Cidadeverde.com

Conselho suspende atendimento em centro odontológico de Piracuruca

Após uma vistoria o Conselho Regional de Odontologia no Piauí (CRO-PI) suspendeu o atendimento no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), no Centro de Piracuruca, a 196 km de Teresina.

Fotos: Divulgação / CRO

De acordo com o fiscal responsável pela vistoria nos postos da cidade, Dr. Gerson Bezerra, foram detectados diversos problemas como banheiros dentro de consultórios, material usado para procedimentos bucais acomodados de forma incorreta, esterilização incorreta e até procedimento de aplicação de flúor em escolas sem supervisão de um dentista.


Segundo o fiscal, infiltrações, sujeira e equipamentos em más condições foram registrados em fotos pela comissão de fiscalização do CRO. “Os materiais, que devem ser guardados em locais apropriados e higienizados, estavam expostos em estantes, constatamos também que a Coordenadora de Saúde Bucal do Município não é um profissional da Odontologia e sim uma Enfermeira, o que certamente compromete a qualidade das ações em Saúde Bucal no município, um absurdo”, descreveu o presidente da comissão.

Secretaria garante solução

O posto que teve atendimento suspenso atende cerca de 40 pessoas por dia e o secretário de saúde do município, Valderi Machado, esclarece que os pontos apresentados no relatório do CRO já estão sendo solucionados. Como é o caso das pias de higienização do material, que segundo ele sofreram uma oxidação no dia da vistoria.


“Nesse dia, houve realmente um problema de oxidação em uma das pias que eles verificaram e eu conversei diretamente com Gerson. Este problema já foi até resolvido. Agora vamos entrar em contato com o CRO, pra que seja realizada nova vistoria e o atendimento normal volte a acontecer“, esclareceu o secretário.

Banheiros

Sobre a existência de banheiros dentro dos consultórios, o secretário de saúde garantiu que os locais serão vedados. “Estamos tomando todas as providências a respeito desse assunto. A sugestão é de que fosse feita a vedação e já estamos falando com um engenheiro sobre isso”, explicou o secretário.

Coordenação de saúde bucal

No relatório da comissão do CRO, Gerson critica também o fato da coordenadora ser enfermeira e não uma profissional da área. O secretário esclarece, que isso não traz nenhum prejuízo, já que o cargo é de função prioritariamente administrativa. “A prefeitura achou por bem colocar essa servidora até para retirar os dentistas do consultório, porque se a gente tirar e colocar na coordenação vamos perder o atendimento”, pontuou Valderi.

Por fim o secretário esclarece ainda que a prefeitura de Piracuruca tem se preocupado em dar a melhor condição possível, tanto para os profissionais como para a população. “Todo o serviço está sendo o mais higiênico possível e perfeito para que se desenvolva”, concluiu o gestor.

Rayldo Pereira
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais