Cidadeverde.com

Brasa Samba: 600 componentes e 10 alas para homenagear um amante do samba

Imprimir

Quando a Brasa Samba entrar na Marechal Castelo Branco na noite da próxima terça-feira (17) para encerrar o desfile das escolas de samba do Carnaval de Teresina, dê um desconto se você observar algum componente chorando. Nem confunda com tristeza. Se isso acontecer, pode ter certeza que será emoção. É quem em 2015 a agremiação homenageará o ex-presidente José Carvalo de Oliveira, cuja morte completará 10 anos em março.

Com o samba-enredo "Na corte da Brasa uma festa pro Zé Carvalho", a escola mandará para a avenida 600 componentes divididos em 10 alas - a vermelha e branco ainda terá dois carros alegóricos. Dispostos a revalidarem os títulos de 2008 e 2009, os integrantes da agremiação planejam levar para as arquibancadas a comoção que tomou conta dos ensaios durante a preparação para a Folia de Momo.

"A emoção é muito grande. Nos ensaios, não tem quem não chore, não tem quem não se emocione, mesmo depois de 10 anos do falecimento do Zé. É uma coisa que mexe muito com o público, mexe muito com as pessoas que são Brasa Samba, que vestem a camisa da escola", comenta Eliane Carvalho, presidente da escola e irmã do homenageado.

Zé Carvalho morreu em março de 2005, cerca de um mês após ver a escola que comandava há mais de uma década ser declarada campeã do Carnaval de Teresina. O ponto final - ou seriam apenas reticências? - de sua história na Brasa Samba se deu após um acidente de trânsito, que também tirou a vida de Francisco de Assis Mendes, o Nabinha, integrante do comando da bateria da vermelho e branco.

Em 2015, a Brasa Samba terá um reforço de peso. Trata-se de Larissa Almeida, rainha do Carnaval de Teresina em 2014. A nova integrante assumirá o posto de porta-bandeira e fará sua estreia tanto na agremiação quanto na Marechal Castelo Branco - antes de aceitar o convite da diretoria alvirrubra, ela nunca havia desfilado em uma escola de samba.

Mais um título?

A Brasa Samba se apega ao histórico recente para desfilar confiante na Marechal Castelo Branco a partir das 23h20 da próxima terça-feira. É que a escola costuma se dar bem em "aniversários redondos". Em 2009, quando completou 40 anos de fundação, a vermelho e branco faturou o título de forma dramática, ficando apenas quatro décimos à frente da vice-campeão Skindô.

Em 2015, a morte do eterno presidente completa 10 anos. Alguém duvida que a escola pode ser campeã de novo? Pode dar samba...

Samba-enredo

O samba-enredo "Na corte da Brasa uma festa pro Zé Carvalho" é uma composição de Anderson Nóbrega, Glauco Luz e Peinha do Carvalho. Veja a letra completa:

Brilhou... brilhou no céu, oh
Uma luz, uma luz reluzente
A Brasa Samba contagia
Festejando Nosso eterno presidente

O meu coração sentiu
Uma emoção incomum
Quando o surdo bateu... na avenida
Tum Tum Tum Tum Tum
Tum Tum

Uma voz ecoou
Me enfeitiçou de vez
Até o tempo parou
Para ver o que o Zé Carvalho fez

Sua paixão verdadeira
Por tudo que vale a pena
O futebol sua estação primeira
Cerveja... uma mulher faceira

As rodas de samba
Terreiro de bambas
Na sua cadência
Me trouxe belas lembranças
A velha-guarda da sambência

A ilusão do folião
Na passarela do samba
É fantasia e emoção
O carnaval sua eterna paixão

A Brasa Samba
canta/canta/canta forte
No batucar da bateria
Na corte da Brasa Samba
Tudo é festa, tudo é alegria!

Flávio Meireles
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais