Cidadeverde.com

Bebê passa por cirurgia de reconstrução do órgão genital, confirma médica

Em coletiva, a coordenadora do Serviço de Assistência às Vítimas de Violência Sexual (Samvvis), a médica Maria Castelo Branco, revelou que a criança que sofreu abuso sexual passou por uma cirurgia de reconstrução total da área genital. Uma bebê de um ano e três meses foi raptada e estuprada a três quarteirões de sua casa no bairro Santa Fé, em uma área conhecida como cracolândia no município de Pedro II, na madrugada deste domingo (07).

Fotos: Wilson Filho

A médica fez um alerta sobre a violência sexual que virou, segundo ela, caso de saúde pública. Ela disse que 80% das vítimas que chegam ao Samvvis são de crianças de zero a 18 anos. 

A criança, de um ano e três meses, abusada sexualmente “é só mais um caso”. “O estado de saúde em que a criança chegou aqui era muito grave. Muito dilacerada, de uma violência que não se entende. Fisicamente ela passa bem, mas é preciso que ela tenha acompanhamento psicológico. Não há risco de morte”, declarou a médica Maria Castelo Branco. 

A coordenadora disse que a violência está banalizada e pede que a sociedade se engaje em movimentos com a escola, a família e as entidades para combater essa violência sexual contra a mulher que está sendo considerada caso de saúde pública.

Segundo ela, a rede de combate à violência sexual não pode ficar isolada e hoje o sentimento da equipe é de “estar trabalhando para bandido”. A médica Maria Castelo Branco  exemplifica dizendo que houve uma tentativa de abuso contra uma criança de oito anos, onde o agressor foi preso e que era necessário um laudo às 3 horas da manhã, para mantê-lo preso, no entanto, mesmo o Samvvis tendo dado o laudo, o agressor foi solto. 

Sobre o caso

De acordo com a médica, a mãe relatou que chegou há um mês de São Paulo para Pedro II, que estava morando na casa da mãe e tinha saído para uma festa. Quando retornou à casa, a janela estava aberta e sua filha não estava no quarto. 

A médica informou que pelo quadro clínico da menina, houve tentativa de coito anal. A criança está consciente após a cirurgia, está tendo acompanhamento de um cirurgião pediatra da maternidade e que não dá para prever quais traumas que essa criança pode ter futuramente. 

O diretor clínico da Maternidade, Joaquim Parente, disse que uma equipe multidisciplinar está atendendo a bebê e a família e que ainda vai se buscar qual é o impacto na esfera emocional para criança. 

A delegada Camila Rodrigues, responsável pelo caso, comentou que a polícia já tem suspeitos do crime, qure tiveram seus nomes apontados por familiares da criança. "Mas nós ainda não podemos divulgar nada, nomes sempre aparecem, mas isso será apurado", completou. 

Ela destacou que ainda não há apuração conclusiva sobre a possibilidade de estupro coletivo, mas declarou que mais de uma pessoa podem ter participado do crime. "Não se pode confirmar ainda, apenas com o passar dos dias, as apurações, teremos certeza", destacou. 


Flash de Yala Sena
Redação Caroline Oliveira
[email protected]

Bebê de um ano é retirada de casa enquanto dormia e é achada estuprada

  • IMG-20160807-WA0007.jpg FM Imperial/Pedro II
  • CAM00735.jpg FM Imperial/Pedro II
  • CAM00730.jpg FM Imperial/Pedro II
  • CAM00726.jpg FM Imperial/Pedro II
  • CAM00724.jpg FM Imperial/Pedro II
  • CAM00718.jpg FM Imperial/Pedro II

Uma bebê de um ano e três meses foi encontrada estuprada em um terreno baldio, próximo à sua casa no bairro Santa Fé, no município de Pedro II (a 195 km de Teresina). Ela havia sido raptada do quarto onde dormia, pela janela, durante a madrugada e levada para esse terreno, que é considerda uma  área de cracolândia na cidade. 

De acordo com o delegado Jorge Terceiro, que estava de plantão na regional de Piripiri, foi registrado um boletim de ocorrências na delegacia de Pedro II, por volta das 4h30, constando o desaparecimento da criança. E somente às 8 horas, ela foi encontrada chorando em um matagal que também serve como ponto de usuários de drogas, por ser afastado. 

