Cidadeverde.com

Ruas ficam alagadas e carros 'ilhados' após forte chuva em São Raimundo Nonato

Foto: Redes Sociais

Por Breno Moreno

Uma chuva volumosa deixou diversas ruas alagas e carros "ilhados" em São Raimundo Nonato, nesta terça-feira (23). De acordo com relatos de populares ao Cidadeverde.com, a situação afetou principalmente o centro comercial da cidade.

Proprietário de uma farmácia, Evaristo Jose de Farias Neto relatou que a chuva começou por volta das 9h e se estendeu durante toda manhã, às 11h. Segundo o empresário, a situação é bastante comum nos períodos chuvosos. 

“Todo mundo ficou ilhado até meio-dia. Em frente a minha farmácia ficou bem alagado. É sempre assim, basta chover. Só não fica assim o ano inteiro, porque não chove o ano inteiro”, afirmou o comerciante. 

Mais cedo, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para o perigo potencial de chuvas intensas em São Raimundo Nonato, com volume de até 50 mm/dia e ventos podendo chegar aos 60 km/h.

Devido às ruas alagadas, o movimento no comércio ficou comprometido na parte da manhã. “Afeta infelizmente as vendas, porque o acesso fica fechado e as pessoas ficam impossibilitadas de entrar. É praticamente um dia de vendas perdido”, disse Evaristo Jose.

O Cidadeverde.com tentou contato com assessoria de imprensa da Prefeitura de São Raimundo Nonato, para informações acercas de eventuais estragos causados pela chuva, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria. 

A previsão do Inmet é que municípios do Piauí, sobretudo da região Sul, registrem chuvas volumosas com acumulados superiores a 100 milímetros até a próxima sexta-feira (26).

O Inmet leva em conta alguns dos principais sistemas meteorológicos típicos de verão para a região, como a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e a provável formação de um canal de umidade, organizada pela presença de um sistema de baixa pressão.

Apesar disso, Evaristo Jose que as chuvas estão bastante irregulares em São Raimundo Nonato. “Bem pouca. Geralmente as chuvas começavam no mês de novembro, mas esse ano o começo está sendo tardio”, pontuou o empresário. 

Mesmo com a possibilidade de causar transtornos, o Inmet ressalta que as chuvas intensas também devem mudar o cenário quente e seco registrado nesta semana, especialmente no semiárido, aumentando a umidade no solo e aporte hídrico dos reservatórios de água.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais