Cidadeverde.com

Hospital regional Cândido Ferraz inaugura novo centro de fisioterapia

O novo Centro de Fisioterapia do Hospital Regional Senador Cândido Ferraz foi inaugurado nesta segunda-feira (20). A unidade foi instalada ao lado do hospital e visa dar maior comodidade no atendimento aos pacientes e aos profissionais de saúde.  


A diretora do hospital, Yana Oliveira, destacou a importância do novo espaço. “Agora com essa nova casa vamos dar continuidade ao trabalho que já é feito, mas com mais espaço para o público e profissionais do hospital”, declarou Oliveira. 

Há duas semanas, o secretário de Saúde do Estado, Ernani Maia, fez uma visita e autorizou a ampliação do espaço físico do Hospital Regional Senador Cândido Ferraz.

Da Editoria de Cidades

Prefeitura promove o I Fórum de Combate ao Abuso e Exploração Sexual

A Prefeitura Municipal de São Raimundo Nonato realizou nesta sexta-feira (17/05), o “I Fórum Municipal de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, no auditório da Câmara dos Vereadores de São Raimundo Nonato, onde foi debatido a problemática sobre violência que é crescente em todos os cantos do país.


O evento foi promovido pela Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social, coordenada pela Primeira Dama do Município, Kátia Dias Ferreira,

Na oportunidade o Prefeito Avelar Ferreira fez a doação de aparelhos telefônicos para a Presidente do Conselho Tutelar Professora Didi e para a Coordenadora do CREAS Kerla Tamires.

De acordo com dados do SAMVVIS (Serviço de Atendimento de Mulheres Vitimas de Violência Sexuais) do Hospital Regional Senador Cândido Ferraz, em 2012, foram notificados 49 casos de violência Física e Doméstica a Crianças e adolescentes, e 12 casos de Violência Sexual. Já em 2013, somente nos três primeiros meses, foram notificados 07 casos de violência Física e Doméstica e 02 casos de violência Sexual.

A Delegada Sinthia da Delegacia da Mulher em São Raimundo Nonato afirmou que é crescente o número de casos de violência contra a criança e o adolescente que chegam a sua delegacia, para a delegada, os números também aumentam por causa das denúncias que agora são mais comuns, a delegacia é cheia diariamente. A Delegada alertou que o maior número de casos de violência contra a Criança e o Adolescente acontece dentro da própria casa, seja de alguém da família, ou pessoas de convívio próximo destas crianças. 

A Delegada Sinthia ainda alertou para os casos de estupros vulneráveis, que são relações sexuais mesmo que consentidas com menores de 14 anos. “É crime e aquele que tiver relação sexual com uma menor de 14 anos e está sujeito a sofrer as penalidades da Lei e ser enquadrado pelo crime de estupro vulnerável” Pontuou a Delegada.

O prefeito Avelar Ferreira, fez uma breve explanação de alguns dos vários programas que o município está apoiando e que atuam diretamente no combate às drogas, e da violência contra as crianças e adolescentes como por exemplo: O PROJOVEM, PRONATEC, PETI, ESCOLINHA ZICO 10, PROERD, CRAS, CREAS, e outros.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-juvenil
 
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-juvenil foi criado em 18 de maio de 2000 pela Lei Federal nº 9970/00, com objetivo de mobilizar e convocar a sociedade brasileira a proteger suas crianças e adolescentes. A data foi escolhida em razão do crime conhecido como “Crime Araceli”, nome de uma menina de oito anos de idade que foi estuprada e assassinada em Vitória (ES), em 1973. Os autores desta violência nunca foram punidos.
 
Desde então, todos os anos a data é marcada por solenidades e apresentação de ações de órgãos públicos e da sociedade civil no combate a esta grave violação de direitos humanos.
 
A exploração sexual crianças é uma das piores e mais perversas formas de violação aos Direitos Humanos. Com a aproximação do Carnaval os números de casos de abuso aumentam significativamente.
 
A violência sexual  contra crianças e adolescentes, principalmente entre crianças até 9 anos de idade,  é o segundo principal tipo de violência, ficando pouco atrás apenas para as notificações de negligência e abandono. Pesquisa feita pelo Ministério da Saúde mostra que, em 2011, foram registrados 14.625 notificações de violência doméstica, sexual, física e outras agressões contra crianças menores de dez anos. Os números são do sistema de Vigilância de Violências e Acidentes (Viva) do Ministério da Saúde. O Viva possibilita conhecer a frequência e a gravidade das agressões e identificar a violência doméstica, sexual e outras formas (física, sexual, psicológica e negligência/abandono).

Da Editoria de Cidades

Avelar Ferreira faz mobilização contra a falta de ações no combate à seca

A prefeitura de São Raimundo Nonato parou em protesto pela falta de ações emergenciais no combate a seca no Estado. A mobilização aconteceu nesta semana em todo o Nordeste e foi organizada pela Confederação Nacional dos Municípios.

Além do prefeito Avelar Ferreira participaram da mobilização vereadores, secretários, representantes sindicais e a população em geral.

           Foto: Portalserradacapivara

“Falam de recursos e mais recursos para o combate à seca e não se vê acontecer medidas que solucionem os problemas. Falta semente de milho para os animais, falta água, os carros pipas são insuficientes para suprir as necessidades da população”, alertou Jurandir Araújo, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Raimundo Nonato.

Avelar Ferreira também destacou a importância da mobilização e a necessidade de celeridade na concretização de projetos enviados ao Governo Federal como a implantação de adutoras e poços tubulares.

“São dois anos de seca onde o nosso agricultor não consegue mais colher um grão de milho ou de feijão. A farinha, que é um produto nosso, estamos importando do Paraná, por um preço exorbitante; os animais estão quase desaparecendo e mais de 70% dos rebanhos já se perderam ou foram vendidos por preços abaixo do custo, por causa da falta de alimento para manter os rebanhos.

Com informações Portalserradacapivara

Fio de energia cai de poste e assusta moradores em Dom Inocêncio

Um fio da rede elétrica se rompeu e caiu no meio da rua no Centro do município de Dom Inocêncio (615 km de Teresina).  O local registrava grande movimento no exato momento da queda, pois ocorria na cidade uma feira mensal que reúne pessoas de todo o município. Felizmente ninguém se feriu. Os fios foram consertados no mesmo dia por uma equipe da Eletrobras de São Raimundo Nonato, cidade vizinha.


Os problemas com a rede elétrica tem ganhado grande repercussão no Piauí. No final de 2011 uma mulher morreu carbonizada após passar próximo a um poste energizado na zona leste de Teresina. 


O caso mais recente foi o do menino Ernesto, atingido por um fio de alta tensão que caiu quando ele brincava de bicicleta na zona norte da capital no último dia 29. Ernesto morreu no hospital um dia após o acidente.

Fonte: Portal SRN 

Técnicos do Banco Mundial visitam Serra da Capivara

Técnicos da Caixa Econômica Federal, Ministério do Meio Ambiente, ICMBio, Embrapa, Fiocruz e Jardim Botânico do Rio de Janeiro desembarcaram no município de São Raimundo Nonato em missão do Banco Mundial, nesta segunda-feira (06). 


O objetivo do encontro é acompanhar in loco uma série de projetos na região e analisar a possibilidade de incrementação de ações de conservação, pesquisa e infra-estrutura nos projetos que já estão sendo desenvolvidos.

A visita foi acompanhada por técnicos e pesquisadores da Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham), que mantém contrato de co-gestão com o Governo Federal para administração do Parque Nacional Serra da Capivara e pesquisas na chamada Área Arqueológica de São Raimundo Nonato, coordenado pela professora Niéde Guidon.

Na manhã de hoje, a equipe se deslocará para o Parque Nacional Serra da Capivara, para entender a contextualização da região e da reserva. O evento será no Centro de Visitantes que fica no Boqueirão da Pedra Furada.

No local haverá uma apresentação dos projetos realizados no Parque e região através do ICMBIO, JBRJ, Embrapa e Fiocruz. Logo em seguida, os representantes farão uma visita ao parque e aos sítios beneficiados com projetos. 

Na quarta-feira, dia (8), na sede do Museu do Homem Americano, serão apresentados os resultados obtidos pelos parceiros através do MMA, MAPA, MCTI e Funbio. No começo da tarde,  os técnicos da Caixa Econômica Federal farão a apresentação de seus projetos e a definição de atribuições. O trabalho da equipe será encerrado com uma avaliação do alcance dos indicadores e os encaminhamentos que serão expostos em um relatório entregue ao Banco Mundial. 


Da Editoria de Cidades

Sesapi vai elaborar projeto de ampliação do hospital de São Raimundo Nonato

O secretário de saúde do Piauí, Ernani Maia, afirmou neste sábado (04), que a Sesapi vai elaborar o projeto de ampliação do Hospital Regional Senador Candido Ferraz, em São Raimundo Nonato. O gestor visitou a unidade de saúde e, apesar de atestar que é uma das melhores do interior do estado, com alto índice de resolutividade, não suporta mais a demanda da região.

“Essa é a minha terceira visita ao Candido Ferraz e hoje vamos começar a organizar o projeto de expansão do hospital. Precisamos ampliar as enfermarias, cozinha, repouso médico, melhor adequar a maternidade. Estamos estudando também já nesse projeto incluir a UTI do hospital”, afirmou o secretário.

