Cidadeverde.com

Pavimentação asfáltica de Floriano tem início em julho

O prefeito de Floriano, Joel Rodrigues e o ex-secretário de Estado, Dr. Francisco Costa, estiveram reunidos na manhã desta terça-feira (12) com o secretário de Estado dos Transportes (SETRANS), Guilhermano Pires, para tratar dos detalhes referentes à execução das obras de asfaltamento de vias em Floriano. O início das ações está marcado para as primeiras semanas de julho de 2018. 

Serão 15 quilômetros de asfalto para beneficiar as ruas mais importantes da cidade. O projeto, que será executado através de recursos do Governo do Estado, anunciará as ruas contempladas à população no início do mês de julho.

“É apenas o início de um trabalho intenso e de sucesso para melhorar a mobilidade de Floriano. Temos, além deste com recursos do Governo do Estado, outros projetos em andamento, voltados para a pavimentação de ruas e outras ações que irão mudar o trânsito e a qualidade de vida das pessoas”, disse Joel Rodrigues, se referindo a recursos do Ministério das Cidades e do Projeto Avançar Cidades, todos garantidos e em fase avançada para execução.

Fonte: Ascom

Municípios terão novos veículos para assistência na saúde

Em audiência com o deputado federal Júlio César nesta terça-feira (12), o governador Wellington Dias tratou da liberação de recursos para equipamentos na área da saúde. São previstos cerca de 80 veículos para unidades de saúde de 50 cidades do estado, totalizando aproximadamente R$ 12.800.000,00 em recursos.

“São 37 vans e 45 (veículos) cabine dupla para os municípios do Piauí. Já foram previamente escolhidos, houve a licitação e já foi homologado”, garantiu o deputado Júlio César.

A Secretaria Estadual de Saúde encaminha o planejamento de distribuição dos veículos que deverão ser entregues em breve, como garantiu o governador. “Daremos as condições de municípios que fazem o transporte de pacientes em atendimento contínuo fora da cidade onde ele mora, pessoas que fazem tratamento em outras cidades e agora vão poder ser transportadas adequadamente. Já tivemos essa experiência e o resultado é muito bom”, informou Wellington Dias.

Fonte: Ccom

Incremento da renda familiar em Barras

 

A Prefeitura de Barras, através da Secretaria de Assistência Social e em parceria com o SENAR, iniciou uma série de cursos para a população. No CRAS do Centro será ministrado curso de pães e bolos, no Bairro Santinho, de frutas regionais, e no São Cristóvão, o curso de lembranças regionais. Os cursos são destinados, preferencialmente, para pessoas que recebam o Bolsa Família.

Fonte: Ascom

10º Festival de Cultura Junina Nacional de Floriano

Foi realizada na noite deste sábado (09), no Garoto Park Hotel, a solenidade de lançamento oficial do 10º Festival Nordestino de Cultura Junina Nacional, com a presença de autoridades municipais, entre elas o prefeito Joel Rodrigues, os secretários de Cultura, Esporte e Lazer, Elineuza Ramos; de Comunicação, Nilson Ferreira; da Sutran, Carlos Eduardo Kalume, assim como o fundador da Associação Brincantes do Folclore Nordestino, Leonardo Carlos, fazedores de cultura e convidados.  

O Festival começou há dez anos, sendo realizado pela Associação Brincantes do Folclore Nordestino, que em 2018 também comemora uma década de promoção da cultura popular em Floriano e região. A Associação Brincantes ganhou novos parceiros, e através do apoio da Federação Piauiense de Quadrilhas Juninas, sediou o seu primeiro festival a nível estadual, passando a receber quadrilhas de todo o Nordeste a partir de 2014. Dois anos depois já era um Festival Nacional, reunindo um dos maiores números de quadrilhas inscritas em um evento dessa natureza. A 10º edição contará com a participação de 42 quadrilhas juninas de todo o país, que se apresentam na praça de eventos do Cais da Beira-rio entre os dias 12 e 15 de julho, além disso o evento conta com diversas atrações musicais que animam os milhares de visitantes durante o Festival. 

O prefeito Joel Rodrigues é um dos importantes incentivadores desse projeto, conseguindo recursos para o evento desde sua gestão como deputado federal. Durante a solenidade de lançamento reforçou o seu apoio junto a Associação Brincantes e ao Festival de Cultura Junina, reconhecendo a importância das manifestações culturais para a criação de identidade da cidade, além do aquecimento econômico que este evento gera em Floriano.

