Cidadeverde.com

Bom Jesus: Cendrogas articula Reconhecimento de Utilidade Pública de CT

A Comunidade Terapêutica Restitui, situada em Bom Jesus e credenciada a Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas do Piauí, recebeu a concessão do Reconhecimento de Utilidade Pública, no âmbito estadual, através da Lei nº 7.514, publicada no Diário Oficial do Estado do dia 09 de junho.
 
A concessão do título de Utilidade Pública a entidades, fundações ou associações civis significa o reconhecimento do poder público de que as instituições, em consonância com o seu objetivo social, são sem fins lucrativos e prestadoras de serviços à coletividade.
 
O Pastor Ronald Costa, presidente da CT Restitui falou da importância deste reconhecimento e do empenho do governador em sancionar e a CENDROGAS por toda a articulação.
 
“Com esse reconhecimento a Restitui terá oportunidade de receber bens apreendidos ou abandonados, receber emendas parlamentares para fins sociais. Fica aqui, o meu agradecimento ao Governador Wellington Dias, juntamente com a equipe da Cendrogas, por sempre apoiar as grandes causas sociais do nosso Estado e o deputado estadual B. Sá por acompanhar os trâmites para votação e aprovação dos deputados na Assembleia Legislativa”, agradeceu Pastor Ronald.
 
CT Restitui
O Centro de Recuperação Restitui tem como missão recuperar vidas do alcoolismo e das drogas. O método de tratamento da instituição é espiritual e psicológico. Sua fundação aconteceu em 11 de Abril de 2017.
 
Com informões- Ascom
 

Oeiras inicia imunização de pessoas de 58 e 59 anos contra Covid-19

Foto: Ascom

A Secretaria Municipal de Saúde realiza nesta terça e quarta-feira, 15 e 16, a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19, nas pessoas de 58 e 59 anos, que residem na zona urbana de Oeiras. A vacinação acontece nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), nos turnos manhã e tarde. RG, CPF e cartão de vacina são essenciais para vacinar.

Ao longo da semana passada, os trabalhadores da Educação que atuam nas instituições de Ensino Básico receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. A Semusa informa que servidores da Educação Básica que ainda não compareceram devem procurar as Unidades Básicas de Saúde – UBS Pedro Barbosa, Canela, Rodagem de Picos e Oeiras Nova –, de segunda a sexta-feira, para se imunizarem.

No ato da vacinação é necessário apresentar uma declaração de vínculo com a instituição educacional onde trabalha, além do RG, CPF e cartão de vacina.

Números do vacinômetro, divulgado pela Prefeitura de Oeiras no último sábado, 12, mostram que 13.605 vacinas já foram aplicadas no município. Os dados também apontam que mais de 25% dos oeirenses já receberam pelo menos uma dose do imunizante contra a Covid-19.

Com informações Ascom

Prefeitura entrega equipamentos ortopédicos em Altos

A Prefeitura de Altos através da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com o Centro Integrado de Reabilitação (CEIR), segue realizando a entrega de dezenas de equipamentos ortopédicos a pacientes com deficiência no município.

A distribuição dos aparelhos acontece na sede da Secretaria Municipal de Saúde (Sesp), localizado na Rua Epitácio Pessoa, centro da cidade. Desde janeiro desse ano, já foram entregues 9 cadeiras de rodas tetraplégicos, 4 cadeiras de rodas a paraplégicos, 6 cadeiras de rodas padrão, 3 andadores, 1 par de bengalas, aparelhos auditivos, calçados ortopédicos, entre outros.

“É uma prestação de serviço rotineira que fazemos pela prefeitura em parceria com o CEIR e que além de contemplar a necessidade do paciente resgata sua autoestima. Agradecemos o empenho da nossa secretária de Saúde, Dra. Maria Teresa, nesta causa”, destacou o prefeito Maxwell da Mariínha.

A população altoense pode estar buscando a unidade de saúde de referência, caso tenha algum usuário que necessite de uso de equipamento ortopédico. Para mais informações também entrar em contato com a assistente social da Secretaria Municipal de Saúde, Natália Oliveira. 

Com informações Ascom

Água Branca recebe visita técnica para estudar a implantação do CIAC

A Prefeitura de Água Branca, por meio da Secretaria de Administração, recebeu, a visita técnica da gerente de Atendimento ao Cidadão, Adriana Moura, e sua equipe, para estudar a implantação do Centro de Integração de Atendimento ao Cidadão (CIAC) no município.

O secretário de Administração, Antônio Romano, afirma que o espaço irá facilitar o acesso da população à diversos serviços. "O cidadão aguabranquense poderá tirar a carteira de identidade, fazer o alistamento militar, solicitar ligação residencial à rede de abastecimento de água e muito mais. Será um benefício para todo o município", declara.

 O prefeito de Água Branca, Júnior Ribeiro, afirma que o Centro irá funcionar na Sala da Cidadania. "Com a implantação, vamos expandir os serviços prestados na Sala da Cidadania e, com isso, teremos vários orgãos estabelecidos em um só local, facilitando o atendimento à nossa população", declara o gestor.

Com informações- Ascom

Imagem de Santo Antonio é conduzida à serra de Campo Maior

  • Carreata_CM_3.jpg ascom
  • Carreata_CM_5.jpg ascom
  • Carreata_CM_1.jpg ascom
  • Carreata_CM_2.jpg ascom
  • Carreata_CM_4.jpg ascom
  • Carreata_CM.jpg ascom

Uma réplica da imagem original de Santo Antonio Aparecido foi transladada para uma fazenda da região, onde ficará durante a noite antes de ser entronizada no topo da Serra de Santo Antonio, em Campo Maior, na manhã desta sexta-feira, dia 11 de junho.

A carreata saiu da Catedral de Santo Antonio e passou por algumas ruas e avenidas do município. Estiveram presentes representantes da Associação Serra Viva e do poder público municipal a estadual. O prefeito Joãozinho Félix (MDB) participou.

Nesta sexta, será celebrada pelo bispo diocesano, Dom Francisco de Assis, a primeira missa campal no alto da Serra de Santo Antonio. Na ocasião, haverá o lançamento da pedra fundamental para a construção de uma estátua do santo, que será erguida no futuro. O prefeito Joãozinho Félix informou que o engenheiro responsável pela obra estará presente no ato e que em breve serão divulgados mais detalhes.

O evento é uma realização da Associação Serra Viva e da Diocese de Campo Maior e conta com apoio e colaboração da Prefeitura de Campo Maior, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura e do Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

De acordo com o secretário de Turismo, Devan Eugênio, uma oportunidade para o desenvolvimento do Turismo e da Cultura locais: “Estou muito feliz em poder participar deste momento, que vai representar um grande marco na história de Campo Maior. Temos muitos projetos voltados para o desenvolvimento do turismo religioso e ambiental. Nós iremos aproveitar todo esse potencial e transformá-lo em ganhos para o município”, destacou.

O prefeito Joãozinho Félix (MDB), informou que pretende melhorar o acesso à Serra de Santo Antonio: “Nós iremos elaborar um projeto que visa o melhoramento das vias de acesso à serra, que será executado pela Prefeitura. Queremos tornar este local conhecido e visitado por todos e, para isso, é necessária infraestrutura adequada, para se tornar um local atrativo e acessível”, falou.

A imagem do padroeiro de Campo maior ficará exposta permanentemente num cruzeiro que foi construído no alto da serra. Ela será conduzida por autoridades políticas e religiosas locais. Foi montado um esquema de segurança, que contará com apoio do Exército, da polícia e dos órgãos de trânsito, para o bom andamento da celebração e para garantir a proteção dos participantes.

Da Redação
[email protected]

 

Profissionais da Educação de 30 a 39 anos serão vacinados hoje em Campo Maior

Os trabalhadores em Educação de Campo Maior que possuem entre 30 e 39 anos serão imunizados contra a Covid-19, nesta quinta-feira (10). A aplicação das doses para este público acontecerá na Câmara de Vereadores e no campus da Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

A Prefeitura de Campo Maior, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), comunicou também a vacinação dos profissionais da Educação pública e privada do município que possuem entre 18 e 29 anos para a sexta-feira, dia 11 de junho, nos mesmos locais.

A imunização dos trabalhadores da Educação em Campo Maior iniciou nesta terça-feira (8), contemplando aquelas pessoas que possuem entre 50 e 59 anos. Já nesta quarta-feira (9), foram vacinados os profissionais entre 40 e 49 anos.

Com informações Ascom

 

Deputado articula criação de núcleo de proteção à mulher em Água Branca

O deputado estadual  Franzé Silva (PT) se reuniu, nesta quarta-feira (9), em seu gabinete na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), com a vice-prefeita de Água Branca, Marinalva Chaves, e o secretário municipal de Assistência Social, Juca Cavalcante, para tratar sobre a viabilidade de criação de uma rede de proteção à mulher no município.

O secretário Juca Cavalcante explica que a ideia é criar um núcleo de proteção à mulher envolvendo o Estado, Ministério Público e a Prefeitura de Água Branca. A vice-prefeita Marinalva Chaves observa que os índices de violência contra a mulher subiram no município e que, portanto, é preciso assegurar medidas efetivas para protegê-las.

