Cidadeverde.com

Congresso das Cidades traz oportunidades aos municípios

Será aberto hoje o Congresso das Cidades do Piauí, o evento  tem realização da TV Cidade Verde em parceria com Governo do Estado e o Sebrae. O Congresso vai acontecer de hoje ao dia  15 de março, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI), e tem apoio da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE) e do Conselho Nacional do Sesi.

Confira abaixo a programação de hoje do evento

DIA 13/03/17

AUDITÓRIO

17h às 18h | Painel PPP A participação da iniciativa privada no desenvolvimento dos municípios. | Viviane Moura e André Barbosa
19h | Abertura Solene
20h | Palestra Magistral “A Educação que Transforma” – Ozires Silva. Responsável IQE

Matadouro Público de Parnaíba será concluído em dois meses

Após mais de 10 anos do início da construção finalmente o tão sonhado Matadouro Público de Parnaíba parece que irá ser entregue a comunidade. E a previsão  é que a obra seja concluída pela gestão do prefeito Mão Santa  dentro de apenas dois meses.

Em funcionamento O Matadouro terá capacidade para abater diariamente cerca de 60 cabeças de gado, fora caprinos, ovinos e suínos, garantindo a oferta de carnes devidamente inspecionadas e com todo o controle de qualidade. O Matadouro de Parnaíba é uma obra solicitada para a região através de uma emenda do orçamento do então deputado federal Antônio José de Moraes Sousa, com recursos do Governo Federal e contrapartida da Prefeitura de Parnaíba. 

Autorizadas obras para a cidade de Inhuma

O governador Wellington Dias autorizou a execução de obras da rede de energia elétrica e pavimentação em paralelepípedo para o conjunto Habitacional Benoit de Deus Nogueira, zona urbana do município de Inhuma.

Com a construção da subestação, mais de 50 lotes residenciais serão beneficiados, garantindo melhoria no atendimento aos moradores. Já a pavimentação das vias públicas irá contribuir para a mobilidade urbana e melhores condições de saúde, com saneamento e a redução da poeira das ruas.

As obras serão realizadas através da Agência de Desenvolvimento Habitacional do Piauí (ADH-PI).

Autorizados novos serviços para municípios piauienses

Barro Duro distante 100 km de Teresina, irá contar com uma clínica pública de fisioterapia, o governador Wellington Dias autorizou a construção de um Centro de Reabilitação e Habilitação no município, que atenderá, também, pessoas com deficiência. Ainda em Barro Duro, o governo vai construir 7 mil m² de calçamento na zona urbana, 5 mil m² de asfalto nas ruas centrais, dois poços tubulares nas localidades Malhada dos Bois e Tomé, uma quadra de esportes na Unidade Escolar Noêmia do Carmo, além de recuperar o ginásio poliesportivo da Unidade Escolar Benedito Napoleão.O governador autorizou ainda a entrega de uma ambulância ao Hospital Carlyle Guerra de Macêdo, aquisição de um trator e implementos agrícolas para a agricultura familiar e a realização de serviços para eliminação de ligações clandestinas de energia elétrica.

Quem também garantiu investimentos com recursos do governo estadual, foi o município de São Gonçalo do Piauí. Em audiência com o prefeito Júnior Ribeiro, o governador Wellington Dias firmou convênios para construção de 14 mil m² de asfalto na zona urbana e 7 mil m² de calçamento. Foi assinada a ordem de serviço para implantação de pavimentação asfáltica na PI-360, num trecho de 11 km da estrada que liga São Gonçalo a Hugo Napoleão.

O município de Conceição do Canindé, foi contemplado com 7 mil m² de calçamento, 3 mil m² de asfalto e aquisição de equipamentos como carteiras e mesas escolares.

 Olho D’água teve o encaminhamento de um convênio para recapeamento da estrada entre os povoados Baixão dos Cocos e o município vizinho de Barro Duro. Foi autorizada ainda a perfuração de um poço tubular na localidade Sítio Brejo, construção de três quadras esportivas nas comunidades São João, Lagoa D’água e Carretão, além da construção de uma praça de eventos.

Estádio de Paulistana irá ganhar arquibancadas novas

O prefeito de Paulistana,  Gilberto José de Melo, o Didiu, conseguiu através de uma emenda parlamentar do deputado  Rubem Martins(PSB), recursos no valor de R$ 244.000,00 para a construção das arquibancadas do Estádio Evaldão. A notícia foi bem recebida pelo prefeito Didiu, que afirmou que no momento de instabilidade financeira  que passam as prefeituras as dificuldades para se conseguir obras de maior porte com recursos próprios são grandes e a chegada de valores financeiros através de emendas parlamentares é sempre bem vinda. A prefeitura de Paulistana já havia construído novos vestiários e banheiros no Estádio e em 2016, o Evaldão recebeu uma competição entre times regionais e mesmo sem contar com as arquibancadas, os jogos contavam com um excelente público.

 

Prefeitura de Picos recadastra servidores

 

De 06 a 31 de março será realizado em Picos o recadastramento dos servidores públicos municipais ativos, inativos e pensionistas. o recadastramento será feito, em parceria com a Serconprev e o Picos-Prev,  todos os servidores, mesmo aqueles cedidos a outros órgãos, devem atualizar o seu cadastro,  o servidor que não atualizar seus dados deixa de existir temporariamente para a administração municipal e pode acarretar  problemas como lançamento de férias e pagamentos de benefícios.

O recadastramento acontecerá no Centro Administrativo de Picos, das 08h às 16h.

De 06 a 10 de março os servidores inativos e pensionistas farão seu recadastramento na seguinte ordem:

 – Dias 06 e 07: aniversariantes de janeiro a junho
 – Dias 8, 9 e 10: aniversariantes de julho a dezembro

De 13 a 31 de março os servidores ativos farão seu recadastramento na seguinte ordem:

 – 13 a 17: aniversariantes de janeiro a abril
 – 20 a 24: aniversariantes de maio a agosto
 – 27 a 31: aniversariantes de setembro a dezembro

A relação completa da documentação necessária para o recadastramento está no endereço eletrônico www.picos.pi.gov.br

O modelo de gestão administrativa de Curimatá

O Prefeito Valdecir Júnior, da cidade de  Curimatá, localizada a 753 quilômetros de Teresina,  iniciou a  gestão com o  desafio de equilibrar as contas do município, em consequência de problemas administrativos encontrados e mais recentemente em face do Fundo de Participação dos Municípios - FPM ter ficado zerado no mês de janeiro de 2017. E para solucionar as dificuldades o gestor elaborou um  plano da reconstrução de Curimatá.

Com uma gestão austera e disciplina, Valdecir Júnior nomeou somente 4 secretários municipais  e contratou apenas 22 servidores comissionados.  Ao adotar esse modelo de gestão, mesmo diante da crise, já conseguiu pagar a folha de servidores referente ao mês de janeiro, fevereiro e  o 13ª salário integral dos servidores aniversariantes de janeiro. 

União: merenda escolar será adquirida de agricultores locais

A Prefeitura do município de União já deu início a uma série de visitas a localidades rurais para conhecer de perto  o que está sendo plantado pelos agricultores locais e  que pode servir de cardápio para o fornecimento da merenda escolar da rede de ensino municipal. Essa semana ocorreu a 1ª Chamada Pública dos agricultores familiares e produtores da região  para que seja firmado  convenio com a Merenda Escolar do município através do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE. Durante o encontro  os fornecedores  trouxeram amostras dos seus produtos e degustaram entre si em um clima de confraternização. Com essa iniciativa de valorização da produção agrícola da região a Prefeitura de União quer incentivar o pequeno agricultor gerando renda no próprio município.

Congresso das Cidades se aproxima

De 13 a 15  de março temas como Planejamento, Gestão e Desenvolvimento serão a pauta do Congresso das Cidades do Piauí, evento que terá como palestrantes nomes como Ozires Silva, Ana Carla Fonseca e Ricardo Amorim. Além de palestras e oficinas,  uma feira irá fazer parte da iniciativa. E o congresso continua com inscrições abertas gratuitamente para prefeitos e assessores técnicos no endereço eletrônico www.cidadeverde.com/congressodascidades. Assuntos como elaboração de projetos para obtenção de recursos por parte das prefeituras, as parcerias público privadas, além da geração de emprego e renda nos municípios,  serão assuntos que prometem atrair de forma abrangente a atenção do público que estará no congresso que irá acontecer na sede da Federação das Indústrias do Estado do Piauí(FIEPI),  em Teresina.

 

Posts anteriores