Cidadeverde.com

Novas moradias em União

O prefeito de União em exercício, Lauro Nery; o procurador do município Pedro Costa e o chefe de gabinete, Sérgio Motta estiveram reunidos com a equipe do setor de habitação da Caixa Econômica, em Teresina. A principal pauta da reunião foi a definição de detalhes finais para a entrega das casas do Residencial Santa Helena aos respectivos donos.

De acordo com o gerente executivo de habitação, Gustavo Franco, o Residencial deverá ser entregue ainda este mês. “Estamos em tratativas finais para que a entrega seja realizada o mais rápido possível, ainda este mês. Cada casa vem com 2 quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço e creio que atenderá a todas as famílias que vão residir lá”, disse.

O prefeito em exercício, Lauro Nery, fez avaliação positiva sobre a reunião. “Sabemos da pressa das famílias contempladas em receber as suas casas, muitas ainda pagando aluguel, mas quero dizer que estamos empenhados e que está muito perto a realização da entrega das chaves. Estamos acertando detalhes finais e creio que ainda este mês, através da CAIXA, estaremos realizando a entrega das casas”, destacou.

Em seguida, a equipe esteve fazendo uma visita ao Residencial e acompanharam de perto o trabalho da equipe que realiza a limpeza de todo o espaço. “O residencial está de fato concluído. Cobramos agilidade junto ao Ministério das Cidades sobre a confirmação da data para a realização da entrega. Estamos dependendo apenas desta confirmação que pode sair a qualquer momento”, destacou Lauro.

Fonte: Ascom

Educação Ambiental em Oeiras

Educação Ambiental. Este foi o tema central de um seminário realizado nesta quinta-feira, 10, em Oeiras. Promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Secretaria Municipal da Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente (Sema), em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o seminário foi destinado a professores, agentes de endemias e profissionais de saúde do município.

De acordo com o médico veterinário Fabiano Pessoa, analista do Ibama, a proposta é promover a utilização da educação ambiental como ferramenta de combate ao tráfico de animais silvestres e prevenção de zoonoses através da integração entre o Ibama, a rede municipal de ensino e agentes públicos.

“O Piauí é um estado rico em biodiversidade e ainda existe uma pressão cultural muito grande da sociedade de capturar esses animais silvestres, que deveriam estar em liberdade, cumprindo seu papel biológico na natureza. Mostramos para a sociedade o prejuízo ambiental de retirar esse animal silvestre da natureza, tanto para o indivíduo como para o Meio Ambiente”, explica Fabiano Pessoa.

Denominado ‘Liberdade e Saúde’, o projeto do Ibama tem o propósito de informar e conscientizar estudantes da rede pública de ensino sobre o papel que os animais silvestres exercem em seu habitat, destacando a importância deles para a manutenção do equilíbrio ambiental. “O animal silvestre é um elo importante na manutenção do equilíbrio ecológico e podem oferecer riscos ao ser humano, através da transmissão de zoonoses”, lembra o médico veterinário.

O seminário foi divido em eixos – ‘Tráfico de Animais Silvestres: histórico, causas e consequências’, mediado pelo médico veterinário, doutor em Ciência Animal e analista ambiental do Ibama, Sandovaldo Moura; ‘Zoonoses silvestres e sua relação com o tráfico de animais’, abordado pelo médico veterinário, especialista em Saúde Pública e analista ambiental do Ibama, Fabiano Pessoa, e ‘Ações de proteção ao Meio Ambiente desenvolvidas no município de Oeiras’, tema tratado pelo Departamento Municipal de Meio Ambiente e pela Secretaria Municipal de Educação.

Durante o seminário, que contou com a participação da Banda Geração Jovem, formada por alunos da Escola Municipal Juarez Tapety, foram apresentados gibis, jogos, vídeos e outros materiais didáticos idealizados e produzidos pelos analistas do Ibama. “O desafio do IBAMA foi elaborar materiais didáticos que pudessem permitir a sociedade conhecer esse problema, que o IBAMA enquanto instituição já conhecia. Queremos criar uma nova cultura nas crianças de Oeiras, do Piauí, que não queiram capturar, atirar com a baladeira, manter um animal preso dentro de casa. E com isso, acabar com a cultura de querer ter um animal silvestre preso dentro de casa”, frisa Fabiano Pessoa.

Os materiais didáticos idealizados pelos analistas ambientais foram entregues aos profissionais participantes do seminário para serem aplicados nas escolas. “Queremos formar multiplicadores, pois sabemos que na base tem o professor e o pedagogo, que com esse material vão elaborar outros materiais. Eles têm toda a didática pedagógica para inserir essa informação dentro da escola. Então, a criança vai ter essa informação trabalhada no seu universo escolar, na sua formação e, certamente, ela vai levar essa informação para dentro da sua residência”, conclui o analista do Ibama. 

Fonte: Ascom

Dia do Estudante em Nossa Senhora dos Remédios

O prefeito de Nossa Senhora dos Remédios, Manoel Lázaro (PT) e sua equipe de governo, confirmaram esta semana que o município fará uma vasta programação para comemorar o Dia do Estudante, 11 de agosto, próxima sexta-feira.

“Teremos gincana cultural entre os alunos das escolas do município, várias competições e apresentações”, disse o prefeito.

Nosso objetivo é festejar a data como vinha sendo feito no governo do prefeito Tintin (in memoriam), valorizando e incentivando a criatividade dos nossos estudantes”, finalizou Manoel Lázaro.

O evento terá início nas primeiras horas do dia na praça da matriz com o sorteio de dezenas prêmios, inclusive em dinheiro.  

Fonte: Ascom

O grande aniversário de Campo Maior

Os 255 anos de emancipação política de Campo Maior foram comemorados durante uma semana inteira de inaugurações de obras, atividades culturais e até uma feira de artesanato regional envolvendo vários municípios da região norte piauiense. De presente pelas festividades  a comunidade ganhou serviços de calçamento, uma nova unidade básica de saúde completa, a reforma com instalação de iluminação no estádio  municipal, a entrega de uma escola na zona rural, uma área de atividades esportivas as margens do açude da cidade e ainda o sorteio de um Fiat Mobi zero quilômetro para os contribuintes atualizados com o IPTU. E as atividades não param em Campo Maior,  pois finalizadas as  comemorações de aniversário dia 08 de agosto o prefeito Ribinha e equipe já trabalham para a realização do Sabor Maior 2017 que irá contar com atrações artísticas nacionais bastante presitigiadas pelo público jovem.

Sinalização em Santa Cruz dos Milagres

O município de Santa Cruz dos Milagres está recebendo  em parceria com o Detran-Pi, a sinalização de ruas e avenidas. O trabalho  beneficia  a população local  e visitantes pois orienta o trânsito na cidade. Ao todo serão implantadas 240 placas nas principais vias, além da sinalização horizontal que inclui faixas de pedestres, faixas contínuas e pontilhadas. "A ação de ampliação e modernização da sinalização dos logradouros públicos contribui com a melhoria da segurança no trânsito e também com a mobilidade urbana nas vias da cidade. Agradecemos ao Governador do Estado, Wellington Dias, ao Senador Ciro Nogueira e ao Dr. Arão Diretor do DETRAN-PI por esta importante parceria." Ressalta Dr.Wilney, prefeito do município.

Fonte: Ascom

Movimento Municipalista em Picos

O município de Picos sediou na manhã desta sexta-feira (04) o "I Movimento Municipalista" da região, com prefeitos municipais do centro-sul do Piauí. Na ocasião, foi criada oficialmente a Associação dos Municípios do Vale do Itaim (AMVI) e a reativada a Associação dos Municípios da Microrregião de Picos (AMPICOS).
 
Com o tema "Pauta Municipalista: União e Fortalecimento", o evento contou com o apoio da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Governo do Estado do Piauí e Confederação Nacional dos Municípios (CNM). O encontro aconteceu no Centro de Treinamento Diocesano – CTD.
 
O prefeito Renato, de São Luis do Piauí, um dos organizadores do evento, destaca que o objetivo era promover a união e o fortalecimento do movimento municipalista regional, oportunizando melhorias para as cidades.
 
“Durante o evento prefeitos e assessores tiveram acesso a temas como previdência dos municípios, ampliação de receita, modelo de gestão, consórcios intermunicipais, incremento na arrecadação municipal, dentre outros. Foi muito proveitoso”, observa.
 
Diretoria da APPM participa de criação da AMVI e reativação da AMPICOS
 

O presidente da APPM, Gil Carlos e o vice-presidente da entidade municipalista, Jonas Moura, além de prefeitos e autoridades da região, participaram do encontro e da instauração das duas entidades.
 
“Promover a união dos municípios e o fortalecimento das gestões é uma das nossas bandeiras. Vemos com bons olhos a criação de associações por microrregião, acreditando que este é o caminho para a consolidação de políticas e diretrizes concretas, que atendam diretamente as peculiaridades de cada uma. A APPM dará o suporte necessário para que todas se fortaleçam e tenham o respaldo necessário”, relata Jonas Moura.
 
O presidente da APPM acrescenta que o objetivo é ter 12 associações territoriais coincidindo com os territórios de desenvolvimento do Piauí, pois existem as singularidades e prioridades de cada região, integrando assim o desenvolvimento regional.
 
“Necessitamos de alternativas locais, de boas práticas de gestão de modo a otimizar a aplicação dos recursos públicos, consequentemente melhorando os serviços públicos e promovendo o desenvolvimento econômico para potencializar o setor primário, que na região de Picos é representado pelo mel, o caju, a ovinocaprinocultura, além do setor de serviços. Devemos nos unir para que assim consigamos superar a crise gerando emprego e renda”, conclui Gil Carlos.
 
Foram ratificados os nomes dos prefeitos Toninho, de Caridade, e Edilson Brito, de Vila Nova do Piauí, como presidente e vice-presidente da Associação dos Municípios do Vale do Itaim (AMVI). Já a Associação dos Municípios da Microrregião de Picos (AMPICOS) ainda elegerá sua nova diretoria.

Fonte: Ascom

Reformas nos Postos de Saúde de Miguel Alves

A Prefeitura de Miguel Alves está realizando reformas nas unidades de saúde para atender à população com mais conforto e garantir um ambiente adequado de trabalho aos profissionais. Nesta primeira etapa estão sendo reformados os postos do Porto do Designo, Mato Seco e Tamanduá. Posteriormente serão das localidades Calção Redondo, São José dos Monteiros, Angelim, Cupins, Piedade, Lembrança, Vila Tapuio e São Pedro. A reforma inclui reparo de teto, retelhamento, recuperação de portas, janelas, grades, pintura, hidráulicas e elétricas. Como também construção de muro e outros.

Fonte: Ascom

Audiência a respeito da Lagoa do Portinho

A Subseção de Parnaíba da Ordem dos Advogados do Brasil promoverá nesta sexta-feira (04) uma audiência pública que tratará sobre a problemática acerca da situação calamitosa da Lagoa do Portinho. O debate iniciará às 14h no auditório da OAB/Parnaíba, localizada na Avenida 1º de maio, 1070, bairro Cantagalo.

Serão discutidas maneiras de encontrar solução para o problema e ainda definir pautas de soluções pontuais para que a Lagoa volte a existir como forte ponto turístico na região do litoral piauiense.

Para o presidente da Subseção, José Lima, é de suma importância que todos estejam presentes a fim de discutir sobre o tema.
 
Fonte: Ascom

Festival do Marisco de Ilha Grande

No próximo sábado (05) e no domingo (06), acontecerá o IV Festival do Marisco na cidade de Ilha Grande no litoral piauiense.

O evento tem como objetivo contribuir para a promoção e valorização da atividade extrativista do marisco e da culinária a base de crustáceo. 

O Festival do Marisco é um evento de iniciativa das marisqueiras de Ilha Grande – PI onde as mulheres que fazem da cata do marisco fonte de renda, distração e elo entre as famílias e comunidades encontraram um momento em que  podem comemorar e divulgar a cata e produção do crustáceo. 

Durante os dias que o evento acontece,  visitantes e moradores podem conhecer melhor a cultura local,  e ainda degustar uma diversidade de pratos a base do marisco. Um dos pontos interessantes da festa é que todas as marisqueiras se unem desde a coleta, preparação dos pratos e a venda dos produtos. Tudo isso em parceria com  companheiros, filhos e filhas que fazem da festa um ambiente familiar.

Fonte: Jornal da Parnaíba

Festividades pelo aniversário de Amarante

A Prefeitura de Amarante está com uma programação especial para comemorar o aniversário de  146 anos de emancipação política do município. Desde o dia  31 de julho tiveram início as festividades e  até 4 de agosto, a cidade receberá a inauguração de diversas obras e também o I Festival Cultural de Amarante, que contará com apresentações culturais e grandes atrações nacionais e regionais.

A quinta-feira, dia 3 de agosto, será reservada para a inauguração de importantes obras da Prefeitura: reformas do Terminal Rodoviário; do Ginásio Poliesportivo Mirandão; do Complexo Turístico Mirante; da Secretaria Municipal de Cultura; Academia de Saúde; e a ampliação de seis praças municipais.

De acordo com o prefeito Diego Teixeira esse é um momento importante para explorar positivamente os potenciais de Amarante e mostrar todas as belezas e conquistas aos visitantes e moradores. Resgatando a auto estima da população local e também as tradições da região.

Fonte: Ascom

Posts anteriores