Cidadeverde.com

Restaurante Popular em Oeiras

O prefeito José Raimundo visitou nesta segunda-feira, 12, as instalações do Mercado Público, situado na Rua Zacarias de Góes. Uma parte do local deve ser adaptada para abrigar a estrutura do Restaurante Popular de Oeiras, projeto elaborado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, visando oferecer refeições a preços acessíveis à população de baixa renda, em situação de insegurança alimentar.

A secretária municipal de Assistência Social, Vanessa Reinaldo, comenta que o projeto será apresentado nesta quarta-feira, dia 14, ao secretário de Estado da Assistência Social e Cidadania, Zé Santana.

O Restaurante Popular de Oeiras será implantando através de uma parceria da Prefeitura Municipal com o Governo do Estado, por intermédio da SASC. “A implantação do Restaurante Popular tem como principal interessado e beneficiário a população, sobretudo, a de baixa renda”, assinala a secretária, acrescentando que o restaurante tem como meta disponibilizar 100 refeições por dia.

O projeto contempla também pequenos produtores rurais, através do Programa Compra Direta Local de Alimentos (PAA), que possibilita a aquisição de alimentos orgânicos e saudáveis que devem ser utilizados nas refeições oferecidas pelo restaurante.

Vanessa Reinaldo explica que, concomitante ao funcionamento do Restaurante Popular, serão criados espaços de desenvolvimento comunitário e de formação da cidadania, com oferta de palestras, oficinais de aproveitamento e combate ao desperdício de alimentos, realização de campanhas educativas, cursos e qualificações na área e também atividades culturais.

Fonte: Ascom

Projeto Mirim Cidadão de Amarante

Estarão abertas, a partir de segunda-feira (12), as inscrições para o projeto Mirim Cidadão. Iniciativa da Prefeitura de Amarante, em parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública, por meio da Polícia Militar, a proposta disponibiliza 100 vagas para crianças e adolescentes de 7 a 17 anos de idade. 

O projeto oferece aulas de civismo e cidadania que favorecem o desenvolvimento das crianças e jovens.  

Para se inscrever, os interessados devem comparecer à sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, a partir das 8h, portando os seguintes documentos: duas fotos 3x4; cópia da certidão de nascimento ou do RG; cópia do comprovante de endereço; declaração de matrícula e frequência escolar; atestado médico que valide aptidão para participar do projeto.  

"Nós acreditamos nesse projeto como um grande passo para o desenvolvimento de nossas crianças e jovens. Esperamos que os jovens participem a fim de colaborar para o crescimento pessoal e de nossa comunidade", convida o prefeito de Amarante, Diego Teixeira. 

Fonte: Ascom

Altos realiza preservação do meio ambiente

A Prefeitura de Altos realiza por todo o mês de junho o projeto “Preservar é preciso”. As atividades estão sendo realizadas desde o dia 05 de Junho, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Mundial do Meio Ambiente.

De acordo com a prefeita de Altos, Patrícia Leal, os trabalhos pertinentes ao projeto acontecem em todas as secretarias do município, mas com ênfase na área da educação.

Na manhã desta sexta-feira (09) ações foram desenvolvidas no Colégio Modestina Monte, que se localiza no bairro Tranqueira, o maior e mais populoso do município. Na ocasião, Patrícia Leal esteve presente e conversou com os alunos instituição.

“Nós precisamos unir forças com o propósito de cuidar bem da natureza e do futuro dos seres humanos. Essa consciência deve ser desenvolvida desde cedo, por isso a importância de um trabalho efetivo em nossas escolas”, disse a gestora aos professores e alunos.

Também participaram do evento os secretários municipais Warton Lacerda, Adilton Nascimento, Márcia Beatriz, Antonio Mascarenhas e Manoel Rodrigues. O vereador Professor Kiko Fontenelle também esteve presente.

