Cidadeverde.com

Crédito para o semiárido

O Banco do Nordeste acaba de criar uma linha de crédito emergencial contra a estiagem no Semiárido (Pronaf-Estiagem/2010), voltada para o financiamento de crédito de emergência para o custeio das atividades pecuárias. As operações podem ser contratadas até 15 de março de 2011. O valor máximo por operação é de R$ 2 mil.

Abrangência

A nova linha se destina aos agricultores familiares cujos empreendimentos se localizem em municípios da região semiárida de sete Estados nordestinos (Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte). Estes municípios tiveram perdas de renda em decorrência de estiagem e decretaram situação de emergência ou estado de calamidade pública entre janeiro e setembro de 2010, reconhecidos pelos respectivos governos estaduais.
Segundo o gerente em exercício do Ambiente de Gerenciamento do Pronaf e Programas de Crédito Fundiáro do BNB, Máximo Antônio Cavalcante Sales, o prazo de pagamento é de no máximo dois anos, com juros de 0,5% a.a e bônus de adimplência de 25% sobre cada parcela.

Pronaf

Inicialmente, a operacionalização dessa linha de crédito se restringirá às demandas dos Grupos A, A/C e B do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que utilizam recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). O atendimento de pleitos dos demais agricultores familiares ocorrerá após pronunciamento do Tesouro Nacional quando à disponibilidade de recursos da STN.

Telefonia na Grande Teresina

A Anatel está ampliando as áreas para cobrança de DDD, como tarifa local, com beneficios à região metropolitana  Grande Teresina, projeto de autoria do então senador  Hugo Napoleão e  aprovado pelo Congresso. O beneficio trará economia para  quem  mora na região e entra em vigor em  120 dias..O projeto de Lei do ex-senador e hoje deputado federal eleito  foi aprovado em 98.

Mais empregos

O setor da Construção Civil foi um dos que mais empregou no Piauí no ano de 2010. A informação é do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Teresina (SINDUSCON), com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). Ao todo, entre janeiro e novembro, foram gerados 20.716 empregos no Piauí. A Indústria da  Construção Civil foi responsável por 37% dos empregos criados.

Cerrado piauiense é destaque nacional

O jornal O Estado de São Paulo destaca reportagem  sobre a expansão da região sul do Piauí no agronegócio. Os cerrados piauienses, reconhecidos como a última fronteira agrícola do país, crescem na produção de grãos em ritmo superior à média nacional, atraindo investidores pelo potencial produtivo e baixo custo das terras. Mais recentemente, a região também desperta pelos investimentos públicos em energia e estradas.

Solidariedade

A Guadalajara/Onix Jeans, expositora da São Paulo Prêt-à-Porter, confirmou doação de 1.000 calças jeans para o Grupo Couromoda destinar às vitimas das chuvas no Estado do Rio de Janeiro. “A ideia surgiu como forma de ajudar as pessoas e sensibilizar empresas para que também contribuam com as vítimas. As calças que serão doadas foram utilizadas na decoração do estande”, afirma Cláudia Claudino, diretora-presidente da Guadalajara.

 

Pequenos partidos conquistam espaços no governo

PSDC e PTN acertaram o passo no governo do Estado. Os partidos apoiaram a reeleição do governador Wilson Martins, esperaram e conquistaram cargos em escalões intermediários. Pelo PSDC, Sérgio Bandeira foi nomeado para uma coordenadoria relacionada a assuntos institucionais, instalada na secretaria de governo; Italo Sávio, do PTN, será coodenador na Vigilância Sanitária do Estado; Gilmar Lobão, hoje ligado ao PSDC, assume a direção do Terminal Rodoviário Lucidio Portela. Só falta acomodar o PRP.

Politicamente correto

As lideranças do PP agiram corretamente ao confirmar apoio ao governo do Estado sem ligações com cargos nos diversos escalões. Foi assim no  inicio de janeiro com manifestações da deputada estadual eleita Margareth Coelho, e agora com a principal liderança do partido no Estado, senador eleito Ciro Nogueira.

Prestígio

Para conquistar um cargo na mesa diretora do Senado, o piauiense Ciro Nogueira tem apoio do seu partido, PP, e do presidente da Casa, José Sarney, que será reeleito para mais um mandato de dois anos.

Posts anteriores