Cidadeverde.com

Prefeitura de Piripiri cancela carnaval do município

A Prefeitura de Piripiri emitiu essa semana uma nota oficial cancelando a programação do carnaval do município. O  motivo foi a morte do médico Bruno Brandão, que já havia prestado serviços na cidade. 

NOTA OFICIAL DIVULGADA:

A Prefeitura Municipal de Piripiri comunica que a primeira edição do CarnaPiri, que seria realizado de 10 a 13 de fevereiro, está cancelada.

A Administração Pública é composta por amigos, por pessoas que tem relações extraprofissionais, principalmente se tratando de cidades do porte de Piripiri, e todos sentem-se atingidos pela tragédia que se debruçou sobre o município recentemente.

O luto subtrai o ânimo, portanto, neste momento de dor, carecemos de mecanismos para realizar o evento supracitado.

Dr. Bruno Brandão era médico, de relevantes serviços prestados a saúde municipal, salvando inúmeras vidas em nossa cidade.

Com fé em Deus, confiantes que o tempo cura as feridas, seguiremos adiante, fortalecidos para entregarmos o melhor entretenimento para nossa população.

O Corso de PeryPery, programado para o dia 09, será mantido em respeito aos piripirienses que realizaram gastos com a produção de fantasias, aluguel de carros, dentre outras despesas.

Fonte:piripirireporter 

Prefeitura de Palmeirais anuncia programação do Carnaval

A prefeitura de Palmeirais divulgou a programação completa do Carnaval 2018. O anúncio foi feito pelo Prefeito Reginaldo Júnior através da sua página no Facebook. 

De sábado, 10, até terça-feira, 13, artistas locais, bandas de fora e blocos de rua fazem a folia dos palmeiraisenses. Estão confirmados no palco da folia a estrela do axé Hannah, Waldo e Filipe, Anderson Rodrigues, Hallan Kastro , Dudu Nogueira , Forró Absoluthe , Barco Novo, Doce Desejo , Kadência do Forró, Forró de Pegada e Forró do Paredão. 

O palco será montado na Avenida Belém, em frente ao estádio Rufinão e os shows iniciarão a partir das 21h. “ O Carnaval gera renda para a cidade, mas, além disso, existe em especial o valor da alegria que é espalhada por Palmeirais. Em todas as festas que já fizemos, nos surpreendemos com a vibração positiva do povo de Palmeirais, que eu tenho certeza que mais uma vez vai fazer bonito”, destaca o prefeito Reginaldo Júnior.

Fonte: Ascom

Valença e Oeiras recebem sementes e mudas nesta terça-feira (6)

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) realiza, nesta terça-feira (6), a entrega destes produtos nas cidades de Oeiras (9h) e Valença (14h), nos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs) das respectivas cidades, com a presença do secretário da SDR, Francisco Limma. A iniciativa faz parte do programa estadual de distribuição de sementes e mudas, nos 224 municípios do Piauí.

Os 11 municípios da regional de Oeiras serão contemplados com cinco toneladas de sementes e milho e mais de oito toneladas de sementes de feijão. Como incentivo à atividade da cajucultura, a SDR vai entregar também 43 mil mudas de caju, além de 60 mil raquetes de palma forrageira, bastante utilizada na alimentação de ovinos e caprinos em períodos de estiagem. Ao todo, serão aplicados recursos na ordem de R$ 240 mil para fomentar o desenvolvimento da agricultura familiar no Piauí.

Já a região de Valença, composta por 15 municípios, será beneficiada com um investimento de, aproximadamente, R$ 400 mil para aquisição de cinco toneladas de semente de milho, outras 12 toneladas de semente de feijão. O estado também vai reforçar o setor da cajucultura nesta área doando 80 mil mudas de caju e ainda 60 mil raquetes de palma forrageira.