Fonte: Ascom

Avanços na saúde em Miguel Alves

O Hospital Pedro Vasconcelos da cidade de Miguel Alves está festejando os números crescentes com relação aos atendimentos a comunidade. Só no mês de maio foram realizados 2028 exames laboratoriais, 577  raios X  e 230 eletrocardiogramas. “Os desafios são muitos, mas o prefeito Oliveira Junior está trabalhando para que a assistência seja garantida de forma adequada aos pacientes que dependem do Hospital.” Frisou a Diretora da entidade,  Leyla Lira. Outro motivo de comemoração da casa é a questão dos procedimentos ortopédicos de pequenas complexidades, até então inéditos no município. Antes pacientes tinham  que se deslocar até Teresina para a retirada de pinos e fixadores, hoje os procedimentos são realizados no próprio hospital, pelo especialista Dr. Jesus Torres.
.

Fonte: Ascom

Melhorias na saúde de Buriti dos Lopes

A Prefeitura de Buriti dos Lopes, através da Secretaria Municipal da Saúde está estruturando as Unidades de Saúde visando ampliar e melhorar o atendimento a população. Segundo a Secretária de Saúde Luda Percy, o prefeito Júnior Percy determinou que o trabalho na área da saúde fosse ampliado e melhorado constantemente por todos que fazem a saúde pública do município

Entre os equipamentos que foram adquiridos pela Prefeitura de Buriti dos Lopes, estão Aparelho de Eletrocardiograma, Detector fetal (SONAR), Cadeira Odontológica dentre outros. Júnior Percy disse que é uma de suas metas, garantir a excelência no serviço de saúde pública no município e para isso usar recursos próprios da prefeitura e parcerias com Governo do Estado e Governo Federal.

“Com o ambiente favorável, é possível oferecer mais qualidade nos serviços e condições de trabalho aos profissionais. Estamos trabalhando diariamente para sanar os problemas e oferecer melhorias ao nosso povo. E mais, além desses novos equipamentos, estamos promovendo vários mutirões em vários bairros e comunidades de Buriti dos Lopes, levando saúde e bem-estar aos buritienses”, afirma o prefeito.

Fonte: Ascom

Contas aprovadas em Água Branca

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) aprovou, durante a sessão plenária desta terça-feira (06), a prestação contas de gestão da Prefeitura de Água Branca referente ao exercício de 2014.

O prefeito de Água Branca, Jonas Moura, afirma que a aprovação sem ressalvas é fruto do trabalho em equipe que vem sendo realizado no município. "Sempre procuramos realizar nosso trabalho de acordo com o que especificam as Leis de Contas da União. E isso acontece de forma positiva graças ao trabalho em equipe que é realizado em nossa cidade. Agradeço aos secretários, Planacom e todos que auxiliam na administração pública de Água Branca", frisa.

Com as contas aprovadas, a Prefeitura de Água Branca garante a possibilidade de realizar investimentos e continuar investindo no desenvolvimento do município. 

Fonte: Ascom

Fronteiras recebe nova iluminação pública

A Prefeitura de Fronteiras  preocupada com a segurança e o bem estar da população, em especial durante o festejos alusivos ao aniversário da cidade, realizou a recuperação em toda a iluminação  do município, com o uso de um carro muque onde   todas as lampadas e reatores queimados foram substituídos.

A recuperação foi acompanhada  de perto por técnicos da Prefeitura com o intuito de fazer com que o trabalho fosse executado com perfeição e em tempo hábil. 

Fonte: Ascom

Pelotão Mirim em Amarante

O evento de assinatura e lançamento do programa ocorreu no campus da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) de Valença e contou com a presença do secretário de estado de Segurança Pública, Fábio Abreu; do prefeito de Amarante, Diego Teixeira, além de jovens e famílias que assistiram a cerimônia de lançamento.

O projeto, fruto de parceria entre a Prefeitura de Amarante e a Secretaria de Estado de Segurança Pública, por meio da Polícia Militar do Piauí,  disponibilizará  inicialmente 100 vagas para as crianças e jovens do município e  realizará matrículas ainda neste mês. 

“O lançamento do Pelotão Mirim foi um sucesso e pretendemos aumentar a quantidade de vagas com o tempo. Nossa intenção é sempre contribuir com o desenvolvimento dos nossos jovens. Parabenizamos e agradecemos a todos os envolvidos e, também, a presença do secretário Fábio Abreu neste dia tão importante para o município”, afirmou o prefeito de Amarante Diego Teixeira.

