Cidadeverde.com

Operação contra facção prende 20 e apreende mais de R$ 50 mil em dinheiro no PI

  • draco_117_1.jpeg Ascom SPP-PI
  • draco_117_2.jpeg Ascom SPP-PI
  • draco_117_3.jpeg Ascom SPP-PI
  • draco_117_4.jpeg Ascom SPP-PI
  • draco_117_5.jpeg Ascom SPP-PI
  • draco_117_6.jpeg Ascom SPP-PI
  • draco_117_7.jpeg Ascom SPP-PI

Por Rebeca Lima 

20 pessoas foram presas e mais de R$ 50 mil em espécie apreendidos durante a Operação Draco 117, deflagrada ontem (14) pelo Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas nas cidades de São Raimundo Nonato, Bom Jesus, Canto do Buriti, Demerval Lobão e Campo Maior.

A ação teve o objetivo de desarticular a célula de uma facção criminosa que atua na região. Ao todo, 27 mandados de busca e apreensão foram cumpridos.

Além do dinheiro, vários cartões de crédito, sete armas, dois veículos de luxo, sendo um blindado, e anotações sobre a atuação da organização criminosa foram apreendidos.

Leia também: 

Prisões

Entre os presos está um homem mais conhecido como ‘Visionário’, suspeito de ser o líder “geral” da facção criminosa no Piauí. Segundo o Draco, ele teria sido enviado de São Paulo para São Raimundo Nonato para coordenar todas as ações da organização. Com ele, também foi apreendida uma pistola que pertence à Polícia Militar do Piauí.

A esposa dele, que também é considerada a “geral” da mesma organização criminosa no estado de Tocantins, foi presa.

A operação

De acordo com a investigação, os alvos da operação têm envolvimento com os recentes homicídios que ocorreram este ano no município de São Raimundo Nonato, entre eles, o duplo homicídio que aconteceu no mês de fevereiro, onde as vítimas foram amarradas e executadas a tiros no bairro Aeroporto; o homicídio de um homem identificado como Gleidson Roberto Araújo Santos, que foi encontrado em um campo de futebol no bairro Santa Luzia; além do caso de um homem que teve o corpo esquartejado, queimado e enterrado no quintal de uma residência no bairro Umbelina.

Veja mais:

Preso suspeito de ser o líder “geral” de facção criminosa no Piauí; arma da PM também foi apreendida

Foto: Ascom/SPP-PI

Por Rebeca Lima e Tiago Melo (TV Cidade Verde) 

Um homem suspeito de ser o líder “geral” de uma facção criminosa no Piauí foi preso na manhã desta terça-feira (14) durante a operação Draco 117, do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas, no Sul do estado. 

Ao todo, estão sendo cumpridos 27 mandados de busca e apreensão e 17 mandados de prisão nas cidades de São Raimundo Nonato, Bom Jesus, Canto do Buriti, Demerval Lobão e Campo Maior, em desfavor de membros de facções responsáveis por várias práticas criminosas, entre elas homicídios, tráfico de drogas e roubos. De acordo com a Polícia Civil, a ação tem o objetivo de desarticular a célula de uma organização criminosa que atua na região.

Segundo o Draco, o líder preso é mais conhecido como ‘Visionário’ e teria sido enviado de São Paulo para São Raimundo Nonato para coordenar todas as ações da facção criminosa. Com ele, também foi apreendida uma pistola que pertence à Polícia Militar do Piauí.

“Esse indivíduo veio do estado de São Paulo para organizar essa célula criminosa, um indivíduo com diversas passagens criminosas, inclusive com envolvimento em um dos homicídios que está sendo apurado, aquele homicídio em que uma pessoa foi enterrada em cova rasa com seu corpo totalmente esquartejado. É um indivíduo que tem participação direta nesse homicídio, foi ele que deu a autorização para a morte para que seus comparsas realizassem a morte e posteriormente desovassem o corpo naquela residência”, explicou o delegado Eduardo Aquino.

Além dele, sua esposa, que também é considerada a “geral” da mesma organização criminosa no estado de Tocantins, foi presa.

