Cidadeverde.com

Novembro Azul: ações em Piracuruca alertam para prevenção e riscos do câncer de próstata

Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) estimam que em 2016, mais de 61 mil novos casos de câncer de próstata sejam diagnosticados no Brasil. Objetivando alertar os homens sobre a importância do diagnóstico precoce e tratamentos da doença, a Secretaria Saúde de Piracuruca realiza, durante todo este mês, ações de conscientização relacionadas à campanha Novembro Azul, nas unidades de saúde do município. 

Além de promover um trabalho de educação e conscientização, as atividades do Novembro Azul desenvolvidas em Piracuruca seguem os moldes da campanha nacional, alertando, também, sobre a saúde geral do homem, desde a infância até a fase adulta, incentivando a realização de exames periódicos e avaliações gerais.

Durante palestra ministrada na última terça-feira (1), no Posto de Saúde do bairro São Raimundo, zona Norte de Piracuruca, o médico Diógenes Santana esclareceu dúvidas e prestou esclarecimentos para os homens da comunidade. 

Na ocasião, Diógenes ressaltou que “ainda nos dias de hoje, os homens são muito resistentes nas questões relacionadas à saúde, principalmente, se analisarmos em consultas periódicas ao médico. O câncer de próstata só fica atrás apenas do câncer de pele, por isso reforçamos as orientações quanto ao exame preventivo”.

Maria do Carmo Bonifácio, enfermeira chefe da unidade de saúde acrescenta que “assim como fizemos no Outubro Rosa, conscientizando às mulheres sobre o câncer de mama, neste mês, estamos reforçando os cuidados e intensificando às orientações aos homens sobre os riscos e tratamentos do câncer de próstata".

A Campanha Novembro Azul

Anualmente, no mês de novembro, o Brasil e o mundo trabalham questões relacionadas à saúde do homem, sobretudo, ao câncer de próstata. Com o objetivo de ressaltar a importância da prevenção e os cuidados com a doença são realizadas palestras, exames e ações de conscientização, como forma de desmitificar o assunto e quebrar tabus.

Este ano, o Novembro Azul visa ampliar a abordagem, trabalhando com o tema “De novembro a novembro azul - movimento permanente pela saúde integral do homem”. Todos os anos o câncer de próstata  atinge cerca de 10% do total dos cânceres registrados. Na região Nordeste são contabilizados 29,50 casos para cada 100 mil habitantes.????

 

Da editoria de Cidades
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais