Cidadeverde.com

Projeto reforça valores sociais em escola municipal de Piracuruca

 


Por meio da leitura e da prática de valores sociais no cotidiano escolar, alunos, pais e educadores da escola municipal James da Costa Azevedo, em Piracuruca, vivenciam o processo de ensino e aprendizagem, compartilhando valores essenciais para a vida em sociedade. Fruto de uma parceria público-privada, o projeto “Leitura e a Arte de Cultivar Valores” promove a integração com a comunidade realizando encontros mensais.

Além de estimular o hábito da leitura e envolver as famílias no processo de ensino das crianças, o projeto resgata e promove a conscientização para que valores de cidadania sejam executados não apenas na sala de aula, mas também no cotidiano familiar.

“Mensalmente adotamos dois valores a serem aplicados. Neste mês trabalhamos como temas, a compreensão e a honestidade. Nosso objetivo é tornar essas crianças mais felizes, reforçando os laços familiares e resgatando alguns valores sociais”, explica a diretora da escola, Maria do Carmo de Sousa.

Abordando questões sociais que implicam, muitas vezes, na ausência de uma relação harmoniosa em sociedade, nessa quinta-feira (27), alunos, pais e educadores acompanharam atentamente a palestra ministrada por Verbena Aguiar, coordenadora de educação infantil da Secretaria Municipal de Educação. “É importante trabalhar a interação na Educação Infantil, despertando o senso moral na infância, sensibilizando, mobilizando e resgatando valores no cotidiano”, explica Verbena.  

De acordo com Raimundo Alves Filho, prefeito de Piracuruca, o projeto pedagógico é importante para a aprendizagem e a formação dos alunos. “Agradecemos a todos os envolvidos neste projeto, pois acreditamos que o ensino multidisciplinar é essencial para a formação de nossos alunos. Somente com uma educação participativa, integrando escola e comunidade, podemos atingir o objetivo de formar cidadãos conscientes”, ressalta o gestor.

Da editoria de Cidades
    cidades@cidadeverde.com