Fonte: Ascom

TCE-PI realiza seminário em Simplício Mendes

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) realiza nesta sexta-feira e sábado (8 e 9), em Simplício Mendes (420 quilômetros ao sul de Teresina), o XL Seminário de Formação de Controladores Sociais e Ouvidoria Itinerante. O evento foi aberto na manhã desta sexta-feira, no auditório da Câmara Municipal, pelo presidente do Tribunal, conselheiro Olavo Rebelo, conselheiro Luciano Nunes, prefeito do município, Heli Moura Fé, e outras autoridades.

Realizado por meio da Escola de Gestão e Controle (EGC), o seminário é composto de palestras e minicursos que abordam temas relativos à gestão pública e sobre as atribuições e responsabilidades do TCE-PI. Além dos conselheiros Olavo Rebelo e Luciano Nunes e do prefeito Heli Moura Fé, compuseram ainda a mesa de abertura o procurador do Ministério Público de Contas (MPC), José Araújo Pinheiro Júnior, o presidente da Câmara Municipal de Simplício Mendes, vereador Ney Moura Fé Júnior, a professora Narjara Machado Benício, de Cocal dos Alves, o ex-deputado Francis Lopes e o coordenador de seminários do TCE-PI, Francisco Mendes Ferreira.

Participam do evento prefeitos, vereadores, secretários e servidores municipais de Simplício Mendes e cidades vizinhas, além de conselheiros e procuradores municipais, representantes de sindicatos e entidades da sociedade civil e profissionais liberais como advogados e contadores. Na abertura, o presidente do TCE-PI, conselheiro Olavo Rebelo, destacou que o seminário objetiva qualificar os gestores e capacitar o cidadão para o controle social da administração pública.

O prefeito Heli Moura Fé agradeceu ao TCE-PI pela realização do evento na cidade. A palestra de abertura foi proferida pelo subprocurador-geral do MPC, José Araújo Pinheiro Júnior, sobre “Organização e Competências do TCE-PI”. Um destaque na abertura do evento foi a participação da professora Narjara Machado Benício, coordenadora pedagógica da Escola Augustinho Brandão, de Cocal dos Alves (315 quilômetros ao norte de Teresina).

Ela fez uma explanação sobre “Uma Experiência Exitosa na Educação”, na qual relatou como a Escola Augustinho Brandão se tornou referência em todo o país e seus alunos premiados nacionalmente em olimpíadas e outros eventos de educação.

Fonte: Ascom

Reformas nas escolas da Prefeitura de Picos

A Prefeitura  de Picos por meio da Secretaria Municipal de Educação está dando continuidade aos trabalhos de reformas nas escolas da Rede Municipal de Ensino. Até o final deste mês mais de 10 escolas estarão totalmente reformadas. Entre os serviços desenvolvidos pela secretaria estão: retelhamento, pintura, colocação de gesso e piso.

“Estamos dando continuidade, fazendo o que for necessário para que as escolas funcionem cada vez melhor. O que queremos é dar mais comodidade aos nossos alunos”. Ressaltou a secretária de Educação, Rosilene Monteiro.

Os recursos são provenientes do próprio município e do PDDE, Programa de Dinheiro Direto na Escola do Governo Federal. O PDDE destina recursos financeiros a escolas públicas da educação básica para uso em despesas de manutenção, infraestrutura, material didático e pedagógico.

A secretaria de educação está realizando reformas em escolas da zona rural e urbana. Bocolô, Chapada do mocambo, Coroatá, Lagoa dos Félix, Mirolândia, Raposão, Tabatinda e Angical dos Domingos são algumas das comunidades beneficiadas com as obras.

Todas as escolas que estão passando por reformas permanecem em pleno funcionamento de atividades, sem prejuízos aos alunos.

Fonte: Ascom

Programação para os 121 anos de Floriano

Na manhã desta quarta-feira (06) foi realizada, na Prefeitura de Floriano, uma reunião entre o prefeito Joel Rodrigues, o vice-prefeito Antônio Reis e os secretários municipais para discutir a programação comemorativa referente ao aniversário de 121 anos de Floriano. 

