Cidadeverde.com

Municípios receberão mutirão do Detran

Campo Maior, São João do Piauí, Jaicós e Oeiras receberão o mutirão de provas práticas do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) para retirada da 1ª Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Os municípios foram integrados ao cronograma da banca 02, que tem capacidade para realizar até 100 provas práticas por dia. A expectativa é que cerca de 1.700 exames práticos de percurso e baliza sejam realizados.

Em Campo Maior, a banca aplicará os testes nos dias 28, 29, 30 e 31 de março. Na cidade de São João do Piauí, será de 04 a 07 de abril. Já em Jaicós, os exames serão realizados entre 11 e 12, seguindo para a cidade de Oeiras nos dias 18, 19 e 20, encerrando as atividades em Uruçuí, que já estava no calendário, nos dias 25, 26, 27 e 28 de abril. O agendamento para a realização da prova estará disponível 15 dias antes da chegada da banca examinadora na cidade.

Fábrica de cimento demite mais funcionários em Fronteiras

A prefeita de Fronteiras, Maria José Ayres de Sousa, informou ao Blog das Cidades, que novas demissões atingiram 300 funcionários da indústria  de cimento Itapessuma instalada no município. Agora o número oficial de pessoas desempregadas diretamente  pela fábrica já é de quinhentas pessoas. A prefeita recebeu dos deputados federais piauienses Heráclito Fortes(PSB) e Marcelo Castro(PMDB), a informação que a bancada federal do Estado irá agendar em Brasília uma reunião com os empresários do grupo que é dono da fábrica, na busca por alternativas que possam reverter o número de demissões que assusta toda a população de Fronteiras e região. A prefeita informou também que o governador Wellington Dias irá tentar realizar em Teresina um encontro com os donos do grupo empresarial que detém a Itapessuma na busca por alternativas que possam reverter o fechamento total da fábrica e as demissões dos empregados. 

Simões sofre com chuvas irregulares

O município de Simões, distante 466 quilômetros de Teresina, não registra uma chuva forte desde o dia 11 de fevereiro  quando  de acordo com a defesa cívil  choveu  55 milimetros. Na cidade 19 caminhões pipa  geridos pelo exército brasileiro abastecem a zona rural, mas  segundo o coordenador municipal de defesa cívil, Raimundo Brito,  nem todas as localidades rurais estão sendo abastecidas pelo exército e a prefeitura disse ele,  não tem condições de assumir financeiramente o serviço. A água que chega a população de Simões vem da Barragem de Marruás, localizada no município de Patos do Piauí, que fica distante 64 quilômetros. Alguns moradores reclamam da qualidade do produto que vem do município vizinho e chegam a gastar até R$ 250,00(duzentos e cinquenta reais) por uma carrada de 8 mil litros de água vendida de poços da cidade de Araripina em Pernambuco, que para muitos tem melhor qualidade para o consumo. Criadores de ovinos e caprinos de Simões também reclamam da falta de chuvas e de pasto e temem perder os rebanhos e  os agricultores que arriscaram plantar após as primeiras chuvas irregulares perderam tudo.

Projeto Jovens Empreendedores será implantado em Corrente

A prefeitura de Corrente assinou um contrato de adesão ao projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEEP). O projeto  é destinado a fomentar a educação e a cultura empreendedora, procurando  apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender e o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gerência da própria vida (pessoal, profissional e social).

Essas são características fundamentais dos comportamentos empreendedores, nos quais o estudante e o grupo em que está inserido reconhecem que suas contribuições são importantes e valorizadas. O projeto será executado pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo e o SEBRAE.

Segundo o vice prefeito Dionizio Junior por meio do JEPP, os alunos do 1º ao 9º ano irão aprender sobre empreendedorismo ao longo do semestre letivo, ficando em contato com a cultura empreendedora desde cedo,  estando mais preparados para enfrentar desafios e mais abertos a inovações.

 

Prefeitura recupera estradas em Palmeirais

 

A Prefeitura Municipal de Palmeirais realiza uma operação nas estradas vicinais do município com recuperação de locais danificados pela ação das chuvas. Já foram recuperados os trechos que levam ao Marruá, a estrada que liga a Serra do Burro até o Assentamento Água Azul, além do trecho que leva à Vaca Piada e a ladeira da Serra da Solta.

