esquecer do impacto ambiental, provocado pela poluição e desmatamento, causadores de graves consequências”, explica Helder Vitorino, coordenador do programa pela Cáritas Regional do Piauí.

São esperados cerca de 120 participantes, entre agricultores e técnicos das entidades que compõem o FPCSA/ASA-PI, para tratar de assuntos de interesse coletivo como acesso à terra, à água, impactos de grandes projetos e preservação de sementes nativas, no Piauí chamadas de Sementes da Fartura. Os debates têm como objetivo mobilizar a sociedade civil na proposição de políticas públicas para sustentabilidade do semiárido piauiense.

O campus do IFPI fica na Br 407 S/N  Paulistana – PI.

Da Editoria de Cidades

Prefeito anuncia retirada de ambulantes de avenida central

Ambulantes da avenida principal do município de Paulistana, a 452 km de Teresina serão removidos do local. A transferência é uma medida para melhorar o trânsito que deverá ser municipalizado. Nesta semana, o assunto foi debatido com o prefeito Gilberto Melo, vereadores e a promotora Gilvânia Alves em audiência na Câmara Municipal de Paulistana. 

                               Foto: Fnnoticias

"Enviaremos à Câmara o projeto sobre a municipalização do transito da cidade. Começaremos com a remoção dos ambulantes que colocam bancas em dias específicos ou permanentes nas calçadas e canteiros da avenida Marechal Deodoro (centro) e nas ruas que dão acesso para a AABB e ao Banco do Brasil. A medida vai gerar insatisfação, mas não poderá ser adiada. A situação chegou a um limite extremo", destaca o prefeito.

Gilberto de Melo explica ainda que se reunirá com feirantes para discutir o novo local de ocupação. Para a representante do Ministério Público a retiradas do ambulantes é uma medida necessária e não visa prejudicar os comerciantes. 

"Na avenida principal da cidade o pedestre não tem vez, pois todos os espaços destinados para movimentação estão ocupados com bancas de vendedores ambulantes, veículos e motocicletas, ficando inviável o trânsito de pessoas. Os pedestres, inclusive, correm riscos de serem atropelados", destaca Gilvânia Alves.

De acordo com o presidente da Câmara de Paulistana, Elias de Sousa, já foram enviadas vários ofícios solicitando a instalação de lombadas, quebra-molas e sinais de advertência para coibir o excesso de velocidade de veículos e motocicletas que transitam pela Avenida Transnordestina na BR-407.


Com informações Fnnoticias

Ambulantes serão removidos de avenida principal


Ambulantes deverão ser retirados da avenida principal do município de Paulistana, a 452 km de Teresina. A transferência é uma medida para melhorar o trânsito que deverá ser municipalizado. Nesta semana, o assunto foi debatido com o prefeito Gilberto Melo, vereadores e a promotora Gilvânia Alvesem audiência na Câmara Municipal de Paulistana. 

"Enviaremos à Câmara o projeto sobre a municipalização do transito da cidade de Paulistana. Começaremos com a remoção dos ambulantes que colocam bancas em dias específicos ou permanentes nas calçadas e canteiros da avenida Marechal Deodoro (centro) e nas ruas que dão acesso para a AABB e ao Banco do Brasil. A medida vai gerar insatisfaçã, mas não poderá ser adiada. A situação chegou a um limite extremo", destaca o prefeito.

Gilberto de Melo explica ainda que se reunirá com feirantes para discutir o novo local de ocupação. Para a representante do Ministério Público a retiradas do ambulantes é uma medida necessária e não visa prejudicar os comerciantes. 

"Na avenida principal da cidade o pedestre não tem vez, pois todos os espaços destinados para movimentação estão ocupados com bancas de vendedores ambulantes, veículos e motocicletas, ficando inviável o trânsito de pessoas. Os pedestres, inclusive, correm riscos de serem atropelados", destaca Gilvânia Alves.

 
De acordo com o presidente da Câmara de Paulistana, Elias de Sousa, já foram enviadas vários ofícios solicitando a instalação de lombadas, quebra-molas e sinais de advertência para coibir o excesso de velocidade de veículos e motocicletas que transitam pela Avenida Transnordestina na BR-407.

Com informações Cidadesnanet

Cáritas e Celta realizam encontro sobre semiárido em Paulistana

Nos dias 28 e 29 de novembro será realizado, na cidade Paulistana, o Encontro Territorial Vale do Guaribas, realizado Cáritas Piauí e o Celta (Centro de Estudos Ligados a Técnicas Alternativas), entidades do Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido (FPCSA).

“Terra, água e sementes da fartura – Bem viver no semiárido” é o tema central do encontro, com subtema "Agricultura familiar e os desafios dos grandes projetos no semiárido piauiense". A programação acontecerá no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI, campus Paulistana, sudeste do Estado.

São esperados cerca de 120 participantes, entre agricultores, técnicos das entidades que compõem o FPCSA/ASA-PI para tratar de assuntos de interesse coletivo como acesso à terra, à água, impactos de grandes projetos, sementes da fartura. Os debates têm como objetivo mobilizar a sociedade civil na proposição de políticas públicas para sustentabilidade do semiárido piauiense.

Da Redação

Posts anteriores