O projeto Pelotão Mirim oferece aulas de civismo e cidadania para estudantes de  7 a 17 anos, além de fardamento, lanche e ações que inserem as famílias no desenvolvimento do adolescente. As matrículas iniciarão no dia 12 de junho, na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social.

A solenidade de lançamento do Pelotão Mirim de Amarante ocorreu dia 03 de junho.

Produção audiovisual em Oeiras

A Secretaria Municipal de Juventude abre inscrições nesta segunda-feira, 05, para um curso de Produção Audiovisual, destinado a jovens em situação de vulnerabilidade social. A capacitação é fruto de uma parceria da Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria de Juventude, com o Instituto Comrádio do Brasil. O convênio foi assinado na última sexta-feira pelo prefeito José Raimundo e pelo coordenador do projeto, Jessé Barbosa.

O coordenador comenta que o curso faz parte do projeto Jovens Radialistas do Semiárido, que acontece em Oeiras desde 2014. “Nosso objetivo é formar jovens com curso profissionalizante em Comunicação Social, neste caso a habilitação é em produção audiovisual. Neste curso, os jovens vão ter noções de empreendedorismo, a prender a lidar com produção de vídeo de baixo custo, produção de áudio, e especialmente produção para a Internet e monitoramento em mídia social. A ideia é que esses jovens, de posse desses conhecimentos, possam ampliar o debate sobre políticas públicas de convivência com o semiárido, sobre a sua situação de jovem aqui nesta região. Enfim, provocar uma mudança silenciosa em toda essa situação que a gente vive”, argumenta Jessé Barbosa.

As inscrições acontecem na Praça da Juventude e na rádio educativa Cristo Rei FM, a partir das 8h. Serão ofertadas 35 vagas. O curso, que tem início dia 30 de junho, é composto por quatro módulos, abordando temáticas como: cultura empreendedora e gestão em comunicação, mídia social e internet, produção para o rádio e streaming e produção de vídeo com poucos recursos.

Para a secretária de Juventude, Heloísa Helena, o curso é uma oportunidade de fortalecer potenciais da comunidade jovem do município de Oeiras. “Esse trabalho é uma política pública preventiva, uma vez que pega jovens em situação de risco para estar oferecendo cursos. Esta ocupação é uma garantia da efetivação de direitos na questão proteção social. O jovem poderá utilizar os conhecimentos para o ingresso no primeiro emprego, por exemplo”, pontua a secretária.

O projeto Jovens Radialistas do Semiárido, desenvolvido pelo Instituto Comradio do Brasil, foi implantado em Oeiras em 2014, com apoio da organização não-governamental suíça Brücke Le pont. A Fundação Dom Edilberto Dinkelborg também é parceira do projeto.

Fonte: Ascom

São João do Piauí: música auxilia crianças carentes

O sanfoneiro Sandrinho do Acordeon está realizando  em  São João do Piauí a extensão do projeto  Acordes do Campestre.

O projeto de iniciativa do próprio Sandrinho do Acordeon em parceria com o seu pai, Salvador Nunes, leva novas oportunidades a crianças, jovens, adultos e idosos de diversos municípios da região com aulas de sanfona, zabumba, baixo, violão e triângulo.

No município o projeto acontece duas vezes por semana nas dependências da Associação Atlética Banco do Brasil – AABB e atende crianças e adolescentes de várias partes da cidade.  

A Prefeitura Municipal através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, assiste 28 crianças e adolescentes no projeto. O objetivo é ocupar estas crianças com atividades culturais e artísticas, descobrir novos talentos e garantir novas perspectivas de vida a esses meninos e meninas, muitos destes, inclusive encontrava - se em situação de vulnerabilidade social.

O prefeito, Gil Carlos Modesto, esteve visitando o Projeto na última quinta feira e ficou encantado com os resultados. “Parabenizo o Sandrinho pela iniciativa de fazer a extensão do acordes do campestre em São João do Piauí, nos somamos a este excelente trabalho para oportunizar as crianças e adolescentes atendidas pelo  Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos  a buscar na música e na cultura da sanfona uma nova oportunidade na vida e até a descobri e aflorar seus  talentos”. Disse o prefeito.

Na oportunidade os alunos fizeram duas apresentações com sanfonas, triângulos e zabumbas.

Fonte:Ascom

Posts anteriores