Cidadeverde.com

Técnicos do Ministério visitam aeroporto de São Raimundo Nonato

O Ministério do Turismo (MTur) enviou, no início deste mês, técnicos para avaliar o andamento das obras de construção da casa de passageiros do Aeroporto de São Raimundo Nonato. Considerada uma das obras mais importantes para alavancar o turismo no Piauí, o aeródromo incentivará o turismo ecológico na região Sul do Estado.


Segundo Francisco de Sousa Carneiro, diretor do Departamento de Engenharia da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), os técnicos ficaram bastante satisfeitos com o empenho do Governo do Estado em dar celeridade à obra. “Estamos com 40% da casa de passageiros concluída, sendo que a Secretaria Estadual da Infraestrutura vem trabalhando intensamente para que esta obra seja entregue ainda no início do ano de 2013”, ressalta.

O custo total da obra da casa de passageiros é de R$ 8,3 milhões, dos quais R$ 1,5 milhão foi pago com recursos do tesouro estadual. A obra possui 3.700 m² de área construída e será totalmente climatizada. O aeroporto de São Raimundo Nonato já conta com pista de pouso e decolagem, balizamento noturno e posto do Corpo de Bombeiros, estando apto para receber aeronaves de grande porte.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Avelar Ferreira divulga integrantes da equipe de transição

O prefeito eleito de São Raimundo Nonato, Avelar Ferreira (PSD), divulgou a equipe de transição que atuará junto da administração do prefeito, Herculano Negreiros (PT). A comissão será formada por 14 membros que terão informações sobre o atual funcionamento da prefeitura.


A criação da equipe de transição é assegurada pela Lei Estadual nº 6.253/12, de autoria do deputado estadual Fábio Novo (PT) que  prevê que os candidatos eleitos para o cargo de prefeito tenham o direito de instituir equipe de transição, para inteirar-se do funcionamento dos órgãos e entidades integrantes da administração pública municipal antes de serem empossados. 

Confira a lista

Genertom de Sousa Santos

Alexandre Cerqueira da Silva

Rosa Amélia Ferreira da Silveira

Robson Aguiar Barreto

João Batista dos Santos Neto

Emanuellito de Oliveira Costa

Terezinha de Castro Ferreira

Inácio Quirino de Sousa

Antônio de Castro Rosário

José Hamilton Campelo

Conceição de Maria Mendes e Silva

Junival Negreiros Soares

Ederson de Sousa Silva

Wesley Ribeiro Silva Pereira


Com informações Portalserradacapivara
cidades@cidadeverde.com

Adutoras levam água a 42 mil pessoas em São Raimundo Nonato

O Governo do Estado mantém em funcionamento permanente três adutoras, em São Raimundo Nonato, que garantem abastecimento de uma população estimada em cerca de 37 mil pessoas, que este ano, apesar da seca, está livre do carro-pipa. Uma das adutoras, a do Garincho, atende também a oito municípios da região que, juntos, respondem por uma população de 44 mil pessoas.

Além da adutora do Garrincho, alimentada pela barragem Petrônio Portella, em São Raimundo Nonato funcionam ainda as adutoras do Fontenele, que atende a cerca de 5 mil pessoas na zona rural, e a adutora da Serra Branca, que leva água para a cidade, atendendo a uma área onde a tubulação do Garrincho não chega.

Localizado na região conhecida como “Polígono da Seca”, por estar sujeita a estiagens prolongadas e por ter um índice pluviométrico abaixo de 800 milímetros ao ano, o município é um dos mais secos do Estado e pela primeira vez enfrenta uma seca sem maiores problemas de abastecimento.


“A adutora do Garrincho faz a diferença, se não fosse ela a gente estava era morto”, reconhece Salvador Mariano, um pequeno comerciante do Centro de São Raimundo Nonato que recebe água da barragem Petrônio Portella em sua torneira. “Antes, a gente tinha que esperar por um carro-pipa, que demorava a aparecer. Era o maior sofrimento”.

Segundo ele, na zona rural, os animais estão sofrendo muito com a falta d’água e defende a perfuração de mais poços no interior. “No campo, a situação dos animais é crítica, mas na cidade até agora não tivemos problemas de falta d’água. Quando aparece algum defeito, o governo resolve logo”.

