Cidadeverde.com

Van escolar capota e deixa 18 alunos feridos em Dirceu Arcoverde

Atualizada as 18h30min

A jovem que seria transferida pelo Samu Aéreo, já foi transferida para Teresina pelo SAMU terrestre. De acordo com o coordenador médico do SAMU, Gerardo Vasconcelos, o trajeto foi feito de ambulância pois o aeroporto de São Raimundo Nonato, não está habilitado a realizar voos noturnos e o avião que estava em outro atendimento em Parnaíba teria que vir para Teresina apenas no dia seguinte.

Fotos: Portal SRN

"Queremos ressaltar com isso, a dificuldade de operacionalização do SAMU aéreo no interior, pois muitos aeródromos não tem autorização para funcionamento noturno", enfatizou o médico.

Segundo a diretora do Hospital de São Raimundo Nonato, a jovem viaja acompanhada de um médico, está orientada, consciente e não apresenta dor por conta da medicação.

Fotos: Portal SRN


Atualizada as 16h

A diretora do hospital de São Raimundo Nonato, Iana Maria Oliveira, informou ao Cidadeverde.com que solicitou a ida do Samu aéreo para socorrer uma estudante que está gravemente ferida no acidente com a van escolar. Hoje, por volta das 11h, o veiculo capotou e feriu 18 alunos, das 21 que estavam na van. 


A estudante de 20 anos que está mais grave teve fratura no maxilar. Segundo a médica, o edema aumentou e por isso pediram ajuda do Samu aéreo. “A previsão é do avião chegar por volta das 17h em São Raimundo Nonato e será transferido para o HUT em Teresina”, disse Iana Oliveira.

Duas outras crianças foram trazidas de ambulância por terra para o HUT. Uma delas tive fraturas em dois pontos no braço e o outro fraturou o fêmur. 


Atualizada às 14h

Uma van escolar do município de Dirceu Arcoverde (a 568 km de Teresina) capotou na manhã dessa quarta-feira (10), deixando 18 crianças feridas. Os estudantes na faixa etária de 8, 10 e 20  anos tiveram fraturas nas pernas, braços, lesões pelo corpo e cortes profundo no maxilar. Os alunos estavam retornando do colégio para as suas residências – na comunidade Pontalete – cerca de 10 km de Dirceu Arcoverde, quando ocorreu o capotamento. 
.

         Fotos: São Raimundo.com

A van seguia da zona Urbana do município para a localidade de Sapato, transportando 21 alunos que voltavam da escola para casa. As informações são de que a barra de direção do veículo quebrou e o motorista perdeu o controle. A van teria capotado por duas vezes

Todos os feridos foram encaminhados para São Raimundo Nonato em ambulâncias do SAMU. 

De acordo com a diretora do Hospital Regional Senador Cândido Ferraz, Iana de Oliveira, nenhuma criança corre risco de morte e três serão transferidas devido a gravidade dos ferimentos. Uma seguirá para um hospital da região e as outras duas direto para o Hospital de Urgência de Teresina. As crianças em estado mais grave sofreram uma fratura de fêmur, outra uma fratura bilateral de anti-braço e a terceira teve o maxilar fraturado.


"Os professores das crianças que estavam em São Raimundo Nonato chegaram ao hospital e alguns pais das crianças já estão chegando", afirmou a diretora.

Segundo um funcionário da prefeitura do município, a van foi contratada recentemente após um ônibus escolar ter quebrado. 



Yala Sena e Rayldo Pereira
(com informações do Saoraimundo.com)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais