Cidadeverde.com

Água Branca combate o câncer de mama

Durante todo o mês de outubro, a Prefeitura de Água Branca, através de Secretaria Municipal de Saúde, realiza uma série de ações para chamar a atenção do público feminino para a prevenção e combate ao câncer de mama. As atividades estão acontecendo nas Unidades Básicas de Saúde e em algumas instituições e espaços públicos da cidade. Estão sendo realizadas palestras, exposições, atividades físicas e debates voltados para o tema.

As ações seguem até o final do mês na zona urbana e nas comunidades da zona rural de Água Branca. “Durante esses encontros, as mulheres são sensibilizadas sobre a importância do autoexame e da necessidade da consulta médica periódica. A prevenção ainda é a nossa maior arma no combate à doença e com diagnóstico precoce as chances de cura são bem maiores”, afirma o secretário municipal de Saúde de Água Branca, Amilton Feitosa.

Outubro é o mês de mobilização e combate ao câncer de mama, o tipo de câncer que mais comum entre as mulheres. Para aqueles na faixa etária dos 50 aos 69 anos, o exame da mamografia deve ser realizado pelo menos uma vez ao ano. A campanha “Outubro Rosa” segue até o final do mês, em Água Branca.

O Outubro Rosa é uma campanha internacional que acontece desde a década de 90, a fim de estimular a participação da população no controle do câncer de mama e uterino, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. O laço cor-de-rosa integra o movimento no mundo inteiro como símbolo da campanha, que visa à integração da população na causa.

Fonte: Ascom

 

 

 

 

MP investiga danos ambientais de plantações de eucaliptos

A Promotoria de Justiça de Jerumenha instaurou nesta terça-feira, 09 de outubro, um inquérito civil público para investigar a ocorrência de danos ambientais causados por empreendimentos que cultivam eucalipto no município, com as licenças ambientais vencidas e descumprindo a exigência de reservas legais em áreas de produção agrícola. A informação chegou ao conhecimento do Ministério Público por meio de uma denúncia registrada na notícia de fato 59/2018.

 O promotor de Justiça Márcio Carcará, autor do inquérito civil público, afirma que a plantação de eucalipto, matéria-prima para a produção de papel e derivados, causa acentuados danos ao meio ambiente. Assim o plantio deve atender rigorosamente aos parâmetros das leis ambientais.

 “A monocultura de eucalipto gera efeitos deletérios sobre o solo (empobrecimento e erosão), a água (impacto sobre a umidade do solo, os aquíferos e lençóis freáticos) e a baixa biodiversidade observada com prejuízos inexoráveis para a localidade onde são cultivados em monoculturas. Daí a necessidade de medidas capazes de suavizar os possíveis efeitos danosos das plantações, com a correta aplicação de técnicas de manejo e a manutenção de corredores biológicos, fundamentais para a redução dos impactos sobre a água, o solo e a biodiversidade”, afirma.

 O membro do Ministério Público do Piauí determinou o envio de ofício à Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMAR), no prazo de 20 dias, solicitando informações sobre a existência ou não de licença ambiental nos empreendimentos mencionados na notícia de fato recebida na Promotoria de Jerumenha. À Coordenadoria de Perícias Técnicas e Pareceres, o promotor de Justiça solicitou a realização de perícias com a finalidade de identificar possível dano ambiental na região.

Fonte: Ascom

União comemora Dia dos Agentes Comunitários de Saúde

A Prefeitura de União através da Secretaria Municipal de Saúde comemorou  o dia dos agentes municipais de saúde onde foram entregues fardamentos e equipamentos de trabalho,  além de palestra motivacional com Jessiane Mourão, psicóloga do Hospital Getúlio Vargas.

O Prefeito, Dr. Paulo Henrique, e a Secretária Dra. Anne Costa foram representados respectivamente pelo o procurador do município, Dr. Pedro Costa, e Socorro Costa. Dr Pedro Costa explicou sobre o plano de carreira dos agentes está em estudo e espera-se que até o final de ano tenha alguma informação positiva para sonho da categoria.  “Antes de ser levado para Câmara, iremos entregar o plano de carreira para o representante da classe analisar, só aí, a Câmara poderá apreciar e votar o plano de carreira destes profissionais, que merecem o reconhecimento”, relatou.

A coordenadora da Atenção à Saúde e representante também a secretária de saúde, Socorro Silva, relatou a importância do trabalho dos Agentes de Saúde do município. “Eles são a base, o início da identificação, prevenção de doenças para a população. É de extrema importância os relatórios repassados para que se planeje e atue precocemente em relação a saúde pública, por este motivo a gestão faz questão de investir no que seja necessário para o melhor desempenho deles no trabalho. Hoje estamos comemorando o Dia do Agente de Saúde, entregando fardamentos,  cada um vai adquirir uma camisa de manga curta e uma de manga longa, chapéu, balança e mochila, e os agentes de endemias irão receber calça, camisa, chapéu, botas enfim o que for necessário”, ressaltou.

O agente de saúde, Roniere Ygo, durante entrevista relatou que faz parte do quadro há dois anos e via a necessidade e importância do trabalho dessas pessoas na sociedade. “Antes eu percebia que eles tinham essa dificuldade de aquisição de fardamentos, apoio e incentivo, muitos viviam reclamando, do período que entrei, percebi que houve muitas mudanças positivas, como hoje temos incentivo, fardamento, sindicato e enfim, apoio dos poderes maiores”, frisou.

Fonte: Ascom

Prefeitura de Piracuruca disponibiliza serviço de Ouvidoria

Com o objetivo de aproximar cada vez mais o cidadão da administração municipal, a Prefeitura de Piracuruca disponibiliza a toda a população um canal de Ouvidora do município. Para utilizar o serviço, o cidadão pode acessar a qualquer momento o endereço eletrônico: ouvidoria.piracuruca.pi.gov.br ou enviar um e-mail paraouvidoria.piracuruca@gmail.com.

De acordo com o prefeito Raimundo Alves, a Ouvidoria, junto com as mídias sociais da prefeitura, é um canal diretor com o povo, um espaço de acolhimento onde qualquer um pode enviar dúvidas, reclamações, elogios, denúncias ou mesmo sugestões aos setores.

“Todas as informações que chegam são encaminhadas aos setores competentes. É um canal participativo e inclusivo, onde a população pode contribuir para aperfeiçoar os processos de trabalho dentro da nossa gestão”, destaca o prefeito.

Os canais de comunicação disponibilizados pela Prefeitura, como a Ouvidora, têm o objetivo de buscar soluções para as demandas dos cidadãos e oferecer informações gerenciais que são utilizadas para aprimorar a prestação de serviço.

Para entrar em contato com a Ouvidoria por outros meios, a prefeitura disponibiliza, ainda, o serviço em horário comercial, das 8h às 17h, através do telefone (86) 3343 1386 Ramal 30 ou, pessoalmente, no endereço: Rua Rui Barbosa, Centro – Piracuruca.

Fonte: Ascom

Autorizada retirada de trailers das praças de Picos

O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, através do desembargador José James Gomes Pereira, suspendeu a liminar, proferida em mandado de segurança, que determinava a manutenção dos trailers nas praças de Picos. A decisão foi concedida no último dia 26 de setembro.

Segundo o procurador geral do Município, Maycon Luz, com a decisão, a Prefeitura irá cumprir o prazo determinado pelo Ministério Público para retirar os trailers e revitalizar as praças. “Nós temos que revitalizar as praças e construir quiosques até o prazo de 1º de junho de 2019”, disse.

Maycon informou ainda que a administração municipal irá notificar os proprietários dos trailers, concedendo um prazo de 72 horas para que eles possam sair voluntariamente.

De acordo com Maycon Luz, os proprietários dos trailers poderão levar seus estabelecimentos para o Point Beira Rio, localizado na Avenida Beira Rio.

Confira o Documento na íntegra:

decisa?o-psl-picos-trailers_1539170564.pdf

Programa de Saúde do Trabalhador em Oeiras

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) realizou mais uma atividade de acompanhamento do Programa de Assistência Integral à Saúde do Trabalhador. Desta vez, o público-alvo foram auxiliares de serviços gerais que atuam na zona rural do município de Oeiras.

Implantada pela Semusa no início deste ano, a política pública de Saúde do Trabalhador tem a finalidade definir as diretrizes e as estratégias para o desenvolvimento da atenção integral à saúde do trabalhador, com ênfase na vigilância, visando à promoção e a proteção da saúde dos trabalhadores e a redução da morbimortalidade decorrente dos modelos de desenvolvimento e dos processos produtivos.

Na oportunidade, foi feita a coleta de sangue dos profissionais para a realização de exames laboratoriais. “Foi feita coleta de sangue, pois o médico solicitou função hepática, função renal, perfil lipídico, tipagem sanguínea e hemograma para sabemos como está a saúde desse profissional. Como o público é feminino, vamos aproveitar o Outubro Rosa para também tratar sobre saúde da mulher, na parte de prevenção de colo de útero e de mama”, ressalta Lívia Rêgo, coordenadora da Vigilância Sanitária.

“Nosso objetivo é saber como anda o perfil do profissional de saúde, se ele anda se cuidando, se faz algum tipo de atividade física, se fuma. Tudo isso para que possamos melhorar a qualidade de vida desses profissionais”, completa a coordenadora.

A ação da Semusa faz parte da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do Ministério da Saúde, medida alinhada ao conjunto de políticas públicas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), considerando a transversalidade das ações de saúde do trabalhador e do trabalho.

Fonte: Ascom

Jaicós realiza cadastramento do Garantia Safra

A Prefeitura Municipal de Jaicós, por meio do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, em parceria com o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater-PI), iniciará nesta quarta-feira (10), o cadastramento de beneficiários do programa Garantia Safra 2018/2019.

Para facilitar o acesso aos agricultores familiares, uma equipe vai percorrer comunidades rurais do município, realizando inscrições no horário de 08 às 12 e\ou 14 às 17, nas escolas de cada comunidade, encerrando o cadastramento no dia 25 de outubro, na localidade Tiririca.

Os agricultores deverão comparecer aos locais de cadastramento portando a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) válida.

O Garantia Safra é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, do governo federal, em parceria com os estados e município, para agricultores familiares residentes em municípios sujeitos à perda de safra devido à seca.

Confira o calendário abaixo:

10/10/2018- Tanque dos Batistas das 8h às 12h equipe I

10/10/2018- Esquisito das 14h às 17h equipe I

10/10/2018- Baliza das 8h às 12h equipe II

10/10/2018- Saco da Serra das 14h às 17h equipe II

11/10/2018- Santana das 8h às 12h equipe I

11/10/2018- Salina das 14h às 17h equipe I

11/10/2018- Croazal das 8h às 12h equipe II

11/10/2018- Lagoa do Sabino das 14h às 17h equipe II

17/10/2018- Pau do Inxuí 8h às 12h equipe I

17/10/2018- Barreiro das 14h às 17h equipe I

17/10/2018- Angical dos Magos/Baixa do Monoel Velho das 8h às 12h equipe II

17/10/2018- Ponte Maria Preta 14h às 17h equipe II

18/10/2018- Várzea Queimada das 8h às 12h equipe I

18/10/2018- Sítio das 14h às 17h equipe I

18/10/2018- Poço do pato das 8h às 12h equipe II

18/10/2018- caldeirãozinho das 14h às 17h equipe II

24/10/2018- Santo Antônio das 8h às 12h equipe I

24/10/2018- Capim das 14h às 17h equipe I

24/10/2018- Gameleira das 8h às 12h equipe II

24/10/2018- Morais das 14h às 17h equipe II

25/10/2018- Tiririca das 8h às 12h equipe I e II

Fonte: cidadesnanet

Prefeitura de Oeiras entrega ampliação de UBS

O prefeito José Raimundo e a secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas, entregaram na manhã desta quarta-feira, 03, a obra de reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Canela, em Oeiras.

Com a reforma e ampliação, a Unidade Básica ganhou auditório, sala de vacina, copa, farmácia, consultório de enfermagem, além de outras melhorias. De acordo com a secretária municipal de Saúde, as benfeitorias representam a valorização da Atenção Básica, que é a porta de entrada para o sistema de saúde, facilitando o acesso da população aos serviços prestados pelas equipes.

“Tivemos a proposta de ampliar três unidades de saúde – nos bairros Rodagem de Picos, Canela e Jureminha. Como consequência disso, nós implantamos também salas de vacina. Já contamos com salas de vacina fixas dentro da unidade de saúde da Rodagem de Picos, hoje entregamos na UBS do Canela e na sequencia vamos entregar a do posto de saúde do Jureminha”, comenta Auridene Freitas.

