Cidadeverde.com

Piracuruca celebra 196° Aniversário de Adesão do Piauí à Independência do Brasil

Foto: Francisco Leal

Para celebrar o 196° Aniversário de Adesão do Piauí à Independência do Brasil, a governadora em exercício Regina Sousa participa, nesta terça-feira (22), do primeiro dia de comemorações da luta dos piauienses pela independência brasileira. Em Piracuruca, a programação foi aberta com culto em ação de graças na Igreja Pentecostal, no Centro da cidade.

A celebração foi conduzida pelo pastor Valmir Rodrigues de Alencar, que há 34 anos conduz os trabalhos da igreja pentecostal piracuruquense. O culto contou com a apresentação de coral e balé clássico da igreja.

Regina Sousa acredita que as celebrações religiosas são espaços importantes para reunir a comunidade para relembrar a história. “Um país sem história é um país sem memória. Momentos como estes são muito importantes para os jovens estudantes e suas famílias. Cada ano que viemos aqui fortalece a história do Piauí, a história do Brasil”, pontuou a gestora.

A governadora assinalou os valores cristãos como ferramenta para as políticas sociais. “Nós, autoridades, devemos ter essa responsabilidade e seriedade na condução do poder público. Assim como os ensinamentos de Deus dizem, devemos seguir cuidando de quem precisa de cuidados”, afirmou Sousa.

Após o culto, também foi celebrada missa em ação de graças na Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo, na Praça Irmãos Dantas. Para o padre Antônio, que conduziu a celebração, o momento é de honra. “Nesta oportunidade, relembramos o ato de coragem, bravura e fé em Deus. É trazer a memória de nossos antepassados que passaram por aqui e garantiram que hoje sejamos a nação que somos”, contou o religioso.  

Mérito Renascença

A programação foi finalizada com a entrega da Ordem Estadual Mérito Renascença, honraria entregue desde a década de 70 a personalidades importantes para a historia passada e presente do Piauí. O local de entrega foi o Casarão Coronel José Britto Guimarães, patrimônio histórico que abriga importantes registros da história piauense. 

Dentre os contemplados com as insígnias e diplomas, Jose de Sousa Carvalho, fundador e coordenador do projeto Vá de Bike e Clube do Remo de Piracuruca; Rosário Bezerra, ex-vereadora de Teresina, servidora da Fundação Cepro e foi diretora da Escola de Governo e ouvidora-geral do Estado; o prefeito de Pedro II, Alvimar Oliveira de Andrade; Wilson Seraine, membro do Conselho Estadual de Cultura, membro das Academias Brasileira e Piauiense de Literatura de Cordel e presidente da Colônia Gonzaguiana do Piauí; e  o atual diretor da Agespisa, Genival Brito de Carvalho. 

“É um evento que faz florescer um sentimento de patriotismo em todos nós. Receber o titulo de comendador é ter a honra de ver o meu trabalho reconhecido enquanto cidadão piauiense e servidor público estadual. Trabalho com o bem mais precioso, a água. Tenho a felicidade de ver pessoas de diversos cantos do Piauí tendo acesso ao direito à água encanada. Agradeço a Deus pela oportunidade e ao Governo do Estado pelo reconhecimento”, comemorou Genival, servidor público há 30 anos que falou em nome dos condecorados. 

Para o prefeito de Piracuruca, Raimundo Alves Filho, o evento reforça o papel de Piracuruca na história do Piauí e do Brasil. “Continuar com esta solenidade é reconhecer o importante papel de Piracuruca para a Independência do Brasil na nossa região“, ressaltou o gestor. 

Participaram da celebração o presidente da Assembleia, deputado Themístocles Filho, os deputados Francisco Costa, Antônio Felix, Wilson Brandão e Fábio Abreu, o prefeito de Piracuruca, Raimundo Alves Filho;  a secretária de Estado da Cultura, Bid Lima; o comandante-geral da PM, coronel Lindomar Castilho; e o coordenador estadual de Comunicação, João Rodrigues.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: Piauí