De acordo com o diretor de agricultura familiar da SDR, Antônio José Pereira Ferreira, a estratégia de governo é fortalecer a agricultura familiar oferecendo produtos de boa qualidade. “A SDR vem proporcionar a estes produtores uma semente de qualidade para garantir uma boa safra. Outro ponto a ser enfatizado é a cajucultura nas regiões de Oeiras e Valença, que têm um grande potencial nesta atividade. Com esta ação, estamos atendendo cerca de 5 mil famílias nas duas regionais”, enfatizou Antônio José Pereira Ferreira.

Vale ressaltar que a ação tem como público prioritário agricultores (as) familiares, beneficiários do Garantia Safra, além de beneficiários de programas sociais, produtivos e educativos executados no campo e em assentamentos da reforma agrária.

Fonte: Ccom

Carnaval em Monsenhor Gil

Shows musicais, bailes para as crianças e idosos e  blocos  integram a programação do Carnaval 2018 em Monsenhor Gil.

A Prefeitura de Monsenhor Gil através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo promove o carnaval da cidade, a programação é composta por shows no balneário Natal durante os 4 dias de evento e por bailes para as crianças e idosos que vão ser realizados no galpão da UAB no centro da cidade.

Confira a programação completa:

10 - SÁBADO – GALPÃO DA UAB  BAILE DAS CRIANÇAS BANDA BOLIM E BOLÃO – 15hr  BALNÉARIO NATAL – 22h  JOÃO VELOSO TODA BOA 

11 - DOMINGO - BALNÉARIO NATAL - 22h ANDERSON RODRIGUES  E MARCELO DELL

12 - SEGUNDA - BALNÉARIO NATAL - 22h GLEYANE LIMA  E IKARO NA MEDIDA 

13 - TERÇA - GALPÃO DA UAB   BAILE DOS IDOSOS  MW SOM - 15h BALNÉARIO NATAL - 22h BICHO QUE BALANÇA  FARRA DA GORDINHA E CIZINHO

Fonte: Ascom

Cursos profissionalizantes para Esperantina

A Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (SETRE) está realizando em Esperantina cursos de qualificação profissional. O programa “Setre nos Municípios” chegou no município no último dia (22/01), onde ocorreu a aula inaugural do curso de embelezamento e corte e costura voltado para a confecção de roupas.

As aulas estão sendo realizadas dentro de um caminhão móvel, que está estacionado na área externa no prédio do SENAI.

Os cursos vieram para Esperantina através de um pleito do deputado Themístocles Filho e do Secretário da SETRE, Gessivaldo Isaiás.

O objetivo dos cursos é preparar os piauienses para o mercado de trabalho, qualificando trabalhadores para investirem na carreira profissional.

O programa é realizado de forma itinerante como quatro caminhões que circulam todo o Piauí e contam com uma tecnologia de ponta e a estrutura necessária para a realização das atividades práticas e teóricas.

Os cursos têm duração de um mês e funciona nos turnos manha, tarde e noite. Aproximadamente 100 alunos estão matriculados e se qualificando profissionalmente.

Fonte: revistaaz

Prefeitura de Altos divulga programação do Carnaval 2018

A Prefeitura de Altos, por meio da Coordenação Municipal de Cultura, divulgou, nesta quinta-feira (1º), a programação do Carnaval 2018 da cidade, que é referência na região Norte do Piauí. Entre os dias 10 e 13 de fevereiro, várias bandas locais e regionais animarão a folia de momo na cidade.

Kaio Stronda e a Banda Rapazona animam a festa no dia 10. Já no dia 11, a folia inicia às 16h com o Carnaval Infantil, com animação do Forró de Mais. Em seguida, as bandas Bicho Q Balança e Gang & Cia comandam a festa.

O dia 12 de fevereiro foi reservado para os proprietários de carros de som agitarem a Festa na Praça Cônego Honório. E no dia 13, a folia fica por conta das bandas O Rodo da Bahia e D'Pileki.

"O Carnaval de Altos se consolidou como uma festa organizada e tranquila, que valoriza a tradição e nossa cultura popular. Esperamos que todos os foliões se divirtam muito, mas com responsabilidade", comenta a prefeita de Altos, Patrícia Leal.

