Cidadeverde.com

Homem atinge esposa com tiro de espingarda na cabeça

O homem identificado como Valci Ribeiro dos Santos, vulgo Carcará, 58 anos, foi preso em flagrante após atingir a esposa com um tiro de espingarda. A tentativa de homicídio na residência do casal, neste domingo (29), na zona rural de São Raimundo Nonato.

O disparo atingiu a cabeça de Sônia Ferreira dos Santos, 42 anos, que continua internada no Hospital Hospital Regional Senador Cândido Ferraz. De acordo com informações da PM, as brigas entre o casal eram constantes e motivadas, principalmente, pelo excesso de ingestão de bebida alcoólica pelo acusado.

"O tiro foi disparado com uma espingarda 'bate-bucha' e atingiu a cabeça da mulher. O acusado foi preso em flagrante e responderá por tentar matar a esposa", disse o PM, Severiano de Melo. 


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)

Parque da Serra da Capivara será tema de exposição em Brasília

Em outubro, o Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, que abriga um dos mais importantes sítios arqueológicos do mundo, será tema de duas exposições e um ciclo de conferências em Brasília. O evento, chamado Serra da Capivara: os brasileiros com mais de 50 mil anos, será inaugurado no dia 2 do próximo mês. O parque foi declarado patrimônio mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).


O evento engloba uma exposição museográfica com parte da coleção do Museu do Homem Americano, que fica em São Raimundo Nonato, no Piauí, com cerca de 50 peças arqueológicas e paleontológicas. Também haverá uma exposição de peças de cerâmica feitas pelos moradores de regiões vizinhas ao Parque Nacional da Serra da Capivara.

O ciclo de conferências trará discussões sobre arqueologia, turismo no Piauí, gestão de áreas protegidas e do patrimônio cultural e integração produtiva dos moradores da Serra da Capivara. A União Europeia, a Unesco, a Fundação do Homem Americano e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) estão entre os organizadores do evento.

Para a coordenadora da Fundação do Homem Americano, Rosa Trakalo, as exposições e palestras são importantes por informar como o legado do homem pré-histórico tornou-se motor do desenvolvimento de uma região extremamente pobre. “O destino de São Raimundo Nonato era desaparecer sem o parque nacional. Hoje, a região cresce e melhora. O objetivo deste evento é despertar o interesse das pessoas para a Serra da Capivara e seu artesanato, com a divulgação da região”, disse Rosa.

O representante da Unesco no Brasil, Lucien Muñoz, destacou que a iniciativa vai promover a Serra da Capivara para o público brasileiro, contribuindo para incrementar a economia da região. “A Unesco considera que a melhor forma de proteger esse patrimônio arqueológico é promover o crescimento para que [a região] se transforme em polo de desenvolvimento para as comunidades em volta.”

“Se tem um lugar neste país em que história, natureza, cultura, arte e meio ambiente se encontram é na Serra da Capivara”, ressaltou o presidente do ICMBio, Roberto Vizentin. Para ele, o evento vai projetar o potencial que as unidades de conservação têm para proteger a biodiversidade e os recursos naturais e também para promover o desenvolvimento das comunidades locais.

O Parque Nacional da Serra da Capivara foi criado em 1979 para preservar os vestígios arqueológicos da mais remota presença do homem na América do Sul. Sua demarcação foi concluída em 1990. Por sua importância, foi inscrito pela Unesco na Lista do Patrimônio Mundial em 1991.

As exposições, com entrada gratuita, vão até de 2 de outubro a 15 de dezembro, no Espaço Israel Pinheiro, na Praça dos Três Poderes, de segunda a domingo, das 10h às 18h. As conferências serão às quarta-feiras, das 18h30 às 20h30, com entrada gratuita.

Fonte: Agência Brasil

População está sem água há mais de 25 dias

A população do município de São Raimundo Nonato está sem água há mais de 25 dias. O problema seria decorrente de problemas em uma das bombas responsáveis pelo abastecimento na região da Serra Branca. 


Além dos inúmeros problemas ocasionados pelo fornecimento irregular, populares reclamam da demora na reposição do aparelho. De acordo com o morador Paulo Borges, o escritório da Agespisa no município informou que não há previsão para a regularização do abastecimento.

“Já fomos ao escritório várias vezes e só nos informam que a peça vem de São Paulo. Não aguentamos mais e quando a água vem, nem ficamos sabendo. Quando a população pensa que chegou, não temos mais água e a gente quem sofre”, destaca o morador. 