Com seus 83 quilômetros de extensão, a adutora da Serra Branca é alimentada por dois poços da Agespisa, com uma vazão de mais de 100 mil litros por hora, e leva água para os bairros Santa Luzia, Cipó e Milonga. “Temos água mineral na nossa torneira”, comemora Luís André Brito.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Prefeito eleito priorizará saneamento básico em sua administração

O prefeito eleito de São Raimundo Nonato, Avelar Ferreira (PSD), com 50.93% da preferência popular, elencou a área de saneamento básico como uma de suas prioridades para o mandato dos próximos quatro anos. Avelar Ferreira venceu o pleito municipal com uma diferença de 1.071 votos e comandará a prefeitura com maioria dos aliados na Câmara Municipal. 

Avelar Ferreira durante campanha política

Ferreira conta que sua gestão, inicialmente, trabalhará para reconstruir o município. "A atual administração deixou a população abandonada.  O serviço de limpeza pública, por exemplo, apresenta uma série de limitação e tem funcionado de maneira precária", ressaltou. 

Dos 69 candidatos a vereadores no município, seis não contabilizaram votos e 13 atuarão no legislativo municipal.


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
gracianesousa@cidadeverde.com 
Com informações Portalserradacapivara

Com 50,93% São Raimundo Nonato elege Avelar como novo prefeito

O candidato Avelar do (PSD) foi eleito o novo prefeito de São Raimundo Nonato com 50,93%. A disputa foi acirrada com o segundo lugar, o candidato Beto Macedo(PSB) que teve 44,57% dos votos no município.


Em segundo lugar ficou o candidato Péricles Filho (PPL) com 2,43% e Iran Moraes com 1,71% em quarto lugar. Em último ficou o candidato Natanael Negreiros com 0,36% dos votos na cidade.

Cerca de 3.517 dos eleitores não compareceram as urnas, o que corresponde a 16,51% do eleitorado na cidade que é de 21.307. O número de votos em branco é de 231 e os votos nulos somam 702.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Audiência pública esclarece dúvidas sobre eleições

A Justiça Eleitoral realizará audiência pública nesta sexta-feira (05), em São Raimundo Nonato. A intenção é esclarecer questões relacionadas à legislação eleitoral, no período que antecede o dia da votação, que acontece no próximo dia 07.  A reunião acontecerá no auditório da Câmara de Vereadores, a partir das 20h.

De acordo com o juiz Antônio Oliveira, da 13ª Zona Eleitoral,  reuniões semelhantes já aconteceram nos demais municípios que compreendem a região como Coronel José Dias, São Lourenço do Piauí e Dom Inocêncio. Representantes da coligações, candidatos aos cargos de prefeito e vereador e também eleitores devem participar da audiência pública. 


Com informações Serra da Capivara
cidades@cidadeverde.com

Promotora solicita investigação de distribuição de 'jornais'

O Ministério Público solicitará abertura de inquérito a Polícia Federal para investigar a distribuição de material informativo irregular, cujo conteúdo denigre a imagem de candidato à prefeitura de São Raimundo Nonato. 

Intitulado "Mentes perigosas", na madrugada desta quinta-feira (27), foram distribuídos em residências do município, jornais com conteúdo que relacionava determinado candidato a prefeito na região com grandes ditadores militares. No final do material, o editor ainda “desconhecido” ressalta que terá mais uma edição em breve. 

                              Fonte: Portalsrn

A  promotora Flávia Castro, da 13ª Zona Eleitoral, informou ao Cidadeverde.com que ainda não teve acesso ao material supostamente distribuído durante a madrugada mas que solicitou abertura de inquérito para investigar caso semelhante ocorrido na semana passada. 


"Ainda não tive acesso a este material mas já tomamos providências a outro caso semelhante em que um 'jornal' atacava membros de determinada família e acusava o envolvimento destes, que também disputam cargos na eleição municipal, em supostos escândalos', disse a representante do Ministério Público.

A promotora ressalta ainda que este tipo de prática é comum em municípios do inteiror, mas é uma ação ilícita e que o Ministério Público atuará no intuito de responsabilizar os possíveis autores, solicitando investigação pela Polícia Federal.


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
gracianesousa@cidadeverde.com

Prefeito de Bonfim do Piauí sofre atentado dentro de casa

O prefeito de Bonfim do Piauí, Paulo Henrique Ribeiro (PTB), sofreu um atentado na madrugada do último sábado (22). De acordo o prefeito, dois homens invadiram a sua residência e fizeram os dois vigias e a empregada de reféns.

Fotos: Veja SRN

"Eles fizeram a empregada mostrar o quarto onde eu estava e ameaçaram ela com uma arma", afirmou o prefeito.

Segundo a filha do prefeito, Luana Ribeiro,  os acusados forçaram a porta do quarto, que estava com a luz apagada, atiraram e fugiram após ouvirem os gritos do prefeito. "Nós achamos que eles pensaram que acertaram os tiros", afirmou a filha.

Foi registrado um boletim de ocorrência na delegacia de São Raimundo Nonato. De acordo com o delegado Antônio Barbosa, um adolescente chegou a ser detido, mas foi liberado em seguida pois não foi reconhecido pelas vítimas.


"No local há marca de tiros na porta, pois o prefeito teria impedido a entrada dos dois, vamos investigar todas as possibilidades para confirmar se foi realmente um atentado ou não", completou o delegado.

O prefeito quer agora uma audiência com o secretário de segurança do Estado, Robert Rios, para pedir mais segurança para o município. "Estamos apavorados", afirmou a filha do gestor.

Rayldo Pereira
Rayldopereira@cidadeverde.com

Projovem Urbano certifica alunos em São Raimundo Nonato e Canto do Buriti

O Governo do Estado através da Secretaria Estadual do Trabalho e Empreendedorismo (Setre) certificou, nos municípios de Canto do Buriti e São Raimundo Nonato 409 alunos do Projovem Urbano, programa que objetiva elevar o grau de escolaridade por meio da conclusão do ensino fundamental e iniciação a qualificação profissional. 

Alunos do Projovem em São Raimundo Nonato

“Além de elevar o grau de escolaridade, os cursos possibilitam a inserção imediata desses jovens no mercado de trabalho. Ficamos felizes em oferecer essa oportunidade e em saber que muitos deles irão progredir”, disse a secretária do Trabalho, Larissa Maia

Alunos de Canto do Buriti também receberam certificados

Em São Raimundo Nonato, 225 alunos receberam certificados dos cursos de Alimentação e Turismo e Hospitalidade; Em canto do Buriti, 184 alunos dos cursos de Alimentação e Móveis e Madeiras foram certificados


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Na região de SRN, 13 cidades ficam sem luz devido a ato de vandalismo

Populações de 13 municípios da região de São Raimundo Nonato (a 517 km de Teresina) ficaram sem energia elétrica das 13h05min até às 22h17min neste sábado (08). O “apagão” afetou cerca de 100 mil habitantes somente na região.



De acordo com informações da Eletrobras Piauí, a interrupção no fornecimento ocorreu por ato de vandalismo motivado por questões eleitorais. Técnicos da empresa de energia se encontram no município, nesta segunda-feira (10), para investigar a quebra da cadeia de um isolador, no município de São João do Piauí, próximo à subestação da Chesf.


As suspeitas do ato de vandalismo foram levantadas após a constatação da quebra na cadeia dos isoladores. "Ainda estamos investigando porque geralmente não acontece quebra nos isoladores. O que pode ter acontecido também é que este material tenha chegado ao limite de sua vida útil. Enviaremos uma nota após nova inspeção ainda hoje", informou a assessoria da Eletrobras.


Ficaram sem energia os municípios de São Raimundo Nonato, Coronel José Dias, São Lourenço do Piauí, Dirceu Arcoverde, Dom Inocêncio, Fartura-PI, Bonfim-PI, Várzea Branca, Anísio de Abreu, São Brás, Jurema, Caracol e Guaribas. Os pólos de São João-Pi e Simplício Mendes também ficaram sem energia.


Segundo populares dos municípios, o ato de vandalismo pode ter sido causado devido às eleições. "Em várias cidades afetadas estavam sendo realizadas palestras e comícios dos candidatos, isso pode ter sido um dos motivos do ato de vandalismo", informou a assessoria da Eletrobrás.


 

Graciane Sousa ( Especial para o Cidadeverde.com)

gracianesousa@cidadeverde.com

Posts anteriores