Cidadeverde.com

Luzilândia Julina acontece dias 29 e 30 de Julho

O Governo de Luzilândia através da Secretaria de Cultura, com o apoio do Deputado Estadual Evaldo Gomes e do Doutor Marcos Vinicius vai realizar a 1ª edição do Luzilândia Julina. O evento acontecerá nos dias 29 e 30 de Julho e trás em seu tema principal "O Sertão vai virar mar, e o mar vai virar Sertão", o tema é em homenagem à um dos mais reconhecidos livros da literatura brasileira, que retrata um dos cenários típicos da região nordeste do Brasil, atribuído ao autor Euclides da Cunha.

Será montada nos próximos dias uma grande estrutura, e um ambiente temático na Avenida João Batista Pinto, próximo ao ginásio poliesportivo onde quadrilhas, danças, bois, e atrações culturais dos estados do Piauí e Maranhão se apresentarão no evento que promete ser um dos maiores festivais da região.

Além dos grupos culturais, serão atrações do LUZILÂNDIA JULINA as bandas Willey Gomes, Wernesty Oliveira, Forró Talismã e Cavalo de Pau.


PROGRAMAÇÃO

DIA 29/07
18:30- Apresentações de Danças Folclóricas da Cidade e Região
00:30- Show Musical
05:30- Show Musical
DIA 30-07
18:30- Competição Regional de Quadrilhas
00:30- Show Musical
05:30 Show Musical

Fonte: Ascom

Campo Maior receberá mais asfalto na zona Urbana

A Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans) vai realizar no dia 11 de agosto a concorrência 08/2017, com valor estimado em mais de R$ 222 milhões, destinada à contratação de empresas para realização de obras de pavimentação asfáltica que contemplarão todos os 224 municípios em etapas.

Ao todo são 665 mil quilômetros de pavimentação com concreto betuminoso usinado a quente, o CBUQ. O projeto diz que as obras são de grande importância social, contemplando as regiões de desenvolvimento do Piauí.

Para Campo Maior, o Governo do Estado está liberando 18 mil metros quadrados de asfalto para pavimentar vias publicas na zona urbana do município. "A idéia é asfaltar pelo menos  uma via naqueles bairros onde ainda não há asfalto como o Cidade Nova", revela o prefeito Professor Ribinha.

Essa informação foi repassada pelo governador Wellington Dias  ao prefeito de Campo Maior, Professor Ribinha, durante a inauguração do CIAC (Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão), na quarta-feira passada, dia 12.

O prefeito havia solicitado ao governador a inclusão do município na primeira etapa do projeto de asfaltamento urbano que será executado ainda esse ano pelo Governo do Estado.

Fonte: Ascom

Centro Desportivo de Oeiras será reformado

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), vai construir um novo Centro Desportivo no município de Oeiras.

A estrutura que será implantada na Rua Prof. Rafael Farias e terá como objetivo oportunizar à população um local apropriado para que sejam desenvolvidas práticas esportivas e culturais, contemplando praça, quadras de tênis, vôlei de areia, ginásio poliesportivo, espaço para ginástica fisioterapêutica, brinquedos infantis, área de mesas e jardins, campo de futebol society, campo de futebol com arquibancadas, e área de apoio com parte administrativa e de vestiários.

De acordo com a secretária de Estado da Infraestrutura, Janaínna Marques, o projeto foi pensado sob o ponto de vista da acessibilidade. “O empreendimento será construído em uma área de 19.507,34m², e está em fase de licitação. É um projeto desenvolvido pela arquiteta Maria Carvalho, que compõe a equipe da Seinfra, e foi pensado sob o ponto de vista da acessibilidade, por meio do uso de superfícies em rampas. Essa estrutura é, sem dúvida alguma, mais uma opção à prática de esporte e lazer para a população de Oeiras”, destacou a gestora.

Fonte: Ccom

Cânion do Poti terá guias para turistas

Os interessados em visitar o Cânion do Rio Poti nos dias 28, 29 e 30 de julho, deverão procurar a Associação dos Condutores de Turistas e Visitantes de Castelo (Condatur) por meio do telefone (86) 99928-5764. Por motivo de segurança, durante o Canyon Fest Poti, o acesso à fenda geológica, localizada na região da serra da Ibiapaba, somente será permitido com um guia local credenciado. 

“Temos um cânion belíssimo, mas pedimos cautela à população porque ainda não está preparado pra receber um grande número de pessoas. É preciso a gente controlar, pra levar os turistas com segurança. A orientação é que procurem a Associação de Condutores do município. Estamos lá com toda a equipe treinada pra acompanhar e mostrar as nossas belezas naturais”, afirma o prefeito Magno Soares. 

O Canyon Fest Poti conta com o apoio do Governo do Estado e do Sebrae. “Até ano passado, o evento se chamava Cachaça Fest, pois funcionava em torno de uma atividade econômica importante em Castelo e na região, mas o governador Wellington Dias sugeriu a ampliação do evento, para fazer alusão a um grande potencial turístico, que é um cânion de rara beleza. Portanto, passa a fazer parte do calendário de eventos turísticos e culturais do Piauí de forma mais ampla, permitindo a valorização não só das atividades econômicas, mas da cultura e desse patrimônio natural que os brasileiros ainda precisam conhecer”, frisa o secretário de Governo, Merlong Solano.

Organização

O secretário Merlong Solano reuniu representantes de diversos órgãos, nesta segunda (17), para avaliar o andamento das demandas relativas à organização do evento, que terá estandes para exposição de peças do artesanato local, além de apresentações culturais. Dentre as atrações estão Raça Negra, José Augusto, Caninana do Forró, Zezo, Fabrícia e Banda, Martine Cadillac e As Fulô do Sertão. 

Localizada a 184 km da capital, a cidade de Castelo contará com reforço policial, equipe médica e ambulância, bombeiros, agentes de trânsito, pontos de internet, além de uma série de preparativos anteriores ao festival, como a recuperação das estradas que dão acesso ao município. “O apoio do Governo do Estado é de fundamental importância para que façamos um evento de ponta, que deixe todos os visitantes satisfeitos”, afirma o prefeito Magno Soares.

Fonte: Ccom

Litígios territoriais no médio Parnaíba

Na última reunião do primeiro semestre da Comissão de Estudos Territoriais (CETE) da Assembleia Legislativa foram assinados vários acordos pelos prefeitos e presidentes das Câmaras Municipais nos municípios com algum tipo de litígio.

É o caso do prefeito de Lagoinha do Piauí, Alcione Barbosa Viana, que foi representado por Francisco Dourival Mendes Rosal. Lagoinha do Piauí tem questões com a cidade de Água Branca que reivindica uma área atualmente administrada pela prefeitura de Lagoinha do Piauí.

A cidade de Lagoinha do Piauí tem questões também com os municípios de Miguel Leão, Agricolândia e Olho Dágua do Piauí onde existem dois assentamentos.

Também compareceu a reunião da CETE o representante do prefeito de Agricolândia, Válter Ribeiro, João Ferreira. Agricolândia tem litígios com a cidade de São Pedro, onde existem duas comunidades e, uma parte, deverá ficar com o município de Agricolândia.

Valmir Sales, representou o prefeito  de Água Branca, que tem questões numa área de duas comunidades em Olho Dágua e Lagoinha do Piauí, onde residem 50 famílias.

Os acordos assinados na Comissão de Estudos Territoriais serão votados na Assembleia legislativa, depois, enviado para as Câmaras Municipais com o objetivo de serem homologados.

Fonte: Ascom Lagoinha do Piauí

Nova UBS em Campo Maior

O Prefeito de Campo Maior, Professor Ribinha visitou nessa semana o andamento das obras de reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde, da Comunidade Água Branca e solicitou celeridade nos serviços. O prefeito pretende entregar UBS já no próximo mês, durante aniversário da cidade.

No prédio funcionou um antigo Posto de Saúde. O local vem recebendo melhorias desde o mês de junho e contará ainda com equipamentos novos e modernos que irão facilitar os trabalhos dos profissionais da área, resultando em uma melhora significativa no atendimento à população.

Durante visita o prefeito solicitou ao Superintendente de Obras, Dibes Ibiapina, que os serviços sejam concluídos até a data do aniversário da cidade ( 08 de agosto), quando  pretende inaugurar a reforma da UBS.

Fonte: Ascom

Obras da Estação de Tratamento de Floriano

Na manhã dessa quarta-feira (12), o prefeito Joel Rodrigues, acompanhado do secretário de Infraestrutura Marcony Alisson e sua equipe, realizou uma visita à obra da Estação de Tratamento do Esgotamento Sanitário, localizada no bairro Riacho Fundo, a dois quilômetros da zona urbana de Floriano. Na ocasião também estava presente o engenheiro responsável pela obra, Aloísio Matos.

Nas ações, que tiveram início há cinco dias, estão sendo realizadas a supressão vegetal e a limpeza da área onde será montado o canteiro de obras e instaladas as máquinas e equipamentos para uso dos operários. Após a construção da Estação a próxima etapa será a implantação das estações elevatórias e a revisão das tubulações que compõem o sistema de tratamento sanitário. 

O secretário de Infraestrutura ressaltou a importância da obra para a saúde pública e para o crescimento da cidade. "Os resíduos que estavam indo para riachos e para o Rio Parnaíba agora terão outro destino, Floriano está evoluindo e precisamos acompanhar esse progresso com práticas de modernização", disse o secretário Marcony Alisson.

Fonte: Ascom

Feiras para o microempreendedor em Altos

 

Altos recebeu na última sexta-feira (07) dois importantes eventos para os pequenos empresários do município. Por meio do Banco do Nordeste e da Secretaria de Finanças da Prefeitura Municipal de Altos, foram realizadas na Praça Cônego Honório a 1º Feira do Microempreendedor e a Feira Crediamigo Negócios.

