Cidadeverde.com

Agricultores familiares de 27 municípios recebem equipamentos agrícolas

A Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) entregou, nesta segunda-feira (15), um total de 250 kits de irrigação e 12 equipamentos agrícolas a agricultores familiares de 27 municípios do Piauí. A entrega ocorreu no auditório da SAF, no bairro Pirajá, zona norte de Teresina.

Foram entregues 250 kits de irrigação tipo gotejo em baixa pressão de 500 m², além de um trator 75 cv acompanhado de duas carretas, duas grades aradoras, duas roçadeiras, duas carretas pipa, duas plantadeiras adubadeiras e um distribuidor de calcário.

A secretária da Agricultura Familiar, Rejane Tavares, cita a importância da entrega de kits de irrigação para a melhoria na produção da agricultura familiar do Piauí. “Permite a produção de hortaliças e de pequenas frutíferas, o ano inteiro. Isso faz com que o agricultor possa controlar seu processo produtivo para ter também uma comercialização constante. Esses agricultores normalmente estão inseridos na nossa estratégia de comercialização, e o kit de irrigação permite que possa manter as vendas durante todo o ano”, citou a gestora.

O investimento soma R$ 758 mil e os recursos são provenientes de emendas parlamentares do deputado federal Merlong Solano. O parlamentar cita que a parceria com a SAF já rendeu outros benefícios para a agricultura familiar.

“Aqui com a SAF já entregamos tratores, 800 mil mudas de caju, direcionamos recursos para a apicultura, cooperativa de caprinocultores, e muitas outras coisas, e temos novos desafios pela frente. Vamos continuar o trabalho de apoio à agricultura familiar”, pontuou o parlamentar.

O trator e os implementos foram entregues para o Movimento Pela Paz na Periferia (MP3), que atua com jovens em situação de vulnerabilidade social. A presidente do projeto, Franciana Moura, explica que os equipamentos serão utilizados em um projeto de horticultura para jovens em cumprimento a medidas socioeducativas.

“A palavra que nos define neste momento é gratidão. É de grande valia para nós que trabalhamos com jovens da periferia de Teresina. Temos um sítio em Altos, uma espécie de fazenda, e lá nós pretendemos desenvolver projetos para trabalhar com os adolescentes que fazemos acompanhamento, principalmente alguns que vêm do sistema prisional, com medidas socioeducativas”, lembrou o presidente.

Foram também beneficiados agricultores familiares dos municípios de Água Branca,  Amarante, Barreiras do Piauí, Barro Duro, Beneditinos, Campinas do Piauí, Campo Largo do Piauí, Caridade do Piauí, Cristino Castro, Curralinhos, Eliseu Martins, Flores do Piauí, Gilbués, Jaicós, Jardim do Mulato, Lagoa Alegre, Lagoa de São Francisco, Manoel Emídio, Matias Olímpio, Monte Alegre do Piauí, Nazária, Nossa Senhora dos Remédios, Olho D’água do Piauí, Pedro II, Santa Rosa do Piauí, Sebastião Barros e Teresina.

Ccom

Central de Diagnóstico será construída em Esperantina

Em um esforço conjunto entre o Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), e líderes locais, Esperantina está prestes a receber uma importante infraestrutura de saúde: a Central de Diagnóstico. Com previsão de início das obras para o próximo mês de maio, o novo centro médico será um marco na oferta de serviços diagnósticos na região.

Localizada estrategicamente ao lado do Hospital Júlio Hartman, no terreno adjacente à Escola José Nogueira de Aguiar, a central visa atender não apenas os moradores de Esperantina, mas também aqueles das localidades circunvizinhas.

Esta iniciativa é fruto do empenho do Vice Governador do Piauí, Themístocles Filho, do Deputado Estadual, Dr. Felipe Sampaio, e da prefeita Ivanária Sampaio, que têm trabalhado incansavelmente para garantir melhorias na saúde pública da região.

A nova estrutura oferecerá uma ampla gama de exames, incluindo exames laboratoriais, eletrocardiograma digital, radiografia, ultrassonografia, mamografia e tomografia computadorizada. Essa variedade de serviços tem como objetivo não apenas diagnosticar precocemente diversas condições médicas, mas também proporcionar maior comodidade e acessibilidade aos pacientes locais, evitando deslocamentos longos em busca de atendimento.