Confira nota da Agespisa
A Agespisa informa que o abastecimento dos bairros localizados na área mais alta de São Raimundo Nonato está sendo feito parcialmente porque duas bombas do sistema estão danificadas. Como as peças de reposição não são encontradas no mercado local, a empresa fez a compra em São Paulo. A previsão é de que a entrega seja feita no prazo máximo de cinco dias e o sistema volte a funcionar normalmente. Os bairros mais afetados são Cipó, Santa Fé, Baixão da Guiomar e São Félix.


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)

Municípios são contemplados com unidades móveis pelo Fiepi

Os municípios de São Raimundo Nonato, Campo Maior, Piripiri, Parnaíba, Oeiras foram contemplados com a entrega de oito unidades móveis que foram entregues pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Piauí – Fiepi. Os veículos foram entregues à comunidade industrial na noite desta quinta-feira (19) e serão utilizados nos serviços básicos de saúde, em diferentes tipos de empresa. 


As unidades estão equipadas para atender as áreas da Construção Civil, Confecção e Inclusão Digital. Há ainda unidades destinadas a realização de exames audiométricos e ocupacionais.

Acompanhado da deputada Juliana Moraes Souza (PMDB), o presidente do Sistema Fiepi, José Filho, afirmou que jovens e profissionais de diferentes cidades terão acesso a serviços de qualificação. 


“As pessoas não precisarão mais ir aos grandes centros em busca de educação profissional, pois a qualificação chegará a diversos municípios do Estado. Precisamos de investimentos para melhorar a situação da energia elétrica, que é indispensável ao desenvolvimento do setor. Todos os estados que apresentam bons índices de desenvolvimento são industrializados e é isso que queremos para o Piauí”.

A deputada Juliana Moraes Souza elogiou a qualidade das unidades móveis do SESI e SENAI, que contam com equipamentos modernos e ampliam a capacidade de atendimento na área de qualificação profissional e de serviços de saúde.

O empresário Francisco Reinaldo Sampaio, que atua no setor da Construção Civil, afirma que tem expectativas positivas sobre os investimentos em capacitação. “Essas ações vão melhorar ainda mais os planos ligados ao segmento. O presidente do Sinduscon-THE, André Baía, tenta viabilizar mais convênios no que diz respeito à qualificação”, afirmou.

Para a aquisição dos veículos e equipamentos houve investimentos na ordem de R$ 5 milhões. O presidente do Sindicato da Indústria do Vestuário do Piauí – Sindivesti-PI, analisa que municípios polo serão beneficiados com o recebimento das unidades. “Cidades como Campo Maior, Piripiri, Parnaíba, Oeiras e São Raimundo Nonato terão a oportunidade de contar com esse atendimento dentro do ambiente das fábricas. Além disso, há uma estrutura moderna e adequada para qualificar um número cada vez maior de trabalhadores”, avaliou o empresário.

Estiveram presentes a solenidade de entrega das unidades empresários da indústria local, diretor regional do Senai-PI, Ewerton Negri, o superintendente do Sesi-PI, Mardônio Neiva, os diretores de Assuntos Econômicos da Fiepi, Freitas Neto, e de Assuntos Estratégicos, João Henrique Sousa. Autoridades políticas como a deputada estadual Juliana Moraes Souza também prestigiaram o evento.


Da Editoria de Cidades

Sul do Piauí deve registrar índice de 20% da umidade do ar

De acordo com o último levantamento realizado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), através da Gerência de Hidrometeorologia, as altas temperaturas associadas aos padrões dos ventos favoreceram a formação de umidade  em níveis baixos da atmosfera formando nebulosidade e provocando chuvas  nos próximos dois dias em áreas isoladas no Piauí.

Nesta quinta-feira (5), o tempo continua seco, variando de claro a parcialmente nublado, devendo chover em áreas isoladas do Centro-Norte.  A temperatura máxima estará em torno de 39ºC nas regiões Central e  Sul. Ventos: E.

Em Teresina,  o dia estará variando entre parcialmente nublado a claro, tempo quente, podendo chover  isolado no período da tarde ou à noite. A umidade deve atingir valores em torno de 30% no período da tarde. Na região Central e Sul, pode atingir valores abaixo de 20%. Tmax: 39°C; IUV: 12.

Ventos:E, Fracos/moderados

Confira abaixo a previsão do tempo para esta sexta-feira, dia 6:

PREVISÃO PARA O ESTADO E REGIÕES

Piauí
Tempo deve variar de claro a parcialmente nublado com chuva isolada na extensão oeste no norte e  do estado. A umidade relativa do ar deve registrar valores em torno de 20%, em áreas da região Sul.
Ventos:-E-S ; Fracos/moderados
Temp: Max.:39ºC; Min:18°C

Norte
Tempo variando de claro a parcialmente nublado com possibilidade de chuva na região do litoral.
Ventos:E; Fracos/moderados
Temp: Max.: 39°C; Min.:21°C

Central
Parcialmente nublado a  claro.  Baixa umidade do ar.
Ventos: E; fracos/moderados
Temp: Max.:38°C; Min.: 22°C

Sul
Tempo variando de parcialmente nublado a claro. Baixa umidade do ar.
Ventos:E- S; Fracos/moderados
Temp: Max.:39.°C; Min.:18ºC

Teresina
Claro  a parcialmente nublado com umidade do ar em torno de 30% no período da tarde. Possibilidade de chuva passageira, à tarde ou à noite.
Ventos:S E; Fracos/moderados
Temp: Max.: 37°C; Min.:22°C
IUV: 12

Da Editoria de Cidades

Imagens mostram como ficou roupa de garota que morreu em parque

Há mais de 48h da morte de Camilly Oliveira, 11 anos, o operador do brinquedo em que a menina morreu continua foragido. De acordo com informações repassadas pela Polícia Civil, o operador da roda gigante pode ser morador de São Raimundo Nonato, uma vez que, pessoas do próprio município foram contratadas, temporariamente, para trabalhar no parque.

                                    Foto: Saoraimundo.com

A delegada regional de São Raimundo Nonato, Cíntia Vasconcelos, informou que o proprietário do parque de diversão Witalo vai responder por crime de homicídio culposo. Segundo laudo médico, a garota morreu de politraumatismo.


"A menina estava com uma amiga, que depois de dar a volta na roda gigante, saiu primeiro e Camilly não conseguir sair, pois o operador do aparelho liberou a alavanca para a roda voltar a girar, atingindo em cheio na criança que caiu direto no motor, sendo engolida pelo mesmo. O operador do brinquedo, ao perceber a tragédia, saiu correndo e não prestou socorro a vitima. A mãe da criança presenciou todo o ocorrido", disse Rosa Maria, tia da vítima.


O dono do parque foi detido, mas depois de ter pago fiança foi liberado. Imagens divulgadas por um site local mostram a situação da roupa de Camilly Oliveira, totalmente rasgada, devido ao impacto provocado pelo motor do brinquedo.



Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
Com informações Saoraimundo.com

Laudo diz que garota que caiu da roda gigante morreu de politraumatismo

A delegada regional de São Raimundo Nonato, Cíntia Vasconcelos, informou que o proprietário do parque de diversão, em que a garota morreu na roda gigante, vai responder por crime de homicídio culposo.  No último sábado por volta das 23h30, uma garota de 11 anos morreu durante acidente no parque de diversão.


Camilly Oliveira estava descendo da roda gigante quando caiu, ficou presa nas engrenagens do equipamento e teve o cabelo e roupa puxados. Segundo laudo médico, a garota morreu de poli traumatismo.

A delegada regional de São Raimundo Nonato, Cíntia Vasconcelos, informou que o operador do brinquedo está foragido e aguarda sua apresentação.

“A informação que temos é que a criança estava com uma amiga de 12 anos. Ela esperou a colega descer e ao sair caiu da roda, ficou presa e teve o cabelo sugado pelo sistema de tração. Por pouco não foi esmagada”, disse a delegada.

Segundo a polícia, a mãe da menina se encontrava no parque, mas não estava na hora do acidente. A Polícia aguarda a apresentação do operador para dar mais explicações.

O parque de diversão foi interditado. O proprietário informou a polícia que há 12 anos se instala na cidade para participar dos festejos de São Raimundo Nonato.

No Facebook, usuários questionam a falta de segurança no parque. “Quem é o culpado? Falta de segurança? falta de vistoria?”, diz a faixa em preto.

O Ministério Público Estadual notificou a prefeitura de São Raimundo Nonato para que fiscalize a estrutura do parque, que está localizado no centro da cidade. O acidente chocou a cidade e provocou comoção.

Flash Yala Sena

Morte de criança que caiu de roda gigante repercute nas redes sociais

A morte da menina Camilly Oliveira em um parque de diversões no município de São Raimundo Nonato tem causado comoção nas redes sociais. A garota de 11 anos morreu após cair de uma roda gigante e ficar presa pelo cabelo às engrenagens. O acidente ocorreu, na noite de ontem (31), e o proprietário do parque Witalo foi detido e liberado após pagar fiança.