Tradicionalmente o aniversário da cidade é comemorado com um cronograma repleto de inaugurações, ações sociais e esportivas e momentos festivos que envolvem todos os florianenses. Em 2018 não será diferente, tendo início no domingo, dia primeiro de julho, e se estendendo até a data que marca a elevação de Floriano a categoria de município, 8 de julho, a programação, que ainda está sendo fechada e será divulgada nos próximos dias, promete comemorar os 121 anos do município em grandioso estilo, apresentando diversas atividades e ações importantes para a Saúde, Infraestrutura, Educação e Cultura de Floriano.

Fonte: Ascom

Valorização do esporte em União

A Prefeitura Municipal de União, através de um esforço conjunto das secretarias de Esportes, Obras e Agricultura, realizou mais uma vez a limpeza do Estádio Municipal Dr. Sergisnando Alencar.

O local está sediando jogos da Copa LUNESPO e já tinha sido limpo no início da competição. Agora, recebe novamente os cuidados de rebaixamento do gramado e roço nas laterais para deixar o ambiente mais propício a prática do futebol, trabalho de árbitros e gandulas, e para a permanência dos torcedores que acompanham os jogos da competição que já está chegando à fase decisiva.

Os secretários França (Esportes), Amaury Rachid (Agricultura) e Cicinha (Obras), estiveram acompanhando os trabalhos de limpeza de perto. De acordo com França, com a limpeza, os torcedores terão mais comodidade, assim como as equipes que vão participar dos próximos jogos. “O mato cresceu de forma rápida e prontamente resolvemos, nesta parceria entre as secretarias municipais, está garantido um ambiente mais limpo e propicio para continuar sediando a competição”, destacou.

Fonte: Ascom

Educação ambiental em Água Branca

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta terça-feira, 5 de junho, a Escola Municipal Perpétua Cordeiro, em Água Branca, realiza ação do projeto “Plantando Agora para Colher Depois”. A atividade foi realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação.

Durante a manhã, alunos professores e comunidade escolar participaram de atividades de alerta sobre a importância da preservação do meio ambiente para o planeta. “Realizamos uma palestra e uma caminhada alertando os alunos de que precisamos preservar o nosso meio ambiente, cuidando hoje e todos os dias para que tenhamos um meio ambiente sustentável”, diz o diretor da Escola Municipal Perpétua Cordeiro, Henrique Alves.

 De acordo com a secretária municipal de Educação, Cleidimar Tavares, a ação visa que os alunos tenham atitudes práticas de preservação ambiental. “Nossa intenção vai além de ensinar sobre uma data, da importância da preservação e da reciclagem, por exemplo. Por meio dessa atividade nós queremos estimular toda a comunidade escolar a agir e intervir na realidade que a cerca, de modo a contribuir de forma prática para essa preservação”, explica.

Fonte: Ascom

Redução da Mortalidade Materna em Oeiras

Através da atuação da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), a Prefeitura de Oeiras promoveu na última quarta-feira, 30, uma série de atividades alusivas ao Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna, ocorridos na última segunda-feira, 28 de maio.

A coordenadora de Saúde da Mulher da Semusa, Alexsandra Fontes, explica que, o Ministério da Saúde emitiu uma portaria recomendando que, a partir deste ano, sejam realizadas campanhas que tenham como foco a Saúde da Mulher e a redução da mortalidade materna.

“O dia iniciou com um bate papo interativo sobre a temática, em duas das principais rádios do município. Na sequência, realizamos roda de conversa com gestantes que são atendidas nas Unidades Básicas de Saúde (USBs). Nas discussões, pontuamos sobre a necessidade de garantir mais acesso, cuidado, informação e empoderamento à saúde da mulher brasileira, piauiense e oeirense. É importante lembrar sempre que não existe meio direito, meia negligência e meia morte! Direitos da gestante, parto humanizado, violência obstétrica, humanização da assistência às gestantes”, diz Alexandra Fontes, ao comentar as ações desenvolvidas ao longo da campanha.

Além destas atividades, o município de Oeiras promove constantemente políticas para fortalecer a humanização do atendimento das gestantes, como a melhoria da atenção pré-natal, nascimento e pós-parto e a criação de medidas de orientação e qualificação dos profissionais de saúde.

Fonte: Ascom

Posts anteriores