Com a construção da Central de Diagnóstico, Esperantina e seus arredores dão mais um passo em direção à melhoria da qualidade de vida e do acesso à saúde, refletindo o compromisso das autoridades locais e estaduais em garantir o bem-estar e a segurança da população.

Ascom

Pedro II realiza Workshop voltado ao turismo

Na noite dessa sexta-feira (12/4), Pedro II teve a realização da segunda edição do Workshop "Meu negócio é o Turismo!" das 18h até quase às 22h no auditório Padre Norberto, que ficou repleto e diversificado de empreendedores e empreendedoras buscando o diferencial e o plus em seus negócios.

A prefeita de Pedro II, Betinha Brandão, o Secretário de Turismo do Estado do Piauí, José Monteiro Neto, os Secretários Municipais de Turismo, Pedro Macêdo, a de Desenvolvimento Econômico, Camila Paixão, o de Comunicação Social, Márcio Lobão, a Agente Territorial Sebrae, Juliana Paz, a Coordenadora Geral do Festival de Inverno de Pedro II (FIP2), Rejanete Campelo, o presidente da CDL de Pedro II, Edinaldo Soares, foram algumas das presenças que se somaram neste evento que congrega esforços por tornar Pedro II, cada vez mais, a cidade mais turística do Piauí!

Após as falas da mesa de honra, houve momentos inesquecíveis e marcantes como a palestra Plano Estadual de Turismo e Sistema de Incentivo Estadual ao Turismo, com o Secretário José Monteiro Neto da SETUR PIAUÍ, apresentando um panorama em planejamento e execução para começar agora a fazer acontecer os próximos anos do setor turístico no Piauí. Tivemos também um magnífico Case em dose dupla sendo apresentado, inicialmente com a influenciadora Larissa Alves e na sequência com o influenciador e guia de turismo Mazinho Almeida, expondo relevantes aspectos de suas experiências e evoluções profissionais unindo o marketing digital raiz com a sustentabilidade turística made in P2. Por fim, para abrilhantar e fechar a noite, a palestra "Como construir uma presença digital efeiciente" com o consultor Sebrae e professor Francisco Barreto Júnior, que explorou tendências profissionais e perspectivas do segmento digital.

Sábado tem mais Workshop, só vamos porque está só começando o despertar do marketing digital pedro-segundense, agora somos Cidade Empreendedora premiada e vem muito mais realizações nos negócios em prol do desenvolvimento econômico, social e humano de nossa gente. 

Fonte. Semcom Pedro II-PI

Título de Cidadão Parnaibano

O presidente da Câmara Municipal de Parnaíba, vereador Daniel Jackson, convida para a Sessão Solene de entrega do Título de Cidadão Parnaibano e da Medalha do Mérito Legislativo Municipal “Vereador Alcenor Candeira” ao Auditor Fiscal Federal  Paulo Henrique da Silva Moura, por relevantes serviços prestados no município de Parnaíba.

A concessão da honraria foi proposta pelo vereador Carlson Pessoa.

Data: 15/04/2024 (segunda-feira)
Horário: 10h
Local: Plenário da Câmara Municipal de Parnaíba

Esperantina recebe auditoras da SEMARH para discutir Selo Ambiental 2024

Na última quinta-feira, dia 11 de abril, o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Joaquim Neto, recebeu na Prefeitura de Esperantina as auditoras Dra. Lília Taveira e Dra. Daniele Meloda, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH).

Em uma reunião produtiva, foram abordados temas relacionados aos itens do Selo Ambiental 2024. Um dos principais assuntos discutidos foi a criação e nomeação da Brigada Voluntária de Incêndio do Município de Esperantina, estabelecida através da Portaria Nº 134/2023 pela Prefeita Ivanária Sampaio. A brigada desempenha um papel crucial na prevenção e combate a incêndios, contribuindo significativamente para a preservação ambiental.

Além disso, foi discutida a infraestrutura necessária para a liberação de alvarás e emissão de certidões de uso e ocupação do solo, aspectos fundamentais para o desenvolvimento urbano sustentável. Ambos os itens são partes integrantes das diretrizes estabelecidas pela Lei de concessão do Selo Ambiental para o município, visando garantir práticas ambientalmente responsáveis e o consequente benefício do ICMS Ecológico.

O encontro evidenciou o compromisso da gestão municipal com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável de Esperantina, bem como a colaboração entre diferentes esferas governamentais para alcançar esses objetivos. O Secretário Joaquim Neto destacou a importância da parceria com a SEMARH e reiterou o empenho da administração municipal em cumprir os requisitos estabelecidos para a obtenção do Selo Ambiental 2024, visando promover um futuro mais sustentável para a cidade e seus habitantes.

Ascom

Pedro II realiza prestação de contas quadrimestral da Saúde

O município de Pedro II através da Secretaria de Saúde realizou a manhã desta terça feira (09), audiência pública para apresentação do primeiro e segundo relatório quadrimestral da saúde, referente ao ano de 2017.

Segundo a Secretária de Saúde Tatiana Martins, “o relatório é uma prestação de contas de todos os repasses durante o ano para os membros do Conselho Municipal de Saúde, vereadores, usuários do serviços de saúde do município e demais interessados, conforme a Lei Completar 141, que determina que os gestores do SUS façam a apresentação dessas ações dos recurso recebidos e das ofertas dos serviços oferecidos a população de quatro em quatro meses na Câmara de Vereadores do município, para que a população tenha conhecimento dos valores recebidos e dos serviços prestados”.   

Para a Assessora Técnica da Secretaria de Saúde, Drª Miriane Araújo, o município de Pedro II investiu 1,74% nas ações de saúde além do percentual que determina a lei que é de 15%. No caso 16,74%, o que corresponde a um valor também a mais de R$ 300 mil reais investidos na área da saúde .

O objetivo da presença dos conselheiros de saúde do município foi observar toda explanação para que  possam apreciar o que foi mostrado através de documentos e produzir seu relatório, conforme o que eles entenderem, assim como os vereadores, como agentes fiscalizadores do município, também tem o  papel muito importante no acompanhamento da prestação de contas por meio de relatórios, que mostram quanto, como e de que forma foi gasto todo dinheiro investido na saúde no município, uma forma de dar trasparência ao que é recebido e gasto..   

Ascom

Indústria de laticínios recebe Selo de Inspeção da Sada e Adapi

Uma indústria de laticínios, situada na cidade de São José do Divino, no norte do Piauí, recebeu, nesta quarta-feira (10), o Selo de Inspeção Estadual da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi). O selo, também conhecido como S.I.E., garante ao empreendimento qualidade e segurança para que o produto seja comercializado em todo o Piauí. 

Essa é a 11ª indústria registrada no SIE nos últimos 12 meses de gestão da Adapi. Esses estabelecimentos podem colocar o selo de inspeção estadual (Selo SIE) nos rótulos dos seus produtos de origem animal. 

“Estamos num trabalho intenso de desburocratização do SIE mantendo nosso rigor em relação aos critérios para produção, manipulação e armazenamento adequados”, disse o gerente de inspeção animal da Adapi, Gerlan Vieira. 

A Divino Laticínios começou a atuar em julho de 2023 e trabalha com a produção de queijos, manteigas, doces, iogurte e outros produtos. “Assim que inauguramos a indústria já iniciamos o processo para adquirir o selo de inspeção estadual e quero parabenizar a Sada e Adapi pela celeridade nesse processo. Hoje é um dia especial para nós”, conta o empresário Daniel Lima. 

O secretário Fábio Abreu aproveitou a oportunidade para alertar a população sobre a importância de verificar a presença do selo S.I.E nas embalagens dos produtos. “Quando o consumidor for comprar alimentos de origem animal como frango, manteiga, iogurtes é sempre importante observar se tem algum carimbo de inspeção. Produtos clandestinos não são seguros”, acrescentou. 

Além do Selo de Inspeção Estadual, a Adapi é responsável pela expedição do selo do Sistema Brasileiro de Inspeção (SISBI), que garante a comercialização de produtos animais em todo o país.