“Dois indivíduos de alta periculosidade, integrantes de organização criminosa, do alto escalão e residindo aqui na cidade de São Raimundo Nonato”, acrescentou Eduardo Aquino.

 

 

Ainda segundo a investigação, os alvos da operação têm envolvimento com os recentes homicídios que ocorreram este ano no município de São Raimundo Nonato, entre eles, o duplo homicídio que aconteceu no mês de fevereiro, onde as vítimas foram amarradas e executadas a tiros no bairro Aeroporto; o homicídio de um homem identificado como Gleidson Roberto Araújo Santos, que foi encontrado em um campo de futebol no bairro Santa Luzia, além do caso de um homem que teve o corpo esquartejado, queimado e enterrado no quintal de uma residência no bairro Umbelina.

Leia mais:

Durante as diligências, também foram apreendidos dois carros de luxo e dinheiro.

A operação contou com apoio operacional da Delegacia Especializada no Combate à Facções Criminosas Homicídios e Tráfico de Drogas (DFHT) de Picos, Diretoria de Polícia do Interior (DPI), Departamento de Roubo e Furto de Veículos (DRFV), Diretoria de Operações de Trânsito (DOT), Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (DENARC), Força Tarefa de Parnaíba, delegacias das cidades de Oeiras, Paulistana, São João do Piauí, Canto do Buriti, Campo Maior e BOPAER da Polícia Militar do Piauí.

 

Marcelo Castro muda domicílio eleitoral de Teresina para São Raimundo Nonato

Foto: Ascom

Por Paula Sampaio 

O senador Marcelo Castro (MDB), que votava em Teresina, fez a transferência do domicílio eleitoral para a cidade de São Raimundo Nonato, nesta segunda-feira (06). No município, ele apoio o pré-candidato a prefeito Rogério Castro (MDB). 

“Estamos tirando o nosso título como eleitores de São Raimundo Nonato. Eu não era eleitor daqui por uma série de circunstâncias, meu pai fazia campanha aqui e eu em Teresina. Mas, agora, estamos de volta às nossas origens”, declarou. 

A informação foi divulgada pelo próprio senador em um vídeo nas redes social na frente do Fórum de São Raimundo Nonato. Estavam com ele o deputado federal Castro Neto, Marcelo Filho, Édson Ferreira, Ferreira Neto e Valdir Júnior.

Casal é preso após tentar usar documento falso para mudar domicílio eleitoral em São Raimundo Nonato

Foto: Ascom/PC-PI

Um casal foi preso em flagrante nesta sexta-feira (27), em São Raimundo Nonato, após tentar usar documentos falsos para tentar realizar a modificação do domicílio eleitoral.

Segundo informações da Delegacia de São Raimundo Nonato, funcionários do cartório eleitoral suspeitaram dos documentos apresentados pelos dois e chamaram o juiz eleitoral que, ao constatar a situação, acionou a Polícia Civil. 

“Esse tipo de situação vem acontecendo constantemente na região e tem o objetivo de captar eleitores, por parte de alguns políticos, para mudarem o seus domicílios eleitorais, alertamos que referida prática é crime e a Justiça Eleitoral, bem como a Polícia Civil vão continuar investigando a fim de identificar e prender os envolvidos e responsáveis por tais ações”, informou a Delegacia de São Raimundo Nonato.

Os dois foram presos em flagrante, se encontrando recolhidos na Delegacia de Polícia Civil aguardando audiência de custódia. 