Na oportunidade, dezenas de microempreendedores puderam apresentar seus negócios. Durante o evento, o público presente pôde conferir a exposição de produtos nos segmentos do artesanato, comidas típicas, bijuterias, doces, bolos e outros produtos da região.

Para a estudante de Designer, Lana Biara, a ação foi um sucesso e de grande importância para a região. “Nós, microempreendedores, tivemos a oportunidade de mostrar nosso trabalho e socializarmos experiências. Altos possui grandes talentos que só precisam de um incentivo como esse, para crescerem”, destaca a estudante, que também é proprietária do “Biara Ateliê”.

A prefeita de Altos, Patrícia Leal, o secretário de administração, Warton Lacerda, e o secretário de finanças, Anison Almeida, prestigiaram o evento.

“Presenciamos muitos modelos de negócio, pois as feiras são bastante democráticas, para todos os públicos. A grande verdade é que nossa cidade possui grandes empreendedores; pessoas trabalhadoras e com grande talento”, ressalta a gestora do município.

O secretário de administração também comemorou o sucesso das feiras. “O evento foi um sucesso. Centenas de pessoas compareceram ao local e puderam conferir um pouco do importante trabalho realizado pelos microempreendedores da nossa cidade. Esta modalidade empresarial só tem a crescer em Altos”, observa Warton Lacerda.

Anison Almeida, secretário de finanças do município e um dos idealizadores do evento, ratificou a importância da iniciativa. “Estas ações representam um importante fomento para os microempreendedores de nossa cidade. A atividade deste setor colabora com a geração de emprego e renda, sendo, portanto, um grande aliado para o fortalecimento da economia local”, explica.

As feiras também contaram com o do apoio do SEBRAE e das secretarias municipais de agricultura, saúde, desenvolvimento social e educação.

Fonte: Ascom

Prefeitura Itinerante em Oeiras

Durante a realização do projeto Prefeitura Itinerante, no povoado Malhada Grande, no último final de semana, o prefeito José Raimundo anunciou novas obras para a região e comunidades vizinhas.

O anúncio aconteceu no sábado, 08, na inauguração de um ginásio poliesportivo no povoado, situado na zona rural de Oeiras. “Na Malhada Grande, vamos executar dois projetos de pavimentação poliédrica. Algo em torno de 4,2 mil metros quadrados de calçamento. Ligando Malhada Grande ao Canto do Buriti, faremos uma passagem molhada Mocambo”, adianta o prefeito.

Zé Raimundo falou também da construção e reforma de casas na zona rural, através de uma parceria da Prefeitura Municipal com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa). “Levaremos também ao povoado Mocambo o projeto de construção de 06 casas e a melhoria de outras 16. São obras de grande importância que vêm para atender as necessidades das comunidades rurais e valorizar seus moradores. Não mediremos esforços para que, não só a Malhada Grande, mas outros povoados sejam beneficiados com obras e ações desta envergadura”, garante.

A Prefeitura Itinerante tem o propósito de desenvolver o exercício da cidadania na zona rural, oferecendo gratuitamente aos moradores do povoado e de regiões vizinhas um conjunto de serviços e atendimentos.

Fonte: Ascom

Lançamento de livro no aniversário de Floriano

 

O lançamento do livro volume 06 da Coleção Florianenses, realizado através da Fundação Floriano Clube (FFC), aconteceu na noite desse sábado (08), no Hotel Rio Parnaíba, marcando o encerramento da programação de aniversário de 120 anos da cidade de Floriano. Na ocasião estavam presentes o prefeito Joel Rodrigues, o vice-prefeito Antônio Reis, o presidente da Câmara Municipal Mauricio Bezerra, os secretários e servidores municipais, além dos membros da FFC, dos representantes arquidiocesanos, Dom Edivalter e Dom Augusto, e convidados que prestigiaram a solenidade.

Escrito pelo FFC, através dos colaboradores: Teodoro Sobral Neto, Luís Paulo Oliveira, Rosenilta de Carvalho Attem e Cristóvão de Araújo Costa, o livro narra a história pessoal de personalidades que ajudaram a construir a história de Floriano, por meio de dados e registros que, posteriormente, servirão de fonte de pesquisa e de conhecimento. No decorrer da solenidade, personalidades, presentes e póstumas, que foram retratadas no livro receberam homenagem dos convidados.

Um dos autores do livro, o diretor financeiro do FFC, Luis Paulo Oliveira, expressou a alegria em reunir mais uma vez registros de Floriano em um livro. "Resgatar a história é significativo, ajuda a congregar as pessoas e sua histórias, vai formando o que é a cidade, de fato", disse Luís Paulo.

Durante a ocasião o prefeito Joel ressaltou os feitos durante a semana de programação de aniversário de Floriano e pontuou a relevância do sexto volume da Coleção Florianenses para eternizar a história da cidade. "Coloco o poder Executivo a disposição da FFC e parabenizo cada um que tem ajudado a construir e registrar a história da nossa Princesa do Sul", finalizou o prefeito Joel.

Fonte:Ascom

Posts anteriores