Ccom

Carretinha da Saúde realiza atendimentos na cidade de Parnaguá

A Carretinha da Saúde já realizou 120 atendimentos, sendo 90 odontológicos e 30 fonoaudiólogos, no município de Parnaguá. O veículo está no município desde o dia 4 de abril, levando consultas a crianças de zero a seis anos de idade. A iniciativa faz parte de uma ação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio do Pacto Pelas Crianças do Piauí.

“O atendimento simultâneo das especialidades é oferecido pela Carretinha da Saúde, a partir de uma demanda pactuada com as secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social dos municípios”, explica Leila Santos, superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi.

Além dos atendimentos nas especialidades médicas, já foram realizadas a avaliação de 75 cadernetas de vacinação e 40 encaminhamentos para atualização das vacinas contra influenza, Covid-19, DTP, VOP, Varicela, febre amarela e Vit A, além de outros três encaminhamentos.

A Carretinha de Saúde é uma das ações do Pacto Pelas Crianças, com a finalidade planejar e intermediar a implementação de ações e políticas públicas transversais de cuidado com a Primeira Infância. Em 2023, foram 20 cidades piauienses percorridas e 9.608 atendimentos realizados.

Ascom

Piscicultores do norte do Piauí ganham doação de equipamentos

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio da Superintendência Regional no Piauí, entregou 600 equipamentos de piscicultura para famílias de três municípios da região norte do Piauí. Foram doados 100 tanques-redes, 100 comedouros e 400 boias para quatro associações distribuídas nos municípios de Caxingó, Luzilândia e Madeiro. Com a ação, os beneficiados estimam um incremento na produção de 45 toneladas ao ano.

Uma das entidades beneficiadas com os materiais foi a Associação de Piscicultores de Entrecaatingas, localizada em Caxingó, que recebeu 40 tanques-redes. “Atualmente, produzimos 28 toneladas de peixe ao ano, mas com esse novo aparato entregue pela Companhia projetamos um aumento de 70% na produção. É uma boa oportunidade de estruturar nossa atividade e ganhar mais dinheiro”, ressalta Mateus Ribeiro, membro da entidade.

Ao todo, a Companhia apoia 10 projetos de pesca nos territórios piauienses dos Cocais e Planície Litorânea. “Essas famílias que vivem da pesca contempladas por ações da Codevasf estão tendo a oportunidade de aumentar a produção, melhorar a renda e ampliar mercado. Nosso foco é ampliar a quantidade de associações beneficiadas com equipamentos e suporte técnico para que o Piauí permaneça entre os maiores produtores de pescado do país”, explica o superintendente regional da Codevasf no Piauí, Marcelo Castro Filho.

A entrega dos materiais ocorreu, no último domingo (7), durante o 3º Encontro de Aquicultores do Piauí, realizado no município de Madeiro. Apoiado pela Codevasf, o evento contou com palestras, informações técnicas, exposições em estandes e troca de experiências entre produtores.

Esperantina avança na construção do Instituto Federal do Piauí

Neste sábado, 06 de abril, a prefeita de Esperantina, Ivanária Sampaio, acompanhada do vice-governador, Themi?stocles Filho, recebeu  uma comitiva composta pelo Reitor do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Paulo Borges da Cunha, o Diretor de Infraestrutura do IFPI, Jean Carlos, o Diretor Geral do IFPI - Campus Jose? de Freitas, Jose? Moura, e o arquiteto do IFPI, Humberto Silva, além de amigos, vereadores, secretários e correligionários.

Durante o encontro, foi discutido o andamento da construção do Instituto Federal do Piauí em Esperantina. Os presentes puderam conhecer a planta do projeto e visitar o terreno onde a instituição será erguida, gentilmente doado pelo vice-governador Themi?stocles Filho, a quem a prefeita Ivanária Sampaio expressou gratidão pela parceria contínua.

Com essa iniciativa, Esperantina se prepara para receber uma instituição educacional de grande importância, que contribuirá significativamente para a formação de profissionais na região dos Cocais. 

A expectativa é de que em breve o IFPI esteja plenamente operacional na cidade, impulsionando o desenvolvimento local e proporcionando oportunidades de crescimento para seus habitantes.

Ascom

Posts anteriores