O deputado Franzé Silva, por sua vez, pontua que vai “trabalhar para viabilizar a criação dessa rede de proteção em Água Branca, nas áreas de segurança e saúde da mulher, estendendo às aguabranquenses o cuidado que já estamos tendo a partir das leis que conseguimos aprovar na Alepi, visando garantir mais segurança para elas”.

Com informações Ascom

ProPiauí Municípios vai melhorar a vida da população, diz IDEPI

Foto: Ascom

Considerado um dos órgãos estratégicos para o governo do Estado na realização de serviços e obras de infraestrutura, o Instituto de Desenvolvimento do Piauí (IDEPI), estará também à frente de várias ações que serão executadas pelo ProPiauí Municípios, programa lançado nesta terça-feira (08) pelo governador Wellington Dias e pelo coordenador do PRO Piauí e secretário da Fazenda, Rafael Fonteles, que vai injetar mais de R$ 500 milhões de reais na realização de obras nos 224 municípios piauienses, em diversas áreas.

O diretor-geral do órgão, Leonardo Sobral, avalia que o ProPiauí Municípios chega para alavancar ainda mais o desenvolvimento social e econômico das cidades, “revolucionando e melhorando as condições de vida da população, especialmente pelos investimentos em infraestrutura social e em obras consideradas fundamentais para as milhares de famílias que serão beneficiadas em todo o estado”, destaca.

Segundo o gestor, em dois anos, o IDEPI já entregou 127 obras de infraestrutura em 76 cidades piauienses, em diversas áreas de atenção, como mobilidade urbana e rural, espaços de lazer, saneamento básico e abastecimento d´água. “Outros projetos, inclusive de maior porte como adutoras, rodovias e barragens, seguem em andamento, sendo a maioria deles com recursos garantidos pelo ProPiauí”, ressalta Sobral.

O ProPiauí Municípios foi criado após ouvir lideranças políticas, entidades e a população dos municípios sobre as principais demandas locais. As obras e serviços serão executados com recursos provenientes do Tesouro Estadual e de emendas parlamentares. Além do IDEPI, também participarão o Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER), a Fundação de Esportes do Piauí (Fundespi) e Secretarias de Estado dos Transportes (Setrans), das Cidades (Secid), do Turismo (Setur) e do Agronegócio (Seagro), todos coordenados pelo secretário Rafael Fonteles.

Da Redação
[email protected]

Peças gigantes de Complexo Eólico do Piauí recebem escolta da PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciou dia (06) a escolta do transporte da maior Pá Eólica da América Latina. Com 76,3 metros de comprimento, esse equipamento, que veio da China, fará parte de aerogeradores localizados no Complexo Eólico Lagoa do Barro no município de Lagoa do Barro do Piauí, distante  549 km de Teresina.

Serão 54 unidades a serem transportadas em três meses de trabalho. Devido à extensão, torna-se necessário a presença de Policiais Rodoviários Federais na escolta para garantir o trânsito durante o transporte do equipamento.

Devido à dimensão e peso especiais desses equipamentos, o  transporte se torna um desafio logístico e rodoviário, que requer planejamento e infraestrutura que estejam de acordo com a legislação e que garantam a segurança viária.

O Complexo Eólico Lagoa do Barro,  contará com potência instalada de 195 MW, gerados por 65 aerogeradores distribuídos por 8 parques em uma área de 2.854 hectares. O investimento total previsto é de R$ 1,3 bilhão.

Com informações PRF-PI

Praça do Morro do Leme ganha iluminação de LED em Oeiras

O prefeito José Raimundo inaugurou na última sexta-feira, 04, a nova ambientação da Praça do Morro do Leme – espaço que foi completamente revitalizado, ganhando luminárias de LED e retoques no paisagismo.

O espaço de convivência comunitária é bastante utilizado para a prática de atividades físicas, envolvendo grupos formados pela Secretaria Municipal de Saúde, com o objetivo de estimular hábitos de vida mais saudáveis, que garantem melhorias na qualidade de vida da população. Todas as segundas e quintas-feiras, a praça recebe atividades recreativas, organizadas pela equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF).

Outros espaços urbanos, como a Praça das Vitórias, Praça Costa Alvarenga, Praça Maria de Cota (Bairro Canela), Praças Rocha Neto e Anchieta Filho, no Centro – também passaram por intervenções na iluminação pública, recebendo lâmpadas de LED.  O propósito da Prefeitura de Oeiras é iluminar os locais que servem como ponto de encontro da população, possibilitando uma melhor utilização e conservação dos espaços públicos por toda a cidade.

Com informações Ascom

Posts anteriores