Cidadeverde.com

Fábio Novo na Primeira Secretaria da Assembleia Legislativa

Na bancada petista há entendimento para o deputado estadual Fábio Novo representar o partido na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. Como a vaga do PT será a da Primeira Secretaria, Fábio Novo assumirá a missão no dia 02 de fevereiro. O petista não tem restrições nos partidos que participarão do comando do legislativo.  Também estão confirmados na Mesa da Alepi os deputados Themístocles Filho (presidente), Ismar Marques (Vice) e Mardem Meneses.

PC do B oficializa Osmar Júnior na liderança do partido na Câmara Federal

O Portal  Vermelho, órgão informativo do PC do B, destacou nesta sexta-feira,28, a decisão do Diretório Nacional que confirmou o deputado federal Osmar Júnior como o novo líder dos comunistas na Câmara. Osmar Júnior comandará  bancada de 15 parlamentares por um mandato de um ano. No segundo mandato de deputado federal, pela primeira assume a liderança do PC do B na Câmara. A escolha do líder foi feita na bancada e nesta sexta-feira ratificada pela direção nacional do partido.

Primeira missão

O líder comunista na Câmara Federal lembra que a primeira grande disputa que o aguarda no novo cargo é a aprovação do salário mínimo. O Partido defende a proposta apresentada pelas centrais sindicais, de R$580,00, e acompanha com interesse as negociações entre governo e centrais que podem resultar em um valor alternativo. O governo propõe R$545,00

Aprofundar mudanças

Osmar Júnior  afirma  que, a exemplo dos 15 membros de sua bancada, vai lutar para aprofundar as mudanças que o Presidente Lula iniciou em seus oito anos de mandato. Para garantir a manutenção do processo de crescimento econômico e distribuição de renda, o novo líder do PC do B na Câmara diz que é preciso mexer na estrutura tributária, por isso defende a reforma tributária.

Edvaldo Marques quer agilidade na formação das comissões técnicas

A presidência da Câmara Municipal de Teresina está solicitando dos vereadores  sugestões de nomes de parlamentares para as 11 comissões da Casa.
Os parlamentares devem compor a Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final por onde todos os projetos de Lei e Decretos passam antes de ir à votação em plenário. Há ainda  as comissões específicas de Orçamento, Meio Ambiente e Habitação, Educação, Direitos Humanos, Saúde, Ética, Legislação Participativa, Segurança Pública, da Mulher e de Geração de Emprego.
Cada comissão é formada por um presidente, relator, membro e suplente. Se houver  mais de um nome para o cargo, a escolha é feita em plenário.

Afinidade

“O objetivo é aproveitar a qualificação técnica de cada vereador para melhor desempenho das funções nas comissões específicas onde tramitam decretos e leis”, disse o presidente da Casa, vereador Edvaldo Marques.
A escolha dos nomes de cada uma das 11 comissões será feita na sessão ordinária do dia 02 de fevereiro (próxima quarta-feira).

Castro Neto promete Orla pronta em junho

Pela segunda vez nesta semana, o secretário  de Infraestrutura, Castro Neto, visitou a obra da Orla de Atalaia, no município de Luís Correia. Na última visita, o secretário foi acompanhado de engenheiros da SEINFRA e do Banco do Nordeste, responsável pelo financiamento da obra. “Esta visita teve como objetivo fiscalizar o andamento do projeto e, assim, agilizarmos a inauguração da Orla de Atalaia”, afirmou Castro Neto. O governo pretende inaugurar a Orla de Luis Correia em junho.

Piauí sem Mata Atlântica

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, não reconhece a região da Serra Vermelha/Serra das Confusões como Mata Atlântica. Segundo sua coordenadora no Piauí, a mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Eugênia Medereiros, para enquadramento de determinada região em um bioma necessitamos de similaridades geoclimáticas, sendo que os fatores ambientais relacionados a distribuição das chuvas, solo e altitude são imprescindíveis para a definição de seus limites, ´não há enquadramento possivel entre o que temos é a mata existente sob influência do Atlântico, denominada de mata atlântica. 
 

Compras pela internet

CCOM
Os nove Estados do Nordeste (Piauí, Ceará, Maranhão, Alagoas, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe) vão assinar um Protocolo ICMS para estabelecer, por meio de uma metodologia uniforme e do mecanismo de substituição tributária, que as empresas fornecedoras passem a recolher parte da carga tributária relativa ao ICMS para o Estado consumidor, ou seja, para quem compra, via internet, determinada mercadoria. A decisão foi tomada durante encontro de secretários executivos de Fazenda na Região Nordeste, realizado em João Pessoa-PB. O Piauí foi representado pelo superintendente de Despesa da Sefaz, Emilio Júnior.

Exportação em alta

O Piauí pode exportar banana para todas as regiões brasileiras em razão do trabalho desenvolvido pelos técnicos da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), que erradicaram a praga sigatoka negra, doença causada pelo fungo mycospharella fijiensis, principal problema fitosanitário que afetava a cultura da bananeira, disse o diretor geral da Adapi, José Antônio Filho.

Posts anteriores