Cidadeverde.com

Projeto “Quem Cala, Consente” combate abuso e exploração de crianças e adolescentes em Piracuruca

A Prefeitura de Piracuruca, em parceria com a Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social (Semtcas), através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), realizará, durante todo o mês de maio, ações em alusão à Campanha Nacional Contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Durante toda essa semana a equipe técnica do CREAS está mobilizando a comunidade para reforçar a campanha que terá culminância no dia 18 de maio, data oficial para mobilizações contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

Em Piracuruca, o projeto “Quem cala, consente” divide-se em dois momentos. Na primeira fase, a ação da equipe do CREAS é visitar as Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Proteção Social Básica e escolas municipais e também da rede estadual de ensino sediadas em Piracuruca.

O objetivo é fortalecer a parceria entre as instituições na prevenção, proteção e possíveis notificações relacionadas a casos de abuso ou exploração das crianças e dos adolescentes de Piracuruca. “O trabalho em rede é extremamente necessário para que os possíveis casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes possam ser acompanhados e tenham resolutividade”, avalia Conceição Veras, técnica da Semtcas.

A segunda fase do projeto “Quem cala, consente” compreenderá oficinas de orientação e produção artística sobre a temática da campanha, com as crianças e os adolescentes de cinco escolas sugeridas pela Secretaria Municipal de Educação: Monsenhor Benedito, CIEF, Hesíchea de Sousa Brito e as escolas das comunidades rurais Angical e Jacareí de Baixo. O objetivo é estimular a reflexão dos participantes acerca da temática, as formas de prevenção e o enfrentamento.

A equipe do CREAS que  conduz as ações junto aos órgãos públicos é composta por: Layane Nayara (Psicóloga); Cristina Santos (Assistente Social); Paula Jordana (Advogada), Roberto Luiz (Estagiário Serviço Social) e Raimunda Lima (Coordenadora).

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais