Cidadeverde.com

Obras em União

A Prefeitura Municipal de União, através da Secretaria Municipal de Obras está fazendo um trabalho de recuperação da estrada que liga o povoado Exu até o a localidade Santa Maria dos Bacelar, com 26 km de extensão. A obra era aguardada há oito anos pelas famílias residentes na região.

“O que estamos fazendo aqui não é um ‘Tapa Buracos’, mas sim uma recuperação total da estrada, que era um sonho dessas famílias. As pessoas vieram nos dizer que há oito anos não se via uma reforma como esta que estamos fazendo agora, pois a estrada estava em péssimas condições”, explicou o secretário de Obras, Cícero Cunha.

O secretário informou ainda que as máquinas estarão dando uma pausa de dois dias para auxiliar as obras de asfaltamento nas ruas da zona urbana de União, mas que em seguida vão retornar para concluir a obra da estrada.

Fonte: Ascom

Planejamento em Palmeirais

A Prefeitura Municipal de Palmeirais já planeja os próximos anos. Foi realizada  no plenário da Câmara Municipal  uma audiência pública para apreciação e avaliação do Projeto do Plano Plurianual ( (2018-2021) e do Projeto de  Lei Orçamentária Anual (2018). 
 
A audiência foi coordenada e apresentada pelo secretário municipal de Administração, Yuri Almeida, que leu uma mensagem enviada pelo Prefeito Reginaldo Júnior   e  destacou a importância da participação popular e apreciação do Poder Legislativo. As diretrizes para elaboração do plano tem como eixos principais  saúde, educação, infraestrutura , obras, desenvolvimento econômico e social. 
 
Participaram da reunião vereadores, secretários municipais, assessores do governo, representantes de movimentos sociais e sindicais , além de dezenas de populares.
 
O vice-prefeito e secretário de Saúde, Jânio César, enfatizou que, além de ser obrigação da administração, esse tipo de audiência pública  é muito importante para que a população tenha total conhecimento e participação nos atos da gestão municipal.
 
O Plano Plurianual, também conhecido como PPA, tem por objetivo estabelecer as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidas pelo poder executivo ao longo dos próximos anos.  Já a Lei Orçamentária Anual, ou LOA, é um planejamento do poder executivo que indica quanto e onde gastar o dinheiro público no período de um ano, com base no valor arrecadado previsto. 
 
Fonte: Ascom
 
 
 
 

Concurso em Campo Maior

A Prefeitura de Campo Maior deve realizar concurso público para várias áreas no próximo ano. O município realiza até o próximo dia 13 de outubro recadastramento de todos os servidores municipais. O prefeito Ribinha explica que após o recenseamento será possível perceber os setores que possuem  déficit e traçar áreas, quantidade de vagas e carga horária dos futuros aprovados no concurso a ser realizado.

“Estamos fazendo atualmente um recadastramento dos servidores existentes no município de Campo Maior dentro do quadro de servidores efetivos e comissionados. E, a partir daí, fazer um estudo de toda a demanda para vagas para que no próximo ano a gente possa estar discutindo e viabilizando um edital para concurso público”, declarou.

o prefeito revelou que a previsão de lançamento do processo seletivo é para o segundo semestre de 2018. “Vamos começar a discussão ainda no primeiro semestre do próximo ano, mas deve se viabilizar por completo no segundo semestre do próximo ano”, disse. 

O último concurso realizado em Campo Maior aconteceu em 2012. Foram 173 vagas com cargos para níveis fundamental, médio e superior para áreas da educação, saúde, administração, auxiliar de serviços e motorista. 

Fonte: campomaioremfoco

Buriti dos Lopes terá Feira da Cidadania

Levar cidadania aos municípios do Extremo Sul e do Norte do Piauí, esse é o objetivo da Feira da Cidadania 2017, que terá a sua última edição realizada em Buriti dos Lopes nessa sexta-feira (06) e sábado (07). A iniciativa é realizada pelo Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria - SESI e tem o apoio da Federação das Indústrias do Piauí – FIEPI, por meio de suas entidades: SESI, SENAI e IEL e das prefeituras municipais que sediam o evento.

A cidade de Buriti dos Lopes recebe a 8ª edição da Feria da Cidadania, que já percorreu os municípios de Gilbués, Curimatá, Redenção do Gurguéia, Avelino Lopes, José de Freitas, Barras e Luzilândia.

Na primeira etapa da feira realizada nas cidades do extremo sul, a organização contabiliza 23.000 mil atendimentos gratuitos e só na segunda etapa realizada na região Norte do Estado já foram realizados 24.000 mil atendimentos.

Para o presidente da FIEPI, Zé Filho, ações como a Feira da Cidadania beneficiam uma população carente desses serviços. "Os atendimentos oferecidos na Feira da Cidadania atende a população da região sul do nosso Estado, além de reforçar as nossas tradições culturais, uma iniciativa muito louvável do presidente do CN do SESI, João Henrique Sousa que conta com total apoio da FIEPI", afirmou.

A Feira da Cidadania será realizada na Praça Central de Buriti dos Lopes e tem como objetivo beneficiar a população com um conjunto de ações e prestação de serviços que integram saúde, cultura, esporte, cidadania e meio ambiente.

Entre os serviços ofertados, a emissão dos documentos RG e CPF; atendimento médico (com diversas especialidades), psicológico; serviços de cabeleireiro; recreação infantil; palestras de higiene bucal, oficina de alimentação saudável, torneios esportivos, show de calouros; show de sanfoneiros e os shows das atrações Rayane Diniz e Luana e Fausto e Martim.

Fonte: Ascom

Abertura do Outubro Rosa em Floriano

A campanha Outubro Rosa foi criada em todo o mundo para conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), uma em cada dez mulheres com câncer de mama tem mais de 50 anos. São mais de um milhão e meio de novos casos por ano no mundo inteiro.

No Brasil a cada ano são diagnosticados 50 mil novos casos. Mais de 500 desses casos de câncer são tratados no Piauí. A doença mata cerca de 130 mulheres a cada ano no nosso estado. A prevenção continua sendo uma das melhores formas de luta contra a doença.

E pensando na prevenção da doença,  dia 3 de outubro o município de Floriano vai realizar, através da Secretária de Saúde, um mutirão de coleta de exames citopatológico durante todo o dia, na Unidade Básica de Saúde Dr. Paulo Kalume, localizada no bairro Tiberão. Já na quinta-feira (05), será a abertura do Outubro Rosa, a partir das oito horas da manhã na Unidade Básica de Saúde Dirceu Arcoverde, bairro São Cristóvão.

Haverá palestra sobre prevenção do câncer do colo, autoexame da mama e agendamento da prevenção, solicitação de mamografia e sorteio de brindes.

A partir das quatro da tarde terá uma caminhada com concentração na Unidade Básica de Saúde Paulo Kalume seguindo até a praça da amizade no bairro bom lugar, onde serão realizadas
aulas de dança, atividades físicas e outras ações.

Fonte: Ascom

Convênios e novos investimentos em Oeiras

O prefeito de Oeiras José Raimundo assinou, em Teresina, um contrato com o Ministério da Agricultura para aquisição de tratores e implementos agrícolas para o município.

De acordo com o gestor, o maquinário – tratores, carretas, batedeiras de cereais, guinchos e aradoras – serão disponibilizados para associações de agricultores das comunidades Caraíbas, Várzea Tranqueira e Canto da Vereda, para impulsionar a produção agrícola na zona rural. “Os recursos foram obtidos através da ação do senador Ciro Nogueira”, frisa o prefeito. 

José Raimundo firmou também convênio com o Ministério do Esporte para a construção de uma quadra poliesportiva, no Povoado Boa Nova. O recurso para execução da obra é proveniente de emenda do deputado federal Rodrigo Martins. 

Além da assinatura dos contratos, o prefeito de Oeiras também esteve reunido com o superintendente regional da Caixa Econômica no Piauí, Elizomar Guimarães. No encontro, que contou com a presença de outros prefeitos piauienses, foi discutida a captação de recursos junto ao banco, para aplicação em obras estruturantes de iluminação pública, pavimentação, construção de passagens molhadas e pontes. “O próximo passo é a elaboração de projetos para viabilizar a aplicação dos recursos no desenvolvimento de Oeiras”, comenta o Zé Raimundo.

Fonte: Ascom

Mais atrações para o Sabor Maior

A Prefeitura de Campo Maior confirmou mais duas atrações que agitarão a sétima edição do Sabor Maior 2017, festival gastronômico e turístico que tem o objetivo de valorizar a rica culinária campomaiorense.

Avine Vinny, dia 12 de outubro (Quinta-Feira) e Jonas Esticado dia 13 (Sexta-Feira), são as mais novas atrações confirmadas pela Prefeitura de Campo Maior para a edição 2017 do que já é considerado um dos maiores festivais gastronômicos do Brasil.

Outras atrações nacionais como a Banda Biquine Cavadão, Solange Almeida e Paula Fernandes já foram confirmadas. A  sétima edição do evento promete ser a melhor das já realizadas.

Fonte: Ascom

Luz para Todos em Santa Cruz dos Milagres

O prefeito de Santa Cruz dos Milagres, Wilney Rodrigues, esteve em audiência com o presidente da Eletrobras Piauí, Arquelau Siqueira Amorim Júnior, e o coordenador do Luz para Todos, Sebastião Alves de Sousa Júnior. O prefeito foi tratar sobre a questão do programa Luz Para Todos, das gambiarras e da iluminação pública no município.

“Hoje, nós temos projetos de retirada de  gambiarras tramitando na Eletrobras e na Secretaria de Minas e Energia. O governador autorizou a execução do projeto em etapas, através da secretaria. Esta por sua vez, convencionou termo em que autoriza o governo do Estado executar tais serviços, atendendo assim, recomendação do Ministério Público. Após a execução do projeto será realizado um encontro, uma vez que existem débitos entre os entes”, esclareceu o prefeito.

Fonte: Ascom

Canto do Buriti discute problema do lixão

A Assembleia Legislativa do Piauí, por meio da Comissão de Defesa do Consumidor, Meio Ambiente e Acompanhamento dos Fenômenos da Natureza realiza, amanhã (28), às 9h, na sede da Câmara Municipal de Canto do Buriti, na região Sul do Piauí, uma audiência pública para discutir o problema do lixão, localizado às margens da PI-141, próximo ao anel viário do município.
 
O presidente da Comissão, o deputado Dr. Hélio Oliveira (PR), destaca que esse problema tem gerado críticas de todo os lados, porque o lixão recebe, diariamente, os resíduos sólidos recolhidos pelos serviços de limpeza da Prefeitura Municipal de Canto do Buriti.
 
"Estamos propondo a discussão dessa situação, que para nós, é um grave problema de saúde pública e um desrespeito à população. Queremos ouvir as lideranças locais, os moradores e também os representantes da gestão municipal, o Ministério Público, o Poder Judiciário. Enfim, todas as instituições e pessoas que querem dar uma contribuição sobre o problema", explica o deputado Dr. Hélio.
 
O parlamentar lembra que o município de Canto do Buriti ainda não tem um aterro sanitário e precisa enfrentar o problema do lixão, se adequando ao que prevê a legislação ambiental do país.
 
"Estamos confiantes de que encontraremos uma solução para esses lixões a céu aberto, contando com o esforço do poder público, da Câmara Municipal e da população, para que tenhamos mais qualidade de vida em Canto do Buriti", conclui Dr. Hélio.
 
Fonte: Ascom

Leilão de veículos em Parnaíba, Floriano e Teresina

O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) abre, nesta terça-feira (26), visitação a 170 veículos que serão leiloados no dia 03 de outubro nas cidades de Teresina, Parnaíba e Floriano. Os interessados poderão conhecer os lotes no depósito Vip Leilões, na capital, e na Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Parnaíba e Floriano.

Ao todo, serão leiloados 170 veículos, 137 motocicletas e 8 automóveis em Teresina; 1 motocicleta em Parnaíba e 24 motocicletas na cidade de Floriano. Na visitação, apenas a avaliação visual poderá ser feita, não sendo permitidos procedimentos como manuseio, experimentação e retirada de peças.

O leilão será realizado na terça-feira (03), a partir das 10h, e os valores arrecadados no evento serão usados para quitação dos débitos do veículo junto ao Detran, já que os novos proprietários o recebem livre de multas e as taxas de licenciamento relativas a anos anteriores são anistiadas pelo órgão.

Interessados em participar da modalidade online do leilão deverão se cadastrar previamente no site www.vipleiloes.com.br. Tanto na modalidade presencial e online, é necessário o pagamento de caução no valor de R$ 1.000, por meio de cheque ou depósito bancário.

Fonte: Ccom

Posts anteriores