Fonte: Ascom

Nova estrutura na limpeza pública de União

  • União_Lixo_3.jpeg Ascom
  • União_Lixo_1.jpeg Ascom
  • União_Lixo_4.jpeg Ascom
  • União_Lixo_2.jpeg Ascom
  • União_Lixo.jpeg Ascom

A limpeza pública municipal de União agora conta com uma nova estrutura e mais reforço. A manhã desta quinta-feira (01) foi marcada com a chegada de dois veículos novos, próprios para a coleta do lixo urbano e ainda a distribuição de fardamento adequado aos garis e profissionais que fazem a limpeza das ruas. Os trabalhos são coordenados diariamente pela Secretaria Municipal de Obras.

No início desta manhã os garis receberam orientações de como utilizar os novos caminhões. De acordo com o secretário Cícero Cunha, as rotas da coleta serão as mesmas. “As rotas não mudaram, são as mesmas! Só que agora vai ser bem melhor, com esses dois novos caminhões e equipamentos adequados a coleta vai melhorar bastante”, informou.

Para o prefeito, Dr. Paulo Henrique, a estruturação do sistema de coleta oferece melhorias na qualidade do serviço de limpeza. “É de grande importância trabalhar para que a cidade conte com uma limpeza adequada e temos feito isso, através da equipe da Secretaria de Obras. Hoje recebemos esta nova estrutura que representa mais uma conquista para a gestão e especialmente para a população unionense”, destacou.

Os trabalhadores elogiaram a iniciativa da prefeitura em oferecer condições adequadas de trabalho. “Ficou bem melhor, pois com uniformes adequados a gente trabalha com mais proteção e fica inclusive mais visível aos motoqueiros e carros que passam pela rua enquanto estamos realizando nosso trabalho”, disse Horley, da equipe de limpeza das ruas.

Novas máquinas

O secretário informou ainda que está sendo aguardada a chegada de outro caminhão próprio para recolher o lixo mais pesado e mais groso, como por exemplo, restos de material de construção e o lixo das capinas que são realizadas.

Fonte: Ascom

Governo autoriza melhorias para Santa Cruz dos Milagres

O governador Wellington Dias recebeu, nessa quarta-feira (31), o deputado estadual Dr. Hélio Oliveira, o prefeito de Santa Cruz dos Milagres, Dr. Wilney, e lideranças dos municípios de Canto do Buriti e Pio IX.

Na oportunidade, o governador encaminhou a liberação para o asfaltamento de 14 mil metros de asfaltamento para as principais avenidas da cidade, além de cinco mil metros de calçamento para ruas daquele município.

“Com relação a mobilidade urbana, o governador autorizou a pavimentação asfáltica e de calçamento para importantes vias da cidade. A chegada desse benefício vai facilitar bastante a vida da população de Pio IX, dando mais mobilidade, qualidade de vida e bem-estar”, comemora o vereador Fanuel Adauto.

Pio IX também deve receber uma nova viatura para reforçar o policiamento na região. A iniciativa faz parte de um projeto do governo de fortalecer a segurança nas regiões de fronteira com outros estados.

Recursos para mobilidade urbana também chegam a Santa Cruz dos Milagres. Lá, o Governo do Estado deve investir cerca de R$ 800 mil na pavimentação de ruas e avenidas. O município também deve receber, em breve, a construção de duas passagens molhadas, que irão requerer investimentos da ordem de R$ 400 mil.

Na oportunidade, o prefeito Wilney apresentou para Wellington Dias uma proposta de reforma e ampliação do estacionamento do santuário daquele município, para onde milhares de romeiros se destinam todos os anos. A primeira etapa da obra está orçada em R$ 1,6 milhão.

“São ações voltadas para beneficiar não só às pessoas do nosso município, mas também turistas que visitam nossa cidade. Além da obra de modernização do estacionamento do santuário, temos a pavimentação da Avenida Padre Davi, que dá acesso à igreja e que é vital para Santa Cruz dos Milagres”, explica Wlney.

