Cidadeverde.com

Ministra libera 2,6 milhões para Serra da Capivara e confirma visita ao parque

A ministra do Meio Ambiente, Isabella Teixeira, confirmou visita ao Parque Nacional Serra da Capivara em agosto e ainda autorizou a liberação de R$ 2,6 milhões para manutenção da unidade em São Raimundo Nonato. Ela recebeu nesta terça-feira (8) uma comitiva piauiense com os deputados estaduais Fábio Novo, Flora Izabel e João de Deus (PT), os deputados federais Paes Landim (PTB) e Assis Carvalho (PT) e o senador Wellington Dias (PT), além do senador Eduardo Suplicy, do PT de São Paulo.

Fotos: Martim Garcia

“O Parque Serra da Capivara é um patrimônio da humanidade. Da nossa parte temos toda a sensibilidade de atender o pleito”, disse a ministra. Os recursos serão repassados para a Fundação Museu do Homem Americano, administradora do parque em parceria com o Instituto Chico Mendes. 


Isabella Teixeira ainda convidou por telefone o ministro do Turismo, Gastão Vieira, para acompanhá-la na visita ao parque. A bancada piauiense aproveitou para cobrar de Vieira a liberação de recursos para a conclusão do aeroporto de São Raimundo Nonato. 

“A pista já foi concluída, falta apenas parte da casa de passageiros. As estradas de acesso ao município também já foram recuperadas. Com o aeroporto finalizado o município tomará um grande impulso, pois o mercado do turismo se abrirá”, explicou o deputado estadual Fábio Novo (PT).

“Foi uma reunião muito produtiva. Os ministros se mostraram sensibilizados em resolver os pleitos do Piauí”, afirmou o senador Wellington Dias (PT).


Da Redação
cidades@cidadeverde.com

Ministério Público participa de ação educativa do Dnit pela paz no trânsito

O Ministério Público do Estado do Piauí participou de ação educativa promovida pelo Departamento Nacional de Infraestrututra de Transporte (DNIT/PI) em São Raimundo Nonato. O Promotor de Justiça João Batista de Castro Filho esteve na na rodovia BR-020 e acompanhou os trabalhos de conscientização e fiscalização, realizados em parceria com a Polícia Militar.


O Ministério Público contribuiu ainda com o material informativo da campanha "Ministério Público pela Paz no Trânsito e em Defesa da Vida", lançada em setembro de 2011 em Teresina e desde então em vários outros municípios. A atividade disciplinar realizada em São Raimundo Nonato uniu instituições em torno da problemática do trânsito e deve ajudar na diminuição do número de acidentes.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Deputado discute liberação de verba para obras do aeroporto

O deputado federal Paes Landim (PTB), participou de uma reunião na sede da Caixa Econômica Federal, na cidade de Teresina, na tarde desta segunda-feira (30), para discutir a liberação de recursos de uma emenda de sua autoria, para continuar a construção do Aeroporto Serra da Capivara em São Raimundo Nonato. Segundo ele, o município pode perder os recursos. 


O parlamentar teve que ir às pressas até Teresina, para garantir a liberação da emenda que está empenhada há mais de dois anos. Além do aeroporto, os recursos serão destinados a construção do Centro de Convenções e algumas obras estruturais na cidade. Ele reclamou que a prefeitura de São Raimundo demorou na apresentação dos projetos.

Fonte: Portal SRN

Inscrições para concurso começam no próximo dia 08

A Prefeitura Municipal de São Raimundo Nonato lançou na última sexta-feira (27) o edital do concurso para o preenchimento de vagas no município. O concurso constará de uma prova objetiva a ser realizada no dia 08 de julho de 2012.

As inscrições  serão efetuadas em duas modalidades. De forma presencial, o candidato poderá se inscrever de  07 a 31 de maio de 2012; Via internet, as inscrições começam no dia 08 de maio e seguem até 20 de maio.  
 
Serão oferecidas  mais de 30 vagas nas áreas de saúde, administração e serviços gerais.

Confira o edital


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
cidades@cidadeverde.com

Programa educativo no trânsito visa redução de acidentes

O  Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT)  realizou na manhã desta sexta-feira (27), um comando educativo de trânsito na rodovia BR-020 no município de São Raimundo Nonato.

