Cidadeverde.com

Pedro II será 1ª cidade a implantar Núcleo de Saúde do Trabalhador

Pedro II será o primeiro município do Piauí a implantar o Núcleo de Saúde do Trabalhador - NUSAT. Para isso, profissionais da Atenção Básica estão recebendo capacitação, realizada pela Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (DIVISA), através do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), no sentido de sensibilizá-los para fortalecer ações na prevenção de acidentes relacionados ao trabalho e promoção de ambientes e processos de trabalhos saudáveis.
 
O curso teve a participação da diretora da DIVISA, Tatiana Chaves. “O município de Pedro II está de parabéns por ser o primeiro município a aderir o projeto de implantação do Núcleo”, disse.
 
No total, 24 municípios foram previamente selecionados para o enfrentamento de problemas surgidos, tendo como objetivo minimizar os impactos gerados pelo aumento da demanda de serviços ao SUS, através de ações de vigilância em saúde, com foco na saúde dos trabalhadores.
 
A previsão é que em Pedro II, o NUSAT passe a funcionar a partir do mês de setembro. “A nossa prioridade é com o trabalhador da saúde. Após a capacitação, nós vamos nos organizar, adquirir os equipamentos necessários para que possamos ter o NUSAT funcionando o mais breve possível”, disse a secretária municipal de saúde , Amanda Andrade.
 
A seleção dos municípios que vão implantar o Núcleo seguiu alguns critérios, entre eles, priorizar aqueles locais com população acima de 20 mil habitantes e que já notificam agravos refrentes à saúde do trabalhador. “É uma honra para nós sermos o primeiro município do Piauí a implantar o NUSAT e ter esse papel de referência para todas as outras cidades em relação a saúde do trabalhador, que precisa desse olhar de vigilância”, destacou o coordenador do NUSAT em Pedro II,  Luis Barroso.
 
A capacitação em Pedro II gerou grande expectativa para os profissionais de saúde. “Essa é uma iniciativa bastante louvável. Acho que Estado e município estão de parabéns por essa iniciativa. Com certeza veio para contribuir com os trabalhos que já desenvolvemos aqui de saúde do trabalhador”, afirmou o agente de saúde João Chaves.
 
Os municípios irão receber do Estado um incentivo financeiro, destinado à aquisição de equipamentos para dar inicio as atividades do Núcleo.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais