Cidadeverde.com

Parnaíba e Luís Correia ganham quintais agroecológicos nesta sexta (25)

Foto: Ccom

A secretária de Estado da Agricultura Familiar, Patrícia Vasconcelos, realiza, nesta sexta-feira (25), a entrega de duas unidades pedagógicas de quintais agroecológicos no Território da Planície Litorânea. Serão beneficiados os agricultores e agricultoras familiares dos municípios de Parnaíba e Luís Correia.

Segundo a gestora, o objetivo dos quintais é ampliar o acesso às tecnologias socioambientais de base ecológica, produzir trabalho, fortalecimento da subsistência e geração de excedentes para a comercialização. “É uma estratégia de enfrentamento à pobreza porque possibilita a geração de renda para as famílias, além de incentivar uma boa relação com o meio ambiente por meio da agroecologia”, explica.

O diretor da Agricultura Familiar, Luciano Brito, explica ainda que o projeto tem um papel pedagógico de capacitação das famílias rurais, dando suporte técnico e conhecimento para a produção. “Nos quintais, serão trabalhadas a produção de peixes, hortaliças e campos frutíferos. Essa é uma ação que veio fortalecer as famílias que vivem no campo, contribuindo para a permanência delas nas comunidades”, pontua.

Em Parnaíba, será beneficiada a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). Em Luís Correia, o quintal beneficia a Associação dos Moradores da Vila do Coqueiro e conta com o apoio da Prefeitura Municipal.

O Quintal Agroecológico é executado em parceria com a Cootapi e a UFDPar. Ao todo, o projeto deve entregar 16 unidades de quintais agroecológicos em municípios do Piauí. O valor do investimento total é da ordem de R$ 1.769.568,64 e beneficia diretamente mais de 1 mil agricultores familiares, 600 jovens do campo e 300 mulheres rurais.

 Da Redação
[email protected]

Prefeitura de Agricolândia realiza sanitização de áreas públicas contra a covid-19

A Prefeitura de Agricolândia, através do prefeito Ítalo Alencar,  realizou no sábado dia 19 de junho a sanitização no centro da cidade e vários órgãos públicos e locais de grande circulação de pessoas. O  objetivo principal foi eliminar o vírus da Covid-19 do ambiente, reduzindo o contágio entre a população. A aplicação do produto usado na sanitização rompe a cápsula do coronavirus e o elimina do ambiente. O secretário de Saúde Clay Regazzone esteve acompanhando de perto o serviço.

Prefeito de Pedro II pede afastamento do cargo por 30 dias

O prefeito de Pedro II, Alvimar Oliveira de Andrade enviou pedido de afastamento temporário do cargo por um prazo de 30 dias à Câmara de Vereadores do município. Na alegação do pedido, Alvimar expõe a necessidade de se submeter a um procedimento cirúrgico. O documento tem em anexo um atestado médico de um hospital de Teresina, reforçando a necessidade de afastamento. O documento tem a data de 23 de junho do corrente ano. Em Pedro II as especulações quanto a situação da  saúde do prefeito são inúmeras. A vice-prefeita Elisabete Brandão deve assumir a chefia do poder executivo do município, mas não há informações a respeito da data da transferência de cargo. 

Confira abaixo o documento enviado a Câmara de Pedro II

Solicitação de afastamento do cargo em Pedro II

São Pedro do Piauí festeja 84 anos de emancipação política

O município de São Pedro do Piauí celebrou 84 anos de emancipação política na última segunda-feira, 21 de junho com várias atividades.  No domingo (20), os ciclistas do município foram contemplados com um  passeio  alusivo ao aniversário. Na segunda-feira, 21, as atividades ficaram por conta da Secretaria Municipal de Saúde, que realizou uma grande vacinação contra a COVID-19, imunizando pessoas de 40 a 49 anos. Além da vacinação, a população ainda foi contemplada com um projeto lançado  que beneficia  mulheres que desejam fazer planejamento de natalidade. São Pedro do Piauí é administrada pelo prefeito Júnior Bill(PP). 

Município reduz 80 % de internações por covid-19 na região norte

Foto: reprodução

O Hospital Regional de Campo Maior (HRCM) reduziu em cerca de 80% o número de internações por Covid-19 nas úlltimas semanas.

Os números animadores são resultados de esforços múltiplos, realizados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e pela Prefeitura de Campo Maior.

A vacinação a todo vapor, posiciona Campo Maior, entre as maiores cidades do Piaui,  que mais aplicou a 1ª dose do imunizante, as corriqueiras fiscalizacões realizadas nas zonas urbana e rural  e a sanitização de logradouros públicos são algumas das atividades que viabilizam a redução nos indices de internacões.

Mesmo caminhando para o controle da pandemia, é necessaário que mantenhamos todas as medidas de prevenção ao contágio do novo coronavírus. É necessário o continuo uso da máscara, mantendo o distanciamento social e higienizando, constantemente, as mãos.

Com informações Ascom

Prefeitura de Altos socorre contribuintes ao isentar juros e multas de débitos fiscais

Com o objetivo de minimizar os efeitos econômicos da pandemia do Covid-19, a Prefeitura de Altos oferece aos cidadãos contribuintes através da Secretaria de Finanças programa de recuperação de créditos tributários e não tributários (Refis Covid), que permite o parcelamento de débitos fiscais como IPTU, ITBI, ISS e aluguéis de permissionários vecindos em 31 de dezembro de 2020.

Multas e juros poderão ser reduzidos em até 100% se o débito for recolhido à vista em parcela única; e 50%, se recolhido em até 08 (oito) parcelas mensais e sucessivas,

Com a sanção da Lei 431 de 24 de março de 2021, o venciemento do IPTU referente ao ano de 2020 foi prorrogado para 31 de agosto deste ano e terá  desconto de 30%, sem incidência de encargos, se pago à vista.

O contribuinte altoense deve se dirigir à Secretaria de Finanças, situada no centro da cidade, por trás da agência do Banco do Brasil, para pleitear o parcelamento do seu débito fiscal. “Nós pretendemos gerar cerca de R$ 15 milhões em arrecadação de tributos devidos ao município. Esse valor ajudará a desafogar as despesas do município e trazer mais tranquilidade administrativa ao prefeito Maxwell da Mariínha, que terá mais recursos para cuidar da cidade e do povo”, disse o secretário municipal de Finanças, João Campelo.

Com informações Ascom

Prefeitura de Lagoinha do Piauí realiza sanitização de espaços públicos

A  prefeita Kelly Alencar,  de Lagoinha do Piauí,   através da Secretaria de Saúde realizou no domingo 20,  a sanitização em todos os órgãos públicos do município e locais com maior concentração de pessoas.  O  objetivo da ação foi  eliminar o coronavírus, reduzindo o contágio entre a população. A   aplicação do produto utilizado na sanitização de acordo com as autoridades rompe a cápsula do coronavírus e o elimina do ambiente.  Profissionais da Vigilância Sanitária de Lagoinha do Piauí  acompanharam a realização do serviço. A prefeitura e a  Saúde do município estão  trabalhando diuturnamente para combater a Covid-19 .

Campo Maior aplica 2ª dose contra covid-19 para idosos de 70 e 71 anos

A segunda dose para este público foi agendada no momento da aplicação da primeira dose, realizada no dia 30 de março. Haverá um ponto de aplicação drive thru na Praça Valdir Fortes e um para pedestres no colégio Hilson Bona. A vacinação iniciará às 8h com o imunizante do laboratório AstraZeneca. Somente com a aplicação da duas doses é possível garantir o máximo de eficácia, evitando o contágio e o desenvolvimento de sintomas mais graves.

População de Domingos Mourão recebe ações da prefeitura

A prefeita  de Domingos Mourão Nelda Gomes(PTB), e o vice prefeito Ricardo Fabrício seguem em ritmo acelerado de trabalhos em prol da qualidade de vida da  população do município. Os dois estão realizando a reforma de todos os prédios públicos municipais, e também seguem com a recuperação das estradas viscinais após o período do inverno. Outra ação da  prefeitura a é  troca da  iluminação pública  na zona urbana. E ainda falando em iluminação pública,  o ginásio de esportes do município está recebendo lâmpadas de lead para melhor servir os esportistas. Outra conquista para Domingos Mourão foi a inclusão do município no programa alimentar "Prato Cheio"  para atender a população em situação de vulnerabilidade. E a prefeitura também festeja os salários atualizados dos servidores municipais que ajuda na movimentação financeira do comércio de Domingos Mourão refletindo positivamente  na economia local. 

Município piauiense tem 34% da população vacinada contra covid-19

O município de Campo Maior segue liderando a corrida da vacinação entre os 10 municípios mais populosos do estado. Em um só dia, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), aplicou mais de 2 mil doses de vacinas contra a Covid-19.

Neste sábado (19), foram usados os imunizantes da Pfizer e da AstraZeneca para vacinar cerca de 5% da população total do município. Foi a maior quantidade de vacinas aplicadas num só dia até agora.

Com isso, até hoje, foram aplicadas 16.039 doses correspondentes a 1° dose, ou seja, 34,25% da população, e 5.175 referentes a 2° dose. No total 21.214 doses de vacinas foram aplicadas no município desde o início do plano de vacinação.

Nesta semana, haverá a continuação da aplicação de vacinas para o público com mais de 40 anos de idade. Pessoas pertencentes a públicos já contemplados com vacinação anteriormente também poderão receber imunização.

A secretária de Saúde, Dorilene Vidal, avalia positivamente a execução do Plano Nacional de Imunização em Campo Maior: “A cidade está com a vacinação bastante adiantada e segue na frente de todas as maiores cidades do Piauí. Iremos continuar nesse ritmo sempre pensando em garantir a imunização de todos o mais rápido possível”, destacou.

Dorilene também parabenizou as equipes envolvidas na vacinação: “Os nossos profissionais de saúde estão de parabéns pelo esforço. Sabemos que têm enfrentado duras rotinas com aplicação de vacinas diariamente, mas esse esgotamento físico e psicológico tem se refletido positivamente nas estatísticas, colocando a cidade de Campo Maior num patamar positivo”, disse.

Já receberam a primeira dose em Campo Maior todos os profissionais de saúde, das forças de segurança e salvamento, da educação, idosos com mais de 60 anos de idade, pessoas com comorbidades em geral, pessoas em situação de privação de liberdade, trabalhadores do sistema penitenciário, deficientes, gestantes e puérperas e o público adulto em geral entre 40 e 59 anos de idade.


com informações Ascom

Posts anteriores