Cidadeverde.com

Hemopi faz campanha para refor?a estoque de banco de sangue

Para reforçar o estoque de Banco de Sangue, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) realizará campanha no município de Piracuruca, a 196 km de Teresina, a partir desta sexta-feira, 21, a partir das 8h, no Centro de Medicina Especializada de Piracuruca (Cemepi).



Segundo o coordenador da Agência Transfusional de Piracuruca, o farmacêutico-bioquímico Othon de Oliveira, a expectativa é que a população participe ativamente da campanha.

"No município já que existe um histórico de grande número de doadores em campanhas anteriores. O piracuruquense  é solidário com o próximo, por isso sempre participa das campanhas de doação de sangue”, destaca Oliveira.


Além de solidário, o ato de doar sangue é seguro, não oferecendo riscos nem ao doador, nem ao receptor. O sangue do doador será submetido a bateria de exames que inclui HIV, síflis, hepatite, doença de chagas, tipagem sanguínea e HTLV. 


"Após a realização de todos os testes, o doador receberá uma carteirinha que mostra a participação dele e que o sangue não tendo nenhuma restrição, pode ser usado em transfusão", destaca o farmacêutico-bioquímico.


Quem pode ser doador

Para doar é necessário


- Ter entre 16 e 67 anos ( menor de idade só com autorização dos pais);
- Pesar acima de  50 kg;
-Estar em boa condição de saúde;
-Estar alimentado e levar documento oficial de identificação com foto.

Quem não pode doar

-Pessoas que tiveram hepatite após os 11 anos de idade;
-Mulheres grávidas ou amamentando;
-Quem teve relações sexuais com múltiplos parceiros nos últimos 12 meses;
-Usuários de drogas;
-Pessoas com HIV, sífilis, hepatite e doença de Chagas.


Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais