Cidadeverde.com

Público lota calçadão na primeira noite do Carnaval de Altos

  • 1U6A5187.jpg Ascom Prefeitura
  • 1U6A5260.jpg Ascom Prefeitura
  • 1U6A5270.jpg Ascom Prefeitura
  • 1U6A5294.jpg Ascom Prefeitura
  • 1U6A5324.jpg Ascom Prefeitura
  • 1U6A5400.jpg Ascom Prefeitura
  • 1U6A5411.jpg Ascom Prefeitura
  • 1U6A5414.jpg Ascom Prefeitura
  • 1U6A5439.jpg Ascom Prefeitura
  • 1U6A5446.jpg Ascom Prefeitura
  • 1U6A5451.jpg Ascom Prefeitura
  • 1U6A5471.jpg Ascom Prefeitura
  • 1U6A5480.jpg Ascom Prefeitura
  • 1U6A5489.jpg Ascom Prefeitura
  • 1U6A5498.jpg Ascom Prefeitura
  • 1U6A5501.jpg Ascom Prefeitura
  • 1U6A5507.jpg Ascom Prefeitura
  • 1U6A5516.jpg Ascom Prefeitura

O calçadão da Praça Cônego Honório ficou pequeno para a primeira noite de atrações do Carnaval de Altos, nesse sábado (10). O evento é organizado pela Prefeitura, por meio da Coordenadoria Municipal de Cultura, e conta com apoio do Governo do Estado.

A folia foi aberta pela banda local os Versáteis. Em seguida, o cantor Kaio Stronda e a Banda Rapazona animaram o público presente.

“Melhor início de carnaval impossível. Todo mundo se divertindo com tranquilidade e muita alegria. Esperamos que os próximos dias também sejam assim”, comenta a prefeita de Altos, Patrícia Leal.

Confira a programação dos próximos dias:

Domingo (11)
16h - Carnaval Infantil
Atração: Forró DMais
21h - Os Versáteis
23h - Bicho Q Balança
1h - Gang & Cia

Segunda (12)
21h - Festa com animação dos paredões de som

Terça (13)
21h - Os Versáteis
23h - Rodo da Bahia
1h - D'Pileki

cidades@cidadeverde.com

Bando explode agência do Bradesco e troca tiros com a polícia

  • 2.jpg pmpi
  • 3.jpg pmpi
  • alet.jpg pmpi
  • alost.jpg pmpi
  • alto.jpg pmpi
  • 23.jpg pmpi
  • 56.jpg pmpi

Cerca de seis homens explodiram a agência do Bradesco de Altos (a 40 km de Teresina) na madrugada desta sexta-feira(12). A Polícia Militar foi acionada e chegou a trocar tiros com os suspeitos na tentativa de abortar a fuga.

A agência ficou totalmente destruída inclusive os aparelhos de ar condicionado do local. 

De acordo com o capitão Cléber, do 8º Batalhão, foram feitas diligências no sentido de prender os assaltantes, mas não conseguiram localiza-los. A polícia acredita que eles fugiram em direção a Beneditinos ou Teresina. 

Militares do Bope e da Rone foram chamados para dar apoio às viaturas do 8º BPM, principalmente na região da Taboca do Pau Ferrado, possível rota dos bandidos. 

A agência foi isolada e a perícia e o distrito daquela foram acionados para iniciar as investigações.

 

Caroline Oliveira
carolineoliveira@cidadeverde.com

Parceria entre Prefeitura de Altos e associação possibilita coleta de resíduos recicláveis

Um termo de compromisso firmado entre a Prefeitura de Altos e o movimento Associação Emaús Trapeiros de Teresina tem garantido o trabalho de coleta de lixo solidária para fins de reciclagem. A ideia pretende incentivar o exercício de boas práticas para a preservação do meio ambiente, de modo que a comunidade assimile o entendimento de que essas ações refletem na melhoria da qualidade de vida do ser humano.

De acordo com Manoel Severino, professor e artista plástico que presta serviços para a Secretaria de Assistência Social do município, depois de coletados, os resíduos são armazenados no prédio da Emáus Plenitude de Altos, uma extensão da associação teresinense sediada no Bairro Tranqueira.

“Um mapa de coleta foi estabelecido pela Emaús de Altos. Nós recolhemos os resíduos em comércios, farmácias, escolas e nas residências das pessoas. Inclusive estamos à disposição para atender o chamado da comunidade. Estamos sempre na Secretaria de Assistência Social, basta chamar que providenciaremos a coleta em domicílio”, observa Severino.

Ainda segundo o professor, o serviço recolhe, principalmente, papéis usados; exceto lixo orgânico, lâmpadas, isopores, pilhas, baterias de celular e outros tipos de lixo tóxico.

A prefeita de Altos, Patrícia Leal, destacou a importância da ação social e de sua divulgação para a comunidade.

“As ações com foco na preservação do meio ambiente devem ter prioridade em nossas vidas. Precisamos fazer desse tipo de atitude uma ação natural, algo comum no nosso dia a dia. Para isso, essa consciência deve ser desenvolvida desde cedo, com trabalho nas escolas e campanhas educativas”, comenta Patrícia.

Antônio Francisco Santos, diretor da associação, ressalta que o projeto é audacioso, e que planeja difundir a ideia por todo o Piauí. “Estamos felizes com a parceria firmada com o município de Altos. Temos certeza que este pensamento vai se espalhar por outras cidades da região. É mais gente pensando no meio ambiente e mais famílias carentes sendo beneficiadas”, completou.

O movimento Emaús Trapeiros foi fundado em 1997 e é mantido por doações de materiais recicláveis doados por entidades públicas.

Fonte: Ascom

SEMED de Altos realiza Formatura do ABC para 243 crianças

A Prefeitura de Altos, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) realizou na noite desta quarta-feira (20) a solenidade de Formatura do ABC 2017 dos alunos do Nível II de 14 centros de ensino que integram a Etapa de Educação Infantil no município. Agora as crianças vão cursar o 1º Ano do Ciclo de Alfabetização.

O evento foi realizado no Ginásio Poliesportivo Governador Guilherme. Na oportunidade, receberam os canudos de formatura 243 crianças. Os anéis e certificados foram entregues nas próprias escolas, dias antes da formatura. “Optamos por realizar essa etapa em data anterior ao evento, como forma de dar dinâmica a solenidade e evitar desconforto aos alunos em razão do tempo”, explicou Nairene Lima, diretora geral da Secretaria de Educação.

Warton Lacerda, secretário de administração do município, participou do evento. Ele se emocionou com as crianças e relembrou um pouco de sua infância.

“A verdade é que esta solenidade representa a realização de um sonho para mim. Quando criança, infelizmente não tive a oportunidade de participar de um evento dessa magnitude. Hoje, como gestor público, tenho a honra de colaborar com uma solenidade tão especial para famílias, educadores e mais de 240 crianças”, destaca Lacerda.

A prefeita de Altos, Patrícia Leal, também descreveu a formatura como um momento de muita emoção, e que certamente ficará marcado na memória dos formandos.

“As crianças vivem um momento muito especial em suas vidas, onde naturalmente fixam as informações com mais facilidade em suas mentes. E esse momento, marcado por uma atmosfera lúdica linda e justas homenagens aos pequenos, acredito que também servirá para aguçar pensamentos, projetar sonhos - exercícios indispensáveis na vida de uma criança e até mesmo de um adulto”, comentou a gestora.

Fonte: Ascom

Senac e Assistência Social de Altos realizam cursos gratuitos para 100 alunos

A Prefeitura de Altos, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial no Piauí (Senac) concluiu neste mês de dezembro mais três cursos de Formação Inicial Continuada (FIC). As atividades são disponibilizadas por meio do Programa “Acessuas Trabalho”, do Ministério do Desenvolvimento Social.

De acordo Fátima Barreto, Secretária de Assistência Social de Altos, cinco turmas foram formadas durante o ano, atendendo cerca de 100 alunos.

“Foram ofertados cursos de bombons e trufas, automaquiagem, delícias natalinas, cortes masculinos e designe de barba. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações de articulação e mobilização de pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou risco social para acesso a oportunidades e, consequentemente, aceitas ao mercado de trabalho”, ressalta a secretária.

Josicleide Delfino, coordenadora de um dos cursos, informou que parte dos beneficiários contemplados é assistida pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da secretaria de assistência social do município.

“Algumas áreas foram destinadas para jovens que moram em território de risco, em decorrência do uso ou tráfico de drogas. Inclusive, uma das turmas do curso de barbeiro foi ofertada para pessoas da Fazenda da Esperança, que é uma comunidade terapêutica de recuperação de dependentes químicos”, explica a coordenadora.

A culminância dos trabalhos - com festa de confraternização e entrega de certificados - ocorrerá em no início de Janeiro/2018 na Secretaria de Assistência Social, localizada no centro de Altos.