Na UBS do Bairro Canela, centenas de pessoas são beneficiadas com consultas médicas e odontológicas, vacinação e outros serviços de competência das Equipes de Saúde da Família. Agora, com a implantação da sala de vacina, a Unidade Básica também oferece o Teste do Pezinho para a população.

“Sentimos a necessidade de descentralizar o Teste do Pezinho, que anteriormente só era oferecido na Rodagem de Floriano. Hoje, a partir do momento que implantamos a sala de vacina estamos descentralizando a oferta do Teste do Pezinho e automaticamente esse serviço fica sendo oferecido nestas unidades, o que vai facilitar o acesso do usuário e aproximação do serviço para com a comunidade. Vamos continuar melhorando cada vez mais a estrutura do nosso serviço e a partir daí oferecer mais ações e mais serviços dentro das unidades de saúde”, complementa a secretária municipal de Saúde.

O prefeito José Raimundo destaca o trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde na Atenção Básica, com ações de fortalecimento, dando melhores condições para os profissionais e um atendimento melhor a quem precisa. Segundo ele, a meta é facilitar ainda mais o acesso da população e motivar cada vez mais os profissionais de saúde.

Fonte: Ascom

Seminário abre o Outubro Rosa em União

A Prefeitura Municipal de União, através da Secretaria Municipal de Saúde realizou na manhã desta terça-feira (03) o II Seminário Municipal "Um Toque Pela Vida". O evento que marca abertura das atividades alusivas à campanha Outubro Rosa em União aconteceu no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município e contou com a presença do prefeito municipal, Dr. Paulo Henrique; da secretária de Saúde, Dra. Anne Costa; servidores municipais e população em geral.

A Coordenadora da Saúde da Mulher do Município de União, Vizandra Letícia, explica que a campanha será intensa também nos postos de saúde. "Cada Unidade Básica de Saúde, cada postinho estará trabalhando com palestras educativas, exame de rastreamento e prevenção do Câncer de Mama. É campanha de esclarecimentos", destaca.

Na abertura, a médica Layanne Moura e a Psicóloga Denise Layane falaram sobre o Câncer de Mama, como acontece, os cuidados, os direitos do paciente e o impacto psicológico que ocorre com a notícia do diagnóstico da doença.

"Estamos todos voltados para esta campanha para que atinja todos os locais de União e quero lembrar que, entre outros cuidados, a mulher pode está fazendo sempre a palpação que lhe permite identificar alguma anormalidade. É um gesto simples, mas muito importante, pois quando mais cedo descobrir, melhor", comentou o Prefeito e médico, Paulo Henrique.

A secretária de Saúde, Dra. Anne Costa, também destacou os objetivos da campanha. “O principal objetivo da campanha é a conscientização e a prevenção ao câncer de mama. É também um momento para trocarmos informações e estarmos mais perto da população e sermos multiplicadores dessas informações, especialmente para as mulheres, onde é mais prevalente. Será um mês com muitas atividades”, pontua.

Fonte: Ascom

São Raimundo Nonato é representada em evento de Educação e Formação Humana

A Unidade Escolar Municipal José Ribeiro Américo (Localidade Currais), esteve representada pela Professora Regina Carla Bastos (diretora da escola) e pelos assistentes do Programa Mais Alfabetização (Bruno Pereira Dias e Sandreanne da Silva Negreiros) no I Encontro de Pesquisa em Educação e Formação Humana – EDUFOH, na Universidade Federal do Piauí – UFPI, em Teresina.

Eles apresentaram a experiência e os resultados do trabalho que está sendo desenvolvido na escola pela rede municipal de ensino de São Raimundo Nonato.

O trabalho de alfabetização tem sido realizado na turma de 2° ano que, em apenas 4 meses do programa já apresentou um saldo positivo. “Esse Relato de experiência foi muito elogiado pelos participantes do evento, especialmente pela iniciativa da escola em propor uma estratégia diferenciada que trouxe resultado”, destacou a gestora da escola.

A Secretaria de Educação deu todo o apoio para que a escola pudesse levar essa experiência para o evento e vem apoiando com o trabalho na escola. Estamos vendo o resultado positivo e parabenizamos a equipe pelo trabalho e dedicação, destacou a Secretária de Educação, Silmara Oliveira.

Fonte: Ascom

Posts anteriores