Cidadeverde.com

Reformas nos Postos de Saúde de Miguel Alves

A Prefeitura de Miguel Alves está realizando reformas nas unidades de saúde para atender à população com mais conforto e garantir um ambiente adequado de trabalho aos profissionais. Nesta primeira etapa estão sendo reformados os postos do Porto do Designo, Mato Seco e Tamanduá. Posteriormente serão das localidades Calção Redondo, São José dos Monteiros, Angelim, Cupins, Piedade, Lembrança, Vila Tapuio e São Pedro. A reforma inclui reparo de teto, retelhamento, recuperação de portas, janelas, grades, pintura, hidráulicas e elétricas. Como também construção de muro e outros.

Fonte: Ascom

Audiência a respeito da Lagoa do Portinho

A Subseção de Parnaíba da Ordem dos Advogados do Brasil promoverá nesta sexta-feira (04) uma audiência pública que tratará sobre a problemática acerca da situação calamitosa da Lagoa do Portinho. O debate iniciará às 14h no auditório da OAB/Parnaíba, localizada na Avenida 1º de maio, 1070, bairro Cantagalo.

Serão discutidas maneiras de encontrar solução para o problema e ainda definir pautas de soluções pontuais para que a Lagoa volte a existir como forte ponto turístico na região do litoral piauiense.

Para o presidente da Subseção, José Lima, é de suma importância que todos estejam presentes a fim de discutir sobre o tema.
 
Fonte: Ascom

Festival do Marisco de Ilha Grande

No próximo sábado (05) e no domingo (06), acontecerá o IV Festival do Marisco na cidade de Ilha Grande no litoral piauiense.

O evento tem como objetivo contribuir para a promoção e valorização da atividade extrativista do marisco e da culinária a base de crustáceo. 

O Festival do Marisco é um evento de iniciativa das marisqueiras de Ilha Grande – PI onde as mulheres que fazem da cata do marisco fonte de renda, distração e elo entre as famílias e comunidades encontraram um momento em que  podem comemorar e divulgar a cata e produção do crustáceo. 

Durante os dias que o evento acontece,  visitantes e moradores podem conhecer melhor a cultura local,  e ainda degustar uma diversidade de pratos a base do marisco. Um dos pontos interessantes da festa é que todas as marisqueiras se unem desde a coleta, preparação dos pratos e a venda dos produtos. Tudo isso em parceria com  companheiros, filhos e filhas que fazem da festa um ambiente familiar.

Fonte: Jornal da Parnaíba

Festividades pelo aniversário de Amarante

A Prefeitura de Amarante está com uma programação especial para comemorar o aniversário de  146 anos de emancipação política do município. Desde o dia  31 de julho tiveram início as festividades e  até 4 de agosto, a cidade receberá a inauguração de diversas obras e também o I Festival Cultural de Amarante, que contará com apresentações culturais e grandes atrações nacionais e regionais.

A quinta-feira, dia 3 de agosto, será reservada para a inauguração de importantes obras da Prefeitura: reformas do Terminal Rodoviário; do Ginásio Poliesportivo Mirandão; do Complexo Turístico Mirante; da Secretaria Municipal de Cultura; Academia de Saúde; e a ampliação de seis praças municipais.

De acordo com o prefeito Diego Teixeira esse é um momento importante para explorar positivamente os potenciais de Amarante e mostrar todas as belezas e conquistas aos visitantes e moradores. Resgatando a auto estima da população local e também as tradições da região.

Fonte: Ascom

Jogos Estudantis de Oeiras

Cerca de 8 mil alunos de escolas públicas municipais, estaduais e da rede privada participarão dos Jogos Estudantis de Oeiras, a partir de 11 de agosto. A competição é organizada pela Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Esportes e Lazer, Educação e Juventude.

Os Jogos Estudantis englobam competições de futsal, handebol, vôlei, vôlei de areia, futebol, capoeira e provas de atletismo.

As competições vão acontecer no Ginásio Santaninha, Estádio Municipal Gérson Campos e na Praça da Juventude até o dia 26 de agosto, data do encerramento dos Jogos Estudantis .

Fonte: Ascom

Sucesso no Canyon Fest Poti

Três dias de sucesso de público, organização, ecoturismo, gastronomia e excelentes atrações artísticas. Esse é o resultado do Canyon Fest Poti, que aconteceu entre os dias 28 e 30 de julho, e  que anteriormente era conhecido como cachaça fest, mas que continua sendo realizado na cidade de Castelo do Piauí, agora  com um formato que foca ainda mais o ecoturismo regional, prestigiando também municípios como Buriti dos Montes, e Juazeiro do Piauí. Passeios por trilhas, rapel, caiaque, e  lancha rápida estiveram também presentes nas atrações do evento, que entre os shows musicais contou com nomes como Zezo, José Augusto, Joelma, Raça Negra e a cantora Fabrícia. O Canion do Rio Poty tem 80% de sua localização de mais de 180 quilômetros de extensão em território piauiense, e a meta dos gestores das cidades que compõem a região  é atrair mais piauienses e turistas de outros Estados para conhecerem todas as belezas do local, como cachoeiras, mirantes, a pedra do castelo e também os sítios arqueológicos.

Expansão elétrica em Santa Filomena

O município de Santa Filomena em breve poderá comemorar a ampliação da sua rede elétrica através do programa Luz para Todos. A solicitação partiu do deputado estadual Fernando Monteiro ao presidente da Eletrobrás, Arquelau Amorim. O parlamentar levou ao gestor as reivindicações da população para a retomada dos serviços através de um pedido já solicitado em 2015, pelo ex-prefeito da cidade, Esdra Avelino. "A cidade possui uma das situações mais preocupantes do Piauí, foram executados apenas 4,2% dos serviços na época em que o programa estava em atividade", disse Monteiro. Arquelau Amorim se prontificou em dar continuidade para o Programa.

Fonte: Ascom

Miguel Alves se destaca na limpeza pública

A Prefeitura de Miguel Alves vem investindo  forte na limpeza pública, mantendo as ruas e avenidas  limpas e prevenindo o aparecimento de mosquitos e doenças provocadas pela falta de higiene. A Prefeitura vem direcionando e intensificando a coleta de lixo por todos os bairros da cidade além de realizar capinas e limpeza de locais antes sujos pelo descarte de materiais sem uso. 
A cidade é mantida limpa regularmente o que dá um visual mais atraente para quem mora e quem visita o município. Cidade limpa, além de refletir no aspecto urbanístico reflete também na qualidade de vida da população.

Fonte: Ascom

Novas empresas para o Médio Parnaíba

Com o objetivo de buscar mais investimentos para o Piauí, o prefeito de Água Branca e vice-presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Jonas Moura, se reuniu, nesta terça-feira (25), com o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Nerinho.
 
Durante o encontro, realizado na sede da Federação de Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI), o prefeito apresentou ao secretário dados e características da região do Médio Parnaíba que favorecem a instalação de novas empresas e indústrias. No Guia do Investidor, cartilha desenvolvida pela Prefeitura de Água Branca, são ilustrados diversos pontos que facilitariam o estabelecimento das empresas na cidade, de acordo com o perfil da população e território.
 
“Nós analisamos todos os fatores e pudemos constatar as potencialidades da região do Médio Parnaíba para receber novas empresas em condições benéficas tanto para os empresários quanto para as cidades. Pensando nisso, viemos com uma proposta de agir diretamente no entendimento com essas empresas que visam investir em Água Branca e em toda esta região”, afirma Jonas Moura.
 
Segundo o secretário Nerinho, a iniciativa é importante para o crescimento dos municípios. “Seria ideal que todos os gestores tivessem essa visão pelo desenvolvimento do seu município e do Piauí. A partir deste momento, vamos analisar as propostas e colaborar no que for possível”, frisa o secretário.
 
Como resultado da reunião, a Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico vai disponibilizar ao prefeito Jonas Moura uma lista das empresas que têm interesse em se instalar no Piauí, a fim de que negociações diretas possam ser feitas. Em nível municipal, o prefeito estuda a viabilidade de elaboração de um projeto de Lei que crie uma área própria para a instalação de novas indústrias.

Fonte: Ascom

Feira “Sabores e Saberes" em União

Será realizada entre os dias 24 e 25 de julho, a 8ª Feira Territorial e Solidária “Sabores e Saberes da Agricultura Familiar e Reforma Agrária”, no município de União. O evento será realizado pelo Sindicato dos Agricultores e Agricultoras Familiares (STRAAF) do município.

 A feira tem como objetivo promover a comercialização dos produtos da agricultura familiar e de produtores da reforma agrária. A ação faz parte do calendário de eventos de União e integra a estratégia de fomento das atividades rurais no território Entre Rios.

Este ano, a feira vai contar com a participação de 100 agricultores familiares, que vão expor sua diversidade de produtos agrícolas, criação de animais, artesanato, além de apresentações culturais e informação.

Ano passado, a Feira “Sabores e Saberes” arrecadou, aproximadamente, R$ 50 mil com a comercialização de produtos. Também foram assinados 20 projetos somando cerca de R$ 8 mil em investimento, além de palestras de incentivos à produção.

Fonte: Ccom

Posts anteriores