Cidadeverde.com

Espaço Cidadão de Campo Maior será inaugurado

O prefeito de Campo Maior, professor Ribinha, acompanhado do deputado Aluísio Martins(PT-PI),teve uma  reunião  com o secretário de Administração do Estado, Franzé Silva, tratando da inauguração do Espaço Cidadão no município, que está previsto para ocorrer no  dia 31 de maio com a presença do governador Wellington Dias.

O Espaço da Cidadão foi criado pelo Governo do Estado do Piauí para  disponibilizar serviços públicos com qualidade aos cidadãos. No Espaço Cidadão em Campo Maior a população terá acesso a vários serviços como: Defensoria, Detran, Eletrobrás, Sefaz, Sistema Nacional de Emprego, Secretaria de Segurança Pública, Junta Militar, dentre outros. 

Fonte:Ascom

Campanha para aquecer o comércio em Oeiras

A Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (Semic) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas do Piauí (Sebrae-PI) estão elaborando uma campanha para estimular as vendas no comércio em Oeiras. Na semana passada, os órgãos promoveram um encontro entre representantes do empresariado local, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Banco do Nordeste para discutir a realização da campanha.

A consultora do Sebrae, Teresa Sotero, afirma que o objetivo da iniciativa é aquecer as vendas no comércio local e promover o desenvolvimento da economia do município. 

“Estamos passando por um momento economicamente delicado na economia do país, e no nosso Estado não é diferente. O intento da campanha promocional é fazer com que o comércio venda mais que o normal, dando desconto num produto ou serviço, fazendo com que o dinheiro circule mais no comércio e dê uma dinâmica na economia local. A partir do momento que o comércio vende mais, ele gera mais renda, mais emprego, e o município se desenvolve”, defende a consultora do Sebrae.

Denominada “Liquida, Oeiras 300”, a campanha vai buscar adesões no comércio local. Carla Martins, secretária municipal de Indústria e Comércio, diz que a Semic vai realizar um levantamento das empesas interessadas em participar da campanha.

“Chegamos à conclusão de que a melhor forma de dar uma movimentada no comércio é liquidar. Como em Oeiras não temos esse hábito é interessante que exista esse projeto, essa movimentação da rede do Desenvolvimento Econômico Territorial do Vale do Canindé, Semic, Sebrae e parceiros. Vamos apresentar este projeto para o empresariado, sair in loco para conversar e mostrar como o projeto vai acontecer”, comenta Carla Martins.

As adesões ao “Liquida, Oeiras 300” devem ser feitas durante todo o mês de junho. A campanha acontece de 28 de agosto a 02 de setembro.
 
Fonte: Ascom

Obras em municípios da Planície Litorânea

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), executou diferentes obras na região da Planície Litorânea, contemplando as cidades Murici dos Portelas, Parnaíba, Luís Correia, Barra Grande e Cajueiro da Praia.

Em Murici dos Portelas, foram executados cinco mil metros quadrados de calçamento no Conjunto Novo Murici, beneficiando 150 famílias. A cidade de Parnaíba também recebeu cinco mil metros quadrados de calçamento nas vias urbanas do município.  Em Luís Correia, vias do Povoado Camurupim, na zona rural, receberam pavimentação em pedra fosca.

A via que liga Cajueiro da Praia até Barra Grande foi toda revitalizada. Ainda em Barra Grande, foi executada a parede de contenção, para evitar que as águas do mar invadam a zona urbana.

Fonte: Ccom

Obras da orla do açude de Campo Maior

A Prefeitura do município de  Campo Maior concluiu mais uma etapa da revitalização da Orla do Açude do município. Nessa etapa os homens da Superintendência de Obras terminaram a pavimentação, com 3.600 rochas ornamentais, do passeio da margem do local. Essa é a quarta etapa concluída, que terá ainda a colocação da grama e a adaptação da pista de ciclismo. (que compreende a quinta etapa). O prefeito Ribinha, conferiu de perto o final dos trabalhos.

Fonte: Ascom

Prefeitura de Monsenhor Gil homenageará as mães

Será realizada no dia 26 de maio, uma sexta feira,  a partir das 17 horas no ginásio Tarcisão na cidade de Monsenhor Gil, uma grande festa em homenagem as mães do município. O evento é organizado pela Prefeitura da cidade, e contará com várias atrações que prometem promover um grande momento de alegria e confraternização dos presentes a solenidade. O município de Monsenhor Gil tem como prefeito João Luiz de Carvalho da Silva,  do PSD.

Pedro II combate Exploração de Crianças e Adolescentes

Os estudantes das escolas municipais de Pedro II participaram da Semana Educativa de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que aconteceu de 8 a 12 de maio. A Prefeitura mobilizou profissionais de diversas secretarias, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Assistência Social e em parceria com o Conselho Tutelar e Ministério Público do Piauí, para discutirem o tema nas escolas.
 
A ação teve o objetivo de informar e orientar sobre violação dos direitos infantis, assim como reafirmar a responsabilidade da sociedade em garantir esses direitos. Durante a semana, foram realizadas diversas palestras por profissionais da assistência social, saúde, educação e conselho tutelar.
 
De acordo com Amélia Santos, coordenadora do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) do município, a contribuição de todos os setores envolvidos nesse projeto foi fundamental para disseminar as informações necessárias às escolas e ajudar na luta contra a violência sexual.

A coordenadora do CREAS também aproveitou para parabenizar os profissionais pelo Dia do Assistente Social, comemorado em 15 de maio. “Quero parabenizar todos os assistentes sociais que trabalham aqui no município. É uma profissão muito bonita e importante. Os assistentes sociais contribuem com a situação da nossa população que necessita de afeto e cuidados básicos, de maneira que podem minimizar o sofrimento dessas pessoas”, ressalta.

A ação ainda continua com a Caminhada que acontecerá na próxima quinta-feira (18), Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A concentração será na Praça Manoel Nogueira Lima, a Praça da Bonelle, a partir das 7 horas.


Fonte:Ascom

Piripiri premia contribuintes do IPTU

A Prefeitura de Piripiri através da Secretaria Municipal de Finanças realizou a entrega dos prêmios para os contribuintes que pagaram antecipadamente as parcelas do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) deste ano. A entrega aconteceu na Praça da Bandeira, na última sexta-feira (12) com os contribuintes que pagaram antes da data limite concorrendo a prêmios como DVD´s player, tv´s, bicicletas, notebook e duas motocicletas. 
 
O prefeito de Piripiri destacou que o pagamento em dia do IPTU colabora para o desenvolvimento do município e agradeceu o apoio da população. “Estamos honrados em entregar a premiação aos vencedores. Estar à frente de uma administração nos privilegia nesse sentido, em poder ajudar quem honra seus tributos em dia, quem colabora com os investimentos que são necessários para conduzir Piripiri rumo ao desenvolvimento.”, relatou Menezes.
 
Na Secretaria Municipal de Finanças a iniciativa foi considerada positiva por premiar o pagamento em dia dos contribuintes. “Foi uma campanha divertida de organizar. Observamos a felicidade dos ganhadores. É recompensador pensar que os prêmios foram para pessoas que honram seus tributos, para cidadãos de bem que estão alinhados ao desenvolvimento da nossa cidade”, pontuou o superintendente dos tributos, professor João Filho Carvalho. O IPTU 2017 teve seu prazo estendido. Agora a população ainda poderá pagar com os descontos até o dia 23 de maio. 
 
No mesmo dia a prefeitura comemorou o Dia das Mães com a presença do Prefeito Luiz Menezes, da Secretária de Finanças Bárbara Menezes e vários funcionários e colaboradores. “Sou mãe e sou grata as outras mães que fazem parte do nosso dia a dia aqui na sede da prefeitura. Ficamos felizes em proporcionar, mesmo com toda a simplicidade, esta pequena homenagem às mães”, relatou Bárbara Menezes.

Fonte:Ascom

Acolhimento de pacientes em Palmeirais

Quando o paciente recebe o diagnóstico de câncer, uma nova fase inicia em sua vida. Além da preocupação de como será o tratamento, muitas pessoas começam um ciclo de pensamentos negativos. É aí que entra um antídoto importante : a autoestima. 

Para ajudar esses pacientes a vencer a doença com qualidade de vida, a Prefeitura de Palmeirais, através da Secretaria Municipal de Saúde, criou o projeto Rosa Mística, que se propõe a auxiliar os pacientes a estabelecer uma relação positiva com o corpo e mente. 