Com PPP, hotel Serra da Capivara reabre e homenageia Niède Guidon

  • 1.jpeg Reprodução/ Ascom
  • 2.jpeg Reprodução/ Ascom
  • 3.jpeg Reprodução/ Ascom
  • 4.jpeg Reprodução/ Ascom
  • 5.jpeg Reprodução/ Ascom
  • 6.jpeg Reprodução/ Ascom
  • 7.jpeg Reprodução/ Ascom
  • 8.jpeg Reprodução/ Ascom
  • WhatsApp_Image_2024-04-19_at_14_18_30_(2).jpeg Reprodução/ Ascom
  • WhatsApp_Image_2024-04-19_at_14_19_04.jpeg Reprodução/ Ascom
  • WhatsApp_Image_2024-04-19_at_14_19_40.jpeg Reprodução/ Ascom
  • WhatsApp_Image_2024-04-19_at_14_29_05_(1).jpeg Reprodução/ Ascom
  • WhatsApp_Image_2024-04-19_at_14_29_05_(2).jpeg Reprodução/ Ascom
  • WhatsApp_Image_2024-04-19_at_14_29_05_(3).jpeg Reprodução/ Ascom
  • WhatsApp_Image_2024-04-19_at_14_29_05_(4).jpeg Reprodução/ Ascom
  • WhatsApp_Image_2024-04-19_at_14_29_05_(5).jpeg Reprodução/ Ascom
  • WhatsApp_Image_2024-04-19_at_14_29_05_(6).jpeg Reprodução/ Ascom

Por Yala Sena 

Atualizada às 18h57

Construído há mais de 30 anos, o Hotel Serra da Capivara, no município de São Raimundo Nonato, reabre suas portas nesta sexta-feira (19) após Parceria Público-Privado (PPP) entre o governo do estado e grupo empresarial. 

O Hotel Serra da Capivara, que foi inaugurado em 1992, era gerido pela Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM) em parceria com Governo do Estado, entrou em crise financeira e encerrou as atividades. O hotel chegou a ser referência na região, era um dos mais procurados, e tem uma estrutura diferenciada. Com a revitalização, após a PPP, o empreendimento retoma as atividades para atender à demanda turística da região.

Originalmente idealizado na década de 70,  o local passou por um meticuloso processo de Retrofit, unindo modernidade e materiais de qualidade com a preservação de suas características originais. A estrutura térrea e o telhado exposto foram mantidos, enquanto elementos naturais e obras de arte de artesãos da região foram cuidadosamente incorporados à decoração, fortalecendo a conexão com a cultura local.

No total, são 50 suítes com estacionamento, além de brinquedoteca, academia, piscina, bar da piscina, auditório climatizado para 100 pessoas e um restaurante liderado por um chef dedicado à culinária local.

Foto: Yala Sena / Cidadeverde.com

A presidente da Fundação Museu do Homem Americano (Fundham), Anne Marie Pessis, disse que a reabertura do hotel é importante para atrair o turista e que o projeto inicial é da arqueóloga Niède Guidon.

“É um momento muito importante, uma coisa fantástica que vai ajudar muito o turismo. Estamos todos da Fundham contente”, disse Anne Marie Pessis.

Para a chefe do Parque Serra da Capivara, Marian Rodrigues, é dia de celebração já que o investimento vai ajudar na atração de visitantes.

 “O turismo vem crescendo a cada ano e precisa ter essa infraestrutura para receber bem. O hotel está repaginado com mais conforto e ajudará a impulsionar o turismo”.

A arquiteta Dyessica Morais destacou que o projeto preservou a estrutura antiga e fez adaptações para as necessidades atuais usando a técnica da retrofit. 

"Temos uma foto da Niède Guidon colocada na recepção para dizer que respeitamos a história desse lugar. Quando chegamos aqui percebemos que estava faltando o hotel reviver aquela alma do local. Então fizemos um projeto contemporâneo que é juntar o rústico com o moderno usando artesãos, pintores, artistas, locais. A gente sabia que as pessoas tinham um carinho muito grande por esse hotel" disse Dyessica Morais, que juntamente com duas arquitetas trabalharam na revitalização do projeto.

Foto: Yala Sena/ Cidadeverde.com

Artistas como Júnior Mesquita, Zé Antônio, artesão como Jucivaldo Dias e o fotógrafo André Pessoa têm trabalho exposto no hotel.

A PPP é para uma gestão de 25 anos. Foram investidos cerca de R$ 12,5 milhões. James Andrade, um dos sócios do hotel, informou que, a partir de segunda-feira, o local já está disponível para os turistas. O empresário ressaltou também que o novo projeto buscou fortalecer ainda mais a relação afetiva com a região. A inauguração acontece nesta sexta-feira (19) com a presença do governador, Rafael Fonteles, deputados estaduais e federais, representantes da FUMDHAM e do Parque Nacional Serra da Capivara. 