Ernani frisou que as melhorias do hospital, que possui 58 leitos, se deram principalmente pelos recursos humanos, o que diminui o tempo de espera. “A gente diz que é um dos melhores, por que avançou mais que os outros, mas ainda não está como a gente quer. A saúde se faz com recursos humanos. Nos países avançados em que a população está satisfeita, 80% é só recursos humanos, isso diminui a espera. Por isso o governador fez um concurso e vai chamar todos para diminuir o tempo de atendimento”, ressaltou.

UPA deverá funcionar em 3 meses

O secretário visitou também a obra da Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA). Segundo ele, é meta do governo colocá-la em funcionamento no prazo máximo de três meses. “É uma obra prioritária do governador e que está no sistema de monitoramento. Está pronta e equipada. A UPA deverá está aberta no prazo máximo de 3 meses, já funcionando”, garantiu.

A gestão da UPA, que terá 32 leitos de enfermaria e seis de UTI, será feita pelo estado através de uma organização social. “Os municípios não têm condições de fazer a manutenção de uma UPA deste padrão. O governo vai fazer uma licitação com uma organização social para geri-la”, explica o secretário.

A UPA de São Raimundo Nonato é do tipo II. Funcionará 24 horas em todos os dias da semana. O atendimento será focado no Acolhimento com Classificação de Risco, considerando a identificação do paciente que necessite de tratamento imediato, estabelecendo o potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento em sala específica para tal atividade e garantindo atendimento ordenado de acordo com o grau de sofrimento ou a gravidade do caso.

Centro de Reabilitação

Sobre o Centro de Reabilitação de São Raimundo Nonato, Ernani Maia informou que o terreno onde será construída a obra já está regularizado e o contrato assinado com a Caixa. “Estamos só aguardando o projeto do Ministério da Saúde, que é padrão. O recurso já está empenhado para que possamos fazer a licitação e a execução da obra ainda este ano”, finalizou.

Ainda no município, Ernani Maia e sua comitiva, formada por arquitetos da Sesapi e o superintende de assistência a saúde, Pedro Leopoldino, participaram da inauguração do Centro de Especialidades Odontológicas de São Raimundo Nonato.

Da Editoria de Cidades

São Lourenço do Piauí: Homens invadem casa lotérica e roubam R$ 6 mil do cofre

Uma casa lotérica foi assaltada na cidade São Lourenço do Piauí (550 km de Teresina), região do Sul do Piauí. Os ladrões, segundo os funcionários da agência, levaram toda a quantia do cofre durante a madrugada de ontem (4).

O crime só foi descoberto quando a letérica foi aberta na manhã seguinte para funcionamento. De acordo com a polícia, os criminosos invadiram o estabelecimento após fazerem um buraco no teto. 

A quantia levada foi de R$ 6 mil. A polícia acrescentou ainda que o cofre da lotérica não foi arrebentado e que os assaltantes tiveram prévio acesso à chave e à senha, informação que apenas dois funcionários sabiam.

O dinheiro referente ao pagamento de contas não foi roubado. A lotérica possui câmeras de segurança, mas o local onde fica o cofre não é monitorado pelas imagens. Nos outros locais, nenhuma movimentação estranha foi captada.

Com informações do Portal SRN.

Jordana Cury

Piauiense lança livro sobre inclusão social da pessoa com deficiência

O escritor Salvador de Castro lançará o livro "Adaptação, A Força do Amor", na próxima quinta-feira (09), às 19h30, no BNB Clube, em São Raimundo Nonato.


A obra é um romance, baseado em fatos reais, com uma forte mensagem de apoio à inclusão social da pessoa com deficiência e luta contra o preconceito. Segundo Castro, o livro pretende despertar uma crítica pessoal em cada leitor, sobre o tamanho da contribuição que cada ser humano pode dar à própria vida, a fim de contribuir para melhoria da qualidade de vida. 



Sobre o autor

Salvador de Castro é piauiense de São Raimundo Nonato e São Lourenço do Piauí. Acometido por uma doença genética neurológica, ele é cadeirante desde 2002. Sempre enfrentou de cabeça erguida todos os problemas consequentes de sua deficiência física e vem passando as rodas de sua cadeira sobre as dificuldades, porque entende que veio ao mundo para ser feliz e, portanto, nada vai impedi-lo de conseguir isso. O autor já escreveu de mais três romances: “A Vida é uma Constante Luta” (2000); “Amor Infrator” (2004); e “Contraste Perfeito” (2007). Seus livros são marcados pela denúncia ao preconceito social, sobretudo contra a pessoa com deficiência. 

Com informações Saoraimundo.com

Prefeitura Municipal realiza inscrições para o Projovem Trabalhador

A prefeitura de São Raimundo Nonato está realizando inscrições para o Projovem Trabalhador. O programa é uma das modalidades do Programa Nacional de inclusão dos jovens do Governo Federal através do Ministério do Trabalho, e tem por objetivo qualificar jovens com perfil de 18 a 29 anos que estejam estudando o Ensino Médio, ou que já tenham concluído e que não estejam cursando o Ensino Superior e sejam oriundas de famílias de baixa renda.


Em São Raimundo Nonato ele será desenvolvido através da Prefeitura Municipal e Secretaria do Trabalho e Assistência Social e coordenado pelo Instituto Cajuína. Os alunos terão 350 horas presenciais em que terão uma formação de cidadania e também inclusão digital as 250 horas restantes serão para qualificação profissional onde o aluno vai ter a iniciação para o trabalho, para que após o término do curso que tem duração de seis meses, ele possa estar apto a entrar para o mercado de trabalho.

“É uma oportunidade promovida pela Prefeitura em estar disponibilizando apoio total à nossa equipe o espaço físico para a realização dos cursos. A execução do Programa fica a cargo do Instituto Cajuína. Cada aluno vai receber duas camisetas, todo material didático necessário para o curso”. Declarou Sueli Medeiros representante do Instituto Cajuina.

O Projovem Trabalhador está disponibilizando 300 vagas que serão divididas em 10 turmas de 30 alunos. Foi definido que serão atendidos duas comunidades da zona rural do município com turmas no Povoado Pé do Morro e  no Assentamento Novo Zabelê e na Zona Urbana os cursos acontecerão nas Unidades Escolares Edson Ferreira no bairro Milonga e Eptácio Alves Pamplona do Paraíso das Aves.

O Projovem Trabalhador será coordenado pelo Instituto Cajuína, que foi selecionado através de Licitação pública para prestar este serviço de preparação dos jovens sanraimundeses através desta parceria com a Prefeitura Municipal de São Raimundo Nonato.

 As inscrições para o Programa “Projovem Trabalhador” estão sendo realizadas nos dias 25 e 26 de abril, na sede da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social – SEMTAS. Para se inscrever basta levar cópias dos documentos: RG, CPF, Título de Eleitor, Comprovante de Escolaridade e Comprovante de endereço.


Da Editoria de Cidades

Prefeitura Municipal realiza inscrições para o Projovem Trabalhador

A prefeitura de São Raimundo Nonato está realizando inscrições para o Projovem Trabalhador. O programa é uma das modalidades do Programa Nacional de inclusão dos jovens do Governo Federal através do Ministério do Trabalho, e tem por objetivo qualificar jovens com perfil de 18 a 29 anos que estejam estudando o Ensino Médio, ou que já tenham concluído e que não estejam cursando o Ensino Superior e sejam oriundas de famílias de baixa renda.


Em São Raimundo Nonato ele será desenvolvido através da Prefeitura Municipal e Secretaria do Trabalho e Assistência Social e coordenado pelo Instituto Cajuína. Os alunos terão 350 horas presenciais em que terão uma formação de cidadania e também inclusão digital as 250 horas restantes serão para qualificação profissional onde o aluno vai ter a iniciação para o trabalho, para que após o término do curso que tem duração de seis meses, ele possa estar apto a entrar para o mercado de trabalho.

“É uma oportunidade promovida pela Prefeitura em estar disponibilizando apoio total à nossa equipe o espaço físico para a realização dos cursos. A execução do Programa fica a cargo do Instituto Cajuína. Cada aluno vai receber duas camisetas, todo material didático necessário para o curso”. Declarou Sueli Medeiros representante do Instituto Cajuina.

O Projovem Trabalhador está disponibilizando 300 vagas que serão divididas em 10 turmas de 30 alunos. Foi definido que serão atendidos duas comunidades da zona rural do município com turmas no Povoado Pé do Morro e  no Assentamento Novo Zabelê e na Zona Urbana os cursos acontecerão nas Unidades Escolares Edson Ferreira no bairro Milonga e Eptácio Alves Pamplona do Paraíso das Aves.

O Projovem Trabalhador será coordenado pelo Instituto Cajuína, que foi selecionado através de Licitação pública para prestar este serviço de preparação dos jovens sanraimundeses através desta parceria com a Prefeitura Municipal de São Raimundo Nonato.

 As inscrições para o Programa “Projovem Trabalhador” estão sendo realizadas nos dias 25 e 26 de abril, na sede da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social – SEMTAS. Para se inscrever basta levar cópias dos documentos: RG, CPF, Título de Eleitor, Comprovante de Escolaridade e Comprovante de endereço.


Da Editoria de Cidades

Posts anteriores