De acordo com o secretário de Saúde, Jânio César. o programa vai  minimizar e humanizar o sofrimento causado pela doença e divulgar a importância do diagnóstico precoce. Trata-se de um trabalho interdisciplinar, em que atuam profissionais da área de psicologia, medicina e enfermagem. 

A equipe trabalha junto aos pacientes referenciados pela Secretaria de Saúde do Município. Dez mulheres já estão cadastradas e a meta da Prefeitura é expandir o serviço para que mais pessoas sejam beneficiadas.

O projeto prevê encontros mensais  que vão acolher, motivar e reintegrar os membros do grupo . As pacientes também  receberão  cartilhas informativas sobre os direitos dos pacientes oncológicos. 

Para o prefeito Reginaldo Júnior, o projeto é um diferencial não só para os pacientes, mas para os profissionais envolvidos. “A nossa equipe de saúde não se limita a oferecer um atendimento técnico. O grande diferencial da nossa gestão é um olhar  mais integrado e mais humano com  relação ao paciente. Além de saúde, garantimos acolhimento, carinho e atenção”, diz o prefeito.

Fonte: Ascom

Recursos para São Francisco do Piauí, Amarante e Pimenteiras

A Secretaria de Estado da Saúde,autorizou convênios para aquisição de equipamentos e veículos, objetivando o fortalecimento da assistência hospitalar e atenção primária nos municípios de Pimenteiras, São Francisco do Piauí e Amarante. Ao todo, serão investidos R$ 673.500,00 para aquisição de equipamentos, mobiliários e veículos.

O convênio com São Francisco do Piauí vai permitir a aquisição de equipamentos para assistência hospitalar e atenção básica, como material de consumo, tablets, notebooks, desfribilador automático, camas, macas, eletrocardiógrafo, veículo tipo mini van com sete lugares e dois consultórios odontológicos.  Serão destinados R$ 206.975,72 para investimentos. 

Em Pimenteiras, o convênio celebrado vai permitir a aquisição de equipamentos para a unidade mista de saúde Mônica Reis Dandas, no valor de R$ 396.524,40. Serão adquiridos materiais de consumo, berços aquecidos, autoclave, camas infantis e adultas, poltrona, TVs, ventilador, computadores, impressoras, móveis, equipamento de ultrassom, eletrocardiógrafo, microscópio, gerador e carro de emergência com desfribilador. 

Para Amarante, será adquirido um veículo minivan com sete lugares, no valor de R$ 70 mil, para atuação das equipes da Saúde da Família.


Fonte: Ccom

Prefeitos do Piauí definem pauta da XX Marcha

Na segunda reunião após serem empossados, os prefeitos membros do Conselho Diretor da Associação Piauiense de Municípios (APPM)definiram a pauta do Piauí na XX Marcha dos Municípios e traçaram metas para o ano de 2017. O encontro aconteceu na manhã desta quinta-feira (11), na sala de reuniões da APPM.

Na pauta da reunião foram abordados temas de interesse municipalista, tais como precatórios do TRT, parcelamento do INSS, problemas da BR 135, problemas de internet e energia elétrica nos municípios, rodoanel de Teresina e duplicação das BRs, as pautas da Marcha e o apresentado o relatório dos quatro meses da gestão, que tem à frente o presidente Gil Carlos.

“O grande problema é a perda relativa nas receitas dos municípios. No último quadriênio, o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) cresceu 17,8%, enquanto a inflação foi superior a 29%. Além disso, o Salário Mínimo, base da maior parte dos salários pagos pelas prefeituras, subiu 37% no período. Essa diferença entre evolução das despesas e a das receitas complica a situação financeira nos municípios”, relata o presidente.

A discussão dessa situação será um dos temas da agenda da Marcha dos Prefeitos, que acontece em Brasília na próxima semana. Também, estará em discussão a própria necessidade de um novo pacto federativo, que melhore a distribuição dos recursos públicos.

Durante a XX Marcha dos Municípios, a representação do Piauí terá um encontro com a bancada federal do estado. Com deputados e senadores, será discutida a necessidade de ampliação da BR 135, que está sendo conhecida como “estrada da morte”. 140 prefeitos piauienses já confirmaram presença no evento em Brasília.

Fonte: Ascom

Posts anteriores