"O turista terá aqui a oportunidade, desde o check-in, perceber toda a essência da região da Serra da Capivara, prestigiando o artista local, e a gente resolveu criar, dentro do conceito, um hotel que seja uma galeria de arte, que possibilite o encontro de pessoas" disse James Andrade. 

Os visitantes poderão adquirir trabalhos de artistas locais. De acordo com James, o turista que visita São Raimundo Nonato é qualificado. 

"São acadêmicos que têm interesse em assuntos de Arqueologia, Antropologia, existe uma experiência europeia dentro desse grupo de turistas, além da visitação de escolas de Terezinha, Recife, Salvador e São Paulo" reintera.

Sul do Piauí ganha obra da Casa da Mulher Brasileira (CMB)

A Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) segue com os trabalhos de construção da primeira Casa da Mulher Brasileira (CMB), no interior do estado. Localizada no município de São Raimundo Nonato,  a obra está orçada em aproximadamente R$ 1 milhão e deve atender mulheres em situação de vulnerabilidade na região sul do Piauí.

Até o momento, as obras já permitiram a implantação dos pilares de sustentação do prédio e aplicação de toda a impermeabilidade da estrutura. Os trabalhos agora estão concentrados na execução da cobertura e implantação elétrica e hidráulica. A nova estrutura contará ainda com rampa de acessibilidade, instalação de águas pluviais e pintura, entre outros.

O secretário da Seinfra, Flávio Júnior, observa a grande utilidade dessa obra para toda a região centro-sul do Piauí.  “Serão beneficiados, após a conclusão da obra, aproximadamente 20 municípios que terão à disposição um atendimento de qualidade feito em um prédio moderno e seguindo padrões adotados em outras unidades já construídas pelo Brasil. É importante destacar que essa será a primeira unidade da CMB no interior do Piauí feita pela Seinfra e outras ainda serão contruídas nos próximos anos”, destaca o secretário.

A nova Unidade será do tipo IV e reunirá diversas especialidades oferecidas principalmente para o público feminino vítima de violência sexual, moral, física, patrimonial e psicológica. Além do prédio em São Raimundo Nonato, a Seinfra também será responsável pela construção de uma outra Casa da Mulher Brasileira na cidade de Picos, que está em fase de aprovação dos recursos a serem feitos pela Caixa Econômica Federal.

Ccom

Vendedor de colchões é preso suspeito de aplicar golpes em idosos no Piauí e Maranhão

Foto: Ascom/PC-PI

Por Breno Moreno

Um vendedor de colchões, identificado apenas pelas iniciais H. N. S., foi preso nesta terça-feira (16) em São Raimundo Nonato, suspeito de aplicar golpes em clientes idosos em cidades do Piauí e Maranhão.

O mandado de prisão preventiva, expedido pela Justiça do Maranhão após uma investigação conjunta das polícias civis dos dois estados, foi cumprido pela equipe do 2° Distrito Policial de São Raimundo Nonato.

“Essa é uma investigação feita no estado do Maranhão, mas tem algumas no Piauí. O suspeito costuma aplicar golpes em idosos, sobre o pretexto da venda de colchão. Ele aplica esse golpe viajando”, informou o delegado Hederson Bernardo.

Até o momento foram identificadas pelo menos quatro vítimas, três piauienses e uma maranhense.

Segundo as denúncias, o vendedor convencia os idosos a realizar empréstimos em instituições financeiras para a aquisição dos colchões. Além da prisão, ele teve o veículo apreendido e sua conta bancária bloqueada.

“Ele entrava na casa do idoso, anunciava a venda do colchão e o convencia a fazer um empréstimo. Ele ludibriava os valores e fazia o empréstimo consignado do idoso, os levava para o banco”, destacou a autoridade policial. 

Após a prisão, o suspeito foi encaminhado para a Delegacia de São Raimundo Nonato, onde aguarda audiência de custódia. A investigação apura agora se há outras pessoas envolvidas no esquema. “Ele deve responder também por associação criminosa”, concluiu o delegado. 