Fonte: Ascom

Acusado de estupro em São Paulo é preso no interior do Piauí

Um lavrador foragido do estado de São Paulo foi preso no município de Altos, interior do Piauí. Francisco José Ferreira da Silva é acusado de estuprar uma adolescente de 13 anos de idade em 2015. De acordo com a Polícia Civil, após o crime o investigado veio se esconder no Piauí. No momento da prisão, ele estava em casa com a esposa e a filha que ficaram bastante abaladas. 

O delegado Jarbas Lima, titular do 14º Distrito Policial, explica que o acusado mantinha relação sexual com o consentimento da adolescente. Contudo, a garota era menor de idade, o que caracteriza estupro. 

"É preciso reforçar que mesmo a adolescente consentindo o ato sexual, a lei prevê que é crime manter relação sexual com menor de 14 anos", alerta o delegado. 

Francisco José Ferreira será transferido para o sistema penitenciário do Piauí. Atualmente, ele trabalhava como borracheiro no posto de combutíveis na BR-343. 

 

Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Presos serram grades e fogem da Delegacia de Altos


Foto: Polícia Civil do Piauí

Três presos serraram as grades e fugiram da Delegacia de Altos, a 42 quilômetros de Teresina. De acordo com o delegado Jarbas Lima, a unidade estava com quatro detentos na cela, mas um deles se recusou a fugir e continua preso na unidade. 

 A fuga ocorreu na madrugada desta terça-feira (28). O delegado informou ao Cidadeverde.com que a polícia está em diligência para recapturar os presos.

Os policiais só perceberam que os presos não estavam mais na cela logo pela manhã. 

Os presos que fugiram foram identificados como Francisco Hércules Barreto de Sousa, Pedro Sabino do Nascimento e Aliomar da Silva Melo. 

No momento da fuga, havia apenas um plantonista na delegacia. 

Drogas 

Nesta terça, uma mulher foi presa com 302 pedras de crack em Altos. A droga foi avaliada em R$ 3 mil. Com ela também foi encontrada uma quantidade de maconha. De acordo com o delegado Jarbas Lima, a mulher tem uma relação com um adolescente, que foi apreendido e será transferido para o Complexo do Menor Infrator em Teresina.  O flagrante ocorreu na residência do casal, no bairro Santo Inês, por volta das 10 horas. 

 

Carlienne Carpaso
carliene@cidadeverde.com 

Polícia descobre fábrica clandestina de armas em Altos; um é preso

  • 06a25ad0-6d12-4d36-a374-333175725903.jpg Polícia Civil do Piauí
  • c426ef54-a02e-454c-be10-f0ebd91d98f6.jpg Polícia Civil do Piauí
  • 1f17d23c-188c-4998-b729-7717974933c6.jpg Polícia Civil do Piauí
  • 4962698e-f0c2-4e38-b738-d88ce87a65b9.jpg Polícia Civil do Piauí
  • 40b65ecd-563e-4a3a-8bec-8602fd999200.jpg Polícia Civil do Piauí
  • 184713ed-ea75-44b8-97cb-8cf527bd51f2.jpg Polícia Civil do Piauí
  • 67d7d73a-9e01-48f5-a976-a8c3a74db989.jpg Polícia Civil do Piauí
  • ff9f2a2a-8293-4f00-86c0-b6e814c7c5e3.jpg Polícia Civil do Piauí

Um homem que mantinha uma fábrica de armas caseiras foi preso nesta sexta-feira (24) no município de Altos, a 42 km de Teresina. De acordo com o delegado Jarbas Lima, Antônio Francisco Santiago, 54 anos, foi preso em flagrante e autuado nos artigos 12 e 17 do Estatuto do Desarmamento, que dispõe sobre a posse irregular de arma de fogo de uso permitido e comércio ilegal e arma de fogo, respectivamente. Uma espingarda era vendida na média de R$ 500. 

“No local foram encontradas duas armas de fogo, sendo um rifle calibre 22, uma espingarda calibre 20, munições de calibre 38 e 44, um cartucho de espingarda, além de espoletas, canos e molas que seriam utilizadas para fabricar outras armas”, disse o delegado, destacando que o preso foi encaminhado para a delegacia do município. 
 
Na fábrica, o delegado também informou que foram apreendidos dois televisores (uma de 51 e outra de 40 polegadas).  A Polícia trabalha com a hipótese dos produtos serem objetos de furto e usados na troca por armas. 

Jarbas afirmou ainda que a investigação continua para identificar possíveis compradores das armas.

 

Carlienne Carpaso
carliene@cidadeverde.com 

Cerca de 20 presos fazem motim de Cadeia Pública de Altos

Matéria ampliada às 12h48

Na manhã em que foi registrado o primeiro motim na Cadeia Pública de Altos, um detento também foi assassinado. A informação foi confirmada pelo Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sinpoljuspi). 

"A morte ocorreu no fim da manhã e ainda não sabemos se ele morreu por asfixia, espancamento ou com um espeto de ferro. Ainda não podemos confirmar se o assassinato tem alguma relação com o motim que foi controlado pelos agentes penintenciários por volta de 8h30", disse José Roberto, presidente do Sinpoljuspi. 

Segundo ele, o motim ( que durou cerca de 2 horas) ocorreu após a transferência de 20 detentos da penitenciária Irmão Guido para a Cadeia Pública de Altos na última terça-feira (07). 

Os presos envolvidos no motim estavam em celas da triagem. Já o detento assassinado se encontrava no pavilhão B.

A Cadeia Pública de Altos foi inaugurada em 2015 e hoje registrou o primeiro motim e morte de detento dentro do presídio. Apesar de recém-inaugurado, o local já está superlotado, o que contribui significativamente para distúrbios entre os presos, de acordo com o Sinpoljuspi.

"Os presídios de Altos e São Raimundo Nonato eram considerados modelos e não tinham incidentes. Contudo isso mudou com a superlotação e a tendência é que a situação se agrave", alerta José Roberto. 

Matéria postada às 10h17

Um motim no setor de triagem na Cadeia Pública de Altos ocorreu na manhã desta quinta-feira(09). Cerca de 20 presos teriam se armado de ferros, onde tentavam abrir os cadeados das celas e ainda jogavam pedras nos agentes que tentavam se aproximar. 

Os agentes utilizaram armas com balas de borracha para tentar conter os presos. Eles relataram que o setor ficou todo quebrado. 

De acordo com a Secretaria de Justiça, o motim começou por volta das 7h15 e foi controlado cerca de uma hora depois com ajuda dos agentes e policiais militares. 

"A ação rápida dos agentes ajudou a controlar a situação com agilidade", frisa o tenente-coronel Adriano de Lucena, diretor de Administração Penitenciária da Secretaria de Justiça.

Atualmente o presídio contém cerca de 280 presos e nove agentes por plantão. A capacidade é de 156 detentos. 

Uma vistoria geral está sendo realizada no presídio.

 

Caroline Oliveira e Graciane Sousa
redacao@cidadeverde.com

Presidente da CPI de maus-tratos infantil visita garoto encontrado em cela de presídio

O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos maus-tratos às crianças, senador Magno Malta (PR-ES), veio ao Piauí acompanhar a conclusão do inquérito policial que investigou o caso de um menino de 13 anos, encontrado dentro da penitenciária Major César Oliveira, na cidade de Altos, a 40 km da Capital. O parlamentar declarou que o caso deve ser tomado como um ato pedagógico para que não venha a ser repetido. 

"Precisamos tomar esse caso como um ato pedagógico para que não se repita, tendo em vista que as autoridades já se articularam para esclarecer e dar resposta a sociedade. Estou satisfeito com a maneira que está sendo tratado o caso pela Polícia Civil, Ministério Público e Secretaria de Justiça", disse o senador. 

O parlamentar visitou o presídio acompanhado do delegado Jarbas Limas, titular do 14º Distrito Policial, que enviou o inquérito policial ao Ministério Público na semana passada. Na penitenciária, o senador conversou com detentos, defendeu prisão aos suspeitos de crimes contra crianças e postou um vídeo dentro da cela onde ocorreu o flagrante. 

"Todos nós amamos crianças e não queremos crianças abusadas, violentadas. Quem violenta criança tem que ficar preso separado, pois nem o pior preso aceita abuso de crianças. 

Magno Malta também foi ao abrigo onde estão morando o adolescente e mais três irmãos de oito, dez e 15 anos de idade por decisão judicial.  "Saio alegre com o que presenciei. Fiquei impressionado como as crianças estão sendo tratadas e conduzidas psicologicamente. Estive com elas um tempão. Todos conversaram, riram. Foi uma conversa sem danos, sem vitimização. As crianças estão muito bem", declarou. 

O senador requereu o inquérito policial que será apresentado ao relator da CPI, o senador José Medeiros (PSD-MT). 

 

 

Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Posts anteriores