De acordo com o responsável pelo setor de transportes da Prefeitura, Maciel Viana, outros trechos serão recuperados em breve. “Já recuperamos algumas estradas e temos vários serviços já agendados. Nossas equipes estão em campo e, na hora que um trecho fica pronto, já partimos partimos para outro” explica.

Para o prefeito Reginaldo Júnior , as obras refletem o compromisso da gestão em administrar os recursos públicos a fim de garantir o acesso entre sede e povoados, melhorando a qualidade de vida dos palmeiraisenses “Um dos maiores desafios da administração pública é a extensão territorial do município, por isso é imprescindível que a gente mantenha as estradas em boas condições. Nossas máquinas não param”, declara o prefeito.

 

Fonte: Ascom

 

 

 

Água Branca receberá o Turminha Cozinha Brasil

 

A Prefeitura de Água Branca, através da através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, irá oferecer, em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI), o curso Turminha Cozinha Brasil.

O curso terá início na próxima terça-feira (21), com duração de quatro dias, e será ofertado para os usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), os multiplicadores do SCFV e das Secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação.

“Articulamos com a direção da FIEPI a oferta do curso Multiplicador SESI Turminha Cozinha Brasil em Água Branca. Essa é uma ótima oportunidade para crianças, jovens e profissionais aprenderem uma nova atividade”, comenta a secretária de Assistência Social, Danielly Sousa.

As aulas serão ministradas na sede do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), nos turnos manhã e tarde, entre os dias 21 e 24 de março, e atenderá o público de 40 crianças, 40 jovens e 40 profissionais. 

Fonte: Ascom
joaobandeira@cidadeverde.com

Pedro II realiza semana de combate ao Aedes aegypti

Como parte da Semana Nacional da Rede de Assistência Social contra o mosquito Aedes aegypti, a Prefeitura de Pedro II realizará, nos dias 20 e 21 de março, uma programação diversificada para prevenir e combater o vetor responsável pela transmissão da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela.

O evento, intitulado “Todos contra o Aedes aegypti - Juntos somos mais fortes! ”, é resultado da parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA); Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS); Secretaria Municipal de Saúde (SESAPI); Secretaria Municipal de Educação (SEMED); Secretaria Municipal de Comunicação (SEMCOM) e Coordenadoria de Endemias.

Fonte: Ascom
joaobandeira@cidadeverde.com

Congresso das Cidades impressiona prefeitos participantes

O Congresso das Cidades surpreendeu todas as expectativas quanto a quantidade de prefeitos participantes e ainda com relação ao conteúdo repassado durante as palestras, oficinas e painéis expositivos. Muitos dos gestores que estiveram no evento ressaltaram a iniciativa como amplamente produtiva no que diz respeito a transmissão de conhecimentos para uma melhor gestão administrativa e torcem que o Congresso volte a acontecer no futuro parabenizando o evento pelo alto nível de organização e profissionalismo. 

Congresso das Cidades encerra hoje e sorteia um Fiat Toro

O terceiro e último dia do Congresso das Cidades promete bastante movimentação dos mais de duzentos prefeitos inscritos e assessores  na finalização dos trabalhos de palestras, oficinas e workshops que tem atraído um número expressivo de participantes durante as realizações. Hoje também a torcida de cada um  dos prefeitos fica por conta do sorteio de um Fiat Toro, que tem chamado a atenção de todos no evento, que desejam levar para  suas cidades o veículo para ajudar nos trabalhos das prefeituras. A torcida do Blog das Cidades é que todo o conhecimento transferido ao longo do Congresso sirva para cada um dos participantes na boa condução administrativa da gestão de cada uma das prefeituras que estiveram no evento.

Congresso das Cidades atrai prefeitos de todo o Piauí

O maior evento de gestão pública do municipalismo piauiense já realizado. Essa é a definição mais apropiada para o Congresso das Cidades aberto na noite de ontem na sede da Fiepi em Teresina. Ao todo 218 prefeitos estão escritos para participação na iniciativa,  juntamente de  assessores, que contarão com orientações a respeito de gestão, planejamento, geração de renda e superação de desafios administrativos. A Tv Cidade Verde,  o Sebrae e o Governo do Estado,  agradecem a presença dos prefeitos de norte a sul do Piauí que participam do Congresso das Cidades junto com as respectivas equipes técnicas,  e a expectativa é que o conteúdo de aprendizagem disponibilizado durante os dias da realização sirva adquadamente de forma prática na condução das gestões públicas dos municípios participantes.  

Posts anteriores