“A Polícia Militar, o policial civil de plantão, familiares da criança e o conselho tutelar começaram as diligências para procurar a criança, que foi encontrada a três quadras da residência dela. O local é uma boca-de-fumo a céu aberto”, destacou o delegado que recebeu as primeiras informações e já repassou para a delegada da cidade, Camila Rodrigues, que começou as investigações. 

A delegada de Pedro II informou ao Cidadeverde.com que já foi confirmado o estupro de vulnerável. “Um laudo preliminar já saiu e foi constatado o estupro. A criança não corre risco de morte, mas está bastante machucada nas partes íntimas e com hematomas na boca e no olho também. Possivelmente vai precisar de cirurgia”, detalha.

Ela disse que começou a ouvir algumas testemunhas e que os policiais continuam as diligencias em busca do suspeito. “Ela dormia em uma cama próximo à janela do quarto. Em um colchão no chão estava a tia, com uma filha pequena, que disse não ter deitado com ela, porque a mãe ia chegar da festa e ficaria com a filha. Ao acordar para dar de mamar à sua bebê, ela viu que a sobrinha não estava na cama e a janela estava entreaberta e correu desesperada até a festa para chamar a mãe da menina”, conta a delegada sobre o depoimento da tia da criança.

A bebê foi encaminhada à Maternidade Evangelina Rosa em Teresina, onde permanece internada. “Ainda estamos iniciando as investigações, buscando provas do local do crime, pegando depoimento de quem esteve lá, quem prestou os primeiros socorros”, afirmou a delegada Camila Rodrigues.


Caroline Oliveira
[email protected]

Ex-prefeito de Pedro II oficializa candidatura e fará oposição a atual gestão

Alvimar Martins (PP) e Betinha Brandão (PSB) foram oficializados como candidatos a prefeitura de Pedro II, a 195 km de Teresina. As candidaturas foram homologadas em convenções partidárias que ocorreram, simultaneamente, no Memorial Tertuliano Brandão Filho e na Câmara de Vereadores do município. 

Ao todo, foram lançados 14 candidatos a vereador, que disputarão as eleições proporcionais, sendo 10 pelo Partido Progressista e quatro pelo Partido Partido Socialista Brasileiro. Durante o evento foi anunciada ainda a coligação 'Juntos Podemos Mais' agregando ainda os partidos PMDB, PSD, PTB , PSDB, PMN, PSC e PPS que fazem oposição a atual gestão do município comandada pela prefeita Neuma Café (PT) que oficializou candidatura ao lado de Claudina Oliveira (PRB), candidata a vice-prefeita, também neste domingo (31).

Alvimar Martins elencou as áreas da saúde, água, esgoto e saneamento básico como prioritárias, caso seja eleito. 

“São áreas extremamente deficitárias no nosso município e que foram abandonadas nos últimos quatro anos. Nesse período, a cidade não teve nenhuma obra de importância e as que já existiam foram sucateadas. Ninguém mais nasce aqui porque a maternidade está em condições precárias e as gestantes são obrigadas a terem os filhos em Piripiri. Sem falar no Açude Joana que está em níveis alarmantes e nada foi feito. É inaceitável uma cidade do tamanho da de Pedro II não ter alternativas de abastecimento ou ainda conviver com o esgoto e acúmulo de lixo nas ruas, colaborando com a proliferação de doenças”, diz.

Já  Betinha Brandão, candidata a vice-prefeita, apontou outras áreas como essenciais para o para o município : mobildiade e geração de empregos.

“Temos sérios problemas, como pavimentação das ruas e avenidas e a adequação das estradas que dão acesso a Pedro II, que hoje se apresentam como risco aos condutores por não terem acostamentos. Sobre a economia local, é preciso desenvolver alternativas de geração de emprego e incentivar o empreendedorismo, além de fortalecer os empresários e comerciantes que hoje passam por dificuldades. Ainda falta muito para que nosso município garanta o desenvolvimento sustentável e uma melhor qualidade de vida aos seus habitantes e, hoje, assumimos o compromisso de fazer com que isso aconteça”, destaca.

A convenção contou ainda com a participação do presidente nacional do Partido Progresssista, o deputado federal Ciro Nogueira, o deputado federal Paes Landim (PTB), deputados estaduais Robert Rios (PDT) e Wilson Brandão (PSB), além de militantes do partido. Já o evento realizado pelo PSB, contou com a presença do líder do partido no município, deputado Wilson Brandão, lideranças políticas e militantes. 

Alvimar Martins é ex-prefeito de Pedro II, tendo governado o município por dois mandatos de 2004 a 2007 e 2008 a 2012. Betinha Brandão é graduada em Serviço Social, tendo exercido diversos cargos da administração pública nas cidades de Pedro II, Castelo do Piauí e Milton Brandão.


Da Redação
[email protected]

PRF flagra veículo com placa clonada e documento falso em Pedro II

A PRF flagrou uma pickup roubada circulando com placa clonada e documento falso em Pedro II. A abordagem foi feita no KM 50 da BR 404 quando o veículo modelo Fiat Strada com placa de Santo André/SP passava pelo local.

Ao ser questionado sobre a origem e o proprietáriodo veículo o condutor afirmou que o carro foi enviado de São Paulo para que ele comprasse, mas que tinha passado o direito da compra para um primo. Segundo ele, estaria vindo da zona Rural para comprar ração na cidade. A equipe da PRF prosseguiu com a fiscalização até comprovar que o documento apresentado pelo condutor tinha indícios de falsificação.

A placa verdadeira do veículo era ASP - 2692 de Santos / SP, que tem ocorrência de roubo, furto nos sistemas de consulta, concluindo tratar-se de um clone. 

Veículo e condutor foram encaminhados à polícia judiciária para os encaminhamentos legais.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Operação realiza a maior apreensão de LSD do Piauí

Foto: Polícia Civil - PI

Uma operação realizada em Pedro II apreendeu uma cartela com 204 pontos de LSD na noite do último sábado (28). A droga estava em um sítio no povoado Torres, perto da BR-404, local de uma festa prevista para ocorrer neste fim de semana. A apreensão da droga sintética é considerada a maior do Estado. 

A droga foi avaliada em R$ 20 mil. Antes, a maior apreensão de LSD no Piauí flagrou 125 pontos da droga, no ano passado

Foto: PRF-PI

Foram apreendidos também R$ 1.113 em espécie e maconha pronta para o consumo. Um jovem foi preso e quatro termos circunstanciados de ocorrência foram realizados. 

Participaram da ação equipes da Polícia Civil, Polícia Militar (batalhão Rone), Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal de Pedro II e Secretaria de Trânsito de Piripiri. O Conselho Tutelar também foi acionado. O caso foi levado para a delegacia de Pedro II. 

A delegada Camilla Rodrigues de Miranda informou ao Cidadeverde.com que a polícia tomou conhecimento da possível venda de LSD após denúncia e estava monitorando o caso. "A polícia tomou conhecimento e para evitar constrangimento aos turistas foi realizada a operação", informou. A festa aconteceria na mesma noite do encerramento do Festival de Inverno de Pedro II, período com maior número de visitantes na região. 

No sítio, foram encontrados jovens de Teresina, Barras (PI) e Sobral (CE). "Eles vieram inclusive em vans. É uma festa denominada PsyNature, que prometia uma viagem psicodélica de 24 horas", acrescentou a delegada. Camilla Miranda disse ainda é essa foi a primeira de várias ações programadas para combater o tráfico de drogas em Pedro II. 

Foto: PRF-PI

Yala Sena (enviada especial a Pedro II)
Fábio Lima (da Redação)
[email protected]

Show de Elba Ramalho e Geraldo Azevedo atrai multidão em Pedro II

O encontro de Elba Ramalho e Geraldo Azevedo no palco do Festival de Inverno foi prestigiado por cerca de 12 mil pessoas, em Pedro II. O show ocorreu na noite de ontem (26) e foi marcado por grandes sucessos. A cantora- que usou um vestido da estilista piauiense Kátia Paulo- homenageou o Piauí em diversos momentos, inclusive, cantando a música Cajuína. 

Os piauienses Xico Barroso e Patrícia Mellodi também foram atrações do primeiro dia do evento que segue até domingo (29). O show mais aguardado da noite desta sexta-feira (27) é o da cantora Gal Costa, que deve subir ao palco à meia-noite. 

Turistas lotam pousadas domiciliares e hotéis da cidade. A expectativa é que 40 mil pessoas visitem a cidade durante todo o Festival de Inverno. 


Graciane Sousa
[email protected]

Governador cumpre agenda em Pedro II antes de abrir Festival

O governador Wellington Dias cumpre agenda nesta quinta-feira (26) em Pedro II onde participa de atividades antes da abertura oficial do Festival de Inverno. O chefe do Executivo assegurou que o município recebeu reforço na infraestrutura em vários setores para receber bem o turista.

"Aqui a gente tem toda uma estrutura. É parte da agenda dos grandes eventos do Piauí. A gente quer o melhor pra quem vem. Vamos receber 40 mil pessoas. É quase uma outra população neste período", afirmou, elogiando os shows que começam nesta quinta-feira.

"São shows da melhor qualidade, cultura da melhor qualidade", declarou.

Dias participou da Feira de Economia Solidária no município, onde lançou o projeto Fundo Solidário Quintais Produtivos Agroecológicos. O governador visitou projeto agrícola de alho nobre e inaugura obras de revitalização do Centro Tecnológico de Artefatos Minerais (Cetam) e de asfaltamento no Conjunto Chico Café.

Pela manhã, Wellington Dias vistoriou o projeto de revitalização da cultura do alho no estado do Piauí. A iniciativa agrícola é uma parceria envolvendo o Governo do Estado, a Prefeitura de Pedro II, a Fundação Santa Ângela, o Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae) do Piauí e o Serviço Nacional de Aprendizado Rural (Senar).

Ainda pela manhã, Wellington Dias inaugurou a implantação de 23 mil m² na primeira etapa de asfaltamento no Conjunto Chico Café. 

Da Redação
[email protected]

Festival de Inverno começa nesta quinta (26) e turistas começam a lotar cidade

A 13ª edição do Festival de Inverno começa nesta quinta-feira (26) e são esperados em média 40 mil pessoas nos quatro dias do evento em Pedro II. Os turistas já começam a chegar na cidade para assistir a grande atração de abertura: Elba Ramalho e Geraldo Azevedo. Atrações como Paralamas do Sucesso e Gal Costa também prometem movimentar a noite no município. 

Cerca de 300 casas foram alugadas para hospedar turistas durante o Festival. Além das pousadas domiciliares, os hotéis da cidade também começam a ficar lotados. O evento contará ainda com apresentações de artistas locais e a feira de artesanato onde serão comercilizados produtos da região. Outro atrativo é a beleza natural de Pedro II. Entre os destinos  estão a cachoeira do Urubu Rei, cachoeira do Salto Liso, o Morro do Gritador entre outros. 

"A procura é grande pelos banhos, especialmente, as piscinas naturais e cachoeiras. Além disso temos os sítios arqueológicos, trilhas, mirante, o pôr-dos-sol. Este ano estamos trazendo uma nova cartela de  serviços como o Crepúsculo no Mirante da Arara, juntamente com o passeio de bike que acontecer no domingo (29), o I Pedal Verde de Pedro II. Estamos preparados para receber a todos com uma variada cartela de serviços e produtos voltado para o turismo ecológico, cultural e religioso", disse Rogério Pereira, presidente da Associação dos Guias Turísticos de Pedro II


Confira a programação completa

 

Graciane Sousa
[email protected]

Paralamas levam sucessos dos 30 anos de carreira a Pedro II

Com 30 anos de carreira, inúmeros discos lançados e sucessos tocados nas principais rádios do país, a banda “Os Paralamas do Sucesso” vai ser a atração nacional que promete agitar o público no sábado (28) na 13ª edição do Festival de Inverno de Pedro II.

A primeira atração de sábado a subir no palco Opala, será o cantor Guga Heyser, que é da cidade de Pedro II e canta MPB e pop. Em seguida, a partir das 22h, tem André de Sousa & The Mojo Band, que possui um trabalho voltado para o blues, com influências de jazz, rock e soul. O mais novo trabalho intitulado "Mojo, Blues e Patoá" foi gravado em Fortaleza (CE) e masterizado em Los Angeles. Em uma das faixas ele homenageia o rei do baião Luiz Gonzaga e o rei do blues B.B. King, numa versão em blues de "Respeita Januário".