Justiça determina interdição do matadouro de São Raimundo Nonato

Foto: MPPI

O Ministério Público do Piauí (MPPI), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de São Raimundo Nonato, obteve sentença favorável em ação civil pública ambiental para que o município de São Raimundo Nonato adote as medidas sanitárias e ambientais na fiscalização de abatimento de animais. A sentença saiu nessa segunda-feira (08). O documento é assinado pelo juiz da 2ª Vara da Comarca de São Raimundo Nonato, Caio Cézar Carvalho de Araújo.

A ação tramitava desde o ano de 2012, com fundamento no Inquérito Civil 27/2011, no qual constatou-se, por meio de relatório da Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (DIVISA), diversas irregularidades no abate de animais realizado pelo município. À época, o MP requereu-se a suspensão das atividades do matadouro público até que atendesse as condições sanitárias mínimas para reabertura.

A promotora de Justiça Gabriela Almeida de Santana requereu auxílio à DIVISA para realização de nova inspeção no matadouro público. Novamente, foi concluído que o local não está em conformidade com as exigências higiênico-sanitárias. “A omissão das autoridades públicas pode comprometer a saúde e a vida das pessoas que consomem a carne beneficiada no local”, destacou a promotora.

No dia 02 de abril, uma equipe do Ministério Público Estadual esteve no matadouro e comprovou que as instalações sanitárias estão inadequadas.

O juiz determinou a cessação imediata de todas as atividades do matadouro público, até que o município adote as providências necessárias para a regularização das situações constatadas no relatório de vigilância sanitária. Foi fixada multa diária, no valor de R$ 10.000,00, em caso de descumprimento.

Fonte: MPPI

Hospital de São Raimundo Nonato inicia triagem para mutirão de catarata no dia 05

Foto: Ascom/Sesapi 

A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) realizará no próximo mês de abril mais um mutirão de cirurgias de catarata. Dessa vez acontecerá no Hospital Regional Senador João Cândido Ferraz, em São Raimundo Nonato, contemplando pacientes de todo o Território da Serra da Capivara.

A triagem irá acontecer de 05 a 08 de abril, com estimativa da realização de 1.416 consultas e 1.131 cirurgias, que estão previstas para ocorrer de 15 a 19 de abril.

“Essa é uma ação importante, com um impacto positivo, porque irá desafogar a demanda reprimida”, pontua Evandro César, diretor-geral da unidade.

O quantitativo de vagas foi definido pelo percentual populacional de cada município, que ficará responsável pelo cadastramento dos pacientes.

“Estamos comprometidos em garantir o acesso igualitário à saúde ocular aos piauienses. Essa iniciativa busca contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes, reduzindo as filas de espera e proporcionando um acesso mais rápido a esse importante procedimento oftalmológico”, destaca Dirceu Campêlo, superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi.

 

Da Redação 

Hospital de São Raimundo Nonato terá mais atendimentos após reforma

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) deu início a reforma, modernização e ampliação do Hospital Regional Senador Cândido Ferraz, localizado em São Raimundo Nonato. A previsão é que obra, orçada em R$ 10 milhões, seja concluída em até um ano.

"Essa reforma é um grande avanço para a saúde da nossa região. Com as melhorias, teremos uma atenção mais especializada na área de neonatologia e também poderemos expandir nossa capacidade para realização cirurgias eletivas", afirma o diretor-geral da unidade, Evandro César.

Além da reforma da estrutura existente, com a construção de uma nova cozinha e lavanderia, o hospital contará com um novo centro cirúrgico, uma nova estrutura de UTI adulta, aumento dos leitos pediátricos e uma nova sala de recuperação pós-anestésica. 

Os investimentos visam a descentralização dos serviços de saúde na rede pública estadual, ampliando o acesso e aumentando a qualidade dos atendimentos”, frisa o superintendente de gestão da rede de média e alta complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo.

Além da população da cidade de São Raimundo Nonato, sede do território de saúde da Serra da Capivara, o Hospital Regional Senador Cândido Ferraz realiza atendimentos a pacientes de outros 19 municípios da região.

Ccom

Posts anteriores