Para Canto do Buriti, o governador recebeu a visita do presidente da Associação Casa da Criança, Carlos Almeida, que pleiteou a modernização do centro cultural, que atende mais de 200 crianças da região, ofertando aulas de dança e teatro. O projeto deve ser viabilizado por meio de emendas parlamentares do deputado estadual Dr. Hélio e acompanhado pela equipe técnica da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

“Todas as pautas apresentadas aqui são de extrema importância para essas microrregiões. Tratamos de investimentos em infraestrutura, com o calçamento de ruas e avenidas; no turismo, caso do Santuário de Santa Cruz dos Milagres e também na área da cultura, com o Centro de Canto do Buriti. São políticas públicas que valorizam essas cidades, dando mais qualidade de vida para a população”, pontua Dias.

Fonte: Ccom

Autorizada a construção do Centro Gastronômico de Pedro II

Foi assinada nesta terça-feira (30), a ordem de serviço para a construção do Centro de Gastronomia do Campus do IFPI DE Pedro II. O Projeto está sendo viabilizado através de emenda parlamentar do deputado Heráclito Fortes no valor de R$ 500 mil reais, além dos R$ 300 mil que já foram usados na compra de equipamentos. A contrapartida, no valor de R$ 300 mil, sairá do próprio Instituto. A assinatura contou com a presença do reitor do IFPI, Paulo Henrique Gomes de Lima, do pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Antônio de Pádua Alves, do diretor geral do Campus Pedro II, Raimundo Nonato da Silva, e do representante da construtora que executará a obra.

Segundo o diretor do IFPI de Pedro II, Raimundo Nonato, o local será o primeiro centro especializado da área no Piauí e contará com laboratórios inteiramente equipados para realização de aulas práticas e teóricas. “A construção do Centro será fundamental para implantarmos, ainda em 2018, o curso superior de Tecnologia em Gastronomia”, afirma.

O deputado Heráclito também destacou a importância do Centro como um importante passo na formação profissional dos estudantes da área de gastronomia, um mercado que, segundo ele, tem se revelado cada vez mais exigente e competitivo. “Eu não tenho dúvidas que Pedro II, dentro de alguns anos, será o maior Centro Gastronômico do interior do Nordeste e este é o propósito da Escola: formar profissionais capacitados e qualificados para este mercado e valorizar ainda mais os profissionais pedrosegundenses que fazem escola nos grandes centros gastronômicos do sul do país, como a capital paulista”, disse, ressaltando que R$ 800 mil é apenas o investimento inicial e que novos recursos serão colocados à medida que as obras avançarem.

Segundo Heráclito, a região de Pedro II tem em São Paulo mais de oito mil piauienses registrados numa associação na área da gastronomia. Todos eles, ressalta, respeitados e bastante requisitados pelos melhores restaurantes da cidade.

Em novembro do ano passado, a convite do professor Raimundo, o deputado Heráclito Fortes visitou o local onde será construído o Centro Gastronômico da cidade. Heráclito foi acompanhado do deputado Wilson Brandão, do empresário Sílvio Leite, e do vice-presidente do Banco do Brasil, Eduardo Pereira.

Fonte: Ascom

Altos realiza mais de 57 mil consultas

Com 18 equipes de Saúda da Família – onze atuando na zona urbana e sete na zona rural -, a Saúde de Altos se destaca com a marca de 57.503 consultas realizadas. Além das consultas, as equipes realizaram 5.994 atendimentos odontológicos e 192 mil visitas domiciliares.

Cada equipe é composta por médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, dentista, auxiliar de consultório dentário e, em média, cinco agentes comunitários de saúde. A Atenção Básica de Altos também conta com o trabalho do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, composto por profissionais de diferentes áreas de conhecimento.

O serviço é mantido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. “Um belíssimo trabalho executado pelas equipes de Saúde da Família, que diariamente buscam incansavelmente atender toda a população de nosso município tanto na zona rural como na urbana. São esses números significativos que demonstram esse compromisso”, comenta o secretário municipal de Saúde, Nerirrony Lacerda.

A Atenção Básica é o primeiro nível de atenção em saúde e se caracteriza por um conjunto de ações, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção, a proteção, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente na situação de saúde das coletividades.

Fonte: Ascom

Posts anteriores