Os Paralamas do Sucesso será a terceira atração da noite a se apresentar no palco Opala, a banda leva à Pedro II seu mais novo show, que faz parte do “segundo ciclo de trinta anos". Trata-se de uma turnê para celebrar as boas composições e a amizade entre os integrantes do grupo: o único no Brasil a manter a formação original desde os anos 1980, composta por Herbert Vianna (guitarra e vocais), Bi Ribeiro (baixo) e João Barone (bateria). Entre os sucessos consagrados estão “Alagados”, “Meu Erro”, “Óculos” e “Lourinha Bombril”. As canções fazem parte do último trabalho da banda, o CD Ao Vivo Multishow - Os Paralamas do Sucesso 30 anos.

Para fechar a noite, a partir das 2 horas, tem a Banda Scalene, do Distrito Federal. Formada em 2009 por amigos de infância, a banda tem quatro integrantes, dois deles irmãos: Gustavo Bertoni (vocal, guitarra), Tomás Bertoni (guitarra, teclado), Lucas "Lukao" Furtado (baixo), Felipe "Makako" Nogueira (bateria). O repertório traz músicas dos discos Real/Surreal (2013) e Éter (2015). Entre as músicas presentes no show estão “Surreal”, “Sublimação”, “Legado”, “DanseMacabre” e “Amanheceu”.

O quarteto foi finalista no programa Superstar, da TV Globo, se apresentou em diversos pontos do país e integrou a programação do festival SXSW, em Austin, Texas. Como influência musical, eles citam bandas como Radiohead, Queens of Stone Age, Thrice e O’Brother. Neste ano eles se apresentaram na abertura do Festival Lollapalooza, em São Paulo.

No palco Morro do Gritador também tem shows. A banda Opala na Cabeça começa sua apresentação às 17 horas. Depois tem banda Manuê, Pedro Henrique, Os Caras e Desejo Musical. O Festival de Inverno de Pedro II é uma realização do Governo do Estado, através das Secretarias estaduais de Cultura e de Turismo, Prefeitura de Pedro II e Sebrae.

 

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Projeto Jazz na Praça promove a música local no Festival de Inverno de Pedro II

Nos dias 27 e 28 de maio, o por do sol vai ser o sinal de que vem muita música boa por aí. Criado há alguns anos, o projeto Jazz na Praça passou a reunir grande nomes da música popular piauiense, durante a realização do tradicional Festival de Inverno de Pedro II. Este ano, o movimento retorna à suíça piauiense, com uma proposta que visa resgatar a música instrumental para o festival.

De acordo com o músico Julio Medeiros, integrante do grupo Jazz no Fole, o festival nasceu da parceria de artistas que possuem o desejo de realizar um trabalho educativo e ao mesmo tempo musical. "A ideia consiste em levar dois dias de shows para a Praça Velha, no Centro Histórico da cidade de Pedro II, sempre no por do sol, buscando atingir públicos distintos e cobrir a área do entorno", detalha. 

Os shows possuem caráter educativo e foram planejados a partir de uma metodologia que envolve música e diálogo com o público, buscando explicar didaticamente a função dos instrumentos e os estilos das músicas que serão tocadas. O evento é uma realização da Prefeitura de Pedro II e da Secretaria Estadual de Cultura (Secult). 
 
O projeto Jazz na Praça abrange uma mistura de estilos e ritmos em que o baião e o jazz, por exemplo, se encontram harmonicamente. O mesmo ocorre com o samba e o baião, dentre outros processos híbridos praticados pelos músicos piauienses. 

Confira a programação na íntegra, que acontece antes do início das apresentações do Festival de Inverno de Pedro II: 


Dia 27 de maio
17h - Zero Oito Meia Trio
18h30 - Jazz no Fole e Geraldo Brito
     
Dia 28 de maio
17h - André de Souza
18h30 - Ferdinand Melo e Wilker Marques

 

Da Redação
[email protected]

Posts anteriores