                      Fotos: São Raimundo.com

"Essa ação veio em boa hora. Em decorrência do aumento dos acidentes, principalmente nos feriados prolongados na região, a ação disciplinar e fiscalizadora irá ajudar muito a população", diz o prefeito Padre Herculano.


Para o Tenente Ivonaldo da Polícia Militar, a ação do DNIT é exemplo, -"Esse projeto é muito importante, conseguimos reduzir e muito os acidentes, mas com essas ações vamos melhorar ainda mais a organização do trânsito na região.", diz.

A equipe da prefeitura esteve presente ajudando na ação que teve parceria além da Prefeitura Municipal de São Raimundo Nonato, do Ministério Público Federal, Polícia Federal, Polícia Militar e STRANS, que participaram ativamente. 


Fonte: Saoraimundo.com

Carnaval fora de época realiza ação solidária aos atingidos pela seca

No próximo mês de junho os moradores da microrregião de São Raimundo Nonato,525 km de Teresina, vão comemorar a 13ª edição do Carnaférias, um evento carnavalesco fora de época que chega a reunir quase 20 mil pessoas pelas ruas da cidade. A novidade em 2012, para os três dias de folia,  é que serão arrecadados gêneros alimentícios em prol dos atingidos pela  seca. 


O evento que é realizado desde o ano 2000 é coordenado pela Fundação Cultural Recreativa e Assistencial, uma entidade que tem entre os seus objetivos manter a tradição do carnaval fora de época na cidade de São Raimundo Nonato, atraindo não só os moradores da região como um grande número de turistas que visitam o Parque Nacional Serra da Capivara no período de férias escolares.

A festa deve acontecer durante os dias 13, 14 e 15 de junho e segundo o coordenador do evento, Pereira Lima, a expectativa é de que a população contribua com a doação de alimentos. "Além das doações que vamos arrecadar antes, durante e depois do evento, vamos fazer a doação de 1kg de alimento para cada abadá vendido aos foliões. Esse é o momento de união em prol dos nossos irmãos sertanejos que sofrem com a estiagem", revelou o coordenador do próprio Bloco Fiki, responsável pelo evento. 

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Edificações serão tombadas e se tornarão patrimônio histórico do Piauí

Como meio de preservar a memória  histórica do Piauí, edificações e até mesmo bens imateriais estão sendo tombados em todo Estado.  Na região de São Raimundo Nonato foram detectados 50 imóveis de valor histórico e arquitetônico que estão sendo catalogados a fim de se tornarem patrimônio piauiense. 


No Piauí, edificações com Palácio de Karnak e a Igreja São Benedito, em Teresina; o sobrado do Major Selemérico, em Oeiras; a Casa de Odilon Nunes, em Amarante; o Porto das Barcas, em Parnaíba são patrimônios culturais devidamente tombados e protegidos pelo Estado.

Patrícia Mendes, da Coordenação de Registro e Conservação da Fundação Cultural do Piauí (Fundac), explica que o estado tem como missão proteger o patrimônio piauiense com valor histórico, arquitetônico e afetivo. “Contamos com 44 edificações tombadas e 350 inventários de importantes imóveis, mas nosso trabalho também inclui o registro de patrimônio com valor afetivo e bens imateriais, como nossa cajuína”, explicou.

A coordenadora ainda ressaltou a importância da preservação de bens imateriais. "A raça de gado pé duro também é patrimônio imaterial registrado do Piauí. É a única raça do período da colonização ainda existente no Brasil, encontrada no município de São João do Piauí, região sul do estado. “Este é um patrimônio genético nosso já registrado, estamos trabalhando ainda no registro do canto do vaqueiro que é uma peculiaridade cultural que só o Piauí tem”, destacou Patrícia Mendes.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Problemas na tubulação deixa município sem água‏

A população da zona urbana de São Raimundo Nonato está sem o abastecimento de água há cerca de cinco dias. A situação acontece em alguns bairros do município devido a um problema na tubulação da Adutora do Garrincho

De acordo com o prefeito Padre Herculano Negreiros, o problema se concentra em um trecho de 22km, que envolve o sistema de captação até a usina de tratamento. "O problema é que a tubulação não resiste a pressão das bombas. Os tubos estouram repetidamente. Em três dias o cano estourou  quatro vezes e o reparo é demorado devido o diâmetro e profundidade das tubulações". 


A adutora do Garrincho é responsável pelo abastecimento de água a cerca de 70 mil pessoas do município e das cidades de  São Braz, Jurema, Anísio de Abreu, Bonfim do Piauí, Várzea Branca, São Lourenço, Dirceu Arcoverde e Coronel José Dias

Em  reunião técnico-administrativo, realizada nesta quinta feira (19), entre governador Wilson Martins, prefeitos, deputados da microrregião e técnicos da Agespisa foram discutidas soluções para o problema da falta d'água e da seca na região. 

"Ficou acertado que a Agespisa mandará uma máquina para fazer o reparo na tubulação de maneira rápida", explicou o prefeito sobre a regularização do serviço.
 
Mesmo com o problema há cinco dias, Padre Herculano conta que as pessoas estão sem água nas torneiras, mas possuem o líquido armazenado em cisternas ou caixas de água. " A situação é agravante para os animais por que os reservatórios estão secos", enfatizou.

Sobre a distribuição de água em carros pipa, o prefeito informou que 13 carros da Defesa Civil são responsáveis pelo abastecimento emergencial, número não suficiente. "Estamos requerendo do governo cerca de mais seis carros para a complementação. Com a quantidade que temos agora  conseguimos abastecer apenas 800 e temos 4600 cisternas. Seriam necessários cinco dias para contemplar o município", finalizou o prefeito.


Graciane Sousa ( Especial para o Cidadeverde.com)
gracianesousa@cidadeverde.com

São Raimundo Nonato ganha duas escolas de tempo integral

Alunos de São Raimundo Nonato, a 517 km de Teresina, ganharam duas novas escolas em tempo integral. O governador Wilson Martins acompanhado do secretário Estadual da Educação, Átila Lira, participaram da solenidade de entrega e reforma das escolas. São elas: a Unidade Escolar Edith Nobre, orçada em R$ 648 mil, e a Unidade Escolar Escola Moderna, com reforma estimada em R$ 800 mil.


As duas ganharam novas salas, auditórios, material escolar, bibliotecas e um ginásio de esportes com iluminação noturna e novas salas. “Alegro-me em saber que estamos dando condições para esses jovens correrem atrás de seus sonhos. Lembro-me que, antigamente não tínhamos estrutura, porém ótimos professores, hoje estamos oferecendo os dois para nossos estudantes”, disse o governador Wilson Martins.

O secretário Átila Lira lembrou que esse é o maior desafio da educação no Estado, transformar grandes escolas em centros de educação integral. “Vamos mudar o ensino no Piauí, assim como o Brasil está mudando. Para isso precisamos dar estrutura para os alunos de cada município. É a receita para se trabalhar com educação e colher frutos, brevemente”.

Atila Lira cobrou dos gestores da Região Sul do Piauí que mandem seus projetos de escolas em tempo integral. “Temos até maio para que os administradores e secretários municipais de educação mandem projetos de instalação de escolas em tempo integral, é um incentivo do Governo Federal e Estadual de melhorar a educação dos nossos estudantes, peço a todos que sigam os prazos e acompanhem todos os procedimentos”.

Na Unidade Escolar Escola Moderna, o governador visitou as salas de aula e conversou com os estudantes. “Recebi orientações, elogios e reclamações, escutei o que cada um tinha para falar. É uma interação importante, legal saber de cada um do seu dia a dia, dos problemas e desafios que enfrentam”. Ainda em São Raimundo Nonato, o Wilson Martins fez visitas surpresas a algumas escolas no povoado de Novo Horizonte.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Região será contemplada com veículo adaptado para deficientes

Os moradores de São Raimundo Nonato, a 530 km de Teresina, e de municípios vizinhos foram contemplados com um veículo  adaptado para transporte de pessoas portadoras de deficiência. Durante visita ao município, a deputada Rejane Dias (PT) anunciou também que os recursos para a compra do veiculo já estão assegurados. 


A deputada informou que os recursos no valor de R$ 200 mil para a compra do veículo estão assegurados através de emenda do senador Wellington Dias ( PT). 

"Falta apenas a efetivação da compra pela prefeitura de São Raimundo Nonato. Este veículo é de muita importância e vai ajudar no transporte dos portadores de deficiência a hospitais e clínica", explicou Rejane Dias. 


Fonte: Portalsrn

Posts anteriores