                             Foto: Saoraimundo.com

Através do Facebook, usuários da internet interrogam sobre de quem seria a culpa pela morte da menina. Camilly Oliveira está sendo velada em sua residência, no conjunto habitacional Portelinha, sob forte comoção popular. De acordo com informações da Polícia Civil, o operador do brinquedo ainda continua foragido. 

“A menina estava com uma coleguinha e andou por cerca de cinco minutos no brinquedo. Quando a roda parou a outra menina conseguiu descer, mas ela não. Ela não conseguiu pisar no assoalho da madeira, caiu nas polias e teve o cabelo sugado, por pouco não foi esmagada, mas acabou quebrando o pescoço”, relata a delegada regional de São Raimundo Nonato, Cíntia Vasconcelos.

Acidente em parques de diversões não são tão incomuns no Brasil. Em 2012, um adolescente de 14 anos de idade morreu após acidente em um parque de diversões no interior de São Paulo. O problema, nesse caso, foi no brinquedo 'La Tour Eiffel'.Em junho de 2013, uma criança de 9 anos de idade teve a cabeça ferida ao cair de um brinquedo em um parque de diversões, durante as festividades de Pradópolis (SP).

Confira a repercussão do caso nas redes sociais








Matéria relacionada



Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)

Menina de 11 anos quebra o pescoço ao cair de roda gigante

Uma menina de onze anos, de iniciais C. O. S., faleceu por volta da 0h deste domingo (1º) após se acidentar em uma roda gigante na cidade de São Raimundo Nonato. A menina estava com uma amiga e na hora da descida, acabou caindo próximo às engrenagens, ficou com o cabelo preso e quebrou o pescoço. 
               
                           Foto: Saoraimundo.com

Segundo a delegada regional de São Raimundo Nonato, Cíntia Vasconcelos, o operador do brinquedo conseguiu fugir, mas o proprietário do parque, Wilson Araújo, foi detido e deve ser indiciado por homicídio culposo. “A menina estava com uma coleguinha e andou por cerca de cinco minutos no brinquedo. Quando a roda parou a outra menina conseguiu descer, mas ela não. Ela não conseguiu pisar no assoalho da madeira, caiu nas polias e teve o cabelo sugado, por pouco não foi esmagada, mas acabou quebrando o pescoço”, relata a titular do distrito.

O parque Witalo é da cidade de Floriano e estava em São Raimundo Nonato, cidade que estava em sua última noite de festejos do padroeiro. 

A família da vítima foi ouvida pela polícia sobre o caso. A delegada Cíntia vai solicitar que a roda gigante seja periciada e informa que a polícia está atrás do operador da roda gigante, que fugiu após o acidente. 


Carlos Lustosa Filho

Governador inaugura novo trecho da BR-020 que liga o PI a BA

Em visita ao sul do Estado, o governador Wilson Martins inaugurou, em São Raimundo Nonato, um trecho da BR-020 que liga o Piauí ao estado da Bahia. Ao todo, são 58 quilômetros, cujo investimento foi de R$ 62 milhões, recursos do Programa de Aceleração do Crescimento(PAC). 

                    Fotos: Francisco Leal

Os ministros Cesar Borges, dos Transportes, e Fernando Bezerra, da Integração Nacional, também participaram da inauguração da obra que foi executada através de parceria do governo do Piauí e o governo federal.

“A BR-020 é uma obra magnifica e estamos fazendo gestão para que o asfalto chegue até à cidade de Campo Alegre de Lourdes, na Bahia, garantindo assim melhores de condições de desenvolvimento para a região”, disse o governador.

A BR-020, denominada oficialmente de “Rodovia Presidente Juscelino Kubistchek”, em homenagem a seu idealizador, nasce em Fortaleza e atravessa os estados do Piauí, Bahia e Goiás, com mais de 2 mil quilômetros de extensão, ligando o Planalto Central ao Nordeste.

O trecho estadual, entre as cidades de Itainópolis e Simplício Mendes, será concluído ainda este ano. O governador já inaugurou os trechos Itainópolis-Vera Mendes e Vera Mendes-Isaías Coelho. No momento, está em obras o trecho final, entre Isaías Coelho e Simplício Mendes, de menos de 30 quilômetros.

Ainda em São Raimundo Nonato, Wilson Martins autorizou a licitação para a ampliação da rede de distribuição de energia elétrica para mais de dez bairros da cidade, num investimento de R$ 960 mil. O governador também assinou autorização as obras de dragagem e melhorias da área central.

Também terão a rede de distribuição de energia ampliada os municípios de Bonfim do Piauí, Dom Inocêncio e São Lourenço. Em cada um deles serão investidos R$ 300 mil, principalmente na eliminação de gambiarras.


Da Editoria de Cidades

Posts anteriores